Destaques ★Franchising

Franquias baratas para aposentados: melhores opções para o público

Homem com cabelo grisalho limpando um carro. Imagem ilustrativa texto franquias baratas para aposentados.

No mercado existe uma série de franquias baratas para aposentados investirem, uma vez que muitos se descobrem empresários nesse momento da vida.

É comum encontrar quem pense que a idade avançada é momento para descansar e relaxar. Não é um pensamento errado, muito pelo contrário, mas também existem aqueles que não querem ficar parados.

Quem está nessa faixa etária mal sabe as vantagens de abrir um negócio. Afinal, estamos falando de pessoas com mais conhecimento, focadas mais na realização pessoal que na rentabilidade.

Advertisement

Pensando nisso, preparamos este texto com algumas informações sobre franquias e como se tornar um franqueado de sucesso. Acompanhe a leitura.

Empreendedorismo na terceira idade: conheça alguns números

Os empreendedores da terceira idade que buscam franquias baratas para aposentados devem ter boas expectativas. Não à toa, existe um número bem expressivo de pessoas que investem depois dos 60 anos.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, em 2017, existiam aproximadamente 650 mil empreendedores nessa faixa etária. Esse número corresponde a pouco mais de 3% do total de empresários no Brasil.

Além disso, cerca de 10% dessas pessoas ainda pensam em ter algo para chamar de seu. Ou seja, mesmo após anos de vida, ainda existem aquelas que não conseguem ficar paradas.

Dessa forma, ainda segundo o Sebrae, entre os principais motivos que motivam essa parcela da população está a possibilidade de ela finalmente fazer o que gosta.

Há também a possibilidade de melhorar de vida, além de unir experiência numa determinada área para continuar na ativa. Por fim, cerca de 21% dos entrevistados escolhem empreender para manter a família.

Como escolher a melhor franquia para investir?

Casal com cabelos grisalhos apertando a mão de um empresário após assinar um documento. Imagem ilustrativa texto franquias baratas para aposentados.
É preciso levar algumas coisas em consideração antes de fechar negócio.

O caminho para encontrar as franquias baratas para aposentados é bem simples. Todavia, é preciso pensar em algumas questões para ter a certeza de investir em algo realmente interessante.

Mais do que nunca, você não pode colocar apenas as questões financeiras em questão. Isso pode mascarar uma série de pontos importantes do negócio.

Como resultado, você acaba criando uma ilusão de que não há problemas e desafios a serem superados ao longo da jornada.

Nesse sentido, é importante que você saiba que empreender exige uma dedicação maior que as tradicionais oito horas de trabalho.

Além disso, é preciso considerar o tipo de mercado que está entrando, o nicho e todas as vantagens que o negócio e a rede oferecem.

Além disso, encontre marcas que conversem com seus objetivos. Você ficará bastante tempo por conta do negócio, e nada mais justo do que fazer algo que realmente deseja, sobretudo nesse momento da vida.

Tendo isso em mente, podemos prosseguir com as dicas para chegar até as melhores franqueadoras.

Avalie seu perfil empreendedor

O primeiro passo para se tornar um grande empreendedor nessa fase da vida é identificar qual o seu perfil de empresário. Principalmente se essa for a sua primeira vez investindo em um negócio.

No geral, podemos dizer que existem pelo menos dois tipos de perfis. A princípio, temos aqueles que lidam melhor com o público e conseguem conversar mais facilmente com ele.

Ao mesmo tempo, esse empresário saberá gerir conflitos, entende bem a dor dos consumidores, e consegue ser um exemplo para seus colaboradores etc.

Por outro lado, existem aqueles empresários mais “burocráticos”. Geralmente, esse tipo de empreendedor consegue entender melhor os relatórios e dados sobre o negócio.

Além disso, ele toma suas decisões com base nas informações que recebe desses documentos. Isso sem contar na facilidade no trato com fornecedores.

Reparou como ambos se complementam? Dessa forma, o seu foco para tornar o seu empreendimento um sucesso deve estar na identificação dos seus pontos fracos e no aprimoramento deles.

Portanto, não podemos dizer que existe o melhor ou o pior perfil para tal atividade. Cada empreendimento vai necessitar de certas ações e cabe a você responder a isso.

Pense nas limitações do seu corpo

Mesmo vendendo saúde, é comum as pessoas da terceira idade sentirem dores. Esse é um processo natural e não há nada de errado com isso.

Esses problemas acontecem devido ao tempo, aos hábitos longínquos que, de certa forma, contribuíram para tal resultado. Mas ao mesmo tempo, é preciso levar em consideração outros fatores.

O empresário da terceira idade possui problemas com articulações desgastadas, flexibilidade, condicionamento físico, dores crônicas etc. Pois, com o tempo, o nosso corpo vai ficando mais frágil.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), entre 25% e 50% das pessoas com mais de 60 anos se queixam de alguma dor.

Agora, isso quer dizer que você não poderá optar por alguma das franquias baratas para aposentados? Claro que não.

A dica, no entanto, é apenas fazer uma pesquisa sobre o tipo de serviço que é oferecido pela franqueadora e entender se você tem condições reais de fazer o que lhe será proposto.

Com um bom condicionamento físico, nada impede de fazer uma atividade que irá exigir um pouco mais do seu corpo. Contudo, mesmo diante dessa possibilidade, não deixe de conversar com o seu médico.

O mais importante nesse momento é reconhecer suas limitações físicas.

Pesquise bem sobre as franquias

blocos com imagem de lojas na face formando um fila. Bloco em destaque vermelho. Imagem ilustrativa texto franquias baratas para aposentados.
O segredo para encontrar a franquia ideal é uma pesquisa detalhada.

Além de fazer uma pesquisa sobre as suas obrigações como franqueado, é importante que você consiga identificar as reais vantagens de cada franqueadora.

Para isso, você pode fazer uma busca detalhada sobre os diversos aspectos que compõem a franqueadora.

Por exemplo, uma das principais vantagens das franquias baratas é permitir que o franqueado entre para o mercado com um público mais receptível.

Afinal, estamos falando de uma marca que possui história e, na maioria dos casos, reconhecimento no mercado. Mas o problema acontece quando essa fama não é favorável.

Para identificar isso, o futuro franqueado pode acessar as redes sociais da empresa e identificar o nível das críticas, a recorrência, o trato da franqueadora com as pessoas etc.

Outro ponto que vai lhe ajudar a tomar uma decisão é conversar com outros franqueados, principalmente os da terceira idade.

Ao longo do processo de abertura, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o negócio.

Entre elas, estão os dados de todos os atuais e ex-franqueados dos últimos dois anos. Assim, basta entrar em contato para saber deles se a franqueadora é boa ou não.

Para se ter uma ideia da importância da COF, de acordo com a lei, é necessário esperar 10 dias entre o seu recebimento e a assinatura do contrato.

Dessa forma, estude com cuidado todos os detalhes da Circular e converse com um advogado de confiança para lhe auxiliar no processo.

Dá para investir a aposentadoria no negócio?

Se o seu maior medo é não conseguir investir a sua aposentadoria numa franquia, não se preocupe. Algumas marcas oferecem um modelo de negócio conhecido como microfranquias.

O modelo, na maioria dos casos, não necessita de uma estrutura física externa para funcionar e seus valores de investimento são bem mais baixos.

Apesar das diferenças, todas as outras questões são iguais as franquias, digamos, convencionais. Como o compartilhamento do know-how, suporte e treinamento.

Existem franquias cujo custo não ultrapassa os R$ 5 mil. Além disso, esse modelo é ótimo para quem busca apenas um complemento de renda.

Geralmente, essas franquias baratas para aposentados exigem apenas um computador e acesso à internet para realização do trabalho.

Assim, também não é preciso se preocupar com as horas de dedicação, já que cada empresário pode montar uma rotina diferente. Com horário de descanso, almoço, lanche etc.

3 franquias baratas para aposentados investirem e lucrarem

O mais importante nessa sua jornada como empresário é estar disposto a aprender coisas novas e não se fechar para o universo da tecnologia.

Mostramos como esse comportamento é fundamental para o sucesso do negócio, principalmente se tratando do seu perfil empresarial.

E isso é válido até para quem já viveu uma experiência no franchising e, agora, busca voltar. Nunca é tarde para aprender, principalmente em um mercado tão volátil quanto o atual.

Agora, vamos apresentar três franquias baratas para você investir.

