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Franquias brasileiras: conheça as melhores segundo dados das ABF

Desenho mostrando mão tirando uma franquia do mapa do Brasil na representação do mapa mundo. Imagem ilustrativa texto franquias brasileiras

Encontrar franquias brasileiras de sucesso é algo bem fácil, afinal, estamos falando de mais de três mil opções disponíveis no mercado. Certamente, uma delas adere ao seu perfil.

Se tornar um empresário é o sonho de muita gente que deseja novas perspectivas. Nem todos gostam da ideia de passa o resto da vida na prestação de serviços. Acontece que a transição entre um momento e outro deve ser feito com atenção e cuidado.

São diversas dúvidas que podem surgir na cabeça de um empreendedor, ainda mais se estiver em início de carreira. Estamos falando de pessoas que passam anos de suas vidas juntando as economias necessárias para ter algo para chamar de seu. Qualquer passo em falso pode colocar tudo a perder.

Por isso, preparamos o texto a seguir com dicas que facilitarão sua jornada, além de algumas das melhores opções de franquia para você analisar. Acompanhe a leitura!

Qual a melhor franquia para investir?

Ao analisar as melhores franquias brasileiras para investir, é muito importante que o futuro franqueado tenha um entendimento completo dos seus planos a médio e longo prazo. Sendo assim, as chances de fechar o ano com um bom resultado serão melhores. Mas há também outros pontos.

De antemão, é necessário avaliar o seu perfil como empresário. Que fique claro: não existe um perfil ideal, certo ou errado, quando o assunto é abrir um negócio. Todavia, a questão consiste em distinguir pontos fortes e fracos e, assim, identificar uma marca mais alinhada com os seus traços.

Ou seja, existem aquelas pessoas que gostam e lidam melhor com vendas, por exemplo. Neste caso, elas tendem a ter melhor desempenho com relação ao atendimento, pois têm um bom poder de persuasão. Em contrapartida, existem empreendedores com mais facilidade com números, sabem negociar e lidam muito bem com questões burocráticas.

Se identifica com alguma dessas características? Saiba que são seus pontos fortes. Por outro lado, as características cuja identificação foi menor ou nula, saiba, são pontos que você precisa aprimorar. Desse modo, o mais condizente seria tentar unir o melhor dessas duas categorias mais gerais, aprimorando traços fortes e melhorando o que não está bom.

Outro ponto que precisa ser analisado diz da relação entre a localização e o segmento cujo empreendimento você está prestes a abrir. Existem lugares muito bem amparados por determinados comércios, por exemplo, e ter mais um empreendimento na área pode não trazer os resultados esperados. Essa é uma analise fundamental para o sucesso de uma unidade.

Por fim, mas não menos importante, o valor de investimento de uma franquia não dita suas qualidades. Você precisa analisar com cuidado quais as reais vantagens e se elas justificam o investimento.

Quais as franquias mais baratas e lucrativas?

Sobre gráficos há uma lupa com o ícone de uma loja desenhada em sua lente. À direita da imagem vemos uma mão segurando uma caneta (imagem ilustrativa). Texto: franquias brasileiras.
O caminho para conseguir abrir uma franquia de sucesso começa pelos segmentos com bons resultados.

Sabendo o melhor caminho para conseguir encontrar as franquias brasileiras que tenham a ver com o seus objetivos, é a hora de fazer uma busca pelas franquias mais atrativas, financeiramente falando. Ou seja, as que oferecem o melhor custo-benefício.

Para chegar até essas marcas é necessário levar em consideração fatores como os anos de expertise, o tipo de produto ou serviço oferecido e, principalmente, o histórico do segmento em que ela está presente.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), antes da crise de 2020, o mercado como um todo vivia um bom momento, algo que não era visto desde 2015. Todas as unidades conseguiram fechar o ano em alta, tendo maior destaque para os segmentos da “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, “Casa e Construção” e “Serviços e outros negócios“.

Todas esses três segmentos conseguiram fechar o ano com números bastante atrativos, tanto em faturamento, quanto em novas unidades. Tendo uma base sólida, esses três também estão registrando bons resultados em 2020, mesmo com o mercado em recuperação.

Para se ter uma ideia, esses três conseguiram sair do primeiro semestre com resultados negativos e iniciar o segundo com resultados acima do esperado. Apesar de outras áreas estarem se recuperando bem, podemos dizer que esses setores compõem o rol de empreendimentos mais baratos e lucrativos no momento.

Porém, vale lembrar, é muito importante que você analise os resultados dos demais para conseguir definir o melhor caminho. Um empreendedor de sucesso não considera apenas o lado financeiro, mas leva aquilo que gosta e deseja fazer. Afinal, serão anos de sua vida dedicados ao negócio.

9 melhores franquias brasileiras para conhecer e abrir

Agora que você sabe como encontrar um bom empreendimento, separamos uma lista com as melhores franquias brasileiras disponíveis no mercado. São diversas opções que oferecem tranquilidade e segurança, sobretudo para empresários de primeira viagem.

Nesta lista, elencamos algumas das 100 maiores franquias do Brasil, segundo o último levantamento da ABF, feito em 2019.

1. O Boticário

Mulher borrifa perfume em seu punho direito (imagem ilustrativa). Texto: franquias brasileiras.
O Boticário é a principal marca no ramo de cosméticos e perfumaria do país.

Com mais de 40 anos de história, O Boticário é uma das melhores marcas para quem busca empreender em uma das opções de franquias brasileiras voltadas para cosméticos e perfumaria. Além de ser uma das mais tradicionais e relevantes do mercado nacional, a empresa é reconhecida em todo o mundo.

Não à toa, ela é considerada a maior rede de franquias do Brasil, com quase 4 mil unidades, estando mais de 170 delas em outros países. Todo esse sucesso só é possível graças ao seu mix de produtos de alta qualidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. Acquazero

A Acquazero é uma empresa que nasceu em meados de 2009. O objetivo da marca era oferecer um serviço de lavagem a seco para todas as parcelas da população.

Assim, a Acquazero desenvolveu a sua própria tecnologia e, dessa forma, passou a ser possível realizar a limpeza de toda a parte externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água. Para se ter uma ideia, os tradicionais lava jatos têm um consumo até mil vezes maior.

O grande estouro da marca aconteceu durante a crise hídrica no Brasil. Entre os anos de 2014 e 2016, algumas regiões e cidades do país precisaram adotar o rodízios no abastecimento de água como medida de contingência. Com isso, a busca por serviços que consumiam pouca água cresceu.

Nesse momento, mesmo tendo uma boa quantidade de unidades espalhadas, a Acquazero conseguiu se destacar ainda mais. Não apenas devido à economia de água e os valores mais em conta, mas também por oferecer uma variedade de serviços de alta qualidade.

Desde então, a marca não parou de crescer e hoje é considerada a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, incluindo cuidados para estética automotiva. Muito desse sucesso também se vale do seu modelo de negócio.

Quem quiser se tornar um franqueado pode optar por unidades físicas ou no formato home office, em que o franqueado se descola até o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para conhecer um pouco mais sobre a marca, separamos o vídeo a seguir com todas as vantagens desse empreendimento entre as franquias baratas. Confira!

3. Chilli Beans

Uma das principais franquias brasileiras no mercado, a Chilli Beans é responsável pelo desenvolvimento e criação de coleções de óculos escuros. Assim, com seus próprios produtos, a empresa conseguiu se destacar no mercado estando hoje presente em diversos estados brasileiros e em outros países.

Além dos óculos escuros, a marca também oferece armações, lentes de grau, relógios e outros acessórios voltados para moda. Atuando desde a década de 1990, é considerada a maior rede especializada do segmento na América Latina.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 193 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Havaianas

Certamente você já usou algum chinelo Havaianas na vida! E sem dúvida, podemos dizer que essa é uma das marcas brasileiras mais reconhecidas em todo o mundo. A loja exclusiva de sandálias, tênis e acessórios é um sucesso e atrai diversos consumidores. Não importa se para comprar um produto para o dia a dia ou um presente.

Para se ter noção do sucesso, a empresa manda seus produtos para mais de 120 países, e atualmente, oferece 200 modelos com cores, estilos e licenças que chegam a 1,2 mil sandálias diferentes. Sem dúvida um bom investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 245 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. Am/Pm

A loja Am/Pm é uma das marcas disponíveis para investir. Porém, diferente das demais, ela só permite a abertura em um dos postos da rede Ipiranga, detentora da marca. Assim, é preciso encontrar um ponto, conversar com o dono e iniciar o processo.

Mesmo diante desta condição, ela é uma das maiores franquias do Brasil, com quase 2,4 mil unidades em todo o país. São diversos produtos que podem ser comercializados entre empório, mercado e loja de conveniência, tudo em um só lugar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 270 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6. Óticas Diniz

Mulher bastante elegante conversa com outras pessoas em uma reunião. Ela está usando seus óculos de grau com armação de gatinho (imagem ilustrativa). Texto: franquias brasileiras.
As Óticas Diniz, uma das maiores do Brasil, oferece diversos óculos de qualidade para seus clientes.

A Óticas Diniz traz o que há de melhor no varejo de lentes ópticas e armações, sejam para o dia a dia ou casuais. Atuando no ramo desde os anos 1992, a marca é considerada a maior rede de franquias do segmento e está presente em todos os estados brasileiros.

Para se ter uma ideia, são mais de 1,1 mil unidades. A Diniz, como também é conhecida, oferece um atendimento personalizado para seus clientes em loja. Além disso, a empresa busca constantemente por soluções e tecnologias que beneficiam a saúde visual de seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. CNA

Voltada para o ensino de idiomas, a CNA é uma das principais redes do seu segmento entre as franquias para empreender. São mais de 600 escolas por todo o Brasil. Desde a década de 1970, a empresa se dedica ao ensino do Inglês e Espanhol para milhares de alunos.

Dessa forma, o grande foco da empresa, agora, é conseguir expandir sua área de atuação e alcançar pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de fazer um bom curso. Segundo a própria marca, estima-se que há duas mil praças com potencial de abertura.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

8. Hering Store

Para o empresário que deseja entrar no mercado de vestuário, a Hering aparece como uma das melhores possibilidades. Considerada a principal e mais antiga marca em atividade, a marca conta com um know-how de 140 anos. São diversas peças e coleções que encantam pessoas de todo o mundo.

São aproximadamente 600 unidades, sendo 20 delas no exterior. De acordo com a própria marca, estima-se que mais de 90% dos brasileiros reconhecem os dois peixinhos estampados em seus produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 585 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

9. Localiza Hertz

A empresa mineira Localiza Hertz é uma referência no mercado brasileiro e sul-americano quando se trata de locação de veículos. Com aproximadamente 50 anos de história, a marca é procurada por diversos empresários que buscam entrar neste mercado que tem tido um crescimento cada vez maior.

Além disso, a Localiza é a maior do segmento de serviços automotivos, com suas 600 unidades, sendo 80 internacionais. O franqueado que se interessar pela marca terá acesso a um serviço de qualidade e ótimos resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco dos cuidados necessários para tornar o sonho de ter o próprio empreendimento uma realidade. São diversos pontos a se considerar na hora de decidir qual a melhor marca e segmento para investir e dar continuidade aos seus objetivos.

Gostou da nossa lista de franquias brasileiras? Deseja aprender um pouco mais sobre o mercado? Confira o artigo “Finalmente! O segredo das franquias inovadoras foi revelado”!

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