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Qual a melhor franquia para shopping? Invista sem perder dinheiro

Mulher com compras em sacolas de shoppings com fundo esverdeado. Imagem ilustrativa texto franquia para shopping

É possível que muitas pessoas não saibam os benefícios que existem nos modelos de franquia para shopping. Dessa forma, alguns empresários podem acabar se assustando com algumas questões e deixar a possibilidade de investimento de lado sem antes compreender como tudo funciona.

Os shoppings são pontos obrigatórios em quase toda cidade do país. São pontos de encontro e de referência. Além disso, são os principais polos para entretenimento e compras para muitas famílias brasileiras. Agora, imagine ter um empreendimento nesse local?

Existem, pelo menos, dois formatos mais comuns para esse tipo de negócio: os tradicionais quiosques e as lojas. Cada um com suas características, pontos altos e baixos. Porém, você sabe dizer qual deles é melhor para você iniciar o seu empreendimento?

Para responder a essa pergunta, desenvolvemos o texto a seguir com algumas vantagens sobre cada modelo de negócio, além de algumas opções para você investir sem perder dinheiro. Acompanhe a leitura. 

Franquia para shopping: melhor loja ou quiosque?

Geralmente, uma franquia para shopping center oferece os formatos quiosques ou loja física. Ambos os modelos de negócios possuem suas vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas, sobretudo se você tem pouca ou nenhuma experiência como empreendedor.

A princípio, quando falamos dos quiosques, o primeiro benefício que podemos citar é com relação ao custo. Além de exigir um investimento menor, em grande parte dos shoppings centers não existem taxas como condomínio para esse modelo. Além disso, você tem a liberdade para mudar de localização.

Em contrapartida, as lojas permitem que você tenha uma capacidade de atendimento maior. Nesse sentido, com uma estrutura mais elaborada, é possível montar um espaço capaz de trazer tranquilidade e conforto para os consumidores.

Tendo como base essas diferenças, já é possível começar a traçar um norte para a sua tomada de decisão. Porém, ainda é necessário saber se vale a pena abrir um negócio dentro de um shopping. São benefícios que acabam transformando essa possibilidade em algo realmente atrativo.

Vantagens de abrir uma franquia para shopping

Imagem panorâmica da área central de um shopping (imagem ilustrativa). Texto: franquia para shopping.
Entre as principais vantagens de abrir uma franquia para shopping está o estudo sobre o público que frequenta o espaço.

O que não faltam são vantagens para você abrir uma franquia para shopping. Primeiramente, não podemos deixar de destacar o fluxo de pessoas que vão a esses centros comerciais com a cabeça mais aberta para comprar algo. Diferentemente do que encontramos nas ruas, onde os consumidores estão, muitas vezes, distraídos.

Ao mesmo tempo, as operadoras dos shoppings oferecem um estudo sobre os clientes para que você possa encontrar a melhor localização para a sua unidade, seja ela quiosque ou loja física. Assim, o franqueado tem uma ideia sobre a média faixa etária, gênero etc.

Outra vantagem que não podemos deixar de citar é com relação a segurança oferecida dentro desses locais. Além do corpo de seguranças profissionais, ainda existem câmeras instaladas em diversos pontos. Isso sem contar no estacionamento exclusivo para os consumidores.

Diante de tantas vantagens, a tendência é que a sua unidade consiga alcançar resultados mais atrativos do que apostando numa loja na rua, por exemplo. Essas características serão fundamentais para que você consiga ter sucesso na sua jornada.

Quanto custa abrir uma franquia no shopping?

Não é possível determinar quanto custa uma franquia para shopping de modo geral. Essa é uma questão que vai variar entre as marcas, principalmente. Porém, será necessário arcar com despesas como a taxa de franquia, o capital de giro e valor de instalação.

Além disso, o futuro franqueado deve se atentar às questões relativas aos custos do shopping. Você precisa levar em consideração o valor do aluguel da loja e, ainda, pensar no valor do “condominio”. Afinal, você precisa contribuir para ter acesso a todas as vantagens que destacamos no tópico anterior.

No caso dos quiosques, essa taxa costuma ser mínima ou pode nem existir. Por isso, é muito importante que você estude as possibilidades, faça um levantamento dos locais disponíveis, conheça as taxas cobradas e, principalmente, encontre uma marca que converse com o seu perfil empresarial.

Com isso, a sua tomada de decisão tende a ser mais eficaz e econômica. Pois, infelizmente, para apostar num empreendimento em shopping, é necessário ter uma boa capacidade financeira. Diferente das lojas em ruas, cuja preocupação é com o aluguel do ponto.

5 franquias para shopping para investir e lucrar

Agora que você conhece as vantagens de empreender em uma franquia para shopping, separamos algumas possibilidades para investir. Lembre-se de nunca pensar apenas no dinheiro que essa franqueadora pode lhe oferecer, levando em consideração a sua vontade e conhecimento sobre um determinado segmento.

Se você focar apenas no lado financeiro, a tendência é acabar deixando escapar algum aspecto importante para a sua tomada de decisão. Uma delas é a visão do público sobre a franqueadora: ela é bem vista ou não no mercado? Ela realmente cumpre com o que promete?

Outra dica muito importante é estudar, com bastante cuidado, a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Esse documento é responsável por apresentar diversas informações sobre o empreendimento. Sendo assim, é necessário um intervalo de 10 dias entre o seu recebimento e a assinatura do contrato.

Por fim, em caso de dúvidas, não deixe de procurar um advogado para auxiliar na sua jornada. Não deixe nenhuma dúvida para trás. Dessa forma, conhecendo um pouco o caminho para achar uma boa marca, confira as franqueadoras que separamos.

1. Mardelle

Parte interna de uma loja da Mardelle (imagem ilustrativa). Texto: franquia para shopping.
A Mardelle oferece uma grande variedade de peças íntimas para homens e mulheres.

Uma das possibilidades para você entrar no ramo das franquias é a Mardelle. A empresa é voltada para moda íntima e está no mercado desde a década de 1990, levando o que há de melhor para seus clientes. 

A história da Mardelle se inicia em Minas Gerais, quando sua fundadora decidiu vender peças íntimas para suas colegas de faculdade para pagar seus estudos. Em questão de meses, seu nome já era uma referência no ambiente e a empresária decidiu se juntar com um sócio.

Desde então, a marca não parou mais de crescer. Em menos de dois anos, a Mardelle já possuía sua primeira loja física e estava pronta para crescer. Não demorou muito para começar a pensar também na expansão por meio das franquias. 

Uma das questões que fizeram a marca se destacar foi sua linha diversificada de produtos. Além de peças íntimas para mulheres, em diferentes tamanhos e formatos, a franqueadora oferece produtos para gestantes, pijamas, peças noturnas, roupas infantis e até peças masculinas. Ou seja, ampla possibilidade de ganhos. 

Sendo assim, se você está interessado em fazer parte das redes de franquias da Mardelle, existem opções de lojas exclusivas para shoppings. Nesse formato, o empresário possui um quadro de funcionários e uma estrutura capaz de atender diversos clientes ao mesmo tempo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

2. Empada Brasil

No ramo alimentício, uma das possibilidades é a Empada Brasil. A empresa produz empadas a partir de uma receita familiar e cheia de história. A grande vantagem desse empreendimento é a possibilidade de apostar em algo ligado ao fast-food com uma variedade de produtos.

A franqueadora permite a abertura tanto de lojas, quanto de quiosques. Já são quase 40 unidades espalhadas pelo Brasil desde 199, ano de sua fundação, oferecendo o que há de melhor em empadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 96 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 52 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Água de Cheiro

Se você está procurando uma franquia para shopping ligado ao setor de cosméticos e perfumaria, uma das boas possibilidades é a Água de Cheiro. A marca é considerada pioneira em franquias de beleza no Brasil e está no mercado desde 1976. Desde então, ela tem ganhado cada vez mais espaço.

Apesar do momento de crise, a marca conseguiu se recuperar e, atualmente, conta com cerca de 135 unidades em todo o Brasil. O empresário pode escolher entre os formatos quiosque ou loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Cacau Show

Outra franqueadora do setor alimentício, mas dessa vez voltada para a doceria, a Cacau Show é uma referência no mercado. São mais de 30 anos de história, levando o que há de melhor do universo dos chocolates para seus consumidores.

São quase 2,4 mil unidades no Brasil. O franqueado que desejar investir na Cacau Show poderá escolher o modelo quiosque, ótima possibilidade para quem deseja iniciar com calma e, no futuro, expandir para uma loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 64 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

5. Hering Store

Sem dúvida, estamos falando de uma das empresas mais tradicionais de moda casual do Brasil, conhecida pela qualidade de suas peças. Atualmente, são mais de 660 unidades pelo Brasil e outras 20 no exterior.

A única opção que o franqueado Hering tem é abrir uma loja física. Todavia, é importante destacar que grande parte das marcas de moda trabalham apenas nesse formato. Já são 14 selos de Excelência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 585 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

Separamos o vídeo a seguir com mais cinco possibilidades de franquias para você conhecer e investir. Assista!

Ao longo do texto, você pôde conhecer as vantagens de apostar num empreendimento em shoppings centers. Não apenas pela segurança oferecida, como um estudo detalhado para conseguir escolher o melhor local, mas também pela mentalidade dos consumidores que vão até esses centros comerciais.

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