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Franquia para shopping: loja ou quiosque? Qual a melhor opção?

Imagem panorâmica de um shopping. Imagem ilustrativa texto franquia para shopping

Apostar numa franquia para shopping é um dos pontos mais atrativos no sistema de franchising. Afinal, quem não gostaria de ter um empreendimento com alto fluxo de pessoas, segurança e clientes mais dispostos a comprar?

Os shoppings são os locais mais populares do Brasil. Não importa se para fazer compras, ir ao cinema, encontrar os amigos, um encontro romântico ou comer algo especial. Certamente, você já foi em um dos centros comerciais da sua região para alguma dessas situações.

Além disso, com tantas lojas ao redor, é quase inevitável sair de lá sem comprar alguma coisa. Por causa desse apelo e popularidade, os shoppings são ótimos locais para quem deseja mudar de vida por meio de um negócio rentável.

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Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com algumas dicas sobre qual o melhor modelo, quiosque ou as tradicionais lojas. Acompanhe a leitura!

Como funciona uma franquia de quiosque?

Geralmente, as empresas que contam com modelos de franquia para shopping oferecem o formato quiosque como opção de baixo custo inicial e bom retorno financeiro. Além disso, esse modelo de negócio é perfeito para as grandes marcas que desejam expandir sua atuação, mas encontram dificuldade em baratear o investimento.

Sem contar nos empresários que montam empreendimentos direcionados para esse formato e não oferecem as tradicionais lojas, por exemplo. Afinal, com sua estrutura mais simples, não é necessário gastar dinheiro com aluguel de um grande espaço, sem contar na economia com contas de água e luz.

Outro ponto que chama atenção dos franqueados para uma franquia de quiosque diz respeito ao seu quadro de funcionários reduzido. Em média, três pessoas são suficiente para atender toda a demanda de um estabelecimento.

A facilidade é tamanha, para ter uma unidade, que qualquer setor consegue apostar nela. Seja um empreendimento voltado para alimentação, moda, serviços ou produtos eletrônicos etc. É possível abrir um quiosque em qualquer segmento. Tudo isso é resultado das vantagens que esse modelo oferece.

Vantagens de apostar numa franquia de quiosque

Inicialmente, a principal facilidade em apostar numa franquia de quiosque está na montagem da unidade. Como são modelos pré-montados, em questão de dias, ou horas, tudo estará pronto. Assim, o franqueado não perde tempo e tem a capacidade de lucrar bem antes que uma loja física.

Apesar de ser mais comum em shoppings e centros comerciais, a sua unidade pode ser aberta em diversos locais, como aeroportos, rodoviárias ou qualquer outro local que tenha um bom fluxo de pessoas, sempre considerando o público-alvo do seu negócio.

Nesse sentido, como são fáceis de montar, eles também podem ser desmontados e mudados de lugar com facilidade. Ou seja, caso o ponto escolhido não esteja rendendo o esperado, você pode procurar outro sem nenhum problema. Todavia, é necessário comunicar essa mudança à franqueadora, mas não será preciso enfrentar processos burocráticos.

Ao trocar de um espaço físico para outro, você precisa se preocupar com uma nova reforma, se o aluguel é condizente com a região, pensar na documentação junto aos órgãos fiscalizadores, conseguir novamente os alvarás etc. O que não é preciso, ou é mais fácil de conseguir, tendo um quiosque.

Quando você pensa nesse tipo de empreendimento em shoppings, a maioria desses locais oferece um estudo sobre o fluxo de consumidores. Assim, o franqueado consegue encontrar o ponto mais estratégico para o seu empreendimento dentro do centro comercial. Porém, é importante destacar que cada shopping possui suas regras para a mudança.

Descubra quando vale a pena abrir uma loja em shopping

Vemos uma vitrine com manequins vestidos com roupas azuis no estilo moda praia (imagem ilustrativa). Texto: franquia para shopping.
As lojas são mais comuns em shoppings, mas é preciso ficar atento aos gastos.

Abrir uma loja tradicional nos shopping exige um planejamento maior por parte do futuro franqueado. Estamos falando de um empreendimento com um custo que vai além das contas habituais. Afinal, todo centro comercial cobra condomínio para os lojistas locais, o que acaba encarecendo o negócio.

Outro ponto que acaba aumentando o valor de uma loja no shopping é a luva. Essa cobrança é paga uma única vez pelos empresários que desejam ter um empreendimento no local. A quantia cobrada costuma ser muito alta, podendo inviabilizar o negócio. No caso do quiosque, esse preço tende a ser mais baixo.

Com um bom planejamento e o auxílio da franqueadora, esse processo tende a não ser tão complicado. Pois as marcas oferecem suporte em diversas áreas para facilitar a vida do investidor. O planejamento estratégico para conseguir abrir uma boa unidade, portanto, não ficaria de fora.

Essa ajuda é fundamental, pois, assim, é possível analisar uma série de fatores como o fluxo de pessoas, como dissemos. Esse levantamento mostra onde os consumidores se concentram mais, por meio de um mapa de calor. Os centros comerciais que não oferecem isso contam com outro estudo mais simples.

Esse documento, apresentado por todos os shoppings, com raras exceções, mostra quantas pessoas entram no espaço ao longo do dia, mês e ano. Além disso, uma piramide com a média de idade dos clientes e o sexo mais predominante também constam, por exemplo. Essas questões fazem toda a diferença na hora de empreender numa loja.

Vantagens de abrir uma franquia para shopping

Abrir uma franquia para shopping trará alguns benefícios bem atrativos para o empreendedor. Primeiramente, precisamos citar a segurança desses estabelecimentos. Todos contam com profissionais treinados para evitar que algum roubo, furto ou assalto aconteça. Sem contar no sistema de vigilância.

Comparado com os empreendimentos abertos em ruas movimentadas, esse é um fator realmente atrativo. Afinal, para ter uma proteção maior nesse modelo de negócio, seria necessário arcar sozinho com o custo de um segurança e câmeras. O que, mesmo assim, não reduz a exposição ao risco.

Nesse sentido, também podemos citar a questão do estacionamento. Todos os shoppings contam com espaço exclusivo para seus clientes chegarem de carro e ter a tranquilidade de não deixar o veículo na rua. Mesmo que alguns cobrem um valor por hora, ainda sim, é um conforto a mais para os clientes.

Por fim, podemos citar o grande fluxo de pessoas que vão ao shopping para comprar. Ou seja, elas saem de casa com a intenção de gastar dinheiro e cabe a você conseguir montar uma boa estratégia para atraí-las. No caso de uma loja de rua, mesmo com uma boa movimentação, muitas vezes as pessoas passam sem prestar muita atenção nas lojas.

Para entender o que estamos falando, faça o seguinte experimento: vá em um shopping da sua região e observe como as pessoas andam olhando para as vitrines, para as fachadas. Em seguida, vá até uma rua movimentada e observe o comportamento.

Loja ou quiosque: qual tipo de franquia abrir?

Antes de fazer a sua escolha, é muito importante que você leve todas as condições que apresentamos em consideração. Todas as vantagens e desvantagens que o empreendimento apresenta. Além disso, a franquia para shopping escolhida precisa estar alinhada com seus objetivos a médio e longo prazo.

Assim, a primeira coisa que precisa ser feita é escolher uma boa franqueadora no segmento que deseja. Logo, faça uma pesquisa detalhada, estude todos os pontos que considera vantajosos e esclareça suas dúvidas com a marca. Não deixe também de analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse documento é responsável por apresentar várias questões importantes sobre o empreendimento. Ele é tão essencial que o contrato só pode ser assinado depois de 10 dias úteis do seu recebimento. caso contrário, o investimento é perdido, como prevê a Lei das Franquias. Dessa forma, estude a COF com cuidado e, se necessário, consulte um advogado.

Outras duas dicas importantes para encontrar a parceria perfeita: consuma os produtos ou serviços oferecidos e converse com outros franqueados. A própria Circular tem a lista com todos os empresários que fazem parte da rede e os que saíram nos últimos dois anos.

Tendo essas questões em mente, junto do que apresentamos ao longo do texto, encontrar o melhor modelo de franquia fica ainda mais fácil. Afinal, agora você tem a confiança na franqueadora e consegue analisar com mais tranquilidade suas possibilidades.

Modelo Loja Física

Querendo ou não, esse é o modelo de negócio mais popular de franquia para shopping. Não importa onde você esteja, sempre haverão mais lojas do que quiosques à disposição. E isso tem um motivo. Estamos falando de um empreendimento que oferece uma experiência única para seus consumidores.

Inicialmente, pela variedade de produtos e serviços, com estoque e armazenamento mais robustos, o franqueado pode oferecer tudo que a franqueadora possui. Não importa o tipo de segmento que você está investindo, seja um restaurante, um centro de estética ou uma loja comum de roupas.

As duas situações são possíveis graças ao espaço. Além de conseguir comportar um número maior de clientes, você tem a possibilidade de ter uma decoração totalmente personalizada e uma ambientação única, por exemplo. Tudo isso, mesmo com as limitações decorativas de uma unidade franqueada.

Outra vantagem de apostar numa loja é o contrato. Mesmo que seja necessário arcar com as luvas, algo que encarece o investimento, a duração do acordo é bem mais longa. Assim, você tem todas as condições de fazer um planejamento a longo prazo. Agora imagine as facilidades disso junto ao suporte da franqueadora?

Modelo Quiosque

Podemos observar que entre as principais vantagens do quiosque está sua facilidade de instalação e locomoção. Isso acaba permitindo que o empresário explore outros corredores para descobrir o local mais atrativo, desde que siga as regras do shopping com relação ao seu modelo de negócio.

O custo é outro atrativo. Em alguns centros comerciais, as luvas não estão entre as despesas. Caso tenha sorte, pode não precisar pagar o condomínio. Ou seja, as suas chances de ter uma alta rentabilidade são bem maiores que de uma loja física. Lembrando que rentabilidade é equivalente a capacidade do seu negócio se pagar, bem diferente de lucro.

Se você é um franqueado de primeira viagem ou possui um orçamento mais limitado para abrir um negócio, certamente os quiosques serão mais adequados. Principalmente olhando para o número de funcionários exigido.

A seguir, separamos algumas opções de franquias para você apostar e que oferecem modelo de quiosque. Confira!

Apesar de todas as vantagens e benefícios que listamos, é muito importante que você converse com a franqueadora para entender melhor o empreendimento. Mesmo com suas limitações financeiras, existem linhas de créditos exclusivas para futuros franqueados, com condições especiais e realmente atrativas.

Considerando seus objetivos profissionais e financeiros, você terá condição de escolher o melhor modelo. Seja loja ou quiosque, o mais importante é ter a capacidade de pagar o investimento e realmente mudar de vida.

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