O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquias de cabeleireiro para você investir e ganhar dinheiro no ramo de beleza

Acesse uma parte específica do artigo

Homem concentrado cortando o cabelo de outro homem que está sério e usa capa preta, em um salão de beleza. Imagem ilustrativa do texto franquias de cabeleireiro.

Franquias de cabeleireiro para você investir e ganhar dinheiro no ramo de beleza

Os cuidados com os cabelos são serviços que encontram público em qualquer cidade ou região. Assim, investir em franquias de cabeleireiro pode ser sua chance de faturar e nós vamos mostrar neste conteúdo como fazer.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito mostra que para 66% dos brasileiros

Advertisement
os gastos com a beleza são uma necessidade. Ou seja, grande parte da população paga por estes serviços sempre que pode.

Isso mostra o potencial de ganhos do setor, pois é um grande público em potencial. Logo, é um atrativo a mais para quem deseja atuar no segmento de beleza com um salão.

Advertisement

Porém, mesmo em um setor bem interessante, é fundamental que o empreendedor tome alguns cuidados. Dessa forma, fique por dentro das nossas dicas que trouxemos aqui!

Vale a pena abrir uma franquia de beleza?

Como mostramos, vale a pena abrir uma franquia, pois tem um grande público em potencial. Isso porque, são milhões de brasileiros que consomem o serviço de Beleza e Bem-estar e não pretendem parar.

Nesse sentido, fica fácil ver o porquê de ter ocorrido um grande aumento no número de salões de beleza no país.

De acordo com O Estadão, só no Brasil, 343 mil salões de beleza foram abertos desde 2020. Dentre eles, 11 mil surgiram em junho de 2022, número 28,5% maior que o mesmo período de 2020.

Além disso, o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar do franchising, onde estão os salões de beleza, é o de maior faturamento. Até o fim do terceiro trimestre de 2022 teve ganhos de mais de R$ 33 bilhões.

No terceiro trimestre de 2022 teve crescimento de 27,8% no faturamento em relação ao mesmo período de 2021. O mercado está em um viés de alta e deve continuar por um bom tempo.

Nesse sentido, é sempre bom ressaltar que é um segmento muito diversificado, que vai além dos salões de beleza. Dessa forma, o empreendedor precisa considerar outros fatores, mas os números são animadores.

Vantagens e cuidados para investir em uma franquia de beleza

Investir em uma franquia de beleza é um passo que exige cuidado, mas conta com muitas vantagens para o empreendedor.

Primeiramente, o potencial do mercado é bom, pois consegue atender a diferentes perfis de pessoas. Então, pode-se ter um salão em um estilo moderno e requintado, ou algo mais simples.

Se trata de um tipo de negócio que consegue se adaptar ao público da região onde irá atuar, e por isso, é bem interessante para investir.

Do mesmo modo, o modelo de franquia traz a vantagem de ser uma empresa pronta. O empreendedor recebe uma organização e modo de atuar. Isso dá o direcionamento para um trabalho mais eficiente.

Além disso, a franquia de salão de beleza tem uma marca reconhecida, que já atua no mercado. Ou seja, os clientes sabem o que esperar e a qualidade que encontrarão na sua unidade.

Por outro lado, a franquia apresenta tudo isso, mas nem todas. Assim, é essencial pesquisar bem antes de escolher a rede na qual investir. Avalie as opções, veja quais franquias possuem melhores diferenciais para o seu mercado local. Seu ponto positivo pode ser a qualidade, ou então, uma variedade de serviços.

Mas é importante que a franqueadora também ofereça os suportes aos franqueados. Por exemplo, fornecedores, treinamentos, ajuda para o marketing e para a gestão.

Tenha cuidado também para buscar uma franquia que se encaixe na sua capacidade de investimento. Avalie quanto tem para gastar na montagem deste negócio. Sua opção deve se adequar a este orçamento.

Enfim, com estes cuidados, poderá aproveitar estas e outras vantagens que as franquias de beleza oferecem. Por último, para lhe ajudar, separamos algumas opções de negócios no próximo tópico.

Franquias de cabeleireiro, estética e beleza para você investir

São vários os exemplos de franquias de cabeleireiro, estética e beleza para você investir. Porém, é importante definir bem qual o formato do negócio que você deseja e quanto tem para gastar.

Aqui, trouxemos algumas franquias para você conhecer melhor e entender mais sobre as oportunidades que existem neste mercado.

...Carregando..

Por que investir em franquias de cabeleireiro?

Um dos motivos para investir em franquias de cabeleireiro é pela diversidade de público. Até porque você pode começar este tipo de negócio em todas as regiões, com diferentes perfis de clientes.

Nesse sentido, desde o bairro mais afastado e carente, até a zona da alta classe, todos precisam destes serviços. Portanto, cabe ao empreendedor entender qual a melhor forma de atender o mercado local.

Do mesmo modo, pode segmentar e investir de forma mais certeira. Por exemplo, trabalhar apenas com cortes de cabelo, pintura, tratamentos variados, entre outros serviços.

Além disso, como falado, o brasileiro enxerga os gastos com a beleza como necessários. Assim, seu cliente tende a voltar caso você faça um bom serviço. Ou seja, tem uma alta taxa de recorrência.

Outro ponto vantajoso é que pode agregar serviços ao seu salão, como venda de cosméticos, manicure, depilação, entre outros. Com isso, tem a possibilidade de aumentar o ticket médio por cliente.

Qual a melhor franquia para abrir?

A melhor franquia para abrir é aquela que combina com o seu perfil. A boa opção deve se encaixar às suas qualidades e modo de agir.

O empreendedor deve buscar também franquias sólidas, que tenham reconhecimento no mercado. Mas a maneira de trabalhar nesta rede precisa ser interessante para você.

Do mesmo modo, avalie o seu mercado local, entenda o que aquele público precisa para que você possa oferecer. Depois, evite negócios que já tenham muita concorrência e veja as lacunas do mercado.

Assim, poderá escolher a melhor franquia, que não é simplesmente a melhor empresa e sim aquela que tem maior potencial para lhe dar lucro.

Passo a passo para investir na sua franquia

O passo a passo para investir na sua franquia pode ser bem simples, pois é um negócio com uma estrutura planejada. Sendo assim, o empreendedor começa o processo assinando o contrato de franquia.

Em seguida, inicia os treinamentos e visitas às unidades modelos da rede. Caso invista em um formato Loja, deve pesquisar os pontos comercias e prepará-los para receber a unidade.

Além disso, existe a contratação de funcionários, que também passam por treinamentos. Antes de inaugurar, o franqueado deve fazer diversas ações de marketing. Ainda, é comum que a franqueadora auxilie nesta etapa.

Por fim, com tudo pronto, é só começar a organizar os últimos detalhes e colocar a unidade para funcionar. Até porque é um processo que pode ser bem simples, dependendo do modelo e do tipo de negócio com o qual vai atuar.

Com estas dicas você já está mais próximo de ter um negócio próprio. Então, tome os cuidados necessários e tenha paciência que sua jornada tem tudo para ser bem-sucedida no franchising.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje