A associação entre a marca “Sucão” e “qualidade” é direta. Reconhecida como a melhor franquia de alimentação saudável do país (7 prêmios de “Melhor Suco da Cidade” pela Veja Campinas; Selos de Excelência em Franchising 2019 e 2020 pela ABF; 5 Estrelas no “Guia de Franquias” da PEGN, dentre outros reconhecimentos), a rede está inserida em um mercado cuja tendência é de crescimento cada vez mais acentuado.

Temos como objetivo nos consolidar cada vez mais como a principal referência neste mercado, e faremos isto continuando proporcionando aos nossos clientes um estilo de vida mais agradável e equilibrado. Buscamos pessoas que pensam assim, e que entendem que sim, o equilíbrio financeiro também faz parte de um estilo de vida saudável – justamente por isto que fazemos negócios saudáveis, para todos! Para isto, temos como meta, nos manter na rota de crescimento consciente e sólido, e é parte crucial deste processo, continuar formando uma rede de parceiros e parceiras inseridos nos mesmos propósitos.

Nossos investimentos são todos direcionados para garantirem a qualidade da experiência de nosso clientes e para otimizarem os processos de nossas operações. Nossa cozinha central produz e distribui produtos exclusivos, de qualidade única, e que gera facilitação de produção às nossas 31 unidades já existentes, espalhadas por cerca de 20 cidades em 4 estados. A estrutura da equipe do Sucão, formada por pessoas capacitadas e atualizadas, permite o engajamento de melhorias constantes, e rapidamente conseguimos nos adaptar às imposições derivadas do cenário adversas – o mercado delivery, muito bem trabalhado pela marca, emergiu como um importante complemento das receitas, e muitas outras adaptações e modernidades foram aplicadas.

Usamos ativamente nosso “Conselho de Franqueados”, que traz inúmeras ideias e insights importantes para a rede. Estabelecemos uma verdadeira relação de parceria e união, e somos muito gratos pela confiança e atuação de nossos atuais e futuros parceiros e parceiras.


Discurso do nosso diretor


Em seu processo de modernização, o Sucão optou pelo franqueamento para conseguir encontrar pessoas que compartilham de nossas visões e ideias, e que de fato acreditam e buscam um estilo de vida mais equilibrado. Além disso, temos plena consciência de que bons parceiros e parceiras conseguem dar a atenção diferenciada ao negócio – fundamental para o sucesso! – de tal maneira que não conseguiríamos caso resolvêssemos expandir sozinhos. Sempre estamos buscando inovar e aprimorar ainda mais nossa estrutura e equipe. A satisfação de nossos franqueados e franqueadas e os sucessivos prêmios conquistados são provas incontestáveis de que estamos no caminho certo – e seguiremos!



História da franquia Sucão


O Sucão iniciou rua rica jornada em 1975, sendo reconhecido como uma referência de qualidade no centro de Campinas (interior de SP). Após muitos estudos, análises e formação de um novo quadro societário, em 2012 o grupo realizou um grande trabalho de modernização da marca, que culminou com a adoção do sistema de franchising. Atualmente, são cerca de 31 unidades em operação, promovendo bem-estar aos nossos clientes (são mais de 1 milhão!) e gerando negócios saudáveis para nossos franqueados e franqueadas!

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Ficha técnica da franquia Sucão


  • Ano de Fundação: 1975
  • Unidades Franqueadas: 26
  • Total de unidades: 26
  • Associada a ABF em: 2014
  • Investimento Total: R$ 180.000 até R$ 290.000
  • Faturamento mensal: R$ 60.000 até R$ 85.000
  • Capital de Giro: R$ 5.000
  • Taxa de Propaganda: 2% do faturamento bruto
  • Rentabilidade: 2% a 5%
  • Taxa de Franquia: R$ 35.000
  • Taxa Royalties: 3% a 6% do faturamento bruto


Modelo de negócio


O fluxograma operacional do Sucão foi elaborado de maneira a facilitar a gestão do negócio, garantindo a qualidade dos produtos. Através da tecnologia inserida em nossa cozinha central (que distribui os insumos de alimentos para todas as unidades), exclui-se a necessidade de possuir sistema de gás e exaustão na loja, facilitando em muito o controle da qualidade dos produtos, e reduzindo o investimento inicial e os gastos com manutenção.

Neste sentido, há essencialmente 2 tipos principais de negócio: loja de shopping e loja de rua (com salão). O setor de expansão do Sucão está sempre atento às oportunidades que aparecem, e consegue, de maneira conjunta ao investidor(a) , identificar qual modelo de negócio se encaixa melhor no perfil do(a) franqueado(a).


Perfil do franqueado


A rede Sucão busca pessoas que acreditam e sentem prazer no estilo de vida equilibrado, atingido essencialmente por uma alimentação balanceada e por uma vida ativa. Boas iniciativas e ideias são sempre valorizadas, e a luta pela melhoria contínua – em todos os sentidos – é incessante. O equilíbrio é atingido também por meio das relações, e prezamos muito por parceiros(as) que sentem prazer em gerir pessoas e que entendem que são elas que impactam e trazem os resultados esperados.

O Sucão entende que o sucesso no sistema de franquias é partilhado igualmente entre franqueadora e franquia. O(a) franqueado(a) terá sempre todo o suporte, mas é ele(a) quem irá aplicar tudo o que é necessário para ter o êxito necessário no negócio.

Então, esta pessoa precisa estar apta e gostar de aprender como gerir um negócio em sua plenitude. Buscamos pessoas que tenham a mentalidade de “empresário(a)”, com a gana do crescimento pessoal  e pela obtenção de resultados.

Para isso, será necessário dedicação e disponibilidade; mesmo sendo uma franquia, o negócio não se toca sozinho. Nossos parceiros(as) possuem influência direta no resultado obtido.

Suporte ao franqueado


Como destacados pelos prêmios recebidos, o Sucão de notabiliza pelo seu suporte ATIVO à sua rede franqueada, que é percebido pelos fatores a seguir:

– Análise do perfil pessoal e modelo de negócio mais compatível;

– Pesquisa e negociação do ponto comercial;

– Treinamento inicial, manuais e vídeos de ensino;

– Indicação e negociação diferenciada para prestadores de serviços e equipamentos;

– Ação de inauguração personalizada;

– Cliente Oculto;

– Consultoria de Campo e Negócio ativa, com visitas constantes;

– Programa de Excelência, na qual a boa gestão é recompensada com prêmios;

– Conselho de Franqueados ativo;

– Treinamentos e simpósios com temas específicos;

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