1. Quisto Corretora de Seguros

Homem com proposta da Quisto em mãos para oferecer ao casal de clientes ao fundo
A Quisto oferece diversos serviços para seus clientes.

A Quisto é uma corretora de seguros que oferece boas possibilidades para quem deseja se destacar nesse mercado. Não à toa, a marca cresceu muito e se tornou uma referência no segmento.

Natural de Belo Horizonte, capital mineira, a empresa tem ganhado espaço por possuir um catálogo com mais de 90 tipos de seguros e outros serviços.

Dessa forma, o franqueado tem uma variedade de possibilidades para auxiliar no seu faturamento, e ainda consegue trabalhar para fidelizar seus clientes.

Para oferecer tantos serviços assim, a franqueadora precisa de empresas parcerias. Não à toa, cerca de 30 delas trabalham com a Quisto.

Nessa lista estão a Golden Cross, Zurich, HDI Seguros, Porto Seguro, Banco BMG, Unimed, Liberty, Mapfre e outras grandes marcas de sucesso.

Com tanta demanda, a franqueadora precisou desenvolver o seu próprio sistema de gestão. Dessa forma, ela conseguiu criar um programa capaz de gerar mais de 20 orçamentos ao mesmo tempo.

Como resultado, o consumidor tem a opção de escolher a oferta que mais chama a sua atenção pelo custo-benefício. Por fim, a política de comissionamento da Quisto é uma das melhores do mercado.

O franqueado que desejar abrir uma unidade poderá optar pela opção home office, ou seja, uma estrutura com computador e acesso à internet. A outra opção é uma loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

2. Mardelle

Se você é um empresário que busca uma oportunidade de negócio barato no ramo da moda, uma das possibilidades é a Mardelle.

A marca é responsável por oferecer diversas peças de moda íntima para seus consumidores, sempre se destacando pelo bom preço e pela qualidade de suas peças.

A Mardelle nasceu em Belo Horizonte (MG), com o intuito de ajudar sua fundadora a pagar seus estudos na faculdade.

Vendendo para suas amigas e outras mulheres do campus, logo a empresária fundadora começou a enxergar as vantagens do negócio.

Assim, pouco tempo depois, ela se uniu a um sócio que, juntos, iniciaram a expansão da empresa. Não demorou muito para que a primeira loja física fosse inaugurada na região metropolitana da capital mineira.

Visando aumentar o seu alcance, a Mardelle decidiu iniciar sua jornada no franchising.

Com linhas diversas, diferentes tamanhos e atendendo qualquer tipo de pessoa, seja homem ou mulher, a empresa se tornou reconhecida.

Um dos principais focos de destaque é o conforto de suas peças, que são fabricadas pensando sempre em novas técnicas de costura para melhorar a sensação do produto junto ao corpo.

Quem quiser se tornar um franqueado da Mardelle poderá optar por dois tipos de lojas físicas. Uma para shopping e outra para ruas movimentadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Veja como nunca é tarde para iniciar a sua jornada empreendedora! No vídeo abaixo, você confere o depoimento de uma das franqueadas da Mardelle.

3. Monitorias

Se você gosta de dar aulas e deseja iniciar uma jornada no ramo educacional, a Monitorias é uma boa proposta no mercado.

A franqueadora é reconhecida por oferecer diversos serviços que ajudam alunos por meio de reforço escolar, aulas particulares, acompanhamento psicopedagógico etc.

Utilizando uma metodologia própria, a franqueadora tem se destacado no mercado. Mesmo com poucos anos no sistema de franchising, ela já soma mais de 15 unidades em operação no Brasil.

Com a opção de trabalhar em home based, a Monitorias também é um bom negócio para complementar a renda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses

Ao longo do texto, você viu que nunca é tarde para iniciar uma jornada empreendedora. O mais importante nesse processo é encontrar uma marca que corresponda às suas expectativas como empresário.

Sendo assim, leve em consideração o seu perfil e suas limitações, mas esteja sempre disposto ao novo. Pois o mais importante é não desistir de realizar o seu sonho.

O que não faltam são boas opções de franquias baratas para aposentados. Então, continue explorando o Top Franquias e conheça mais sobre o universo do franchising. 

Seja seu próprio chefe: franquias para trabalhar sozinho

Artigo anterior

Vantagens de ser um franqueado: é uma boa para abrir um negócio?

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.