Os cuidados com os cabelos são serviços que encontram público em qualquer cidade ou região. Assim, investir em franquias de cabeleireiro pode ser sua chance de faturar e nós vamos mostrar neste conteúdo como fazer.
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostra que para 66% dos brasileiros os gastos com a beleza são uma necessidade. Ou seja, grande parte da população paga por estes serviços sempre que pode.
Isso mostra o potencial de ganhos do setor, pois é um grande público em potencial. Logo, é um atrativo a mais para quem deseja atuar no segmento de beleza com um salão.
Porém, mesmo em um setor bem interessante, é fundamental que o empreendedor tome alguns cuidados. Dessa forma, fique por dentro das nossas dicas que trouxemos aqui!
Vale a pena abrir uma franquia de beleza?
Como mostramos, vale a pena abrir uma franquia, pois tem um grande público em potencial. Isso porque, são milhões de brasileiros que consomem o serviço de Beleza e Bem-estar e não pretendem parar.
Nesse sentido, fica fácil ver o porquê de ter ocorrido um grande aumento no número de salões de beleza no país.
De acordo com O Estadão, só no Brasil, 343 mil salões de beleza foram abertos desde 2020. Dentre eles, 11 mil surgiram em junho de 2022, número 28,5% maior que o mesmo período de 2020.
Além disso, o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar do franchising, onde estão os salões de beleza, é o de maior faturamento. Até o fim do terceiro trimestre de 2022 teve ganhos de mais de R$ 33 bilhões.
No terceiro trimestre de 2022 teve crescimento de 27,8% no faturamento em relação ao mesmo período de 2021. O mercado está em um viés de alta e deve continuar por um bom tempo.
Nesse sentido, é sempre bom ressaltar que é um segmento muito diversificado, que vai além dos salões de beleza. Dessa forma, o empreendedor precisa considerar outros fatores, mas os números são animadores.
Vantagens e cuidados para investir em uma franquia de beleza
Investir em uma franquia de beleza é um passo que exige cuidado, mas conta com muitas vantagens para o empreendedor.
Primeiramente, o potencial do mercado é bom, pois consegue atender a diferentes perfis de pessoas. Então, pode-se ter um salão em um estilo moderno e requintado, ou algo mais simples.
Se trata de um tipo de negócio que consegue se adaptar ao público da região onde irá atuar, e por isso, é bem interessante para investir.
Do mesmo modo, o modelo de franquia traz a vantagem de ser uma empresa pronta. O empreendedor recebe uma organização e modo de atuar. Isso dá o direcionamento para um trabalho mais eficiente.
Além disso, a franquia de salão de beleza tem uma marca reconhecida, que já atua no mercado. Ou seja, os clientes sabem o que esperar e a qualidade que encontrarão na sua unidade.
Por outro lado, a franquia apresenta tudo isso, mas nem todas. Assim, é essencial pesquisar bem antes de escolher a rede na qual investir. Avalie as opções, veja quais franquias possuem melhores diferenciais para o seu mercado local. Seu ponto positivo pode ser a qualidade, ou então, uma variedade de serviços.
Mas é importante que a franqueadora também ofereça os suportes aos franqueados. Por exemplo, fornecedores, treinamentos, ajuda para o marketing e para a gestão.
Tenha cuidado também para buscar uma franquia que se encaixe na sua capacidade de investimento. Avalie quanto tem para gastar na montagem deste negócio. Sua opção deve se adequar a este orçamento.
Enfim, com estes cuidados, poderá aproveitar estas e outras vantagens que as franquias de beleza oferecem. Por último, para lhe ajudar, separamos algumas opções de negócios no próximo tópico.
Franquias de cabeleireiro, beleza e saúde para você investir
São vários os exemplos de franquias de cabeleireiro, estética e beleza para você investir. Porém, é importante definir bem qual o formato do negócio que você deseja e quanto tem para gastar.
Aqui, trouxemos algumas franquias para você conhecer melhor e entender mais sobre as oportunidades que existem neste mercado.
Por que investir em franquias de cabeleireiro?
Um dos motivos para investir em franquias de cabeleireiro é pela diversidade de público. Até porque você pode começar este tipo de negócio em todas as regiões, com diferentes perfis de clientes.
Nesse sentido, desde o bairro mais afastado e carente, até a zona da alta classe, todos precisam destes serviços. Portanto, cabe ao empreendedor entender qual a melhor forma de atender o mercado local.
Do mesmo modo, pode segmentar e investir de forma mais certeira. Por exemplo, trabalhar apenas com cortes de cabelo, pintura, tratamentos variados, entre outros serviços.
Além disso, como falado, o brasileiro enxerga os gastos com a beleza como necessários. Assim, seu cliente tende a voltar caso você faça um bom serviço. Ou seja, tem uma alta taxa de recorrência.
Outro ponto vantajoso é que pode agregar serviços ao seu salão, como venda de cosméticos, manicure, depilação, entre outros. Com isso, tem a possibilidade de aumentar o ticket médio por cliente.
Qual a melhor franquia para abrir?
A melhor franquia para abrir é aquela que combina com o seu perfil. A boa opção deve se encaixar às suas qualidades e modo de agir.
O empreendedor deve buscar também franquias sólidas, que tenham reconhecimento no mercado. Mas a maneira de trabalhar nesta rede precisa ser interessante para você.
Do mesmo modo, avalie o seu mercado local, entenda o que aquele público precisa para que você possa oferecer. Depois, evite negócios que já tenham muita concorrência e veja as lacunas do mercado.
Assim, poderá escolher a melhor franquia, que não é simplesmente a melhor empresa e sim aquela que tem maior potencial para lhe dar lucro.
Passo a passo para investir na sua franquia
O passo a passo para investir na sua franquia pode ser bem simples, pois é um negócio com uma estrutura planejada. Sendo assim, o empreendedor começa o processo assinando o contrato de franquia.
Em seguida, inicia os treinamentos e visitas às unidades modelos da rede. Caso invista em um formato Loja, deve pesquisar os pontos comercias e prepará-los para receber a unidade.
Além disso, existe a contratação de funcionários, que também passam por treinamentos. Antes de inaugurar, o franqueado deve fazer diversas ações de marketing. Ainda, é comum que a franqueadora auxilie nesta etapa.
Por fim, com tudo pronto, é só começar a organizar os últimos detalhes e colocar a unidade para funcionar. Até porque é um processo que pode ser bem simples, dependendo do modelo e do tipo de negócio com o qual vai atuar.
Com estas dicas você já está mais próximo de ter um negócio próprio. Então, tome os cuidados necessários e tenha paciência que sua jornada tem tudo para ser bem-sucedida no franchising.