Destaques ★Franchising

Franquia online: vantagens, opções e como abrir um negócio em casa

Mulher sentada na porta de estabelecimento usando celular. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia online.

Investir em uma franquia online pode ser uma boa opção para quem quer trabalhar em casa. Aqui, você vai conferir como empreender neste segmento e conhecer boas opções de negócios.

Em 2021, a quantidade de lojas online cresceu 22% no Brasil. Ou seja, com a pandemia, mais negócios migraram ou surgiram na internet, com a possibilidade de entrega para todo o país.

Mas as lojas online são apenas uma forma de empreender na internet. Por meio de uma franquia virtual, é possível oferecer produtos e serviços de diversas maneiras e sem limitações geográficas.

Advertisement

Quais as vantagens de abrir uma franquia online?

Apesar da praticidade, trabalhar em casa pode ser um grande desafio. Afinal, você precisa organizar seu espaço, conduzir a empresa e cuidar de diversos outros fatores burocráticos e administrativos.

Nesse sentido, investir em uma franquia online pode ser um jeito mais simples de empreender sem sair de casa. Em primeiro lugar, o sistema de franchising garante ao investidor um modelo de negócio pronto.

Consequentemente, você não precisa formatar sua empresa do zero. Isso permite que pessoas sem experiência tenham a chance de abrir um negócio e ter sucesso.

Além disso, existem muitas opções de franquias que fazem o trabalho de forma online. Geralmente, as franquias virtuais tem um valor de investimento menor, já que não há gastos com reformas ou aluguel do ponto comercial.

Assim, você pode atuar em uma franquia home office vendendo produtos ou oferecendo serviços. Sem contar que é possível montar seus próprios horários.

Por isso, uma franquia online pode ser uma boa opção para quem busca uma renda extra. No entanto, caso busque um negócio como renda principal, também é possível encontrar boas alternativas no franchising.

No mais, com uma franquia online é possível atingir um público-alvo ainda maior, já que o negócio não se limita por barreiras geográficas. Os custos de manutenção também são reduzidos.

Mulher usando tablet e notebook em mesa com xícara de café e revistas. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia online.
Com franquias online é possível trabalhar em diversas áreas.

Sendo assim, optar por uma franquia online pode ser um bom negócio para quem quer empreender gastando pouco.

Como abrir um negócio para trabalhar em casa?

O modelo de franquias é uma forma mais simples para quem quer empreender. Mas você sabe como escolher o melhor empreendimento e acertar?

A seguir, confira dicas valiosas para escolher uma franquia online e trabalhar sem sair de casa.

Saiba o que você quer fazer

Para investir em um negócio home based é necessário escolher a área de atuação. Assim, para esse modelo algumas opções são mais comuns. Entre elas você pode optar por serviços de marketing digital, técnico de informática e agência de viagens. 

De acordo com um levantamento, o hábito dos consumidores mudou por conta da popularização dos meios tecnológicos. Assim, as formas de atendimento ficaram mais individualizadas. Além da chance de trabalhar de uma forma mais autônoma.

Dessa maneira, o empreendedor tem a oportunidade de escolher a área que mais se identifica para trabalhar de casa. Existem muitas formas de saber o melhor negócio para o seu perfil.

Em primeiro lugar, você pode se basear em algumas tendências de empreendedorismo do mercado. Ou até mesmo observar os modelos de negócio que deram certo nessa modalidade.

Entre eles, podemos citar alimentação saudável, artesanato e decoração, aulas e cursos online, entre outros. Esses foram apenas alguns segmentos que cresceram durante a pandemia.

Outro ponto que ajuda nessa escolha, é o tempo que o empreendedor deseja se dedicar.

Assim, você pode escolher entre um negócio para se dedicar completamente e ser sua ocupação principal ou um investimento para complemento de renda, que permite a conciliar as duas atividades.

No entanto, escolha sobretudo uma área que te interessa e te motiva. Afinal, você vai se dedicar e investir no negócio. Esse processo vai ser mais simples e prazeroso se for em um segmento que você goste de atuar.

Avalie sua capacidade financeira

Uma calculadora do lado esquerdo e do lado direito um caderno aberto em folha branca e uma caneta em cima dele. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia online.
Avalie a sua capacidade financeira antes de escolher a franquia.

Em seguida, você deve analisar sua capacidade financeira. O modelo de franquias online se destaca pelo custo operacional reduzido. Além de ter um investimento inicial que também costuma ser menor. 

Afinal, não há a necessidade de um espaço físico e todas as taxas que envolvem o aluguel, reforma, custos de manutenção etc.

Porém, isso não dispensa um bom planejamento financeiro. Assim, é importante para o empreendedor saber o quanto pode investir e o quanto está disposto a desembolsar para dar início ao seu negócio.

Outra dica, é realizar o balanço patrimonial, que serve como um indicador para determinar o patrimônio da empresa em um período. Com elementos quantitativos e qualitativos para avaliação precisa de bens, direitos e créditos da empresa.

Também é possível fazer uma avaliação junto à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).  Assim, é possível demonstrar a composição dos resultados líquidos das atividades de forma tanto qualitativa quanto quantitativa.

Além de analisar os indicadores econômicos como índice de liquidez, índice de endividamento e índice de rentabilidade sobre as vendas.

Pesquise por franquias online

Para quem deseja um negócio próprio e em home office, as franquias online são uma ótima opção. Assim, o investidor pode fazer uma pesquisa em busca daquelas que melhor se encaixam no seu perfil e na sua capacidade de investimento.

Além disso, as franquias também oferecem know-how, suporte e treinamentos em diversos aspectos do negócio. Assim, o investidor pode empreender com mais segurança e apoio para alcançar os melhores resultados. 

A pesquisa também te ajuda a escolher a franquia online que melhor se encaixa à sua realidade. Assim, você precisa avaliar em diferentes modelos de negócio a atuação, tempo de dedicação e capacidade de investimento.

Além disso, as franquias também apresentam como funciona o seu negócio, o que ela espera do franqueado e o que ele precisa para começar o seu negócio.

Três mulheres próximas observando a tela de um celular que está com uma delas. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia online.
A pesquisa por franquias deve ser feita de acordo com o seu perfil.

Converse com as marcas e compare

Depois de fazer a pesquisa, você pode conversar com a marca e fazer uma comparação do melhor custo benefício. Assim, é possível entrar no site da marca e pesquisar as informações oferecidas pela franqueadora.

Além disso, o investidor pode se inscrever no formulário das franqueadoras para receber mais informações. Também é possível conversar com um consultor para tirar suas dúvidas e analisar as propostas.

Dessa forma, é possível comparar as franquias com mais detalhes. Além de também já ser possível observar a relação da franquia com seus colaboradores e franqueados.

Em seguida, você pode comparar valores, atividades, entre outros aspectos. Para que assim, possa tomar a sua decisão com cuidado. Afinal, a escolha de abrir um negócio é uma grande responsabilidade. E deve ser pensada com muito planejamento.

Dessa forma, é possível escolher uma franquia segura, confiável, com rentabilidade e com uma atuação assegurada pelos apoios e treinamentos da franqueadora. 

Organize seu espaço e tempo

Com o modelo de negócio já em mente, você pode começar a organizar o seu espaço e tempo para se dedicar ao empreendimento.

Assim, é possível delimitar se o trabalho será feito em casa ou em um escritório, por exemplo. Além disso, dependendo do negócio escolhido, é possível trabalhar em apenas um período do dia ou se dedicar ao trabalho por tempo integral

No mais, organizar o espaço pode ajudar na proatividade. Com um ambiente delimitado e horários definidos, é possível que o empreendedor organize bem o seu tempo. Afinal, também é importante se “desligar” um pouco das atividades.

Desse modo, trabalhar em casa significa delimitar momentos e espaços de trabalho e períodos de descanso. Para que você não fique refém do negócio, sem tempo para se divertir ou descansar. Até porque, isso pode afetar de forma negativa a sua atuação.

Faça o treinamento e comece!

Mulher fazendo reunião online em um notebook.
Franqueadoras oferecem capacitação para garantir a transferência do know-how.

Com a escolha do negócio feita é a hora de começar o treinamento. Ao se tornar um franqueado, você terá acesso ao know-how da empresa, treinamentos e assessorias em diversos aspectos. 

Assim, é possível se preparar para a atuação no negócio, tirar as dúvidas e melhorar suas habilidades.

Além disso, mesmo depois da inauguração, você poderá contar com o apoio da franqueadora e manter uma relação estreita e constante durante os anos de vigência do contrato.

Os treinamentos também costumam ser recorrentes. Dessa forma, as franqueadoras sempre atualizam os seus franqueados com as tendências no mercado e novas estratégias, de maneira personalizada para a unidade em si.

Caso haja funcionários, eles também irão receber o treinamento. Ainda, a franqueadora pode ser consultada por meio de vários canais.

Algumas têm até mesmo um sistema próprio para atender os seus colaboradores com mais eficiência.

Por fim, algumas marcas possuem uma plataforma de ensino, na qual o franqueado pode ter acesso a diversos materiais específicos.

Assim, você tem a possibilidade de desenvolver diversas habilidades com o auxílio de profissionais altamente capacitados.

Melhores opções de franquia online para abrir

Agora que você já sabe as etapas para abrir um negócio em casa, chegou o momento de conhecer alguns deles. Mas, vale lembrar que cada franquia tem sua própria forma de atuação.

Por isso, pesquise bem sobre as marcas antes de fechar o contrato. Confira agora a lista com algumas das melhores franquias online para você investir.

Uva e Verde

Antes de mais nada, a Uva e Verde é uma franquia com 11 anos de atuação no nicho de presentes criativos. Os produtos são originais e seguem as principais tendências do momento.

Dessa forma, o portfólio da rede inclui canecas, copos, itens decorativos e de uso pessoal com temas interessantes e irreverentes.

Atualmente, a rede oferece um sistema de microfranquias com mais de 5 mil franqueados em 2,1 mil municípios brasileiros.

Caixinhas de presentes sendo embaladas por um homem em mesa de madeira. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia online.
Franquia de presentes personalizados tem modelo home based.

Sendo assim, o franqueado recebe acesso a uma lista de fornecedores homologados que oferecem os produtos comercializados pela rede. Como suporte, a rede oferece um canal de atendimento direto pelo WhatsApp.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

Miarte

A Miarte é uma franquia home based que realiza a venda de roupas e calçados por meio do e-commerce. Além disso, a produção dos produtos é da própria marca.

Ou seja, os franqueados têm acesso a um portfólio amplo e original e os investidores recebem comissões de 10% a 20% em cima das vendas feitas.

Desse modo, o foco da marca é realizar vendas descentralizadas e humanizadas para conseguir estar próxima das clientes.

Por fim, a franqueadora oferece suporte, bem como email-marketing e ambiente online simplificado para gestão da franquia. Por isso, a Miarte pode ser uma franquia online para ter uma renda extra ou mesmo ser a ocupação principal.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 5 meses

Ceofood

A franquia Ceofood é um aplicativo de delivery e guia gastronômico. Além disso, a marca dispõe de uma equipe altamente preparada, com amplo know-how e mais de 20 anos de experiência no mercado. 

Assim, a rede oferece um aplicativo de alta performance onde conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shops, supermercados entre outros lojistas com os seus clientes finais.

Além disso, busca entregar uma consultoria com agilidade e praticidade. Dessa forma, os franqueados da Ceofood terão um negócio com baixo investimento inicial. 

Além de receber treinamento, suporte e consultorias totalmente humanizadas. Por fim, o investidor dessa franquia online atua na prospecção dos consumidores e monta uma carteira de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

Helpdigital 

Uma barra de ferramentas do computador sendo exibida na tela com algumas informações.
Franquias de tecnologia da informação são tendência no mercado de TI.

A franquia Helpdigital é uma rede de gestão no mercado de TI. Assim, oferece um crescimento com baixo investimento, com ênfase no mercado corporativo. 

Os franqueados terão acesso a um software de gestão financeira e sistema de abertura de chamados. Além de ferramentas exclusivas para oferta dos serviços. 

Dessa forma, a Helpdigital ajuda a sair do operacional e conquistar espaço no mercado. Com a possibilidade de realizar uma ótima gestão de TI. 

Além do desenvolvimento de estratégias para a área e resultado em vendas exponenciais, os franqueados recebem apoio em marketing, treinamentos, assessoria técnica, jurídica e de gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Brasil Nutrishop 

Atualmente, a Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness da América Latina.

A marca conta com diversos atrativos para os empreendedores. Em primeiro lugar, é possível trabalhar de casa, sem ponto fixo.

Isso porque, os franqueados realizam as vendas de produtos por meio de um e-commerce. Assim, não é preciso ter um estoque e a própria marca realiza as entregas.

Por falar em estoque, a Brasil Nutri Shop trabalha com mais de 60 marcas. Dessa forma, o empreendedor conta com um portfólio amplo e diversificado.

Além disso, o papel do franqueado é bastante simples. Isso porque, cada um deles tem seu próprio domínio de site para realizar as vendas, sendo possível até conciliar com outras atividades.

Dessa forma, o franqueado estará investindo em um setor promissor. E ainda pode recorrer à franqueadora e seus suportes.

Isso porque, a Brasil Nutri Shop realiza treinamentos que ficam disponíveis na central do franqueado. 

Assim, o empreendedor pode recorrer ao conteúdo sempre que precisar. Também vale destacar o suporte de marketing. Dessa forma, a franqueadora produz conteúdos exclusivos semanalmente e os disponibiliza. 

Capsulas de remédio sobre uma mesa. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia online.
Alimentação saudável se tornou preocupação de muitos brasileiros na pandemia.
  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9  mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

Bye Bye Paper

Antes de mais nada, a franquia Bye Bye Paper fornece soluções digitais para garantir eficiência e produtividade para as empresas. Dessa forma, atua com digitalizações, servidor na nuvem e gestão de informação.

Nesse sentido, o franqueado pode atender empresas de todos os portes, tendo acesso a um público-alvo amplo. Por isso, este pode ser um dos negócios lucrativos online para trabalhar com tecnologia.

Além disso, a franqueadora tem uma central com profissionais treinados para auxiliar o franqueado e ainda oferece capacitação aos empreendedores por meio de um sistema integrado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 8 a 12 meses

Cuidador Virtual

A Cuidador Virtual é uma marca que está inserida no mercado de teleatendimento para idosos. Assim, a franquia oferece um atendimento 24 horas personalizado e durante todos os dias da semana. 

Para os seus franqueados, a marca busca por pessoas que se identifiquem com prestação de serviços para idosos. Além de possuir habilidades com vendas. Ideal para o investidor que deseja uma renda complementar. Apesar disso, não é necessário conhecimento técnico. 

No mais, a franqueadora oferece todo o treinamento e suporte aos franqueados em todas as áreas do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 25 meses

Procob

A Procob é uma rede de franquias voltada para serviços para outras empresas. Dessa forma, o franqueado tem um portfólio amplo para oferecer aos clientes.

A franquia oferece soluções para as áreas de consultas cadastrais, proteção contra fraudes online e presencial, informações para cobrança e recuperação de créditos, negativação na Serasa Experian, envio de SMS, elaboração de mailing etc.

Papéis e cadernos com canetas em cima deles, ao lado de um notebook.
Franquias que oferecem serviços para outras empresas também são uma forte tendência no mercado.

Dessa forma, o franqueado atua na prospecção de empresários que queiram modernizar suas empresas e na gestão de sua carteira de clientes. Para isso, conta com suporte da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Comics Camisetas

Os franqueados da Comics Camisetas podem trabalhar vendendo camisetas personalizadas com temas de filmes, séries, músicas e cultura pop. Para isso, atuam por meio de uma loja online que pode ser uma boa opção de renda extra.

Dessa forma, o franqueado atua na prospecção dos clientes e na venda das camisetas por meio de um site personalizado. 

No entanto, a entrega e a logística ficam por conta da franqueadora.

Sendo assim, o franqueado faz pagamentos semanais à franqueadora e recebe orientação da rede para conduzir o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 900
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

Quer saber qual a franquia online que mais combina com você? Então não deixe de ler este artigo: “Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!”.

*Informações publicadas em MAIO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio. 

Ideias de renda extra: 13 opções para você escolher sem erro

Artigo anterior

Ideias de negócios lucrativos que vão te surpreender em 2022

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.