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Franquia O Boticário: vale a pena investir no ramo de cosméticos?

Sumário

Se você sonha em se tornar franqueado de uma das maiores marcas do Brasil, chegou a hora de conhecer a franquia O Boticário.

Podemos dizer que quase todos os brasileiros possuem um perfume no armário. Não importa a marca, o que precisamos levar em consideração é como gostamos de nos sentir. E o perfume tem um papel fundamental nisso.

Entre as oportunidades de maior destaque no mercado, não poderíamos deixar de citar a O Boticário. Com unidades em todo o Brasil e em outros países, você tem a chance de empreender em algo único.

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Sendo assim, preparamos o texto a seguir para explicar os principais detalhes que fazem da franqueadora um sucesso. Acompanhe a leitura!

Conheça a franquia O Boticário

A franquia O Boticário nasceu na cidade de Curitiba, capital do Paraná, na década de 1970, idealizada pelo empresário Miguel Krigsner. Nesta época, ele atuava como farmacêutico e optou por se aventurar num novo mundo.

Como ele estava a frente de uma farmácia de manipulação, conseguiu notar alguns comportamentos de consumo das mulheres na época. Assim, começou a analisar e preparar fórmulas para se destacar no mercado.

Desse modo, foram feitos cremes faciais manipulados que fizeram grande sucesso entre as clientes.

Com o passar do anos, a farmácia de manipulação logo se tornou responsável pela criação de alguns cosméticos como colônias, perfumes, e outros itens de cosméticos em geral.

O primeiro perfume da marca foi vendido num frasco desenhado no formato de Ânfora. Com uma mistura única de ingredientes, a fragrância ganhou o mercado local e a propaganda boca a boca se tornou um grande aliado.

Com o conceito, e O Boticário fazendo sucesso no estado paranaense, por volta de 1980, a empresa optou por expandir sua atuação por meio do franchising. Neste período, a empresa mal tinha ideia do seu pioneirismo.

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Para conseguir destaque nacional e internacional, a rede não poupou esforços para solidificar a sua rede de franqueados. Não à toa, estamos falando da maior rede de franquias do Brasil.

A seguir, para conhecer um pouco mais sobre a franqueadora, separamos um vídeo explicativo sobre a marca. Confira!

O Boticário é a maior franquia do Brasil!

De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no final de 2020, O Boticário era líder disparado entre as maiores franquias do país. São mais de mil unidades a mais que a segunda colocada.

Atualmente, a empresa de perfumes e cosméticos conta com 3,6 mil franquias espalhadas por todo o Brasil. São anos à frente no ranking, o que demonstra uma empresa consolidada e um ótimo investimento.

Na sequência, em segundo lugar, está o McDonald’s. A maior rede de franquias de fast-food em faturamento do mundo possui 2,5 mil unidades no Brasil. Importante destacar o crescimento nesse número em comparação com 2019.

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Fechando o pódio, em terceiro, aparece a Cacau Show. A marca de chocolates brasileira conta com 2,3 mil franquias em diversas cidades do país. Ela também vem de uma crescente no número de unidades, muito pelo seu modelo variado de negócio.

A título de curiosidade, a franqueadora que mais cresceu em 2020 foi a Acquazero. Com um avanço de 152%, a multinacional passou a ser considerada a maior rede de estética automotiva do Brasil, com mais de 400 unidades.

Um dos segredos da marca é sua capacidade de oferecer diferentes serviços automotivos para o cliente. Tendo como principal serviço a limpeza ecológica, método utiliza apenas 300 ml de água para deixar um carro completamente limpo.

Na sequência, entre as que mais cresceram você tem as marcas Mercadão dos Óculos, com 67%, Nutrimais com 49% e a Oggi Sorvetes, 35%.

Por fim, entre as microfranquias, empreendimentos cujo investimento inicial não ultrapassa os R$ 135 mil, a maior rede é a Pit Stop Skol. Um negócio voltado para a venda de bebidas alcoólicas e petiscos que pode ser aberto em qualquer lugar.

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Vale a pena abrir um O Boticário?

Para uma marca de perfumaria fazer tanto sucesso no Brasil, e ficar a frente de grandes marcas mundialmente conhecidas, podemos tirar uma a conclusão logo de cara: somos apaixonados por perfumes.

Mas para que você tenha certeza que essa afirmação faz sentido, vamos apresentar alguns dados importantes que comprovam isso.

Como na pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Segundo o relatório sobre o setor, em 2020, mesmo diante da crise sanitária e, posteriormente, financeira, houve um crescimento de 5,8% no faturamento geral. Um dos setores responsáveis por isso foi justamente o de perfumaria.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e dezembro do ano analisado, houve um aumento de 8,4% nas vendas. Alinhado a isso, devido ao alto valor das moedas estrangeiras, muitos consumidores passaram a buscar perfumes nacionais.

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Ao mesmo tempo, os cuidados com a pele também ajudaram no avanço do setor. Estima-se que no período dos 12 meses de 2020, houve um crescimento maior que 20%. Dentro do segmento, o maior avanço foi para esfoliantes, com alta de 153,2%.

Ou seja, além de mostrarmos como o brasileiro gosta de perfumes, vale a pena destacar que somos o quarto maior mercado consumidor desse tipo de produto no mundo.

Porém, entre 2014 e 2019, fomos o segundo que mais cresceu, ficando atrás apenas da China.

Em suma, você está diante de um empreendimento de grande sucesso no Brasil, com reconhecimento mundial, e capaz de oferecer a você um mercado único e em pleno crescimento.

Vantagens de ser um franqueado

Não podemos deixar de citar neste tópico algumas das vantagens de ser um franqueado. Ao optar por esse modelo de negócio, você terá o apoio de uma grande marca no mercado.

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Dessa forma, ao entrar para o mercado, a tendência são os resultados satisfatórios logo nos primeiros meses. Algo que dificilmente encontrará em outra situação. Além disso, você terá à sua disposição os melhores fornecedores.

Não será preciso correr atrás como se estivesse abrindo um negócio do zero, tudo estará a sua disposição, sem nenhum problema e com a garantia O Boticário.

Modelos de negócio da franquia O Boticário

Vemos um perfume exposto sobre um fundo azul com rosas ao lado (imagem ilustrativa). Texto: franquia o boticário.
O Boticário é uma empresa reconhecida mundialmente por seus perfumes de alta qualidade.

Para se tornar um franqueado O Boticário, é muito importante que fique atento ao modelo de negócio da marca. Mas antes de apresentarmos esse detalhe, precisamos fazer um adendo.

Mesmo com todos os pontos positivos e animadores que apresentaremos a seguir, investir não pode se resumir apenas a dados legais. É fundamental que goste da área, de atuar no segmento e que tenha prazer nisso.

Do mesmo modo, é muito importante que goste de lidar com as pessoas. Afinal, está diante de um empreendimento que lida muito próximo com o público em geral. Caso você não tenha afinidade com nenhum desses pontos, o seu investimento corre risco.

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Lembre-se da época de escola em que você se dedicava mais às matérias que gostava e nem tanto para as outras. O mesmo acontece se você entrar num mercado que não lhe agrada. A diferença é que agora o seu dinheiro está em jogo.

Importante destacar também os critérios para a franquia O Boticário aceitar você como franqueado. É importante que tenha experiência comprovada com varejo de, no mínimo, um ano, e uma graduação completa na área de gestão ou similar.

Além disso, você precisa apresentar outras características importantes de um empresário, como dedicação, iniciativa, persistência, liderança, comprometimento etc.

Tendo essas informações em mente, chegou a hora de conhecer o modelo de negócio.

Modelo Multifranqueados

O formato adotado pelo O Boticário é conhecido como multifranqueados. Aqui, o empresário pode ter apenas uma unidade ou várias. Ou seja, pode abrir quantas lojas você quiser, desde que aprovado pela franqueadora.

E uma das coisas que permitem essa expansão, é o formato compacto dos estabelecimentos e sua baixa complexidade. Para se ter uma ideia, com apenas 40m² é possível inaugurar sua unidade sem nenhum problema.

Dessa forma, devido a essa característica, o empresário não encontra dificuldades para expandir suas operações da maneira que achar melhor.

Em síntese, você tem um negócio fácil de ser gerenciado e com grande oportunidade de rentabilidade.

Lembrando que esse conceito econômico mostra o grau de sucesso de um determinado investimento a partir do percentual de remuneração do capital aplicado no empreendimento.

Importante destacar que todo o seu trabalho será auxiliado pela equipe de suporte do O Boticário. Assim, no decorrer do contrato, você e seus colaboradores receberão todos os treinamentos necessários para o desenvolvimento da sua unidade.

Inclusive, a marca ajuda até na contratação dos primeiros funcionários da unidade. No caso das atualizações, você também será informado. A sua única preocupação será gerenciar e administrar a sua loja e mais nada.

Quanto custa uma O Boticário?

O investimento necessário para você abrir uma unidade da franquia O Boticário é a partir de R$ 100 mil.

Lembrando que ainda é preciso levar em consideração o tamanho da sua loja para ter uma ideia exata do quanto será necessário tirar do bolso.

Além disso, precisamos analisar os gastos referentes à reforma do espaço para que ele se ajuste ao padrão visual da franqueadora. Além da compra do seu primeiro estoque, o aluguel e as despesas com funcionários.

Para que tenha uma ideia mais certeira do valor necessário, você deve entrar em contato com a franqueadora. Na sequência, depois de aprovado, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Neste documento, você encontra todas as informações importantes referentes ao empreendimento, principalmente os gastos, sejam eles fixos ou variáveis. Caso tenha alguma dúvida, não deixe de consultar um advogado.

O mais importante é conseguir avaliar todas as questões com calma. De acordo com a lei, você tem no mínimo 10 dias para estudar a COF até a assinatura do contrato. Em hipótese alguma tenha pressa.

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre a franquia O Boticário e todas as suas vantagens.

Não são apenas perfumes e cosméticos de alta qualidade, mas também um mercado que tem crescido e valorizado os produtos nacionais.

Caso tenha se interessado pelo negócio, mas ainda está em dúvida se é realmente o que deseja, confira o nosso artigo “Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

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