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ABF revela: Acquazero foi a franquia que mais cresceu em 2020!

Sumário

A Acquazero é a franquia que mais cresceu em 2020 no mercado de franchising do Brasil e aqui mostraremos um pouco sobre a marca.

O levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta a Acquazero como a franquia que mais cresceu em 2020. Ao todo, a marca teve um aumento de 152% no número de unidades.

A Acquazero, franquia de serviços de limpeza automotiva, teve grande expansão no número de franquias. Isso mesmo com o momento econômico instável causado pela pandemia do novo coronavírus.

Esse crescimento se deu por diversos fatores, como melhorias da franqueadora e a busca por modelos de negócio mais enxutos, como veremos mais à frente. Continue a leitura!

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A rede Acquazero cresceu 152% em 2020!

O momento da Economia com certeza não estava positivo em 2020, com queda de mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Além, é claro, das incertezas causadas pela pandemia do novo Coronavírus.

No mercado de franquias como um todo, houve uma queda de 1,8% no faturamento geral e também caiu 2,6% no número de unidades.

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Apesar disso, a franquia Acquazero, de limpeza automotiva, teve um expressivo aumento de 152% no número de unidades.

Com isso, a marca fez sua estreia no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, aparecendo no 43º lugar, com 388 unidades. Em 2019, a Acquazero tinha 154 unidades e estava na 111º lugar nesta lista. Já em 2022 a marca bateu mais de 800 unidades espalhadas pelo país e pelo mundo.

Para se ter uma ideia desse crescimento, a O Boticário, que é a maior franquia neste ranking, teve uma diminuição de 5% no número de unidades. Da mesma forma, a franquia AM/PM teve uma queda de 24% neste mesmo quesito.

O crescimento da Acquazero ocorreu com unidades em vários estados e diversos municípios, desde capitais até pequenas cidades do interior.

Do mesmo modo, como dito, a franquia já conta com unidades no exterior. Por exemplo, existem franqueados nos Estados Unidos, México e na República Dominicana.

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Esta expansão tem sido um ótimo desafio para a marca, que tem conseguido, cada vez mais, apresentar para os franqueados um modelo sólido. Além de um negócio lucrativo e atraente para os empreendedores.

Por que a Acquazero foi a franquia que mais cresceu no Brasil?

Como dito, alguns fatores fizeram com que a Acquazero fosse a franquia que mais cresceu no Brasil entre 2019 e 2020.

O aumento dos números da franquia se deve a maior preocupação que as pessoas passaram a ter com a higienização dos carros durante a pandemia. Foi o que destacou o presidente da franquia, Henrique Mol, em entrevista ao Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Segundo Mol, que também é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora da Acquazero, os franqueados melhoraram suas vendas com um ticket médio maior. Isso porque, as pessoas buscaram mais serviços que pudessem eliminar microrganismos dos automóveis.

Além dessa preocupação dos usuários com a higienização, a rede Acquazero teve uma melhoria em sua estrutura interna. Dessa forma, conseguiu prestar melhor suporte aos franqueados, bem como treinamento e fornecimento de tecnologia para este trabalho.

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Da mesma forma, a franquia buscou se aproximar mais de seus franqueados, principalmente com relação aos suportes da marca. Houve também um destaque para o modelo delivery do negócio. Por conta de todas as restrições de circulação das pessoas durante a pandemia, estes serviços ganharam relevância.

Sendo assim, grande parte desse crescimento da rede veio com as opções dos modelos delivery, que facilitam a vida dos consumidores na hora de acessarem os serviços automotivos.

A franquia Home Office é ideal para pequenos empreendedores, pois é um modelo enxuto e barato, sobre o qual explicamos um pouco agora. Em seguida, veja alguns passos importantes sobre o franchising.

Modelo de negócio da Acquazero é parte essencial da expansão

Para se manter como a franquia que mais cresce no franchising brasileiro, a Acquazero busca oferecer produtos e serviços diferenciados para os consumidores.

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A rede disponibiliza soluções de limpeza automotiva com diversos cuidados com o meio ambiente. Um deles é a limpeza ecológica, que usa apenas 300 ml de água para limpar o carro por fora.

Da mesma forma, diversos serviços de higienização usam pouca água, além de produtos de limpeza biodegradáveis. Assim, cada limpeza preserva o meio ambiente, bem como economiza recursos hídricos.

Este viés ecológico tem ganhado destaque entre os clientes, que buscam cada vez mais serviços sustentáveis.

Outro fator que ajudou a Acquazero a ser a franquia que mais cresceu ano passado foram seus serviços delivery, como explicamos antes. Com as restrições à circulação das pessoas, oferecer a limpeza automotiva na casa do cliente foi um fator importante.

Do mesmo modo, para contratar a Acquazero, o cliente só precisa de um celular, onde pode baixar o aplicativo da franquia. Em seguida, escolhe as soluções e agenda um horário.

Por tudo isso, novos empreendedores puderam perceber a oportunidade de um modelo de negócio atrativo. Uma opção em consonância com o momento vivido no mundo.

Aliado a isso, a expertise de mais de dez anos de atuação do mercado de serviços automotivos foi crucial para este crescimento da marca. Assim como o seu reconhecimento no setor de franchising nacional.

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Reconhecimento pela ABF fortalece rede

Começar o ano de 2021 como a franquia que mais cresceu mostra o caminho sólido que a Acquazero vem tomando. Esse reconhecimento da rede é um atrativo a mais para empreendedores e clientes.

Ao se tornar uma das 50 maiores franquias do país, a marca ganha notoriedade. Ainda mais, porque passa a ser vista com outros olhos por novos empreendedores.

Logo, esse reconhecimento é bom para cada um dos franqueados. Nesse sentido, trata-se de um marketing extra para cada uma das unidades, que ajuda a atrair clientes.

Assim, o momento é positivo para franqueadora e franqueados, que ganham projeção em um mercado tão competitivo quanto o de franquias.

Como abrir uma unidade da Acquazero?

Agora que você já conhece mais sobre a Acquazero, é hora de saber como abrir uma unidade da franquia.

Todo empreendedor deve estar bem seguro antes de investir em um novo negócio, seja do ponto de vista financeiro ou do setor em que irá atuar.

Dessa forma, separamos alguns fatores que você deve conhecer antes de investir em qualquer negócio. Isso porque, é fundamental um preparo e análise antes de empreender. Veja alguns destes passos.

Conheça a franquia

Antes de se tornar um franqueado, conheça bem a franquia, os seus produtos e serviços. Mas é importante que você se identifique com seu público-alvo e descubra se sua região é um bom lugar para a implementação do negócio.

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Portanto, conheça a Acquazero, veja um pouco da história da franquia, converse com franqueados sobre o negócio e a satisfação dos clientes.

A Acquazero, assim como qualquer franquia, tem uma Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento tem diversos detalhes sobre o negócio da rede.

Caso você já seja um cliente da Acquazero isso pode ajudar, pois você já conhece os serviços, a qualidade e o modo de trabalho dos franqueados. Como empreendedor, você deve se atentar a todos os detalhes do negócio para realizar um investimento seguro e que combine com o que você quer fazer.

Veja se o seu perfil se adéqua ao da marca

Além de conhecer a franquia, o empreendedor deve conhecer a si mesmo antes de abrir a sua própria unidade da Acquazero. Você deve observar se tem o perfil ideal para a franqueadora e também para este tipo de negócio.

Não é obrigatório, mas gostar de carros e ser um empreendedor proativo ajuda a ter sucesso com uma franquia neste segmento de serviços. Além disso, disposição para aprender e seguir o padrão da rede.

Se o empreendedor tem em mente ser muito criativo, inventar maneiras de atender e quer diversificar seu negócio, o modelo de franquia pode não combinar com este perfil.

Da mesma forma, você deve analisar os investimentos e o tempo de retorno. Assim, saber se está preparado até que chegue ao ponto de equilíbrio financeiro.

Nesse sentido, se o seu perfil é de uma maior flexibilidade de horário, ou então, uma renda extra, deve buscar o modelo Home Office.

Enfim, para qualquer negócio, o empreendedor deve se autoanalisar para conhecer suas próprias características e qualidades. Dessa forma, buscar um negócio que se encaixe nesses pontos, para que possa aumentar suas chances de sucesso.

Analise os modelos de negócio e os investimentos

A Acquazero tem seis modelos de negócio. São eles: três modelos Home Office, a loja Standard e a Prime. Sendo assim, cada um deles exige um investimento inicial diferente.

Entre em contato com a franqueadora

Após se decidir por um modelo de franquia, entre em contato com a franqueadora em sua página, preencha o formulário e aguarde o contato da marca.

Conversando com a franqueadora, você poderá tirar as dúvidas que porventura ainda tenha sobre a franquia que mais cresceu em 2020 no franchising nacional.

Neste primeiro contato, o empreendedor demonstra o interesse, mas a franqueadora também analisa o seu perfil. Mas também tem um modelo ideal de franqueado que deseja em sua rede.

Assim, as partes começam as tratativas, equiparam expectativas. Logo, o empreendedor mostra onde quer atuar. Com isso, a franqueadora pode ver se na região já existe um franqueado ou não.

Esse contato é essencial para conhecer mais detalhes, informações que não estão na COF ou dúvidas que possam surgir. Por fim, o empreendedor pode ter mais confiança na empresa e assim, continuar no processo de abertura de uma unidade.

Analise bem a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Depois do contato inicial, o interessado em se tornar um franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento traz uma série de informações importantes sobre a rede.

Portanto, terá de forma clara, a lista dos direitos e deveres da franqueadora e do franqueado, bem como os suportes oferecidos pela franquia.

Nesse sentido, a COF traz o contato de franqueados e ex-franqueados da rede, informações sobre os suportes da franqueadora e projeção de custos e ganhos. Assim, o empreendedor, antes de investir em uma marca, deve analisar bem este documento.

Além disso, a COF tem o histórico da franqueadora e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), que mostra a saúde financeira da empresa.

Com essas e outras informações, o empreendedor pode analisar a solidez do negócio e conhecer detalhes da operação antes de assinar o contrato de franquia.

Esse documento é normatizado pela Lei de Franquias e o interessado tem pelo menos dez dias para analisar a COF antes de assinar o contrato. Nesse tempo, o empreendedor pode buscar auxílio de um advogado para entender mais detalhes sobre a futura parceria.

Enfim, analise bem o documento para que possa investir com segurança, sabendo o que esperar do contrato.

Comece o trabalho

Com a assinatura do contrato, cabe ao franqueado começar o seu trabalho e captar clientes com a ajuda do marketing da franquia. Logo, é comum um suporte mais de perto da franqueadora nos primeiros passos.

Nessa etapa, se for um modelo loja, a franqueadora ajudará na escolha do melhor local de instalação, bem como na estruturação do negócio. Orienta também para o trabalho de marketing de inauguração.

Nesse inicio de trabalho, o franqueado terá que ser proativo e corajoso para buscar clientes, parcerias, fazer propaganda boca a boca e também por meio da internet.

Do mesmo modo, precisa colocar em prática tudo que aprendeu nos treinamentos junto à franqueadora. Nesse sentido, é importante mais dedicação do franqueado no início, ou seja, um acompanhamento de perto do negócio.

Mas de qualquer forma, você terá como trunfo. Isso porque, como dito, a franquia é a que mais cresceu em 2020 no país, o que com certeza ajudará a chamar a atenção dos clientes.

Assim, é uma marca reconhecida, que se expande cada vez mais e se fortalece no mercado. Isso será um diferencial na atração dos consumidores. Dessa forma, é um trunfo que você deve aproveitar para o bom desenvolvimento do negócio. Agora que está por dentro do assunto, abra a sua Acquazero!

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