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Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil

Mulher mexendo no computador em sua casa. Imagem ilustrativa texto franquias baratas e rentáveis

Existem diversas franquias baratas e rentáveis disponíveis no mercado brasileiro. É por meio desse modelo de negócio que grandes empresas têm conseguido expandir sua área de atuação.

Não importa o nicho que a franqueadora atua, a maioria delas está começando a ver nas microfranquias a chance perfeita de ampliação da rede. Isso porque esse conceito engloba qualquer investimento no franchising até R$ 90 mil por parte do empreendedor.

O número é fixado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) que leva em consideração o valor do Produto Interno Bruto (PIB), per capita, multiplicado por três. Apesar disso, não existem grandes diferenças entre esse e o formato mais tradicional de franquia.

Sendo assim, para que você conheça as vantagens desse modelo de negócio, além de algumas marcas que atuam nessa frente, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.

Quais as vantagens de abrir uma franquia barata?

Ao optar por algumas das franquias baratas e rentáveis no mercado brasileiro, o empresário terá a chance de entrar para um negócio bastante seguro. Em outras palavras, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas em 10 anos.

Por outro lado, a taxa de mortalidade de empresas abertas do zero chega a ser cinco vezes maior, considerando o mesmo período. Todo esse sucesso é resultado dos treinamentos e suportes oferecidos pela franqueadora ao longo do contrato, por exemplo. Nesse sentido, qualquer pessoa consegue ter o seu próprio negócio.

Outra questão que facilita a jornada é o fato das franqueadora transmitirem todo o know-how adquirido ao longo dos anos, sem contar no reconhecimento do público com a marca. Como resultado, toda essa estrutura faz do modelo de negócio das franquias o melhor caminho para empreender.

19 opções de franquias baratas e rentáveis para investir

Agora que você conhece algumas das principais vantagens de ter uma unidade franqueada, separamos uma lista com algumas marcas disponíveis no mercado.

Logo, lembre-se de analisar não apenas as questões financeiras que envolvem o empreendimento já que aproveitar as boas oportunidades é necessário pensar em algumas além disso.

Ou seja, é importante levar em consideração o histórico da marca e sua reputação no mercado. Para “tirar a prova dos nove”, consuma os produtos e/ou serviços oferecidos. Se possível, converse com outros franqueados e estude com muita calma a Circular de Oferta de Franquia (COF).

A pressa para fechar o negócio pode acabar lhe prejudicando.

1. Vivenda do Camarão

Vemos alguns camarões fritos servidos e acompanhados de limão em uma tábua de madeira (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e rentáveis.
A Vivenda do Camarão é uma das principais franqueadoras nesse segmento.

A princípio, uma das franquias baratas e rentáveis disponíveis no mercado brasileiro, a Vivenda do Camarão figura entre as opções mais atrativas do segmento alimentício. Seu modelo de negócio busca transformar o camarão e outros frutos do mar em alimentos acessíveis para qualquer pessoa, sempre prezando pela qualidade.

Nesse sentido, o franqueado que desejar ter a sua própria franquia da marca pode optar, além da loja física, pelo trabalho home office na modalidade que a empresa chama de “Vivenda em Casa”. Assim, é possível aproveitar o sucesso da franqueadora gastando pouco.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

2. Franquia Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero é uma empresa que chegou ao mercado com o objetivo de levar a lavagem a seco para diferentes populações. Mesmo tendo concorrentes, a marca acabava se destacando frente as demais oferecendo um serviço de qualidade a um preço justo.

Logo, a empresa desenvolveu uma tecnologia própria e passou a oferecer diversos serviços de limpeza cuja matéria prima fundamental, a água, era pouco utilizada. São necessários apenas 300 ml para limpar toda a parte externa de um veículo. Por outro lado, os tradicionais lava-jatos gastam cerca de 300 litros.

Apesar disso, o grande boom da franqueadora aconteceu entre os anos 2014 e 2016, durante a crise hídrica. Nesse período, diversas cidades brasileiras passaram por problemas no abastecimento e precisaram adorar algumas medidas para tentar evitar o colapso do sistema.

Dessa forma, era preciso procurar por empresas mais sustentáveis e, assim, a Acquazero acabou se destacando mais uma vez. Entre as vantagens de apostar na marca estão a oferta de serviços não apenas para carros, mas também para motos, caminhões, ônibus, aviões, barcos e alguns objetos residenciais.

O empresário que quiser abrir a sua própria unidade mais barata da franqueadora poderá escolher entre três modelos. A principal diferença entre eles está na quantidade de serviços que podem ser oferecidos.

Além disso, caso queira crescer ainda mais dentro do negócio, a empresa conta também com outros três formatos de lojas físicas que podem ser abertas em ruas movimentadas ou em centros comerciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

3. Echosis

Voltada para o mercado de marketing digital, a Echosis oferece o que há de melhor em soluções para empresas que querem aumentar sua participação na internet. Ou seja, são serviços de social media, Google AdWords, geração de leads, automação e produção de conteúdo.

Criada em 2010, a Echosis tem inovado a cada ano e, com isso, produzido bons resultados. Não à toda, ela é considerada uma das principais franqueadoras da área. Atualmente, são quase 40 unidades pelo Brasil e uma no exterior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 14 meses

4. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma corretora de seguros que atua no mercado desde o início de 2010. O sucesso da franqueadora, que está presente em diversos estados brasileiros, resulta de um extenso catálogo de serviços que podem ser oferecidos ao cliente, além do trabalho transparente.

Nesse sentido, são mais de 90 possibilidades entre seguros como o de vida e automóvel, bem como modalidades de seguro para pets, equipamentos e aparelhos eletrônicos. Além disso, também podem ser oferecidos soluções financeiras e planos de saúde e odontológicos.

Com tanta coisa à disposição e mais de 30 empresas parceiras, encontrar o melhor negócio pode não ser uma tarefa muito fácil. Porém, na Quisto, as coisas funcionam de outra forma. Assim, por meio do seu sistema exclusivo, é possível gerar mais de 20 orçamentos diferentes, o que facilita o trabalho.

Entre as marcas parceiras estão a MetLife, Msig, Zurich, SulAmérica, Unimed, Amil, Banco BMG, Azul Seguros, Fator, Caixa, Promed, Golden Cross, Porto Seguro etc.

Dessa forma, cabe ao futuro segurado analisar qual delas entrega o melhor custo-benefício. Outro ponto que chama atenção é a sua política de comissionamento, uma das mais atrativas do mercado. Vale lembrar que são as comissões que fazem o negócio se manter rentável.

O franqueado interessado em fazer parte da rede poderá optar pelo modelo based (ou home office, como é mais conhecido). Nele, não é necessário nenhuma estrutura especial para desenvolver o negócio, bastando um computador e um telefone para realizar os atendimentos. Caso queira algo maior, opte por uma unidade física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

5. Franquia SMS Digital

Para quem busca um negócio diferenciado, com uma pegada moderna, a SMS Digital chega oferecendo uma nova maneira de se comunicar com seus clientes. Graças ao seu sistema exclusivo, é possível fazer o disparo de mensagens para um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

A empresa trabalha com as tradicionais SMS, além do WhatsApp ou ChatBot. Ao optar pelo formato home based, o franqueado precisará somente de um computador com acesso à internet para realizar o trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

6. Park Idiomas

Temos uma ilustração: em um fundo azul temos algumas letras do alfabeto A, B, C e Z) nas cores laranja, verde e azul. Próximo a elas temos a representação de três livros. É possível ver a capa de dois deles onde estão grafados os termos French e English (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e rentáveis.
Para quem busca uma escola de idiomas, a Park oferece boas condições.

Uma das franquias baratas e rentáveis do segmento de educação, a Park Idiomas oferece uma metodologia de ensino exclusiva para seus franqueados. Com mais de 20 anos de história, a marca tem conseguido se destacar entre os concorrentes.

Para se ter uma ideia, a Park é constantemente premiada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) por sua excelência. O grande objetivo da empresa, além de levar o ensino do inglês e do espanhol para o maior número de pessoas possível, é conseguir desenvolver uma rede forte e competitiva.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

7. Omie

A plataforma de gestão na nuvem é uma das grandes inovações da Omie. Nesse sentido, por meio do seu sistema, ela consegue atender a necessidade de qualquer empresa, permitindo a melhor experiência para seus clientes. Em suma, é uma grande oportunidade de negócio.

Além disso, a marca também oferece educação empreendedora e serviços financeiros a seus parceiros. Mesmo com poucos anos no mercado, a empresa soma mais de 65 unidades espalhadas pelo Brasil. Seja como for, o papel do franqueado é conseguir encontrar clientes e torná-los interessados no produto.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 15 e 18 meses

8. Box Mineiro

Outra possibilidade para o mercado de alimentação, o Box Mineiro é uma empresa que aproveita a culinária de Minas Gerais para fazer um negócio atrativo e com grandes resultados financeiros. Muito do seu sucesso parte do conceito de praticidade oferecido: levar o alimento para ser facilmente consumido e a qualquer momento.

Dessa forma, ela utiliza os tradicionais box chineses para o consumo dos pratos. Importante destacar que esse é um investimento barato por ser direcionado ao delivery, portanto, necessita de uma estrutura mais simplificada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

9. 5àSec

Mundialmente conhecida, a 5àSec é uma das mais tradicionais empresas de lavanderia do mercado. Considerada líder no segmento, são mais de 440 unidades espalhadas por diversos países. Fator de sucesso da franqueadora é o oferecimento de bons serviços têxteis de limpeza.

Como resultado, a marca consegue se destacar diante dos concorrentes. Do mesmo modo, por meio de valores mais acessíveis, a 5àSec populariza esse tipo de serviço nas regiões em que atua. É possível expandir seus negócio com o passar dos anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 40 meses

10. Bubble Mix Tea

Considerada pioneira no segmento de Bubble Tea no Brasil, a franqueadora tem como foco desenvolver produtos à base de chá e café. A bebida é bastante popular entre os taiwaneses. O grande diferencial do produto é conseguir criar combinações diferenciadas, muito saborosas e saudáveis.

Da mesma forma que são utilizados chás e cafés, acompanhamentos como cremes, extratos naturais de frutas podem ser combinados com ingredientes únicos, como pérolas de tapioca, poppins e jellys. O resultado é uma experiência bastante rica. Atualmente, a franqueadora conta com 30 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 24 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

11. Mazze

Vem, em foco, um anel com pedraria (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e rentáveis.
A Mazze é responsável por oferecer diversas peças de alta qualidade.

Para os empresários interessados em abrir uma das franquias baratas e rentáveis de moda, uma das possibilidades atrativas do mercado é a Mazze. A empresa é especializada em semi joias e outros acessórios pessoais. Com um catálogo e peças de alta qualidade, a marca tem conseguido entregar bons resultados para seus franqueados.

Com apenas um ano apostando no sistema de franchising, a Mazze já coleciona empreendedores satisfeitos. Vale destacar que o negócio também é uma ótima opção para quem busca empreender como forma de complementar a renda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 16 meses

12. Solarprime

Dedicada a energia fotovoltaica, a Solarprime aparece como uma opção com boa rentabilidade no mercado. Vivemos em um país onde a luz do sol não é um problema. Apostando nisso, a franqueadora chegou no mercado, em 2016, para levar a melhor estrutura para seus clientes.

Permitindo que qualquer pessoa tenha acesso a esse meio de energia sustentável, a marca tem crescido no Brasil. São quase 200 unidades em todo país. No caso de uma unidade home office, caberá ao franqueado divulgar o produto, fazer a venda e solicitar a instalação diretamente com a matriz.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

13. Empada Brasil

A empada é de longe um dos alimentos preferidos do brasileiro. Logo, preparando o produto na hora, além de contar com uma grande variedade de recheios entre doces, salgadas e veganas, a Empada Brasil tem se destacado no mercado.

Utilizando a mesma receita de massa desde sua fundação, em 1999, é considerada pioneira no segmento e conta com um know-how de décadas. Como resultado, a empresa oferece uma experiência marcante para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 89,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 52 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

14. PremiaPão

Todos os dias, milhões de brasileiros saem das padarias com sacos de pão. Ou seja, imagine no que poderia resultar se cada uma dessas embalagens contivessem publicidade como os classificados do jornal? Foi essa a ideia que transformou a PremiaPão em um sucesso no mercado nacional.

Com diversos tipos de sacos de papel, a empresa cria espaços nas embalagens para divulgação do comércio local. Ao franqueado, basta encontrar uma padaria interessada em adquirir o produto, além das empresas parceiras para anunciar. É importante considerar a pegada sustentável da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,1 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses 

15. Home Angels

Entre as franquias baratas e rentáveis voltada para o segmento de “Cuidados Pessoais” está a Home Angels. O foco da franqueadora é levar profissionais que ajudarão no cuidado com pessoas idosas ou qualquer outra que necessite de auxílio.

O franqueado não precisa ter nenhuma formação na área de saúde para apostar no empreendimento. É necessário, no entanto, ter muito carinho e amor com quem precisa. A empresa trabalhar com a oferta de pacotes que auxiliam o franqueado. O público da franqueadora são as classes A e B.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 96 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

16. Rapidão App

Vemos um motociclista pilotando uma motocicleta. Às costas ele leva as tão famosas mochilas de transporte de alimento (imagem ilustrativa).
Apostando no delivery, a Rapidão App surge como a solução para o empresário que deseja ofertar o serviço.

Os aplicativos de delivery têm ganhado cada vez mais força no Brasil. Vendo esse movimento e apostando na tendência, surgiu, em 2019, a Rapidão App. O objetivo da franqueadora é levar qualquer produto para seus consumidores sem ter um foco específico, como alguns concorrentes.

Dessa forma, se na sua cidade os estabelecimentos carecem de serviço de delivery, essa é uma boa oportunidade. São mais de 25 unidades espalhadas pelo Brasil desde a sua fundação. Por fim, a função do franqueado é encontrar estabelecimentos que estejam dispostos a fazer parte do catálogo da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,6 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

17. Dr. Fiscal

A marca gaúcha Dr. Fiscal é uma das franqueadoras que oferecem um empreendimento voltado para consultoria de empresas de diferentes portes. O principal foco da franqueadora é conseguir fazer uma analise bem detalhada dos impostos e recuperar os valores gastos sem necessidade.

Portanto, para que isso possa ocorrer da melhor forma possível, a franqueadora prepara seus empreendedores por meio de treinamentos exclusivos sobre a atuação da marca. É muito importante que o franqueado da Dr. Fiscal esteja sempre em busca de novas oportunidades de negócio para aplicar o seu serviço.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

18. Soluttion

Outra franqueadora voltada para a oferta energia solar, a Soluttion aparece com alguns diferenciais. Por meio de uma consultoria sustentável, a marca oferece projetos para residências, prédios comerciais, indústrias e produtores rurais. Ou seja, um catálogo com boas condições de rentabilidade.

Mesmo com pouco mais de dois anos oferecendo o modelo de franquia para o mercado, a marca conta com mais de 10 unidades no país. Para iniciar o seu empreendimento, é preciso escolher entre dois modelos: o Smart, mais simples, e o Plus, que demanda um pouco mais do empresário.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 10 e 12 meses

19. Vazoli

Por último, a Vazoli é uma franqueadora que oferece serviços financeiros aos seus consumidores. Entre as soluções na lista estão empréstimo consignado ou pessoal, crédito imobiliário, financiamento, refinanciamento, consórcios etc. Apesar disso, a marca também conta com opções de seguros em geral.

Atuando no mercado desde 2008, a Vazoli contabiliza mais de 100 unidades, constituindo uma rede forte e com boas oportunidades de crescimento. As vantagens da marca vão desde o treinamento ao trato diferenciado com os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

Quer mais opções? Separamos mais cinco possibilidades de franquias baratas e rentáveis para você investir. Confira o vídeo!

Em conclusão, ao longo do texto você pôde conhecer um pouco mais sobre as vantagens de se tornar um franqueado. Afinal, essa é a chance perfeita para empreender em um modelo de negócio estruturado, fazer um investimento conhecendo os valores, além de ter uma grande marca por trás.

Ou seja, apostar no modelo de franquias dá a segurança necessária para você ir cada vez mais fundo na busca pelo empreendimento dos sonhos.

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