Destaques ★Segmento: Serviços e outros negócios

Saiba os motivos para investir em uma franquia de seguro saúde

Estetoscópio apoiado em um coração de plástico vermelho. Imagem ilustrativa texto franquia de seguro saúde

Apostar numa franquia de seguro para saúde pode trazer bons resultados para os empresários. Principalmente para aqueles que sonham em mudar de vida e ter algo rentável para o futuro.

O Brasil possui uma das maiores populações do mundo. Porém, o número de pessoas com seguro de vida não chega nem perto da média mundial. Mesmo com um índice tão baixo, o segmento vem crescendo ano após ano, ou seja, as pessoas estão vendo com outros olhos esse tipo de serviço.

Durante muito tempo, foi comum pensarmos que ter um seguro de saúde era algo pouco vantajoso e até mesmo desnecessário. Para o bem das pessoas e do mercado, essa ideia tem ficado para trás, sendo substituída pela tranquilidade e segurança em ter esse tipo de serviço à disposição.

E quem tem aproveitado bastante essa mudança de percepção são os empreendedores que oferecem possibilidades para seus clientes por meio das corretoras de seguros. Deseja saber as vantagens de empreender nessa área? Preparamos o texto a seguir para você. Acompanhe a leitura.

1. Abrir uma franquia de seguro saúde é um investimento barato

Uma das grandes vantagens de apostar em uma franquia de seguro de saúde é a possibilidade de fazer um investimento baixo e ter uma boa rentabilidade. Isso acontece, pois a grande maioria das franqueadoras oferece o modelo conhecido como microfranquias.

A principal diferença entre este e o formato mais tradicional de franquia é a estrutura necessária para tornar o empreendimento viável, além do valor do investimento. A Associação Brasileira de Franchising (ABF), órgão responsável pela regularização das franquias, determina um teto de até R$ 90 mil.

Essa quantia é calculada de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB), per capita, do Brasil. Os empreendimentos dessa categoria são mais viáveis, principalmente quando olhamos para a sua estruturação. As unidades, na maioria dos casos, são formadas apenas pelo franqueado.

Ou seja, ele sozinho desenvolve e cuida do negócio. Assim, temos os empreendimentos nos formatos home based ou home office, como são mais conhecidos, e o delivery. Ter um computador com acesso à internet ou um meio de deslocamento para ir até o cliente é o necessário para oferecer um serviço e/ou produto de qualidade.

Do mesmo modo, como não existe a necessidade de pagar contas como aluguel de espaço externo, entre outras, no seu estabelecimento, o dinheiro recebido rende mais. Como resultado, temos também um empreendimento com alta lucratividade.

Apesar deste ser o cenário da grande maioria das microfranquias, existem empresas que oferecem a possibilidade de uma estrutura física para seus franqueados, sempre respeitando o limite de investimento estabelecido pela ABF.

2. Mercado de seguro saúde está em alta

Lupa sobre gráficos de diversas cores, com uma loja desenhado na lente do objeto (imagem ilustrativa). Texto: franquia de seguro saúde.
Mesmo sendo um dos países com menor número de segurados, o Brasil vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com a Mapfre Economics, o Brasil é o principal mercado a ser explorado quando se trata de seguros voltados para a saúde. Em 10 anos, o país conseguiu manter sua trajetória de crescimento registrando bons resultados. Isso acaba estimulando o mercado.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2019, houve um crescimento de 12,7% na aquisição dos seguros de vida, em comparação com o ano anterior. Essa perspectiva segue na mesma linha que um levantamento feito pela Universidade de Oxford, em 2017.

A Instituição identificou que apenas 19% dos brasileiros se preocupavam em ter um seguro de vida. Para entender como esse número é baixo, na média, os maiores países do mundo conseguem manter uma taxa de 32%. Analisando para essas dados, fica fácil entender o entusiasmo do setor.

Esse tipo de seguro, mesmo que bem abaixo da média mundial, ainda é o mais negociado e vendido no Brasil, ao lado do seguro de automóvel, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Cnseg).

Por fim, para que você identifique outra vantagem de uma franquia de seguro de saúde, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), registrou um crescimento de 15% na contratação de novas apólices de seguros de vida, um avanço de R$ 73 milhões no faturamento do segmento no geral.

3. Variedade de serviços para oferecer com a franquia

Apesar do mercado de seguros relacionados à saúde ser, por si só, bem atrativo, esse empreendimento permite que o franqueado atue com outras possibilidades dentro do segmento. Afinal, mesmo que o cliente esteja em busca somente desse serviço, ele pode se interessar por outros no futuro.

Como no caso dos seguros automotivos, por exemplo, que também são procurados por grande parte da população brasileira. Agora, imagine ter um empreendimento que oferece apenas um tipo de solução e perde a possibilidade de negociar outros serviços? Certamente estará perdendo dinheiro, concorda?

Caso sua resposta tenha sido sim, isso significa que abrir uma franquia de corretora de seguros é a melhor opção para você nesse momento. Além da parceria com diversas seguradoras do país, a maioria das marcas contam com outros serviços que ficam à disposição do franqueado.

Nesse sentido, é importante entender que o principal faturamento das franquias é proveniente da comissão adquirida ao vender um seguro. Logo, quanto mais você conseguir vender, maior será o seu faturamento no final do mês. Não existe outra forma de lucrar nesse empreendimento.

Portanto, quanto mais opções você puder oferecer, quanto maior for o número de empresas parceiras da franqueadora, melhores serão as chances de alcançar o que almeja. Todos os serviços oferecidos pela franqueadora devem estar presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Para conhecer um pouco mais o documento e a importância dele no desenvolvimento do seu negócio, separamos o vídeo a seguir. Confira!

4. Flexibilidade na operação do negócio

As operações home office disponíveis no modelo da franquia de seguro de saúde permitem que o franqueado faça seu horário e não dependa de mais ninguém. Porém, para que isso funcione de maneira produtiva, é necessário montar uma agenda capaz de suprir todas as suas necessidades.

Outra grande vantagem desse segmento é que ele funciona muito bem para quem busca uma renda complementar. Ou seja, ele não demanda uma dedicação exclusiva para funcionar. Assim, mesmo que você tenha um trabalho de carteira assinada, por exemplo, ainda poderá oferecer seguros.

Agora, caso queira trabalhar exclusivamente na sua unidade franqueada, melhor ainda. Você tem grandes chances de se destacar na rede, alcançar bons resultados e alavancar suas vendas com facilidade. E tudo isso poderá ser feito na companhia da sua família, sem estresse ou finais de semana perdidos.

O segredo para que isso funcione é se organizar dentro dos seus limites e objetivos.

5. Suporte oferecido pela franqueadora

Para que uma franquia seja algo realmente atrativo para os empresários, mesmo para aqueles sem experiência alguma, é necessário auxiliá-los. Cada marca possui sua filosofia e cultura. Por causa disso, é muito importante que todos os franqueados da rede se alinhem a essas propostas.

Além disso, todas as franqueadoras buscam uma maneira de fazer com que suas unidades se desenvolvam bem. Por isso, existe o suporte oferecido pelas corretoras de seguros. Na maioria dos casos, existe uma equipe exclusiva para ajudar a qualquer momento e nos mais diversas assuntos.

Esse suporte estará disponível ao longo da vigência do contrato. Dessa forma, juntamente das demais características que apontamos no texto, fica fácil identificar as razões que fazem desse negócio um bom investimento.

Porém, lembre-se sempre de analisar pontos que vão além do financeiro. Você precisa ter segurança para montar sua agenda, conhecer o suporte oferecido para uma parceria tranquila, além de um bom leque de opções para seus clientes.

Gostou do nosso conteúdo sobre os motivos para abrir uma franquia de seguro de saúde? Confira o artigo que preparamos sobre “Microfranquias home office para você trabalhar no conforto da sua casa”.

Por que investir em franquias é um bom negócio? Sua resposta final

Artigo anterior

11 opções de franquia para corretor de seguro investir e lucrar alto

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.