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Franquias de beleza: conheça as melhores opções para investir

Franquia de beleza: mulher passando rímel e sorrindo

As franquias de beleza podem oferecer diversos serviços como depilação, dentistas, design de sobrancelha, oftalmológicos etc. São muitas áreas que podem ser atendidas e, por isso, o empresário interessado precisa estar preparado para lidar com o público. 

O Brasil possui um dos mercados mais atrativos para quem deseja empreender na área de estética e beleza. Para se ter uma ideia, a área conseguir ter uma das menores quedas durante a crise no primeiro semestre. 

Muito desse resultado se deu pelo fato das pessoas sempre se manterem preocupadas com suas aparências, mesmo não tendo dinheiro suficiente para pagar suas dívidas, por exemplo. Parece mentira, né? 

Acompanhe o nosso texto e veja os resultados e as pesquisas que mostram o comportamento do consumidor brasileiro na área.

Separamos também algumas opções de franquias que podem ajudar você a realizar o sonho de empreender. Acompanhe a leitura. 

Por que investir em uma franquia de beleza?

Investir em uma franquia de beleza é a oportunidade ideal para quem busca empreender e crescer nesse mercado. Mas antes de apresentarmos as principais vantagens desse modelo, precisamos explicar como funciona o sistema de franchise.

Será por meio desse empreendimento que você terá grandes chances de crescimento. 

As franquias são negócios cujo o objetivo é fazer com que a marca se expanda por uma determinada região, seja cidade, estado, país ou mundo todo.

Para que isso seja feito da maneira mais efetiva possível, as empresas permitem que outros empresários tenham acesso ao direito de explorar comercialmente seu produto ou serviço. 

Mas mesmo diante dessa possibilidade, o futuro franqueado precisa cumprir algumas regras impostas pela franqueadora.

Será por meio dessas orientações, oriundas de treinamentos específicos e suportes, que toda a rede se manterá de acordo com os padrões que tornaram a marca reconhecida. 

Vale destacar que todas essas informações são apresentadas antes por meio de um documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF)

Uma das grandes vantagens desse modelo, além de entrar no mercado com um público, é ter uma ideia maior dos seus gastos para tirar o projeto do papel.

Por estar há anos no mercado, essas empresas já sabem o valor que será necessário para que uma unidade possa funcionar sem problemas. 

Bem diferente de quem opta por abrir algo do zero. Vale destacar também, que as franquias são empreendimentos bem mais seguros.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% fecham as portas antes de completar 10 anos. Em contrapartida, os demais negócios chegam a uma taxa de mortalidade cinco vezes maior. 

Agora que conhece um pouco mais sobre as franquias em geral, vamos voltar o nosso foco para um empreendimento mais específico, como os de estética. 

Expansão contínua do setor

Franquias de beleza: Moedas fazendo escadinha e seta mostrando o crescimento

Entrar no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar é uma das possibilidade mais interessantes para quem busca empreender. Esse é um mercado que está em amplo crescimento e mesmo diante da crise, conseguiu registrar bons número. 

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro semestre de 2020, foi registrado um crescimento de 2,6% no faturamento se comparado com os 12 meses anteriores. Muito desse resultado tem haver com o comportamento do consumidor brasileiro. 

O Brasil é considerado um dos países mais vaidosos do mundo e mesmo diante das dificuldades financeiras, uma boa parte das pessoas mantém o gasto rotineiro com cuidados estéticos. Esse número equivale a praticamente 23,4% dos consumidores. 

Além disso, quase 50% dos brasileiros acreditam que investir em tratamentos de beleza é algo que realmente vale a pena, trazendo boas sensações como felicidade e satisfação.

Essas informações foram apresentadas pela pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito(SPC).

Outro levantamento que chama a atenção para o setor, foi entregue pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). De acordo com eles, o setor de beleza e estética tem crescido 10% por ano.   

Atratividade para o público

Como vimos, investir em franquias de beleza traz um grande atrativo para qualquer empresário.

Estamos falando de um mercado que não para de crescer e que mesmo na crise propõem um crescimento acima da média. Dessa forma, podemos considerar que apostar em uma unidade franqueada seja o melhor caminho. 

Atualmente, existem diversas empresas que trabalham com este segmento. Não é novidade encontrar em qualquer cidade opções diferentes para qualquer tratamento.

A primeira vista, quando pensamos  na palavra “beleza”, imaginamos apenas os tradicionais salões que estão em todos os bairros. 

Acontece que esse é um segmento muito mais amplo e esse pode ser um dos motivos que fazem do setor, um dos mais promissores.

Existem empresas que se dedicam com exclusividade a áreas bem específicas como depilação, design de sobrancelhas, manicure, escovaria e outras diversas possibilidades. 

Dessa forma, com algo mais específico, a tendência é que acabe atraindo cada vez mais clientes para o seu negócio.

Afinal, imagine oferecer um negócio que seja especialista, com um preço acessível e fazendo um trabalho com extrema qualidade? Certamente haverão resultados muito melhores do que quem optar por algo mais generalista. 

As pessoas estão cada vez mais exigentes, na mesma pesquisa que apresentamos da CDL e SPC, os cuidados relacionados a cabelo, unha, barba e pêlos é o segundo mais procurado com 42,3%.

Resultado que fica atrás apenas de roupas, calçados e acessórios. E se engana quem pensa que os homens fazem apenas figuração nessa área. 

A demanda do público masculino tem crescido a cada ano. Outro levantamento realizado pelo Sebrae, apontou como eles estão movimentando o setor e crescendo a cada ano. 

Modelo de negócio estabelecido e reconhecido da franquia

As franquias de beleza são negócios extremamente atrativos por diversos motivos. Agora que conhece um pouco mais sobre como funciona o sistema de franchising, fica mais fácil entender como que esse modelo atrai tantos empreendedores. 

Quando uma marca sai do papel, o seu principal desafio é convencer o público de que ela é a melhor do mercado.

Esse é um trabalho árduo e que exige muita paciência por meio dos empresários. Afinal, não é apenas colocar uma placa e esperar que os clientes apareçam naturalmente. 

São diversos fatores que precisam ser levados em conta para realmente começar a ter algo que mostre o valor do seu negócio.

É comum encontrar empresários que desistiram de seguir o caminho por não conseguir desenvolver sua marca da melhor forma. Mas no caso das franquias isso é bem diferente. 

Isso acontece pois assim que abrir a sua unidade, já estará com uma marca reconhecida em todo o mercado na sua fachada.

Ou seja, não será preciso fazer todo aquele trabalho para conseguir mostrar o seu valor para o público. Assim, logo no primeiro mês existe uma grande chance de conseguir ter bons resultados. 

Se tratando de um setor como o Saúde, Beleza e Bem-estar, no qual a tendência é ter clientes mais fidelizados, isso pode fazer total diferença.

Para fazer parte dos bons números que apresentamos, é preciso encontrar aquela franquia que melhor irá atender as necessidades da sua região. 

Dicas de franquias de beleza para você abrir e lucrar

Diante dos bons resultados do setor, chegou o momento de conhecer algumas das franquias de beleza com grande destaque no mercado. São opções com grandes variedade de serviços e reconhecidas em todo o país. 

Suav

franquias de beleza: Mulher deitada com diversos aparelhos para estética apontados para seu rosto
A Suav é uma empresa que chegou no mercado com a premissa de não precisar de hora marcada para ser atendido

A Suav é uma empresa que nasceu em Belo Horizonte, ainda na década de 2010 com o intuito de trazer um serviço diferenciado para os clientes.

Apostando no atendimento express, a marca conseguiu crescer e se expandir por diversos estados brasileiros. Sendo considerada uma das referências no setor. 

Para se ter uma ideia do sucesso, atualmente são mais de 30 unidades oferecendo serviços com excelência. Uma das grandes vantagens de apostar na marca é que ela foi uma das pioneiras a trazer esse modelo de negócio para o Brasil. 

Vale destacar que há muito tempo, esse formato já é um sucesso em países europeus e nos Estados Unidos. O objetivo da Suav é permitir que qualquer pessoa seja atendida sem precisar de hora marcada. 

Assim, basta chegar em alguma das unidades no horário desejado e fazer algum dos procedimentos oferecidos por ela.

Mesmo tendo a ideia de express, a qualidade dos serviços são bem maiores que os salões de beleza, uma vez que os profissionais são treinados para entregar o que há de melhor. 

Quem desejar se tornar um franqueado da Suav, poderá oferecer serviços como design de sobrancelhas, diferentes métodos de depilação, escovaria e manicure. Existem dois modelos de negócio que podem ser abertos, cujo o tamanho varia de acordo com a quantidade de serviços oferecidos. 

A única diferença entre eles é com relação a escovaria. Para entregar esse atendimento aos clientes, o franqueado terá que investir a mais e preparar a sua unidade para receber uma nova área e profissionais.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

Olhar Certo

Para quem busca um empresa voltada para a estética oftalmológica, a Olhar Certo aparece como uma das boas opções.

A marca conta com aproximadamente 25 anos de experiência e oferece clínicas com exames e consultas para seus pacientes. É a forma perfeita para quem busca levar a saúde dos olhos para diversas pessoas. 

Apesar da sua história rica, a empresa começou a expandir sua atuação por meio das franquias recentemente, apenas em 2019. Assim, se torna um empreendimento com grandes oportunidades de crescimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 470 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Now Nutrição Esportiva

Para a área esportiva, uma das franquias de beleza que podemos apresentar a você é a Now Nutrição.

A empresa é uma loja de suplementos e artigos voltados para uma vida saudável e focada em todo tipo de atleta, seja profissional ou amador. Dessa forma, acaba chamando a atenção de diversos empresários que buscam atuar nessa área. 

Com um nome consolidado na cidade de São Paulo, a empresa busca se expandir pelo Brasil levando o que há de melhor no atendimento, gestão e prestação de serviço para seus franqueados.

A Now Nutrição está no mercado desde 2004 atraindo cada vez mais clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 135 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Posé

A Posé é uma franquia que surgiu no estado de Goiás e está há mais de 10 anos levando uma metodologia própria para seus clientes.

Assim, com serviços de alta qualidade e levando em consideração diversos aspectos para execução do serviço, como ambiente, higiene e segurança, a empresa tem crescido muito no setor.

Dessa forma, com pouco tempo de existência, a marca já conta com uma rede de aproximadamente 25 unidades, presente em todas as regiões do Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 89 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

Sorridents

Na área de odontologia, podemos apresentar uma das clínicas mais tradicionais do Brasil.

Com pouco mais de 25 anos de história, a Sorridents oferece serviços com preços mais em conta para que qualquer pessoa possa ter o direito a um sorriso bonito. No total, são mais de 4,5 milhões de clientes atendidos. 

Vale destacar que ao todo são quase 300 unidades espalhadas pelo país e sempre prezando por oferecer treinamentos e apoio para os franqueados conseguirem manter suas unidades dentro do padrão de qualidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Água de Cheiro

Franquias de beleza: Mulher aplicando perfume em seu pulso direito
A Água de Cheiro é uma das principais empresa do setor de perfumaria

Agora, no nicho de cosméticos, uma das franquias de beleza que podemos apresentar para você é a Água de Cheiro.

Quem nunca passou pela porta de uma loja da marca e ficou encantado pela beleza e conforto que o espaço passa? A marca pode ser considerada a primeira rede de franquias do ramo, o que acaba tornando-a ainda mais especial.

Criada ainda em 1976, a Água de Cheiro é uma empresa especialista em perfumaria presente em todo Brasil. São aproximadamente 135 unidades em operação em diferentes regiões do País. Ao longo dos 40 anos de história, a marca é reconhecida de longe por suas fragrâncias. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

Buddha Spa

Quem deseja oferecer um serviço mais voltado para bem estar, relaxamento e estética, uma das opções disponíveis no mercado é a Buddha Spa.

A empresa oferece uma estrutura cujo o ambiente é totalmente dinâmico e aconchegante. Assim, o cliente vive uma experiência única logo no primeiro contato com a empresa.

São quase 20 anos de história e aproximadamente 38 unidades no Brasil. Para ser um franqueado, basta ter vontade de empreender, ser organizado e ter um bom planejamento de suas atividades. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

Onodera Estética

Atuando no segmento de cuidados pessoa, a Onodera Estética é uma empresa que está no mercado desde a década de 1980.

Em sua clínica, o franqueado tem a possibilidade de oferecer diversos serviços que tornaram a empresa uma das referências na área. Sempre buscando elevar a qualidade de vida e saúde de seus clientes. 

Devido ao seu sucesso e reconhecimento dos consumidores, a Onodera começou a sua atuação no exterior. No Brasil, ainda são quase 50 unidades espalhadas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 416 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 130 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Royal Face

Outra oportunidade de clínica de estética para você investir é a Royal Face. A empresa é uma das mais novas do segmento, com apenas cinco anos.

Porém, a sua história e qualidade dos serviços prestados, permitiram que a empresa chegasse nesse momento com aproximadamente 39 unidades. 

A missão da Royal Face é entregar o que há de mais qualidade em seus tratamentos, resultando em clientes satisfeitos e resultados bem acima do esperado. Vale destacar que a franqueadora oferece diversos tipos de assistências e apoios de gestão. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 122,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 23 meses

Spa Express

Um dos empreendimentos mais em conta para quem busca franquias de beleza para investir, a Spa Express chegou no mercado oferecendo um atendimento diferenciado, com serviço home office, permitindo assim, que seus clientes possam ser atendidos no conforto de suas casas. 

Uma das grandes vantagens desse modelo é que você não precisará se preocupar com a estrutura física para realizar os atendimentos. Permitindo, assim, um investimento inferior e uma rentabilidade mais atrativa.

Ao todo, são quase 20 unidades entre os estados brasileiros e apenas nove anos de história. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 14 meses

Virtuosa 

A rede de clínicas de estética corporal e facial Virtuosa, é a outra opção de franquias de beleza. A empresa está no mercado desde 2009 e, desde então, é considerada um sucesso.

Não à toa, soma quase 85 franquias no País. A grande vantagem da marca é poder oferecer serviços exclusivos e com profissionais bem qualificados. 

Natural do estado de Santa Catarina, a Virtuosa se tornou uma das referências em diversos tipos de atendimentos, com alto potencial de sucesso e com boas perspectivas para o futuro. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 313 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 140 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

Por fim, separamos um vídeo para que você conheça outro empreendimento com boas perspectivas de crescimento e grande histórico no Brasil. Veja como se tornar um franqueado da Natura. 

Vimos ao longo do texto o como esse mercado é promissor e oferece grande possibilidades de ganhos para os empresários. Estamos falando de um segmento que não para de crescer nem mesmo durante uma crise. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias de beleza? Deseja conhecer um pouco mais sobre elas e outros empreendimentos? Continue explorando o nosso site Top Franquias.

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