O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Franquias baratas em Brasília: listamos as melhores alternativas

Franquias baratas em Brasília: listamos as melhores alternativas

Sumário

Não é difícil encontrar franquias baratas em Brasília. Afinal, há muitas empresas que estão dispostas a entrar ou aumentar a sua atuação na capital federal. 

Fundada em 1960, a terceira capital do Brasil ficou conhecida por ser uma cidade planejada com suas características e peculiaridades.

Como o formato de um avião que orienta todos os moradores da cidade, com referências como Asa Sul e Norte, setores diferentes e monumentos. 

Por causa da grande quantidade de órgãos públicos presentes no local, a cidade passou a crescer e se desenvolveu em poucos anos de existência. Se tornando, atualmente, uma das mais ricas do País. 

Dessa forma, por causa da renda local e possibilidades de aumentar a sua área de atuação em pontos estratégicos, diversas empresas passaram a apostar na região.

Se tornando uma possibilidade para empreendedores que desejam ser franqueados. 

Para mostrar as vantagens de investir em Brasília, os pontos que precisam ser observados e dicas de franquia barata para empreender, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura. 

Por que investir em franquias baratas em Brasília?

Apostar em franquias baratas em Brasília pode ser um grande começo para quem deseja mudar de vida e dar start em uma nova carreira profissional.

A capital nacional conta com uma das melhores estruturas para os empreendedores. São diversos aspectos que acabam transformando a cidade em uma referência. 

O primeiro indicativo dessa potencialidade é vista quando analisamos o Índice de Desenvolvimento Humano de Brasília (IDH).

Considerado um dos maiores do país, a cidade está acima da média nacional e registra um valor de 0,824. Para se ter umaideia, o Brasil registra 0,727. 

Vale ressaltar que esse levantamento considera pontos como longevidade, renda e educação.

Outro aspecto que favorece os investidores em Brasília é o estudo divulgado pela Endeavor conhecido como “Índice de Cidades Empreendedoras”, que teve sua última versão em 2017.

Inicialmente, a capital federal tem crescido em comparação com os últimos levantamentos feitos pela instituição.

Atualmente, a cidade é considerada a 17º que possui as melhores condições para empreender.

Assim, por mais que possa parecer pouco, Brasília é a primeira cidade fora do eixo Sul- Sudeste a aparecer no ranking. 

Além disso, o município é considerado o 4º mais inteligente do Brasil de acordo com o ranking realizado pela Connected Smart Cities em 2019.

Para que esse estudo seja feito, são considerados diversos indicadores como porcentagem de tratamento de esgoto, acesso à internet, empregabilidade, atendimento urbano, quantidade de leitos etc. 

Com base nesses breves aspectos podemos observar os primeiros pontos positivos de apostar em franquias baratas em Brasília.

Porém, ainda é preciso conhecer um pouco mais sobre os pontos benéficos desse modelo de negócio. 

Veja os benefícios de uma franquia

As franquias baratas em Brasília podem trazer diversos retornos interessantes para os empreendedores.

Muito desse aspecto só acontece por causa dos cuidados que esse negócio oferece aos empresários. Entrar em uma rede de franquias é uma grande oportunidade para realmente mudar de vida com segurança. 

A principal característica desse tipo de negócio é oferecer um via de mão dupla, onde o franqueado, para desenvolver a sua unidade, precisa seguir as orientações e padrões estabelecidos pela marca.

Afinal, o segredo do sistema de franchising é permitir que uma pessoa possa entrar no mercado com uma empresa referência por trás. 

Para garantir que isso possa acontecer da melhor forma possível, as franquias oferecem treinamentos e suportes direcionados aos franqueados e sua equipe.

Assim, ambas as partes conseguem se ajudar, sendo ocasionado grandes resultados para os dois lados. 

Por mais que pareça algo mais travado, é justamente o contrário. Os franqueados possuem algumas limitações comuns para que a marca continue sendo reconhecida pelo mercado.

A marca passou anos sendo testada, executando melhor os processos e alterando os planos de negócios. Todas essas melhorias são quesitos essenciais para a maturidade da rede hoje.

Assim, para que seja realmente algo atrativo, é preciso seguir esses padrões.

Em pontos relacionados à gestão e administração do negócio, fica totalmente sob responsabilidade do empreendedor. Podendo considerar as franquias como negócios semi-independentes. 

Graças a essa forma de trabalhar, esse é o modelo de empreendimento mais seguro que existe no Brasil.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das unidades fecham as portas antes de 10 anos de operação.

Enquanto isso, os empreendimentos próprios têm uma taxa superior a 70%. 

Vantagens de apostar em franquias baratas em Brasília

Quem optar por apostar em franquias baratas em Brasília, poderá ter acesso aos diversos benefícios que vão além dos dados apresentados até aqui.

Devido ao sucesso e segurança desse negócio, o sistema de franchising tem ganhado cada vez mais adeptos. Não apenas empreendedores, mas também as marcas. 

Vale destacar que elas começaram a enxergar esse modelo como uma das formas mais fáceis e baratas de expandir sua atuação pelo Brasil.

Lembrando também que diversas empresas de fora do país têm apostado no mercado brasileiro e conseguido bons resultados. 

Por causa disso, 2019 fechou como o ano com o maior faturamento da história. Ao todo, as franquias encerram o ano com faturamento de R$186 bilhões, quase 7% a mais que 2018.

Nos dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), muito desse sucesso se deu ao número de unidades em atividade, próximo a 161 mil. 

Com um crescimento tão exponencial e constante ao longo dos anos, várias empresas passaram a criar suas próprias redes.

Esse movimento acabou resultando no crescimento de 4,6% na empregabilidade. Ao todo, só em 2019 foram geradas mais de 1,3 milhão de vagas. 

Entre os segmentos com as melhores franquias é possível identificar a “Alimentação”, “Moda”, “Saúde, Beleza e Bem-Estar”, “Serviços e outros negócios”e “Serviços Automotivos”.

Assim, para quem optar por abrir algumas das franquias baratas em Brasília terá a oportunidade de entrar num modelo de negócio extremamente atrativo. 

Porém, para que isso possa acontecer da melhor forma possível na capital federal, é necessária atenção para algumas questões importantes.

Afinal, essa não é uma cidade comum e possui suas peculiaridades. 

Quais os cuidados para empreender em Brasília?

Franquias baratas em Brasília - Imagem do horizonte da cidade.
Por ser uma cidade planejada, Brasília possui diversas peculiaridades

A estrutura presente em Brasília é uma das melhores para receber empreendimentos.

Por causa da diversidade de pessoas de outros estados e a mistura de cultura, é possível encontrar diversos negócios com diferentes características.

O que resulta em uma variedade ótima de padrões, qualidade e preços. 

Dessa forma, todas as classes sociais conseguem ser atendidas e se tornar um cenário muito promissor para o futuro franqueado.

Assim, o primeiro cuidado que você deve tomar ao abrir uma franquia de sucesso na capital federal é saber onde e como você deseja atuar. 

Em seguida, precisa conhecer um pouco sobre a cidade e seus eixos. Brasília é uma cidade planejada, onde cada região tem sua finalidade.

Dificilmente você terá uma experiência como nos demais municípios. Por exemplo, o eixo rodoviário é onde estão os setores residenciais, tendo cada, blocos voltados para comércio e serviços. 

Além disso, o setor Hoteleiro e Médico Hospitalar são encontrados na região Norte e Sul da cidade.

Porém, é muito importante estar por dentro dos padrões de vida de cada local. Saber como é o negócio que pretende abrir e a melhor região para ele é fundamental para o seu desenvolvimento. 

Por fim, outro ponto que deve ser observado por quem for empreender em Brasília é saber que a capital federal é conhecida como a “cidade dos concursos públicos” devido à concentração de diversos órgãos públicos do País.

Como vimos, Brasília conta com pessoas de diversos estados e por causa disso, durante o período das férias acaba ficando mais vazia do que as demais cidades do país.

Por isso, o empresário precisa ficar atento a essas questões e se preparar para o período de baixo movimento. 

Descubra o perfil ideal para abrir um negócio em Brasília

Para abrir alguma das redes de franquias baratas em Brasília, você precisa apresentar algumas características que farão diferença ao longo da sua jornada.

O primeiro passo é descobrir qual a sua vontade quando se trata de empreender. 

Podemos encontrar franqueadoras que trabalham com o objetivo de ser apenas um complemento da sua renda e outras que exigem uma dedicação a mais.

Ambas podem trazer a sensação de realização pessoal para os empresários. 

Portanto, antes de começar a jornada, você precisa ter uma ideia bem clara do seu objetivo para que consiga traçar o caminho mais prático.

Além disso, empreender quer dizer fazer um planejamento a longo prazo. Nos primeiros meses ou anos de operação, o seu custo será equivalente ao pagamento do seu investimento. 

A vantagem das franquias é que existe uma previsão média da duração desse tempo. O que não acontece quando analisamos um negócio próprio, por exemplo.

Por causa disso, você precisa ter a consciência e tranquilidade para enxergar o que será feito nos próximos anos que podem reduzir esse período. 

Outro fator que precisa ser muito bem observado pelos empresários é quanto a sua dedicação ao negócio e disciplina.

Lembre-se que a partir de agora você será o seu chefe, independente se o empreendimento será apenas um complemento de renda ou não. E o mais importante, você precisa ter confiança em seus atos. 

Como se tornar um franqueado?

O primeiro passo para se tornar um franqueado é conseguir encontrar aquela empresa que está alinhada com as tendências do mercado.

