O pede.ai é um aplicativo de delivery com foco em cidades de pequeno e médio porte, nascido no sertão nordestino, em Petrolina-PE no ano de 2017. Ele foi criado por cinco estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, na intenção de levar para as cidades do interior a facilidade de pedir delivery em restaurantes por aplicativo, o que já existia nos grandes centros, mas que não chegava até onde moravam.


A plataforma obteve uma grande aceitação na cidade e acabou acompanhando o crescimento do mercado de delivery. Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em 2020 o mercado transformou a tendência em necessidade, e o crescimento segue em 2021. Hoje o Brasil é destaque no segmento de delivery na América Latina, e ainda existe um vasto mercado a ser explorado.


Com a pandemia do coronavírus, os hábitos de consumo das pessoas mudaram, e a venda online ganhou ainda mais mercado. Nesse cenário, nada mais oportuno para investir e apostar em plataformas inteligentes, já que nosso objetivo é levar tecnologia, agregando a facilidade de consumo às cidades até então esquecidas pelos grandes players de mercado.


O nosso diferencial está relacionado ao formato de expansão e aquisição da marca. Nosso modelo de negócio é diferente dos demais concorrentes neste setor. Trabalhamos com o licenciamento da marca, ou seja, atuamos em conjunto a uma empreendedor local, da cidade, no qual somos parceiros de negócio, uma vez que é dada toda assistência comercial, de marketing, de desenvolvimento, bem como um suporte diário as empresas e usuários finais.


No desdobramento do negócio, um outro ponto positivo é que o licenciado não precisa de um local fixo de trabalho, funcionários e ainda tem a comodidade de flexibilidade de horários para sua atuação.


Já para as empresas castradas no app, o pede.ai propõe uma facilidade de entrada e custos menores, abdicando de taxas adicionais como: taxa de adesão, mensalidade e taxa de fidelidade.


Com o pede.ai, é possível aumentar a sua renda, fazendo um baixo investimento inicial. Com mais de 170 cidades atendidas até o momento, somos um aplicativo de delivery atuante em todo o Brasil e estamos entre os 10 apps de delivery mais usados e bem avaliados no país. O pede.ai abrange uma vasta gama de produtos e serviços, como delivery de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.


Conheça o negócio e leve o pede.ai para sua cidade.


Discurso do nosso diretor


O Brasil já é o quinto maior mercado de Delivery no mundo, mas quando observamos a
distribuição geográfica e o atendimento das maiores plataformas de delivery do setor, no interior do Brasil as pequenas e médias cidades ainda são mal atendidas ou não são atendidas!

Entretanto, mais de 80 milhões de brasileiros moram em cidades que possuem entre 20 mil e 200 mil habitantes, que são as cidades onde o pede.ai atua hoje.

Nós apostamos na parceria com empreendedores locais, que moram nessas cidades, para levar praticidade, facilidade tecnologia para o interior. Desde que iniciamos a nossa expansão, em 2019já atingimos 175 cidades e mais de 800 mil clientes que usam o aplicativo para pedir não só comida, mas também água, gás, remédios, fazer as compras em mercados, tudo isso sem precisar sair de casa.

Venha com a gente nessa missão de levar tecnologia para todas as pequenas cidades do
Brasil, seja um licenciado do pede.ai!



História da franquia pede.ai


O pede.ai é uma plataforma de delivery, nascido no sertão nordestino e que está desbravando o interior do Brasil invisível e revolucionando o delivery nas pequenas e médias cidades. Fundado em 2017 dentro da Universidade Federal do Vale do São Francisco, cresceu em Juazeiro e Petrolina, às margens do Velho Chico e hoje está presente em 170 cidades nos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entre os 10 maiores apps de delivery do Brasil segundo a App Store e Google Play, o pede.ai é o app mais bem avaliado da categoria que cresce através do modelo de licenciamento de novas cidades, apostando na parceria com empreendedores locais para democratizar o delivery onde as big techs do setor não chegam.

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Ficha técnica da franquia pede.ai


  • Ano de Fundação: 2017
  • Unidades Franqueadas: 175
  • Total de unidades: 175
  • Investimento Total: R$ 5.000 até R$ 14.000
  • Faturamento mensal: R$ 2.000 até R$ 20.000
  • Tempo de Retorno: 6 a 6 meses
  • Taxa de Propaganda: 10% sobre o faturamento
  • Rentabilidade: 20 a 25%
  • Taxa de Franquia: R$ 0
  • Taxa Royalties: 40% sobre o faturamento mensal


Modelo de negócio


O pede.ai funciona como um marketplace. Desta forma, o aplicativo é um agregador de
estabelecimentos comerciais que fornecem o serviço de entrega à domicílio, também conhecido como delivery. Com isso, os clientes, que são usuários do aplicativo, realizam pedidos em diversos segmentos dentro do app. A receita do negócio é gerada através de comissões pagas pelos estabelecimentos cadastrados na plataforma, que são calculadas através de um percentual sobre as vendas recebidas.

É possível atuar com duas modalidades de serviço. A primeira é o serviço básico, também
conhecido como “Marketplace”, onde o estabelecimento se cadastra na plataforma e começa a receber os pedidos feitos pelos usuários do aplicativo. Nessa modalidade, a comissão média é de 8% sobre as vendas. A segunda é o serviço completo, também conhecido como “Full Service”. Neste caso, a logística de entrega do pedido também é feita pelo aplicativo. Ou seja, o estabelecimento comercial só se preocupa em receber o pedido e prepará-lo ou embalá-lo para expedição, pois a entrega até o local do cliente que pediu é feita também pelo pede.ai.

Nesta modalidade, a comissão média é de 12% sobre as vendas.

Para levar o pede.ai a outras cidades, o nosso modelo de expansão é feito através do
licenciamento da marca. Ou seja, é concedida uma licença exclusiva para uso da marca e da plataforma, através de um contrato fechado entre as partes. Então, o licenciado passa por uma fase de treinamento, aquisição de conhecimento comercial, técnico, planejamento de marketing, para poder atuar na praça escolhida.


Perfil do franqueado


Buscamos pessoas dispostas a aceitar o desafio de levar o delivery para o interior, democratizando a tecnologia nas pequenas cidades. Deste modo, o licenciado é uma pessoa com um perfil empreendedor – um potencial líder, organizado, com boa capacidade analítica e perseverante. Ele possui boas habilidades de comunicação e persuasão, ou seja, alguém com facilidade de trabalho na área comercial, para abordar estabelecimentos comerciais, fechar contratos, cadastrar e treinar as empresas parceiras. Além disso, é fundamental um conhecimento básico de marketing, para que possamos juntos alavancar o aplicativo na cidade e obter sucesso, elevando mensalmente os indicadores de números de pedidos, novos clientes e faturamento. Por fim, essa pessoa também deve possuir destreza com ferramentas tecnológicas, facilidade e vontade de aprender a trabalhar com plataformas digitais, que é o caso do pede.ai.

Na primeira fase para a implantação do negócio, há uma etapa de treinamento e aquisição de conhecimento a respeito da marca, sistemas e forma de atuação. Para isso oferecemos um treinamento específico para desenvolvimento comercial, marketing e técnico sobre a nossa plataforma.

Após a etapa de treinamentos, é iniciada a aquisição de empresas. Os licenciados precisam
captar estabelecimentos comerciais que serão cadastrados na plataforma, ou seja, que estarão disponíveis no aplicativo para que os clientes possam fazer os pedidos. Quanto mais empresas cadastradas no app, maior a chance de ter mais pedidos por serem oferecidas mais lojas em nosso “shopping virtual”. A indicação é que a cada 3 mil habitantes, haja uma empresa cadastrada antes do lançamento. Ou seja, para uma cidade de 60 milhabitantes,é necessário pelo menos 20 estabelecimentos comerciais disponíveis, para que seja feito o lançamento.

Esta etapa tem duração média de 2 semanas.

Em paralelo à etapa anterior, também é realizado o alinhamento do plano de lançamento, onde serão elencadas as ações de marketing para execução na cidade. Alguns exemplos do que é feito pelo licenciado nesta etapa: entrar em contato com influenciadores, realizar entrevistas em rádios para falar sobre a chegada do aplicativo na cidade, comprar e distribuir materiais da marca como brindes, organizar a execução de campanhas publicitárias locais, com a participação dos estabelecimentos parceiros.

Após o lançamento, há um trabalho contínuo e em conjunto com a matriz para a evolução dos resultados na cidade. Os principais indicadores são o número de pedidos, número de clientes com o aplicativo instalado na cidade, número de lojas disponíveis e o faturamento (comissão).

Para isso, é feito um trabalho pelo licenciado de:

– Cadastro de novos estabelecimentos parceiros na plataforma;
– Acompanhamento dos pedidos;
– Acompanhamento de indicadores de pedidos cancelados;
– Planejar mensalmente as campanhas de marketing;
– Participar das campanhas executadas pela matriz;
– Acompanhar e atender aos clientes e potenciais clientes nas redes sociais locais;

Suporte ao franqueado


Após o contrato ser assinado, existem algumas etapas de acompanhamento e suporte:

1. Treinamento:
Técnicas de abordagem comercial principalmente para a fase de aquisição de empresas para a plataforma. Nesta fase, é feito um treinamento comercial, treinamento de marketing, treinamento técnico das nossas plataformas de gestão, para a pessoa que vai operar a cidade arrasar nas vendas e planejar o lançamento.

2. Acompanhamento:
Atendimento direto, para tirar as eventuais dúvidas sobre o negócio e a plataforma. Além disso, são realizadas reuniões mensais para planejar as ações de marketing, acompanhamento de indicadores, definição de metas, resolução de problemas e possibilitar o crescimento dos resultados da plataforma na cidade mês a mês.

3. Pós-venda:
Ao final de cada mês, é enviado um relatório com os principais indicadores da cidade em relação a quantidade de pedidos, quantidade de usuários, faturamento, sugestões de ações, principais medidas a serem adotadas no próximo mês. Além disso, existem canais de comunicação internos para acompanhamento diário, atendimento, além de canais de comunicação para integração com os demais licenciados da rede e discussão de boas práticas.

4. Suporte e Atendimento:

A plataforma possui suporte online 19 horas por dia, através do sistema, para que tanto licenciado, quanto empresas ou usuários tenham um retorno de maneira rápida. Além do suporte através da própria plataforma, há também canais de atendimento através do e-mail, redes sociais e WhatsApp.

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