O mercado de seguros é atrativo e conta com diversas opções para os empreendedores que desejam atuar nele. Uma das marcas é a franquia TSValle Corretora de Seguros, da qual falaremos um pouco.
Este setor é atrativo pois conta com números sólidos, mesmo com a pandemia. Para se ter uma ideia, em 2020, a arrecadação anual totalizou R$ 273,7 bilhões, sem Saúde e DPVAT.
Por conta disso, os empreendedores estão de olho neste mercado lucrativo e com diversos modelos de negócios para investir, como mostraremos ao longo do texto.
Franquia TSValle Corretora de Seguros
A franquia TSValle Corretora de Seguros está neste mercado desde 2003, mas só em 2016 entrou para o segmento do franchising.
A rede trabalha com diversos tipos de produtos. Por exemplo, seguros individuais de auto, residencial, de vida, seguro saúde, entre outros.
Da mesma forma, possui em seu portfólio linhas de crédito e benefícios corporativos, como seguro de vida coletivo, crédito consignado, vale refeição e alimentação.
Ainda, oferece diversos tipos de seguros corporativos, seguro fiança locatícia, seguro condomínio, riscos patrimoniais e outros.
Além disso, a franquia TSValle possui dois modelos de negócios para os empreendedores, sobre os quais falaremos no tópico abaixo.
Entenda o modelo de negócio da TSValle
A franquia TSValle Corretora de Seguros iniciou sua atuação no franchising com um modelo de franquia enxuto para os empreendedores. A rede de franquias conta com formato home office e loja.
Para ambos os formatos, as unidades franqueadas contam com apoio da franqueadora para a gestão administrativa, captação de clientes e marketing.
Cada um destes modelos é indicado para um perfil de empreendedor, tendo em vista suas características. Saiba mais sobre estes dois formatos de negócio da franquia TSValle Corretora de Seguros:
Home office
O modelo home office da franquia TSValle é ideal para o empreendedor que deseja atuar com um horário flexível de trabalho.
Neste modelo, o franqueado precisa apenas de um computador ligado à internet e um telefone celular. Pode desenvolver o trabalho do quarto ou da sala de sua casa.
Além disso, não sendo necessário um ponto comercial, os custos de manutenção do negócio diminuem. Ainda, não é necessário funcionários.
O investimento inicial em uma unidade home office da franquia TSValle Corretora de Seguros é a partir de R$ 8,9 mil.
Store
Já no modelo Store da franquia TSValle, o empreendedor precisa de um ponto comercial para receber seus clientes.
Além disso, precisará de funcionários e terá que atuar em um horário preestabelecido para o atendimento aos clientes.
Neste modelo, a franqueadora auxilia na escolha do melhor ponto para a instalação da unidade. Da mesma forma, contribui com um projeto arquitetônico para deixar a unidade com a cara da franquia.
Por fim, o investimento mínimo inicial no formato varia de acordo com a região de atuação do empreendedor.
Contudo, existem outras opções no mercado de seguros. Uma destas redes de corretoras de seguros é a Quisto. Conheça um pouco mais sobre a marca a seguir.
Quisto: conheça a franquia em alta no ramo de seguros
A Quisto é uma franquia de corretoras de seguros que nasceu na cidade de Belo Horizonte, e atualmente conta com mais de 100 unidades franqueadas.
A rede oferece aos empreendedores um modelo atrativo para atuar neste mercado tão lucrativo.
O modelo de negócio em home office da Quisto foi destaque em uma publicação na revista eletrônica SEGS. Isso por conta da expansão da franquia para a região sul do Brasil.
Além de um negócio enxuto, a Quisto também oferece um amplo catálogo de produtos para os clientes. São mais de 90 tipos de soluções em seguros para o franqueado trabalhar.
Entre os produtos estão empréstimos consignados, financiamento de imóveis, seguros de vida e residencial etc.
Uma vantagem da Quisto em relação as demais empresas do setor é a sua política de comissionamento, umas das mais atrativas do mercado, contribuindo com as possibilidades de lucro.
Da mesma forma, a franquia conta com um software próprio que realiza mais de 20 cotações para um mesmo contrato.
Assim, o franqueado consegue oferecer aos clientes mais opções, adequando o valor às possibilidades do consumidor.
Além disso, a franqueadora oferece treinamentos para o empreendedor conhecer o mercado de seguros. Ainda, é treinado para as melhores ações na captação e atendimento aos clientes.
Do mesmo modo, recebe apoio para gestão do negócio, parte burocrática, arquitetura da loja e auxílio na escolha do melhor local para a unidade.
O investimento inicial para ser franqueado da Quisto é a partir de R$ 22 mil.
Números do setor de seguros no Brasil
Conforme falamos, o mercado de seguros teve grande faturamento em 2020, com mais de R$ 270 bilhões.
Além disso, de dezembro de 2019 para 2020, houve um aumento de 15,4% na arrecadação do setor.
Da mesma forma, em indenizações, benefícios, resgates e sorteios, o setor totalizou R$ 151 bilhões, também sem Saúde e DPVAT, com crescimento de 8,3% sobre 2019.
São diversos números que impressionam pela cifras. Contudo, ainda há muito a se explorar nos nichos de mercado de seguros.
Por exemplo, a pandemia acendeu um alerta em muitas pessoas para a necessidade de seguros e vida e planos de saúde. Do mesmo modo, no Brasil, cerca de 70% dos carros não possuem nenhum tipo de seguro.
Em outras palavras, são inúmeras as possibilidades para quem trabalha no mercado de seguros, com muitos clientes em potencial.
Todavia, o empreendedor deve estar atento para buscar modelos de negócios que combinem com o seu perfil. E ainda, ter certeza de que é neste mercado que deseja investir.
Uma boa opção para iniciar um empreendimento é por meio de franquias, pois este formato conta com algumas vantagens.
Vantagens de abrir uma franquia de seguros
O modelo de franquias tem chamado a atenção dos empreendedores em diversos segmentos da Economia. No mercado de seguros não é diferente.
Isso porque mesmo empreendedores com pouca ou nenhuma experiência podem ter o seu próprio negócio de forma simples com uma franquia. Veja agora algumas das vantagens deste modelo de negócio.
Suportes da franqueadora
Um dos pontos positivos do modelo de franquia são os suportes ofertados pela franqueadora para os franqueados. Este apoio é feito de variadas formas, dependendo do tipo de negócio e do mercado no qual se atua.
Por exemplo, em um empreendimento de venda de produtos fabricados pela franquia, o franqueado recebe treinamento para a produção destes produtos.
Algumas das franqueadora também contam com manuais que podem ser acessados sempre que o franqueado tiver alguma dúvida.
Do mesmo modo, em negócios de vendas, o franqueado é treinado para as melhores ações no atendimento ao cliente.
Ainda, as franqueadora oferecem treinamentos e cursos para que o empreendedor conheça mais sobre o mercado no qual irá atura.
Além disso, orienta para as ações de marketing, que são feitas pelo franqueado, mas com alguma ajuda da franqueadora.
Outro suporte interessante para o franqueado é com a escolha do melhor local para a instalação da unidade da franquia.
A franqueadora normalmente realiza um estudo de geomarketing para analisar a região mais adequada para aquela unidade. Assim, é possível estar próxima do público-alvo e longe da concorrência.
Da mesma forma, a rede de franquias pode ter um escritório arquitetônico responsável por elabora um projeto padrão. Com isso, ajudando a manter uma imagem homogênea da empresa em diversos pontos comerciais.
Confiança do consumidor
O empreendedor que investe em uma franquia também busca o reconhecido que a marca tem no mercado consumidor.
Uma franquia possui uma história e, ao longo do tempo, com a abertura de unidades, vai formando um conceito perante o público.
Dessa forma, quando o empreendedor investe em uma franquia, investe também na reputação da marca. Seja por causa dos produtos da franquia, dos serviços ou qualidade de atendimento.
Quando se inicia um negócio do zero, leva-se um certo tempo para que o consumidor tenha confiança no seu empreendimento.
Por outro lado, em uma franquia, o empreendimento possui uma carga de reconhecimento, uma marca a qual as pessoas olham e enxergam os produtos ou serviços.
Por causa desta reputação, o modelo de franquia consegue ser mais eficiente em captar clientes mesmo com pouco tempo da inauguração de uma unidade.
Modelo de negócio preestabelecido
Além da reputação da marca e dos suportes, o modelo de franquia oferece um negócio estruturado, com uma operação padrão.
Todo o modelo de negócio é detalhado na Circular de Oferta de Franquia (COF). Dessa forma, o empreendedor, ao se tornar um franqueado, já sabe quanto terá de gastar para abrir uma unidade, por exemplo.
Da mesma forma, ele também recebe um plano de negócio. Neste plano, é possível ter uma ideia do caminho a seguir para o desenvolvimento do empreendimento, os custos da operação, entre outras coisas.
Assim, antes mesmo de iniciar o empreendimento, o futuro franqueado tem uma ideia das dificuldades que terá e como solucionar eventuais problemas. Tudo isso baseado na experiência da franqueadora com as outras unidades.
Como falamos, o modelo de franquia é interessante para todo tipo de empreendedor. Por ser uma forma mais simples e eficiente de iniciar um negócio.