Empreender, como vimos, é algo que precisa ser pensado a longo prazo. Dessa forma, se a empresa não tiver essa visão, a tendência é que você fique parado no tempo junto com ela. 

Assim, busque sempre as franqueadoras que contam com alguma tendência em sua operação.

Além de ser um diferencial para conquistar o seu público, vai permitir que você se firme cada vez mais na região como uma referência, fazendo seus concorrentes correrem atrás de você e não o contrário. 

Outra dica muito importante para quem deseja se tornar um franqueado é consumir os produtos ou serviços oferecidos pelas marcas.

Apenas dessa forma você terá condição de identificar os pontos fortes e fracos do negócio na prática. No papel é tudo muito bom, mas na realidade as coisas podem ser diferentes. 

Se não houver esse cuidado, suas chances de investir em algo que você não acredita que seja bom são ainda maiores.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Lembre-se que por mais que as franquias possuam o seu público fiel, isso não é garantia de produto ou serviço dentro do que você acredita que seja de qualidade. 

Por fim, dentro da Circular de Oferta de Franquia (COF) você terá acesso a uma variedade de informações sobre o negócio, inclusive os dados de outros franqueados, atuais ou ex, que atuaram pela marca nos últimos dois anos.

Dessa forma, entre em contato com eles para conhecer mais sobre o projeto. 

Para que você fique por dentro ou relembre os processos de abertura de uma franquia, separamos o infográfico a seguir com todo o passo a passo. Confira. 

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia.

Confira franquias baratas em Brasília para investir

Conhecendo alguns dos passos mais importantes para se tornar um franqueado, chegou a hora de você conhecer opções de franquias baratas em Brasília.

Nesse momento, é muito importante colocar em prática os pontos que explicamos para você ao longo do texto. 

Observe bem cada uma das marcas, veja qual a viabilidade delas e quais áreas da cidade você pode atuar.

Nenhuma das franquias que iremos apresentar é voltada apenas para as classes sociais mais altas, a lista é voltada para aquelas que trabalham com um serviço ou produto bem acessíveis. 

Dessa forma, você terá a oportunidade de atender o máximo de pessoas possíveis.

Lembre-se que quanto mais classes você conseguir atingir, melhor para o desenvolvimento do seu negócio.

Não deixe também de pesquisar sobre a estrutura operacional das que chamaram mais a sua atenção. 

Afinal, mesmo conhecendo a sua capacidade financeira será preciso observar o que é necessário para manter o projeto como o número de funcionários, fornecedores, softwares em alguns casos etc.

Esse simples levantamento, que pode ser feito durante a pesquisa que ensinamos trará uma luz a mais ao longo do planejamento. 

Por fim, escolha o negócio com base na área em que sente mais atração. Trabalhar com o que você gosta faz toda a diferença na hora de colher os frutos do sucesso do seu negócio.

Imagine você tendo que acordar todo dia para cuidar de um empreendimento que não chama a sua atenção, que lhe faz ter mais preguiça do que força para tocar em frente. 

[raio_x_esf]

Dica bônus – 3 Franquias lucrativas em Brasília para 2021

Agora que você conhece algumas franquias baratas em Brasília, separamos alguns empreendimentos que possuem um investimento relativamente maior.

Porém, são de grande sucesso e tendem a trazer bons resultados financeiros para o franqueado. 

1. Folks Pub Sertanejo

A Folk Pub Sertanejo é um empreendimento voltado para quem deseja trabalhar na área de eventos.

A empresa oferece um ambiente com diversas referências clássicas a filmes de velho oeste.

São móveis e objetos que remetem a esse cenário. O futuro franqueado, mesmo sem experiência, tem acesso aos treinamentos para se capacitar em diversas frentes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 14 e 28 meses

2. Domino’s

Uma das maiores redes de pizzaria no mundo, a Domino’s é outro empreendimento que pode trazer grandes resultados para o franqueado de Brasília.

Voltada exclusivamente para o delivery, a empresa está presente em diversas cidades brasileiras e conta com mais de 300 unidades.

Sem contar no know-how de uma marca internacional e com 60 anos de história.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 680 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 170 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

3. Outlet Lingerie

Para quem busca um negócio voltado para diversas marcas e com peças de qualidade, uma das opções é a Outlet Lingerie.

A empresa é responsável por oferecer produtos com até 70% de desconto se comparado com o valor original das peças de grife. O que permite o acesso das pessoas aos sutiãs e calcinhas de alta qualidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Ao longo do texto podemos reparar que empreender em Brasília não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, conta com diversas vantagens.

Para que não tenha problemas, é necessário que consiga identificar algumas questões antes, pois a cidade, por ser planejada, possui algumas diferenças. 

Gostou do nosso conteúdo sobre as franquias baratas em Brasília? Continue aprendendo mais sobre as vantagens desse empreendimento acessando nosso post: Saiba como abrir uma empresa lucrativa e com mais chances de sucesso.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje