O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Notícias » Franquias automotivas: 5 motivos para investir já neste negócio

Franquias automotivas: 5 motivos para investir já neste negócio

Sumário

Quem deseja investir em franchising tem diversas opções de segmentos para escolher. Entre elas, está um setor que tem se mostrado extremamente atrativo: o das franquias automotivas.

O interesse por carros pode facilitar bastante a entrada neste setor, assim como o sucesso nele. Esse tipo de franquia normalmente é especializada em serviços ligados à limpeza, manutenção e estética dos automóveis.

Enquanto algumas delas focam apenas em um segmento, outras redes cuidam tanto da estética quanto da parte estrutural dos carros.

Os principais serviços oferecidos pelas franquias automotivas costumam ser lavagem, higienização interna, enceramento, hidratação de bancos de couro, pintura e reparos.

Há também aquelas que além de oferecer os serviços, comercializam produtos como óleo, extintores, tapetes, pneus etc. Isso sem mencionar as empresas de locação de veículos que oferecem serviços de antirroubo e também fazem parte do setor.

Enfim, há muitas opções de franquias automotivas para conhecer e, quem sabe, investir. Sendo assim, confira a seguir alguns motivos para você também apostar em uma franquia automotiva ainda neste ano!

Quais os 5 motivos para investir em franquias automotivas?

Para Investir nesse ramo é preciso gostar e entender um pouco sobre carros. O mais importante, além de conhecer sobre administração de negócios, é saber identificar o que mais o empresário gosta.

Trabalhar com carros, motos, caminhão ou ônibus exige conhecimentos e experiências diferentes. Por isso que saber onde está entrando é tão importante. Mas além disso, também é preciso observar outros fatores. Tais como:

1. O mercado de automóveis é promissor

De acordo com o Observatório das Metrópoles, o Brasil possui aproximadamente um carro para cada três habitantes. Esse número aumenta a cada ano e é puxado pela descentralização do mercado.

Graças aos avanços econômicos e desenvolvimentista das regiões Norte e Nordeste, que no começo dos anos 2000 possuíam infra estruturas inferiores e poucas áreas urbanizadas. Porém, com o passar dos anos, e com ações governamentais, ambas as regiões passaram a crescer.

A análise detalhada sobre os dados econômicos no país feita em 2018, pelo banco Itaú, mostra que o Produto Interno Bruto (PIB) do período confirma esse crescimento do número de carros. Causado principalmente por causa da parte Norte do país.

Enquanto o Nordeste obteve o terceiro maior avanço, ficando atrás apenas da região Sul e a frente da Sudeste. Dados comprovam o crescimento populacional dessas partes do Brasil e aumento da atividade econômica.

Porém, mesmo com o número de carros aumentando, o período em que uma pessoa fica com um carro subiu de 1,7 ano em 2014, para 4,11 anos em 2018. Isso ocorreu por causa da crise financeira que atingiu a economia nacional e reduziu o poder de compra do brasileiro.

Como consequência, a população passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para reduzir a desvalorização do veículo na revenda ou troca. Assim como mostramos na pesquisa no começo do texto.

Mesmo com o número de carros crescendo em algumas regiões, parte da população que possui carro passou a gastar mais com ele.

2. Credibilidade desde a abertura

Um carro é um bem durável, possui custo elevado e é um dos maiores sonhos de consumo do brasileiro. Sendo assim, dificilmente um proprietário vai permitir que uma empresa que ele não conhece e confia faça algum tipo de serviço no veículo.

Quando você atua com um nome que já tem credibilidade no mercado pela excelência dos seus serviços, a captação de clientes se torna muito mais fácil. Com isso, a tendência é que o seu faturamento aumente.

Como já trabalham com marcas reconhecidas no mercado, com várias unidades espalhadas por todo o país, os franqueados possuem uma vantagem considerável. Principalmente em relação a quem começa um negócio do zero.

3. Atue com um segmento sustentável

O setor de franquias automotivas está cada vez mais ligado com o tema da sustentabilidade e da ecologia. Até um tempo, fazer a limpeza de um carro era sinônimo de desperdício de água. Mas isso já é coisa do passado.

Existem muitas redes de franquias automotivas que já atuam com limpeza ecológica, um serviço que garante a higienização do auto sem gastar muito desse recurso natural.

Além disso, esse serviço costuma usar produtos biodegradáveis, causando menos agressão à natureza.

Ter um comportamento ecologicamente correto tem se mostrado como uma tendência que deve fazer parte da forma como a população pensa e consome. Portanto, as empresas que já tem essa preocupação podem sair na frente da concorrência e prosperar ainda mais.

4. Opere com um modelo já testado

Um dos pontos mais atrativos das franquias é o fato de o franqueado receber um modelo de negócio praticamente pronto e cuja viabilidade já foi testada.

Ou seja, as franqueadoras já têm experiência com o mercado, concorrentes, serviços, consumidores, e transmitem todo esse know-how para os seus franqueados.

Aliás, esse é um dos motivos pelo qual você deve investir em uma franquia como seu primeiro negócio.

De modo geral, as franquias automotivas auxiliam o franqueado em todo o processo de abertura da unidade e treinamento dos funcionários. Elas também costumam oferecer jurídico, comercial e até financeiro. Isso aumenta as chances de sucesso de uma unidade.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

5. Diversas opções para todos os investidores 

Outro ponto bastante atrativo em adquirir uma franquia automotiva é que este segmento é bastante diversificado no que diz respeito aos valores de investimento e aos formatos de negócios disponíveis.

Quem tem um orçamento mais limitado, por exemplo, pode optar por uma franquia delivery. Pois nesse modelo, o franqueado atua em casa e sai apenas para prestar os serviços quando consumidor solicita.

Além do investimento inicial, os custos operacionais do dia a dia do negócio também são menores. Isso porque não há necessidade de pagar o aluguel de um ponto comercial ou investir na compra de equipamentos e contratação de funcionários.

Já quem pode investir um valor maior na franquia automotiva, pode escolher os modelos de loja física. Elas podem ser alocadas tanto em espaços comerciais, como estacionamentos de shoppings, concessionárias ou lojas de rua.

Dessa forma, fica mais fácil ser encontrado pelo consumidor, principalmente quando a unidade está localizada em um ponto com fluxo intenso de veículos.

O que esperar ao assumir uma franquia automotiva?

Tradicionalmente, o carro é um bem pelo qual o brasileiro tem muito apreço. Em muitos casos, eles carregam histórias marcantes para seus donos. Logo, o investidor precisa estar ciente que terá que ter maior cuidado com o seu serviço que qualquer outro segmento.

Também é preciso se preparar para encontrar clientes que sabem muito, um pouco ou quase nada sobre automóveis. Portanto, esteja sempre preparado e capacitado para lidar com questionamentos de todos os níveis.

Além disso, o perfil deste público também está mudando. Quando falávamos de carro, era muito comum pensarmos somente nos homens. Um grande erro. Pois as mulheres vem se mostrando mais interessadas e presentes no setor.

Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de atendê-las, a fim de evitar qualquer mal-estar. Seis em cada 10 interessados em carro são do sexo feminino. Esses dados foram divulgados pela pesquisa da Navegg.

Outro dado que mostra essa mudança no comportamento dos consumidores foi trazido pela General Motors (GM). Eles identificaram que 46% dos atendimentos em oficinas já são para mulheres. Vale ressaltar que isso também serve para o quadro de funcionários.

Todos esses detalhes são importantes para se destacar frente a concorrência. Segundo um estudo do Empresômetro de 2019, no Brasil, são mais de 185 mil estabelecimentos atuando no mercado automotivo.

Sempre haverá adversários comerciais, independentemente do tipo de negócio. A competitividade é algo bom, principalmente nesse setor. A maioria dos consumidores não buscam pelo preço mais em conta, mas sim por um serviço e atendimento de qualidade.

Quais as franquias automotivas ideias para investir?

O mercado de franquias automotivas acompanha o avanço do setor que mostramos no tópico anterior. O aumento de carros influencia, principalmente, nas empresas que prestam algum tipo de serviço.

Seja troca de óleo, aluguel de carro ou serviço de limpeza, as marcas têm aproveitado muito bem os números. Não à toa, o franchising brasileiro faturou cerca de R$ 5,9 bilhões em 2020, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além disso, o setor possui duas marcas entre as 10 maiores redes de franquias do Brasil. Ambas com mais de 1,4 mil unidades espalhadas pelo país e muito bem consolidadas.

Por causa disso, preparamos uma lista com quatro das principais marcas que atuam no setor.

[raio_x_esf]

Gostou e quer saber mais sobre as vantagens de atuar com franquias automotivas? Então, assine nossa newsletter e receba toda semana dicas e informações que vão ajudar você a explorar ainda mais o segmento.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje