O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquia Starbucks: veja TUDO sobre esse modelo de negócio

Acesse uma parte específica do artigo

Fachada de uma loja Starbucks. Imagem ilustrativa do texto sore franquia Starbucks.

Franquia Starbucks: veja TUDO sobre esse modelo de negócio

A “franquia Starbucks” é referência em cafés e chás. Os clássicos da marca são o café mocha, latte (café expresso coberto por espuma de leite), além das bebidas que levam chantilly.

É um negócio com potencial. Para se ter uma ideia, a comercialização da safra brasileira de café de 2021/2022, até março, atingiu 89% da produção

Advertisement
.

Portanto, pode valer muito a pena investir neste modelo de negócio. Para conhecer mais sobre a marca, nós preparamos o texto a seguir com todas as vantagens e informações sobre a franquia Starbucks.

Advertisement

Qual a diferença entre franquia e licença Starbucks?

Você sabia que a Starbucks não é uma franquia? Por isso, não é possível abrir uma unidade de franquia da marca, pois ela não trabalha com esse modelo de negócio.

No entanto, você pode se tornar um empreendedor licenciado e iniciar a sua Starbucks.

Desse modo, a principal diferença do licenciamento Starbucks para uma franquia está na padronização do negócio próprio. O franchising preza para que a gestão e operação das suas unidades sejam iguais.

Já com o licenciamento para o uso da marca Starbucks, o empreendedor não precisa seguir padrões preestabelecidos. Isso possibilita que ele tenha mais liberdade para atuar no seu negócio.

No caso do licenciamento, o investimento permite o uso a marca e o empreendedor pode vender os produtos e serviços da rede, além de ter autonomia na gestão do negócio.

Já no caso da franquia, existe o investimento no sistema de gestão completo. Por meio dos treinamentos, é possível aprender como administrar o negócio e o franqueado tem todos os suportes necessários, que o ajudam a gerir a sua unidade.

Mão segurando copo colorido da Starbucks. Ao fundo, temos uma roda gigante. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia starbucks.
Uma unidade da Starbucks tem diferentes receitas para oferecer ao cliente.

Como funciona uma Starbucks?

Como vimos, a Starbucks não trabalha com o modelo de franquias. Sendo assim, se você busca contar com todas as vantages do franchising no seu negócio, esse não é o empreendimento indicado para você.

No entanto, para investir na Starbucks, basta que você obtenha uma licença da marca. Assim, é possível abrir sua própria unidade e oferecer todos os produtos desta empresa tão famosa. Hoje, a marca conta com mais de 30 mil lojas espalhadas por 78 países.

No entanto, por não ser uma franquia, a empresa não transmite o know-how completo, nem tem padrão rígido para os empreendedores. 

Porém, há a transferência de conhecimento ao licenciado. Ele funciona como um guia, um ensinamento para o empreendedor atuar de forma mais certeira, de modo que possa evitar erros e até mesmo prejuízos.

A cafeteria oferece, por exemplo, informações completas sobre os seus produtos e para a preparação das bebidas, além das formas de gerenciamento e atendimento nas lojas.

Cardápio da Starbucks

Para atender aos seus diferentes públicos, a franquia Starbucks conta com um cardápio variado e possui uma estratégia muito interessante. Ela faz uma adequação dos seus produtos à cultura local.

Dessa forma, existem itens nas unidades do seu estado que você não encontraria nos cardápios de outros estados ou países.

A rede também oferece informações completas sobre os produtos e a forma de atendimento ao cliente.

A Starbucks trabalha com bebidas quentes e geladas. A marca é famosa e conhecida em vários países e, por isso, conta um público bastante diversificado.

Além disso, no cardápio da marca você vai encontrar também sanduíches, muffins e outros acompanhamentos para as bebidas.

Destaque para uma mão segurando copo branco da Starbucks. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia startbucks.
Os copos da Starbucks são clássicos e muito conhecidos na cultura pop.

Vantagens de uma “franquia Starbucks”

Entre as vantagens da “franquia Starbucks” está a liberdade para atuar no seu negócio. É bem diferente do franchising, que preza para que a gestão e operação das suas unidades sejam padronizadas.

Ou seja, com o licenciamento da marca Starbucks, o empreendedor não precisa seguir padrões estabelecidos.

Além disso, o licenciado Starbucks pode contar com o auxílio de marketing de forma global, já que há várias publicidades que divulgam a empresa.

Outra vantagem é que, apesar de não ser uma franquia, a Starbucks transfere todos os seus conhecimentos de marketing ao licenciado.

Do mesmo modo, a rede também fornece informações completas sobre os seus produtos e a forma de atendimento ao cliente.

Esses aspectos são muito importantes para o reconhecimento da marca pelo consumidor.

Isso porque, sabendo que pode contar com a qualidade e com o que vai encontrar em uma loja Starbucks, o usuário tem mais confiança para consumir os produtos da cafeteria.

Além disso, a Starbucks trabalha com uma grande diversidade de bebidas, que vão desde café expresso, até chás e cappuccino.

Sendo assim, a quantidade de opções e os preços variados atraem uma fatia maior de consumidores.

Como abrir uma loja da Starbucks?

Para abrir uma unidade da “franquia Starbucks”, primeiro é preciso entrar em contato com a marca. Isso é possível por meio do acesso ao site internacional da marca.

Depois que entrar no site, acesse a área de “Become a customer” para se inscrever. 

Lá, você também vai encontrar as possibilidades de negócios que existem. Existe, por exemplo, a opção de abrir uma loja em universidades, indústrias, lojas de rua, entre outros.

Assim que receber os seus dados, a marca vai analisar o seu perfil empreendedor, para ver se ele está alinhado com os valores da empresa. Em caso positivo, você pode receber o primeiro contato para passar mais informações.

Copo vermelho da Starbucks em cima de uma mesa em uma cafeteria.
Confira abaixo os valores para abrir uma Starbucks.

Qual o valor de uma “franquia do Starbucks”?

Lembrando que a Starbucks não é uma franquia, mas o valor mínimo para obter o licenciamento da empresa é de R$ 500 mil.

É importante destacar que esse valor corresponde ao licenciamento. Sendo assim, você terá acesso apenas aos suportes básicos oferecidos pela marca.

Então, o investimento serve para ter o direito ao uso da marca e não estão inclusos os custos para a montagem da loja, compra de equipamentos etc.

Por isso, as estimativas são de que o investimento realizado fique em torno de R$ 500 mil a R$ 1 milhão. Ou seja, é preciso ter à disposição um valor bem maior do que o investido no licenciamento.

Faturamento de uma unidade Starbucks

A rede Starbucks fatura por ano, com todas as unidades que existem, US$ 1,5 bilhões. É um dado que chama a atenção e mostra o potencial da marca.

No entanto, você não pode abrir uma loja pensando que vai ganhar tudo isso. Mesmo porque, esse é o valor do faturamento global, ou seja, inclui todas as lojas da empresa espalhadas pelo mundo. Mas já é algo para se basear.

Pronto! Ao longo do texto, você pôde conhecer todas as vantagens de abrir uma empresa Starbucks.

Agora, confira no vídeo abaixo outras cinco empresas que parecem ser franquias, mas não são. Assista e entenda melhor sobre esse negócio.

Gostou do nosso contéudo sobre a Starbucks? Então, conheça agora as 9 melhores franquias de café que custam a partir de R$ 70 mil para abrir.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje