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Franquias de baixo investimento: opções a partir de R$ 5 mil

Mulher analisando estoque e conferindo sua planilha. Imagem ilustrativa texto franquias de baixo investimento

Franquias de baixo investimento são a chance que muitos empresários precisam para mudar de vida. Sem contar nas facilidades que esses empreendimentos oferecem aos franqueados.

Antes de mais nada, precisamos entender melhor o que são franquias. Esses empreendimentos funcionam como uma cópia autorizada de uma determinada marca. Dessa forma, caberá a você oferecer os produtos e/ou serviços de acordo com os padrões da matriz.

Para que o empreendimento dê certo, é importante que ambas as partes estejam alinhadas. Afinal, você estará representando uma marca reconhecida no mercado e que já possui clientes. Ao mesmo tempo, ela precisa que sua unidade reproduza as ações que fizeram da marca um sucesso.

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Uma das estratégias para o pleno funcionamento desse sistema foi a criação de modelos de franquias de baixo investimento e retorno rápido. Se interessou?

Então, nos acompanhe no texto a seguir em que respondemos algumas perguntas e listamos, ao final, algumas marcas baratas para investir.

Franquias baratas dão lucro? Vale a pena?

As franquias de baixo investimento também são conhecidas como microfranquias. Assim, como o nome sugere, existem poucas diferenças entre elas e os modelos mais tradicionais. A princípio, o que podemos apontar, está relacionado ao seu valor de investimento.

Para ser categorizada uma microfranquia, um empreendimento não pode ter valor de investimento superior a R$ 90 mil. Essa norma é estipulada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), e equivale a três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB), per capita.

Outra diferença é em relação à estrutura necessária para tirar o projeto do papel. A maioria das empresas nessa categoria trabalham no modelo home based, ou home office, como é mais conhecido. Assim, o franqueado não precisa gastar com aluguel de espaços externos, por exemplo.

Nesse sentido, a rentabilidade acaba sendo um dos grandes benefícios para quem opta por uma microfranquia. Como não há gastos e nem despesas relacionadas a uma unidade física, a margem de lucro tende a ser maior. Como resultado, o negócio consegue “se pagar” mais rapidamente.

Em suma, essas são as únicas diferenças entre os dois formatos. Todavia, as demais diretrizes, prazos, como o tempo mínimo de 10 dias entre o recebimento da Circular de Oferta de Franquia (COF) e a assinatura do contrato, treinamentos e suportes, permanecem iguais.

7 opções de franquias de baixo investimento

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de apostar nas microfranquias, listamos algumas possibilidades bastante atraentes para os investidores. São áreas e segmentos diversos, o que demostrar certa diversidade das marcas em seus modelos mais em conta.

1. Kumon

Uma das franquias de baixo investimento mais conhecidas do mundo, o Kumon tem como foco o desenvolvimento lógico de seus alunos. Seu método, criado no Japão, em 1958, é um dos mais tradicionais. Cerca de quatro milhões de alunos já passaram pela instituição.

Só no Brasil, são 1,5 mil unidades em todas as regiões do país. Apesar de ser conhecido pelo ensino da matemática, a empresa também oferece cursos de português, inglês e japonês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses 

2. Acquazero

Vemos um franqueado da Acquazero devidamente uniformizado, portando todos os equipamentos de segurança, realizando a limpeza de um veículo (imagem ilustrativa). Texto: franquias de baixo investimento.
A Acquazero oferece diversas opções em seu catálogo de serviços.

Voltada para o mercado de estética automotiva, a Acquazero é considerada a maior rede de franquias no segmento do mundo. No mercado desde 2009, a marca nasceu na cidade de São Paulo com a intensão de oferecer um serviço acessível a diferentes camadas da população.

Buscando soluções sustentáveis, a marca desenvolveu uma cera exclusiva que permite aos franqueados realizarem a limpeza de toda a parte externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água. Para se ter uma ideia, um lava jato tradicional costuma gastar mais de 300 litros no mesmo procedimento.

Ganhando um mercado cada vez maior, o grande boom da Acquazero ocorreu durante a crise hídrica, entre 2014 e 2016, momento em que diversas cidades brasileiras tiveram problemas no abastecimento. Sendo assim, com sua postura responsável, não demorou para a marca cair no gosto do público.

Atualmente, entre os serviços oferecidos, estão: polimento, limpeza técnica do motor, remoção de chuva ácida, higienização interna etc. Além disso, o aplicativo exclusivo da marca facilidade na gestão do atendimento, oferecendo ao franqueado e ao cliente uma forma de comunicação mais direta.

Existem duas categorias de negócio para quem de interessar. Inicialmente, existe a opção home office. Assim, o franqueado se desloca até o cliente para realizar o serviço contratado. A segunda categoria é a loja física, que aumenta a capacidade de atendimento e permite a contratação de funcionários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

3. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma empresa que trabalha oferecendo seguros a seus clientes. Dessa forma, o empresário que busca atuar no segmento tem a opção de investir em uma marca reconhecida no mercado e com vasto know-how, capaz de orientar da melhor maneira o desenvolvimento do negócio.

Entre os benefícios de apostar na franqueadora está a oferta de mais de 90 tipos de serviços. Importante destacar que a Quisto oferece muito mais que só seguros, contando com opções financeiras e até planos de saúde ou odontológico. Assim, a franqueadora conta com um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Outro ponto que chama bastante atenção são as empresas parceiras que compõem parte do catálogo da Quisto. Com isso, e graças ao software exclusivo da franqueadora, é possível gerar até 20 orçamentos diferentes. Como resultado, o franqueado pode oferecer a melhor relação custo-benefício aos clientes.

Além das diversas opções de serviço, parcerias e transparência na hora de fechar um contrário, a Quisto ainda conta com uma boa política de comissionamento. Considerada uma das mais atrativas do mercado, sua porcentagem permite ao empresário lucrar em poucos meses.

Graças ao seu modelo home office, o empresário que busca empreender com a marca tem grandes oportunidades. Isso acontece, pois, o negócio demanda uma estrutura composta apenas de um computador com acesso à internet para marcar atendimentos, fazer o gerenciamento e fechar contratos.

Mas para quem procura algo maior, também existe o formato loja física que amplia sua capacidade de atendimento e cria a necessidade de pessoal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

4. Maria Brasileira

Outro exemplo entre as franquias de baixo investimento que estão chamando a atenção, a Maria Brasileira é focada em serviços de limpeza. Em seu leque de opções estão serviços de conservação e cuidados domésticos ou comerciais, sendo delivery ou loja.

Desde a sua fundação, em 2012, são mais de um milhão de clientes atendidos e 250 unidades instaladas em 240 cidades. Além disso, vale destacar a movimentação no setor nos últimos anos, o que tem gerado bons resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses 

5. Encontre Sua Viagem

Vemos uma unidade física da Encontre Sua Viagem com quadros da Torre da Liberdade, em Nova Iorque; da Torre Eiffel, em Paris, e de uma praia (imagem ilustrativa).
A Encontre Sua Viagem é uma das referências no setor de turísmo.

Para quem busca atuar no mercado de turismo, a Encontre Sua Viagem pode ser uma boa aposta. A empresa é responsável por oferecer diversas modalidades de pacotes aos seus clientes.

Com mais de 400 mil opções no ramo hoteleiro, 130 companhias aéreas, entre outras parcerias em todo o mundo, é possível oferecer viagens a turismo, intercâmbios, trajetos a trabalho etc. Dessa forma, o franqueado tem a chance de alcançar excelentes resultados.

Além disso, a Encontre Sua Viagem conta com um sistema de comissionamento diferenciado. Mesmo que o franqueado feche uma viagem em que cliente optou por parcelar o pagamento, ele recebe o valor integral pelo serviço. Ou seja, você não precisa jogar todo o seu planejamento para um momento futuro.

Todo o trabalho é feito por meio do sistema exclusivo da franqueadora. O franqueado também conta com os treinamentos e suportes ao longo da sua jornada.

O empresário que quiser fazer parte da rede de franquias da Encontre Sua Viagem poderá optar por dois modelos. Inicialmente, no formato home office, é desejável apenas um computador com acesso à internet para para realização das atividades.

Por outro lado, existe o modelo loja física, mais direcionado para quem busca algo maior. Lembrando que nada impede o trânsito entre os dois modelos, uma vez que a rentabilidade do negócio no modelo mais barato proporciona o crescimento do franqueado no mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

6. SMS Digital

As estratégias do marketing digital têm ganhando cada vez mais espaço. Para os empresários que buscam franquias de baixo investimento neste setor, uma das boas opções é a SMS Digital. A empresa é responsável por fazer disparo de mensagens via celular.

Considerada pioneira neste setor, a empresa conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. Seus serviços, capazes de potencializar a presença de uma marca no ambiente digital, são bastante atrativos, fazendo da SMS Digital uma boa opção de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

7. Pormade

A Pormade é uma fabricante de portas que atua no mercado desde a década de 1930. Visando sua expansão no mercado, a empresa passou a oferecer o modelo de franquia para os empresários que buscam algo inovador e estruturado para aplicar seu dinheiro.

A marca identificou a escassez do produto pronto no mercado e passou a oferecê-los com preço baixo e alta qualidade. Atualmente, a empresa conta com mais de 14 unidades no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses 

Conheça outras opções de franquias de baixo investimento no vídeo a seguir. Confira!

Ao longo do texto, foi possível identificar as reais vantagens de fazer parte de um empreendimento com baixo investimento.

Mesmo com uma estrutura mais simples, esses negócios tendem a oferecer uma rentabilidade bastante atrativa. Assim, em questão de poucos meses, o empreendimento consegue se pagar com tranquilidade.

Gostou do nosso conteúdo sobre as franquias de baixo investimento e deseja aprender um pouco mais sobre o sistema de franchising? Continue explorando o site Top Franquias e fique por dentro das novidades!

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