O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » franquia de beleza » Franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: melhores opções para você abrir!

Franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: melhores opções para você abrir!

Sumário

Para quem mora no interior e busca uma forma de empreender, existem franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. Assim, o empresário pode oferecer o melhor serviço ou produto para seus clientes.

Uma das grandes vantagens de abrir um empreendimento em municípios com poucos habitantes está na oportunidade de ter um alcance que, muitas vezes, pode ser maior. Principalmente, se comparado as grandes cidades.

Segundo levantamento da consultoria IPC Marketing, as 50 maiores cidades do Brasil aumentaram em 15% seu consumo entre 2015 e 2020. Neste mesmo período, o restante das cidades menores cresceram o consumo em 23%.

Afinal, essas localidades costumam ter regiões isoladas com poucas opções de acesso a um serviço ou a produto de qualidade. Além disso, também há o fato da concorrência ser reduzida.

Nesse sentido, separamos algumas das melhores franquias para serem abertas em cidades pequenas. Veja quais são elas e como está o mercado. Para isso, continue a leitura conosco!

O que são cidades pequenas?

O IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística) classifica cidades pequenas como sendo aglomerados urbanos com contingente populacional de até 50 mil habitantes.

Nesta perspectiva, 5.037 dos municípios têm um contingente populacional que se encaixa neste parâmetro, representando 36,78% da população total do País.

Estas cidades estão por todo o interior do Brasil e muitas delas se encontram próximas de capitais ou cidades polos em diversos Estados.

Mesmo com uma quantidade não tão grande de habitantes, estas cidades podem ser uma boa oportunidade para investir em um negócio próprio, como mostraremos a seguir.

Por que abrir negócio em cidades pequenas?

Apesar da maior parte da população brasileira estar distribuída em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outras capitais, existe uma oportunidade gigante de empreender nas cidades do interior.

Nesse sentido, é possível encontrar nichos de mercados que ainda não foram atendidos pelos empreendedores. Seja por conta de um medo dos comerciantes ou por ser uma inovação recente.

Do mesmo modo, há uma mudança no padrão comportamental do consumidor destas cidades, que pode ser pela busca de uma renda maior, acesso à informação e o efeito da publicidade nas redes sociais.

Imagem de uma pequena cidade às margens de um rio. Imagem ilustrativa texto franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
As cidades do interior do Brasil são bons locais para empreender.

Com isso, o empreendedor atento que analisar bem este mercado de cidade pequena pode detectar boas oportunidades.

Dessa forma, tudo isso pode ser facilitado pelo desenvolvimento e ampliação das possibilidades de logística. Assim, é possível encontrar opções de negócios com potencial para serem uma grande novidade para a população local.

Enfim, é interessante, neste sentido, avaliar as franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas que se encaixem bem ao mercado local e podem fazer um bom “barulho” junto aos consumidores.

Por que investir em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas?

As franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas podem ser consideradas microfranquias. Mesmo tendo uma nomenclatura diferente, o conceito por trás desse tipo de empreendimento é o mesmo das marcas tradicionais.

Nesse sentido, para ser considerada uma microfranquia, é preciso que a empresa ofereça um modelo de negócio com um investimento inicial de até R$ 135 mil. Todavia, mesmo diante de um valor mais baixo, o franqueado mantém todos os seus direitos.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) detectou, em 2018, um crescimento de 8% no número dessas unidades no país. Como resultado, as mais de 580 marcas que oferecem o modelo fizeram com que as franquias atingissem um faturamento superior a R$ 186 bilhões.

O modelo conta com os benefícios do suporte, bem como treinamento e auxílio jurídico quando necessário.

Porém, a grande vantagem das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas está na estrutura necessária para o desenvolvimento do empreendimento.

Na maioria dos casos por exemplo, basta um computador com acesso à internet para conseguir oferecer os seus serviços ou produtos. Por isso, elas também são conhecidas como franquias home office.

Melhores opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas

Uma das vantagens de apostar em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas é: o empresário tem melhores chances de alcançar um faturamento médio mensal maior do que em um empreendimento comum.

Afinal, as franquias são modelos de negócios que já foram testados e aprovados pelos consumidores.

Dessa forma, a marca consegue desenvolver planos para que o franqueado atenda em municípios com baixa densidade demográfica.

Mas as vantagens vão além disso, pois também há a alta rentabilidade do empreendimento, resultado do acesso a treinamentos e os suportes oferecidos pela franqueadora.

Já para os empresários que não possuem alto capital para investir no próprio negócio, ou têm receio de entrar em um financiamento, existem marcas que oferecem o modelo home based — ou home office.

Assim, mesmo existindo outras opções de franquias baratas, separamos as melhores franqueadoras para quem quer empreender em cidades pequenas. Confira!

[raio_x_esf]

Que cuidados tomar para investir em uma franquia barata de sucesso?

Antes de investir em uma franquia, o empreendedor deve se cercar de diversos cuidados para não se arrepender depois.

O mercado de franchising possui números atrativos, muitas opções de investimento e uma infinidade de histórias de sucesso. Porém, cada futuro franqueado precisa avaliar bem as opções de investimento.

Por exemplo, ficar atento aos sites que apresentam um bom apanhado sobre as marcas presentes nos mais variados segmentos, como o blog da Encontre Sua Franquia.

Dessa forma, o investidor deve fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer o ramo de atuação que pretende entrar. Por outro lado, também é preciso se conhecer e analisar o seu perfil empreendedor.

Analise bem a Circular de Oferta da Franquia (COF). Neste documento são informados detalhes do negócio, como os custos, rentabilidade, como é o trabalho do franqueado no dia a dia, além dos suportes oferecidos pela franqueadora.

Nesse sentido, ao conhecer mais detalhes da marca através da COF, fica mais fácil de decidir se a franquia é interessante para você ou não.

Ainda, o empresário deve conversar com os atuais e ex-franqueados para conhecer as virtudes e as deficiências da franqueadora. Em suma, ele deve saber tudo sobre o negócio.

Saiba qual a melhor franquia para você abrir

Assim como apontamos anteriormente, entender o seu próprio perfil é fundamental para fazer um investimento em uma franquia.

Nesse sentido, é preciso avaliar se aquele mercado é o ideal para você, pois o ritmo de trabalho para quem abre uma franquia é intenso.

Da mesma forma, é importante considerar se o investimento feito não afetará a sua saúde financeira, já que leva certo tempo para que o empreendimento comece a dar retorno.

Vemos algumas peças de madeira com ícones que remetem as franquias e investimentos. Vemos, ainda, a mão de um homem que retira desse conjunto uma peça escrito "franchise" (imagem ilustrativa). Texto: franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
O empreendedor deve saber escolher bem a franquia para investir.

Além disso, deve-se conhecer a reputação da franqueadora, assim como o suporte dado. Mesmo os empreendedores mais experientes devem ficar atentos ao plano de negócio da marca e analisar bem o caminho que será trilhado.

A franqueadora precisa ter um plano consistente para apoiar os franqueados, principalmente aqueles com menos experiência. Este documento irá guiar os passos da empresa e de seus investidores.

Só assim o empreendedor poderá fazer um investimento mais seguro. Pois ele conseguirá ter uma base melhor de informações para escolher a franquia que mais combina com o seu perfil.

O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro?

Os mercados das cidades maiores costumam ser os mais atrativos quando se faz uma análise superficial. Pois, se levar em consideração o potencial de consumo e números de habitantes, as capitais e cidades maiores chamam mais atenção.

Porém, o empreendedor deve ficar atento para este tipo de análise. As cidades pequenas estão se tornando lugares melhores para investir em uma franquia por diversos motivos.

No Brasil, os municípios que têm de 50 a 100 mil habitantes registraram um crescimento médio de 43% de seu Produto Interno Bruto (PIB), per capita, entre 1999 e 2009. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este viés de crescimento tem se mantido e é um dos atrativos para quem deseja abrir franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

Em cidades menores, o mercado costuma ter menos concorrentes, portanto, um amplo espaço para crescimento de um empreendimento.

Do mesmo modo, os custos com aluguel e mão de obra costumam ser menores, além das facilidade de trânsito e deslocamento.

Em síntese, o empreendedor deve avaliar o que seria atrativo para a região, levando em conta o seu próprio perfil e o mercado de atuação que deseja.

Formatos de franquias baratas para cidades pequenas

O mercado de franchising possui muitas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

São diversos modelos para diferentes perfis de empreendedor de cidades menores. Ainda assim, são as franquias mais enxutas, com menor investimento inicial, que costumam chamar mais atenção.

Nesse sentido, trazemos aqui alguns exemplos de modelos de franquias para que o empreendedor fique atento e possa fazer um investimento mais assertivo.

Loja pequena

Vemos um homem do pescoço para baixo, de terno e gravata, segurando a miniatura da representação de uma casa nas mãos (imagem ilustrativa). Texto: sobre franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.
As pequenas lojas são ideais para o investidor de cidades menores.

Um modelo interessante de franquia é aquele que necessita de uma loja menor para a sua instalação. Este tipo de negócio é bom para cidades menores, pois se adere melhor ao ritmo desses locais.

Em cidades com menos habitantes, ter uma loja menor evita grandes custos de instalação e de manutenção de estoques, por exemplo.

Do mesmo modo, os consumidores dessas regiões possuem um perfil diferente dos clientes das grandes cidades e capitais. Assim, é possível realizar um atendimento mais personalizado e atencioso.

Quiosque

As lojas de quiosque são boas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. Elas podem ser instaladas em shoppings, bem como em galerias.

Logo, elas possuem um valor de instalação menor, além de uma estética diferenciada. Há inúmeras opções de franquias de produtos e serviços no Brasil neste modelo de negócio.

Sendo assim, o empreendedor deve avaliar o mercado da cidade, concorrência e modelos mais indicados para este investimento.

Franquia delivery

As franquias de delivery devem ser o grande destaque no ano de 2021, tendo em vista as mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, o modelo negócio é adequado para quem não tem muito poder de investimento.

Da mesma forma, para pequenas cidades, esse modelo é ainda mais indicado, tendo em vista a facilidade do trânsito para entregas rápidas.

Seja no ramo de serviços ou de alimentação, são diversas franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas com este modelo de negócio.

Franquia home office

O modelo home office também deve ganhar destaque, uma vez que exige menor investimento. Além disso, ele oferece uma flexibilidade de horários para o empreendedor.

Este modelo exige bastante seriedade do franqueado, pois o sucesso do empreendimento depende diretamente do seu nível de comprometimento com o negócio.

Assim, é preciso que o franqueado avalie se possui o perfil para trabalho home office. O modelo é cheio de vantagens, mas demanda muita organização por parte do empreendedor.

Franquias digitais

O e-commerce também tem boas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas. O formato exige pouco investimento inicial, mas assim como o home office, o franqueado deve ter o perfil adequado.

Todavia, o modelo pode ser uma ótima maneira de conciliar empreendedorismo com outros projetos de vida. Em outras palavras, é possível gerar uma renda extra.

Do mesmo modo, esse é o modelo de negócio ideal para investidores que estão sempre conectados à internet e estão por dentro das últimas novidades.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Agora que você já conhece algumas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, leia o nosso conteúdo sobre “O que considerar na hora de escolher uma franquia para investir”

*Informações publicadas em JANEIRO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje