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Franquias compactas: quais as vantagens desse modelo de negócio?

Maca para fazer massagem ao fundo com velas acessas em uma mesa de canto com girassóis. Imagem ilustrativa texto franquias compactas

Você está em busca de franquias compactas para mudar de vida? Saiba que existem diversos modelos que podem ajudar a realizar esse sonho. Não importa o segmento, o que não faltam são marcas aproveitando o formato.

Quando uma empresa busca expandir sua área de atuação, a maneira mais barata e em conta para isso é o sistema de franquias. Dessa forma, ela permite que um terceiro explore comercialmente seus produtos e serviços ao mesmo tempo em que ganha espaço no território nacional.

Porém, por falta de informação, muitas pessoas pensam que o investimento em franquias é alto e, por isso, acabam deixando de lado a ideia sem saber das reais possibilidades. Por outro lado, as marcas têm tentado atrair cada vez mais empresários apostando em modelos compactos, baratos e práticos, voltados principalmente para as cidades pequenas.

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Sendo assim, preparamos o conteúdo a seguir explicando como funciona e quais são as vantagens desse modelo de negócio. Acompanhe a leitura e não deixe de conferir as opções de franquias no final do texto.

O que são franquias compactas?

Franquias compactas são empreendimentos que oferecem um espaço físico mais simples para você operar. Ou seja, com poucos metros quadrados é possível oferecer seus serviços e produtos. Com um empreendimento mais enxuto, o franqueado tem chances de ter uma rentabilidade maior.

Importante destacar que rentabilidade é referente ao tempo que a empresa demora para pagar os investimentos feitos nela. A principal base para encontrar esse valor é o lucro. Por isso, você não deve confundir os dois termos. Existem alguns fatores que acabam melhorando esse resultado.

Como no caso de uma estrutura simples, cujo aluguel e as despesas como água, luz, reforma, manutenção, salário e outros, tendem a ser bem mais baratas. Esse tipo de franquia passou a ganhar sucesso quando as franqueadoras viram uma nova oportunidade de crescer suas operações.

Além disso, o modelo é uma boa possibilidade para as empresas que desejam crescer nas regiões mais interioranas do Brasil. Sem a necessidade de uma instalação e manutenção robustas, qualquer cidade com poucos habitantes tem condição de receber a marca. Geralmente, esse modelo possui os mesmos serviços/produtos das lojas padrão.

Dessa forma, muitos empresários passaram a enxergar o formato como uma solução para quem pretende abrir algo com pouco dinheiro. E existem diversas vantagens em apostar nesse tipo de unidade.

Vantagens de investir em uma franquia compacta

Vemos um homem sentado no chão, mexendo no computador e com alguns gráficos impressos ao lado.
Abrir uma franquia oferece maior segurança na hora de investir.

Não é apenas pelo fato de serem menores e terem um custo mensal mais em conta que as franquias compactas são tão atrativas para o mercado. No geral, a mudança estrutural do negócio tende a trazer diversos pontos que precisam ser observados com cuidado por cada empresário.

Baixo custo de investimento

A primeira vantagem que precisamos destacar é com relação ao investimento necessário para tirar o projeto do papel. Mas antes, você precisa entender brevemente quais os gastos envolvem a abertura de um empreendimento como esse.

As franquias são negócios que exigem o cumprimento de certos padrões, que são apresentados no contrato e na Circular de Oferta de Franquia (COF). Na COF, você pode observar o espaço mínimo necessário e a identidade visual que precisa ser seguida, por exemplo. Importante destacar que caso isso não seja respeitado, o investimento é perdido.

Como o empresário estará investindo seu dinheiro em algo compacto, a tendência é que os gastos para tirar o projeto do papel sejam bem mais baixos. O aluguel é menor, as despesas com reforma e manutenção também, assim como a economia nas contas de água e luz.

Com relação aos valores pagos à marca, como taxa de franquia, royalties e fundo de publicidade, podem haver diferenças. Porém, é mais comum encontrar empresas que padronizam essa cobrança.

Operação barata

Outro ponto que vale a pena destacar com relação às franquias compactas é seu baixo custo de operação. Lembre-se que estamos falando de uma estrutura simples, não apenas física, mas também no número de pessoal. Esse tipo de empreendimento exige um quadro de até três funcionários, no máximo.

Contudo, dependendo do modelo de negócio, esse número pode ser maior. Porém, o custo ainda assim é muito menor em relação a outras modalidades no mercado. Além disso, os ganhos não são tão diferentes, apesar da capacidade de atendimento “limitada”.

Dentro da média, o seu negócio conseguirá sobreviver e trazer resultados financeiros realmente atrativos para você. O mais importante nesse tipo de comparação é ter em mente que todas as questões que envolvem o gasto de uma loja padrão serão menores nas compactas.

Dependendo do trabalho que estiver exercendo, você pode ter até uma demanda maior que os franqueados padrões da sua rede. Tudo vai variar do trabalho feito, da organização e entrega para fazer da unidade um sucesso. Nada vem de mão beijada, mesmo que esse modelo tenha um plano de negócio pronto.

Modelo de negócio preestabelecido

Dois homens conversam e analisam um documento (imagem ilustrativa). Texto: franquias compactas.
Contar com um modelo de negócio pronto é uma das grandes vantagens de abrir uma franquia.

Possivelmente, essa é a maior vantagem de apostar numa franquia. Todas, sem exceção, precisam ter um modelo de negócio estabelecido para oferecer aos franqueados. Dessa forma, não é preciso se preocupar em montar e atualizar o seu próprio, poupando esforços e dando mais segurança ao investimento.

Esse plano é responsável por apresentar diversas coisas sobre a empresa, como o produto/serviço oferecido, o impacto dele no mercado, seus concorrentes, as possibilidades de ganho etc. Mas cuidado para não confundir: esse projeto não é a mesma coisa que a COF. Fique atento!

Suportes da franqueadora

Para que uma franquia seja realmente segura, de acordo com o levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a marca precisa oferecer suporte e treinamentos aos seus franqueados. Dessa forma, qualquer pessoa estará apta a tocar o projeto ao longo do contrato.

Esse tipo de atividade é fundamental para transmitir a cultura e os valores da empresa. Graças a isso, elas conseguem construir uma rede sólida e, ao mesmo tempo, o empreendedor tem maiores chances de alcançar o tão sonhado sucesso.

O suporte e o treinamento, podem ser solicitados a qualquer momento. Mas apesar desses auxílios, as franquias são consideradas negócios “semi-independentes”. Ou seja, você é responsável pela gestão e administração da sua unidade. Todavia, você pode consultar a franqueadora sobre eventuais problemas.

Do mesmo modo, se você estiver tendo destaque no mercado, a marca pode entrar em contato para conhecer um pouco mais sobre suas ações e repassá-la para outros franqueados. Dessa forma, a rede segue ainda mais fortalecida.

5 franquias compactas para investir e lucrar

Diversas empresas oferecem franquias compactas para os futuros franqueados. Porém, antes de fazer sua escolha, é importante realizar uma pesquisa bem detalhada das opções. Analise o histórico, o tipo de serviço ou produto oferecido, converse com outros franqueados da marca etc.

E o principal, escolha algo que você realmente gosta de fazer. Não se deixe levar apenas pelo lado financeiro. Esse critério pode tirar o foco daquilo que realmente importa: a sua satisfação com o negócio.

1. Acquazero

Vemos um funcionário da Acquazero realizando o procedimento de oxi-sanitização. Ele está devidamente paramentado com máscara e luvas (imagem ilustrativa). Texto: franquias compactas.
A Acquazero oferece diversos serviços como oxi-sanitização para diversos veículos.

A Acquazero é uma empresa voltada para a lavagem a seco automotiva que nasceu em 2009, na cidade de São Paulo. Apesar dos concorrentes da época, ela foi a primeira a oferecer o serviço com um valor mais em conta.

Para isso, a franqueadora desenvolveu uma tecnologia própria. Com apenas 300 ml de água, é possível limpar toda a parte externa de um carro. A título de comparação, um lava jato convencional utiliza aproximadamente 300 litros de água.

Isso acontece, pois a cera utilizada pela marca, e diluída em água, cria uma camada protetora sobre a pintura do carro deixando-o limpo e brilhando. Dessa forma, em poucos anos, a Acquazero começou a crescer e se espalhou por diversos estados brasileiros.

O grande boom da marca aconteceu entre os anos 2014 e 2016, devido à crise hídrica que atingiu algumas regiões do país. Por sua pegada mais sustentável e preços bastante atrativos, logo a Acquazero se tornou um sucesso. Atualmente, ela é considerada a maior rede de Limpeza Ecológica do mundo.

Entre as suas mais de 400 unidades, tendo franqueados em países como os Estados Unidos e a República Dominicana, é possível contratar diversos serviços. Além da tradicional limpeza, ela oferece os serviços de higienização de ar condicionado, limpeza técnica do motor, remoção de chuva ácida, encerramento etc.

Por fim, seus serviços não ficam limitados aos carros. É possível atender caminhões, motos, ônibus, barcos, aviões e até mesmo alguns objetos residenciais, como sofás, carpetes, tapetes e colchões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Para quem deseja uma oportunidade entre as franquias compactas no ramo de corretagem de seguros, uma das possibilidades é a Quisto. A marca mineira, com mais de 10 anos de história, é uma das mais atrativas no mercado, seja para empreendedores ou pessoas em busca de proteção.

Uma das grandes vantagens da franqueadora é a possibilidade de oferecer um catálogo com mais de 90 tipos de serviços. São opções que variam entre os tradicionais seguros, planos de saúde e até mesmo soluções financeiras como consórcios e financiamentos.

Diante de tantas possibilidades, a Quisto conta com seu sistema exclusivo capaz de gerar cerca de 20 orçamentos ao mesmo tempo. Importante destacar que a franqueadora possui parceria com diversas seguradoras do Brasil – são quase 35 empresas ao seu lado.

Entre elas estão a Azul Seguros, Allianz, Alfa, Suhai Seguros, Liberty Seguros, Mapfre, MetLife, Golden Cross, Porto Seguros, Promed, Zurich, Unimed, SulAmérica etc.

Graças a essa solução, o cliente tem a possibilidade de escolher o plano com o melhor custo-benefício. Tudo isso cria uma relação transparente e de confiança entre as partes. Nesse sentido, também vale a pena frisar a política de comissionamento da Quisto, uma das mais atrativas do mercado.

A sua unidade física conta com uma estrutura bem simples, demandando um número pequeno de funcionários. Além disso, a empresa conta com o modelo home office de baixo investimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Assista agora ao vídeo explicativo sobre o empreendimento e saiba outros detalhes do negócio!

3.Alergoshop

Existem diversas pessoas no Brasil que sofrem com algum tipo de alergia. Pensando nisso, surgiu a Alergoshop. A empresa é especialista em cosméticos, saneantes, anti-ácaros, semi joias, repelentes, entre outros, com elementos anti-alérgicos.

No mercado desde 1993, a empresa segue crescendo e alcançando diversos consumidores. Atualmente, a empresa é vista como uma das mais importantes do seu nicho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 188 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Home angels

Para os empresários que estão em busca de franquias compactas voltadas para a saúde, temos como opção a Home Angels. A empresa oferece cuidados especiais para diversos clientes, tendo como principal público, os idosos.

São quase 100 unidades franqueadas pelo Brasil, ao longo dos seus 10 anos de história. Importante destacar que não é necessário ter experiência na área, apenas vontade de fazer a diferença e ter aptidão para esse tipo de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 96 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

5. Loucos por Coxinha

A Loucos por Coxinha é uma empresa voltada para a venda desse salgado que é um sucesso. Criada para atuar no nicho de fast-food, a marca tem consolidado a sua participação no mercado, se tornando uma referência no segmento. Não à toa, já possui diversas unidades pelo Brasil em pouco mais de seis anos.

Em seu modelo mais enxuto, é possível escolher o formato quiosque. Inclusive, essa é a principal aposta para a franqueadora ganhar cada vez mais terreno em outras regiões do Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Ao longo do texto, você pôde conhecer as principais vantagens e benefícios de apostar num modelo mais simples de franquia. Mesmo sendo um negócio não tão conhecido, ainda assim, existem grandes marcas que oferecem essa possibilidade. E, ao mesmo tempo que você cresce e se torna um grande empresário, as empresas expandem a sua área de atuação.

O que achou do nosso conteúdo sobre franquias compactas? Deseja aprender mais sobre esse modelo de negócio? Confira o nosso artigo “Como ganhar dinheiro com franquia? Dicas infalíveis!

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