O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia SFX Solar: ganhe dinheiro no mercado de energia solar!

Franquia SFX Solar: ganhe dinheiro no mercado de energia solar!

Sumário

A franquia SFX Solar é uma empresa voltada para a produção e distribuição de energia solar no Brasil. Saiba tudo sobre esse empreendimento neste texto.

De acordo com o Boletim de Mensal Energia do Governo, a geração de energia solar no Brasil cresceu em torno de 60% no Brasil em 2021. Ou seja, o país está investindo no mercado de energia sustentável.

Neste sentido, investir em uma franquia SFX Solar pode ser uma boa oportunidade de negócio para os próximos anos. Continue a leitura e saiba mais!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE ENERGIA SOLAR. Acesse!

Conheça a franquia SFX Solar

A SFX Solar existe desde 2000 atuando com eficiência energética. Porém, a partir de 2014 a empresa passou a investir em geração de energia solar.

A partir de 2015, a empresa notou um crescimento na busca por energias renováveis, tanto de pessoas, como de empresas. Assim, entrou para o universo do franchising, com o objetivo de expandir o mercado da energia renovável no país.

Em seguida, a marca percebeu que o modelo de franquias podia ser adaptado para oferecer melhores condições aos investidores. Por isso, adotou o sistema home based, em que o franqueado pode gerir seu negócio de casa.

Dessa forma, o franqueado tem menos atribuições técnicas. Ou seja, o papel do investidor passa a ser muito mais comercial e administrativo.

Além disso, a equipe da empresa é formada por profissionais pós-graduados na área, o que faz com que as operações sejam seguras. Atualmente, a rede também participa do grupo de estudos da ABNT para sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.

Como funciona um sistema de energia solar? Por que é importante?

Primeiramente, é importante compreender como funciona um sistema de energia solar. Existem três tipos dessa energia: a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia heliotérmica.

Casa com placas de energia solar. Ilustração do texto sobre franquia SFX Solar.
A energia solar é uma fonte viável para abastecer casas.

A franquia SFX Solar trabalha com energia fotovoltaica. Por isso, é essa modalidade que iremos abordar a seguir.

A energia solar fotovoltaica funciona por meio do efeito fotovoltaico, que gera energia elétrica. Isso porque, as partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar instalado na casa ou empresa.

Em seguida, essa colisão gera um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica. Sendo assim, a geração desse tipo de energia demanda a instalação de painéis solares.

Depois, eles captam a luz e conseguem transformá-la em energia elétrica. Assim, a energia é convertida pelo inversor solar, de corrente contínua para alternada, e, então, a eletricidade é distribuída.

Ou seja, tudo começa quando o painel absorve a luz solar e a transforma em energia. Em seguida, o inversor solar converte a energia para a sua casa ou empresa.

Dessa forma, o usuário já pode usar a energia que foi distribuída pelo inversor no seu cotidiano. A energia que sobra vai para o operador do sistema na sua cidade e é convertido em créditos que são usados para reduzir a conta de energia.

Por fim, além de ser uma forma de energia mais sustentável, o uso da energia solar fotovoltaica promove redução da conta de energia.

Vale a pena abrir um negócio SFX Solar?

Teto de casa com painéis para captar energia solar. Ilustração do texto sobre franquia SFX Solar.
Franquia atua com a energia solar fotovoltaica para casa, empresas e indústrias

De acordo com o Boletim Mensal de energia de agosto de 2021, a geração de energia solar cresceu 67% em relação ao mesmo mês do ano anterior.  Desse total, a distribuição de energia teve um aumento de 125%.

O aumento da busca por fontes sustentáveis de energia é resultado de muitos fatores. Primeiramente, a alta nos preços das contas de energia.

De acordo com a Aneel, as contas de energia devem aumentar 21,04%, em 2022. Ou seja, os aumentos que marcaram 2021 devem continuar.

Neste sentido, a franquia SFX Solar pode oferecer uma alternativa para os consumidores. Segundo a própria empresa, a instalação dos painéis fotovoltaicos pode gerar uma redução de até 98% da conta de energia elétrica. 

Também vale destacar a maior preocupação com a sustentabilidade. Segundo uma pesquisa do Institute for Business Value (IBV), a maioria dos consumidores diz estar mais preocupada com ações sustentáveis das empresas.

Neste sentido, a pesquisa apontou que nove em cada dez empresários entrevistados pretendem adotar práticas mais sustentáveis. Ou seja, a preocupação com o meio ambiente também é um fator de decisão no momento em que o consumidor pesquisa por marcas.

Sendo assim, investir em uma franquia SFX Solar pode ser uma boa ideia. Ainda mais levando em conta a experiência de mercado da marca.

A franquia SFX Solar foi uma das pioneiras ao oferecer serviços de qualidade em energia no Brasil. Atualmente, a empresa já executou mais de 500 projetos e instalou cerca de 90 mil módulos em casas, empresas e indústrias.

Além disso, a marca possui três usinas de energia solar em operação. Mas também vale ressaltar que por se tratar de uma franquia, o investidor tem muito mais segurança em investir no negócio.

Quanto custa uma franquia SFX Solar?

Homem trabalhando em placas de energia solar. Ilustração do texto sobre franquia SFX Solar.
A franquia de energia solar pode ser um bom investimento.

De modo geral, o investimento na rede SFX Solar pode variar de acordo com o tipo de serviços que o franqueado vai oferecer. Assim, o investimento inicial gira em torno de R$ 16 mil.

Ou seja, a SFX é uma microfranquia, com valor inicial baixo. Isso possibilita que mais investidores entrem para o ramo.

Além disso, a marca cobra 5% de royalties sobre o faturamento bruto e não há taxa de propaganda. Dessa forma, o investimento não tem muitos gastos de manutenção e pode gerar boa lucratividade para o franqueado.

Quanto uma franquia SFX Solar ganha? Qual o faturamento?

O faturamento de uma franquia SFX pode variar de acordo com os projetos desenvolvidos pelo franqueado. Assim, o investidor tem grande responsabilidade na administração e prospecção.

Porém, os lucros são estimados em 13% e o tempo de retorno varia entre três e seis meses. Logo, a franquia é ideal para quem busca uma opção com baixo investimento e retorno financeiro rápido.

O que o franqueado SFX faz?

O franqueado SFX vai ser responsável por administrar sua unidade e prospectar clientes. Mas, desde o início, o investidor tem a clareza de saber no que está investindo.

Dessa maneira, o futuro investidor pode ter todas as informações sobre o projeto em um único documento. Trata-se da Circular de Oferta de Franquia (COF), que conta com todos os dados importantes para um futuro franqueado.

Por exemplo, as responsabilidades do franqueado, valor de investimento e tempo de retorno; suportes da franqueadora; funções exercidas pelo investidor e muito mais.

Desse modo, as chances de problemas a longo prazo diminuem. Portanto, o franqueado precisa estar disposto a participar de treinamentos e capacitações oferecidas pela franqueadora.

Homem inspecionando as placas de energia solar. Ilustração do texto sobre franquia SFX Solar.
O franqueado possui responsabilidades para gerir a franquia.

Afinal, é por meio destes que a empresa realiza a transferência de know-how. Além disso, o franqueado deve acompanhar a instalação dos painéis e monitorar a produção por meio de um sistema on-line utilizado pela empresa.

Sendo assim, o contato com o cliente não se resume à prospecção. Por isso, o franqueado deve manter contato e acompanhar o desempenho dos painéis e trabalho de longo prazo.

Mas o empreendedor não precisa se preocupar se não tiver experiência na área. Isso porque, a franqueadora oferece suporte para ensinar o franqueado sobre como funciona o negócio e qual a melhor forma de administrá-lo.

Então, é uma maneira mais simples de investir, em relação a abrir um negócio do zero. Uma vez que o franqueado vai receber um plano de negócio pronto e comprovado.

Perfil do franqueado SFX Solar

O franqueado SFX Solar não precisa ser um especialista em energia fotovoltaica. Porém, é preciso que tenha as características de empreendedor.

Como a organização, resiliência, capacidade de se adaptar, empatia, inteligência emocional, planejamento financeiro e muito mais.

Além disso, o investidor da franquia SFX Solar deve estar sempre atualizado em relação ao mercado. Ou seja, acompanhar o setor de energia sustentável e os investimentos no segmento.

Essa atualização constante vai permitir que o empreendedor consiga se antecipar às crises, por exemplo. Também vale destacar a necessidade de ter um bom networking, sobretudo com possíveis investidores e clientes.

Ainda está em dúvida sobre qual o melhor negócio para você? Então, este texto pode te ajudar: Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje