O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Moda » Franquias de baixo investimento e retorno rápido de roupas

Franquias de baixo investimento e retorno rápido de roupas

Sumário

É comum encontrarmos empresários que buscam franquias de baixo investimento e retorno rápido, principalmente no setor de roupas. Porém, apesar de parecer difícil encontrar esse tipo de empreendimento, existem franqueadoras que operam com bons preços. 

Trabalhar com moda é a chance de propiciar a seus clientes uma relação mais próxima e duradoura. Afinal, cabe a loja orientá-los sobre as melhores peças, combinações e o que está na moda ou ainda vai virar tendência. 

Além disso, por se tratar de um nicho onde o conforto e a qualidade são essenciais para o sucesso de um produto, é necessário buscar marcas que possam possibilitar grandes experiências para seus consumidores.

Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas das franquias mais em conta do setor de roupas e explicamos as vantagens de atuar nesse mercado. Acompanhe! 

Como funciona as franquias de baixo investimento e retorno rápido?

Apesar de ter um investimento menor, nem sempre a capacidade de atendimento será inferior aos modelos tradicionais. Dessa forma, é possível que as pequenas franquias alcancem um faturamentos que podem ser até maiores que os demais. 

Porém, vale lembrar que todo os resultados de uma unidade são de responsabilidade do franqueado. Afinal, as ações e atitudes para manter as vendas e uma boa movimentação de clientes, parte dele.  

Além disso, as franquias de baixo investimento e retorno rápido são conhecidas, em alguns casos, pela sua capacidade de rendimento.

Isso acontece, pois não existem muitos clientes fiéis a apenas uma loja, o que proporciona aos empreendimentos do setor, uma grande possibilidade de obter bons números. 

Mas essa não é a única vantagem desse modelo, há outras características que permitem o crescimento financeiro da unidade.

As taxas cobradas por esses modelos também são mais acessíveis. Vale lembrar que essas despesas são referentes aos royalties, fundo de propaganda e taxa de franquia.

Para ficar mais fácil o entendimento, a taxa de franquia é uma quantia cobrada na assinatura do contrato e que permite o franqueado começar a utilizar comercialmente a marca. E também, tem acesso a todo o know how e suporte da empresa. 

Já os royalties é uma cobrança mensal que serve como a manutenção desse direito. É graças a ela que o empresário continua por dentro das atualizações do modelo de negócio, além do suporte e treinamento. 

Por fim, o fundo de propaganda também é uma taxa mensal. Ela é direcionada para a criação de campanhas e ações de publicidade para a franqueadora de modo geral. Ou seja, as peças são criadas com o intuito de promover a marca e não uma unidade específica.

Como fazer a relação entre investimento e retorno rápido?

Para saber se as franquias de baixo investimento e retorno rápido, é preciso aprender sobre uma das métricas mais importantes de uma empreendimento. Conhecida como ROI — Return Over Investment — Retorno sobre Investimento em português, esse dado é o que mostrará se o seu negócio e um sucesso ou não. 

Dessa forma, o objetivo da analise que feita, é identificar o quanto a empresa está lucrando de acordo com investimento que foi feito. Ou seja, em quanto tempo você obteve o retorno financeiro esperado.

Porém, para fazer esse levantamento é preciso observar qual o seu faturamento médio de um determinado período. Mas cuidado para não confundir faturamento com lucro, pois enquanto o primeiro visa identificar todos os ganhos da sua empresa, o segundo desconta suas despesas para descobrir se está sobrando dinheiro no final do mês ou não. 

Assim, ao abrir uma franquia voltada para moda por exemplo, o empresário quer identificar qual a sua rentabilidade no final de um ano. Se o seu empreendimento está conseguindo se pagar ou ainda está longe do objetivo. 

Para conhecer o comportamento do seu público em relação a sua unidade, ele precisa seguir a seguinte fórmula:

ROI = Faturamento Bruto – Custo do Investimento / Custo do Investimento

Caso o resultado dê um número maior que um, podemos dizer que é um serviço que vem atraindo os consumidores. Se for igual a um, ele ainda não obteve resultados que justificassem o investimento. E menor que um, significa que ele está dando mais prejuízo do que lucro. 

Quais as vantagens de investir em franquias de moda?

Uma das vantagens de investir em franquias de baixo investimento e retorno rápido, está nos números do mercado. Não é de hoje que o setor vem registrando bons resultados ano após ano.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Além disso, podemos dizer que esse constante crescimento está associado a volatilidade do segmento. Afinal, o clima em que vivemos está em constante mudança, temos as temporadas de frio e calor, por exemplo. 

Outro fator que auxilia essa mudança constante do setor, está nas novas tendências e estilos que surgem a todo momento. Seja por criação do público ou das marcas, as peças estão sempre modificando aspectos e características. 

Para perceber essa volatilidade, provavelmente você consegue listar pelo menos três momentos em que uma determinada moda esteve em evidência. Ou seja, calça cintura baixa, as bermudas largas ou a ascensão do jeans. E essa lista pode ser ainda maior. 

Dados do mercado de moda

Dessa forma, esse é um mercado que permite os empreendimentos obter faturamentos expressivos devido a rotatividade de clientes. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019, foi detectado mais um período de avanço do setor. 

O faturamento aumentou 5,7% e o número de franquias cresceu 1,8%. Quinto ano de crescimento. Além disso, a tendência é que os números do setor, de forma geral, continue evoluindo pelos próximos anos. 

De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(FIESP), é esperado que nos próximos anos, o mercado avança em média 3,1% e chegue a um acumulado de 7% no seu crescimento.  

Além disso, também existe o crescimento do público masculino no setor. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nos últimos anos tivemos mudanças em relação ao comportamento dos homens em relação a beleza e bem estar. 

O público masculino tem estimulado a moda a criar e desenvolver mais coleções e produtos de qualidade. 54% dos homens buscam algum item que possam satisfazê-los. Eles já movimentaram bilhões no segmento e a expectativa é que esse cenário evolua ainda mais. 

Outro ponto que devemos destacar é o crescimento da procura por moda na internet. O estudo Shopper Compass no E-commerce de Vestuário feito pela Shopper Experience, identificou que até 78% dos consumidores procuram referências em redes sociais e sites de buscas.  

Dicas para ter um negócio de sucesso

Os empresários que optarem por fazer investimento em franquias de baixo investimento e retorno rápido, precisam ficar atentos a algumas questões importantes para o desenvolvimento do seu empreendimento. 

Dessa forma, é possível dizer que o primeiro passo de todo franqueado é cumprir com suas obrigações expostas na Circular de Oferta de Franquia(COF) e no contrato final. Ou seja, é sua obrigação tomar conta do negócio e cuidar para que todas as ações necessárias sejam realizadas sem prejudicar nenhuma operação da unidade.

Vale lembrar que as franquias são modelos de negócios que funcionam como uma “cópia autorizada” de uma marca. Assim, cabe a franqueadora passar todas as orientações e regras para que o franqueado consiga fazer o mesmo trabalho que levou a marca a ser reconhecida. 

Além disso, o empresário que decide abrir uma empresa voltado para o setor de moda, também sai na frente em alguns pontos. Afinal, não é necessário se antecipar as tendência, esse trabalho é feito pela franqueadora por meio das suas coleções. Diferente de quem opta por iniciar um trabalho do zero. 

A moda também permite uma aproximação mais íntima entre vendedores e clientes se compararmos com outras vertentes do varejo. Essa atendimento mais íntimo é fundamental para conseguir manter e captar novos clientes. 

Por propiciar uma relação mais duradoura, as chances de obter lucros maiores e uma rentabilidade mais atrativa são maiores. Como a moda está em constante mudança, as pessoas sempre buscam novas peças de vestuário. 

Outro ponto que precisa ser destacado está em relação a atuação do empreendedor com a sua unidade. Ou seja, é de suma importância que eles esteja trabalhando constantemente para fortalecer a marca na região em que atua. 

Franquias de baixo investimento e retorno rápido de roupas

Agora que sabemos as vantagens e como está o mercado das franquias de baixo investimento e retorno rápido no setor de moda, é hora de conhecer algumas das franqueadoras mais baratas que trabalham com vestuário. 

Porém, vale lembrar que esse não é o único segmento que possui empreendimento em conta. Existem outras franquias que trabalham com preços mais acessíveis como alguma corretora de seguro, estética automotiva e até marketing digital. 

Mas para os empresários que sonham entrar no mercado da moda, listamos franquias que possuem um bom investimento e rentabilidade. 

[raio_x_esf]

Para investir em uma das franquias listadas no texto, é necessário que o empresário fique atento a algumas situações e cuidados. Dessa forma, ele consegue fazer seu empreendimento se tornar uma referência. 

Dessa forma, ao conseguir cumprir um dos requisitos básicos para tornar a sua unidade rentável e importante para o desenvolvimento da rede de franqueados, ele consegue identificar a rentabilidade do sua unidade. 

Porém, para alcançar os resultados será preciso seguir algumas ações que são recomendadas pela própria franqueadora. Afinal, como vimos no texto, esse é um modelo de negócio que funciona como uma semi independência. 

Gostou da lista e das informações que apresentamos sobre as franquias de baixo investimento e retorno rápido? Deseja saber mais sobre o setor de moda? Veja o artigo com passo a passo para abrir uma franquia de loja de roupa!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje