Destaques ★FranchisingSegmento: Serviços automotivos

Franquia de lavagem de veículos a seco:‌ ‌conheça as opções

Homem fazendo a limpeza interna de um veículo com flanela. Imagem ilustrativa texto franquia de lavagem de veículos a seco

Você está em busca de uma franquia para lavagem de veículos a seco? Sabia que existem diversas possibilidades para você investir e, finalmente, ter o seu empreendimento dos sonhos?

Esse tipo de negócio ganhou força no Brasil nos últimos anos, principalmente pelo apelo sustentável que eles oferecem. Todavia, durante muito tempo, existiram poucos empreendimentos cujo foco de atuação estava voltado para a oferta desse tipo de serviço.

Afinal, é muito comum pensarmos que algo só está totalmente limpo se muita água e sabão estiver envolvido. Isso é facilmente observável na hora de lavar a louça ou as mãos, por exemplo. Quanto mais espuma melhor! Acontece que não é bem assim, ainda mais se tratando de carros.

Dessa forma, preparamos o texto a seguir com as vantagens e as marcas que estão disponíveis no mercado de franquias de lavagem de veículos a seco. Acompanhe a leitura.

O que é uma franquia de lavagem de veículos a seco?

Uma franquia de lavagem a seco é um empreendimento que visa utilizar o mínimo possível de água para limpar um veículo. Logo, para irmos mais a fundo na questão, precisamos entender primeiramente o conceito de franchising.

Esta estratégia é utilizada por empresas que buscam ganhar mercado com mais rapidez, sem gastar muito. Para isso, ela permite que um empresário terceiro explore comercialmente seus produtos e/ou serviços. Em troca, elas precisam oferecer treinamentos e suporte ao longo da vigência do contrato.

Como resultado, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas antes de completar 10 anos. Já negócios abertos do zero, sem o apoio oferecido aos modelos de negócios no franchising, taxa de mortalidade cinco vezes maior.

Explicado o conceito, é hora de entendermos de forma breve como funciona esse tipo de serviço. É comum encontrarmos, pelo menos, dois métodos sustentáveis nos procedimentos de lavagem. Em primeiro lugar temos a limpeza a vapor, em que um aparelho utiliza água em temperatura elevada para chegar ao estado gasoso, ou seja, vapor d’água.

Geralmente, esse tipo de lavagem é feita na parte interna do carro, áreas onde há muito tecido. Ela também pode ser utilizada na pintura.

O segundo tipo é a lavagem a seco, feito por meio de uma cera diluída em uma pequena quantidade de água. Dessa forma, bastará que o profissional borrife um pouco de líquido sobre uma determinada área e passe a flanela de microfibra para remover toda a sujeita. Assim, o veículo fica completamente limpo.

7 opções de franquia de lavagem de veículos a seco para você investir

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma franquia de lavagem de veículos a seco, montamos uma lista com sete marcas de peso. Todas oferecem algum tipo de vantagem para o futuro franqueado. Dessa forma, fique atento às condições e diferenciais de cada uma.

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa que nasceu em meados de 2009 com o intuito de levar a lavagem a seco para diferentes populações. Apesar de existirem concorrentes na época, todos cobravam altos preços. Dessa forma, o serviço acabava não sendo acessível para uma grande fatia de público.

Após desenvolver a sua própria cera, a marca conseguiu criar um método capaz de limpar toda a parte externa de um veículo utilizando apenas 300 ml de água. Em termos comparativos, um lava rápido comum gasta mil vezes mais. Assim, não demorou muito para a Acquazero começar a se expandir.

A marca alcançou grande sucesso entre os anos 2014 e 2016, período em que algumas cidades do Brasil enfrentaram uma crise hídrica. Nesse meio tempo, algumas delas precisaram adotar o rodízio como forma de abastecimento. Logo, as pessoas passaram a procurar por soluções mais sustentáveis.

Dessa forma, a Acquazero estourou e, atualmente, é considerada a maior franquia de Limpeza Ecológica do mundo, com unidades nos Estados Unidos e República Dominicana.

São diversos serviços oferecidos que fizeram da marca um sucesso mundial, como limpeza técnica do motor, polimento, remoção de chuva ácida, cristalização de vidros, higienização interna etc. O empresário que se interessar pela Acquazero poderá escolher entre o formato home office ou ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Conheça um pouco mais sobre as vantagens da Acquazero no vídeo que separamos para você. Confira!

2. Llotus

Criada em 2008, a Llotus é uma franquia que oferece diversos serviços de limpeza e embelezamento automotivo. Nesse sentido, o franqueado tem a possibilidade de ter um bom faturamento no final do mês, principalmente ao optar pelo formato delivery, em que o profissional vai até o cliente para atendê-lo.

Todo o processo de lavagem feito pela Llotus utiliza uma cera desenvolvida pela marca que é diluída em água, trazendo brilho, além de uma película protetora no carro. Ao longo dos anos, a franqueadora tem aprimorado seus produtos para conseguir se destacar ainda mais no mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

3. FlipWash

A FlipWash está entre as principais franqueadoras de lavagem a seco do Brasil. Desde 2014 no mercado, a marca não parou de crescer e, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros. Todo esse sucesso é resultado do seu sistema exclusivo de lavagem pressurizada.

Entre as vantagens de fazer parte da FlipWash está a possibilidade de realizar os procedimentos em carros e motos. Além disso, existe o serviço exclusivo de consultoria veicular. Assim, caso o cliente queira comprar um usado, a empresa faz uma checagem preventiva para confirmar o real estado do automóvel.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 48 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Kiip

Fazendo parte do grupo Detail, a Kiip é uma empresa que oferece diversos serviços para quem busca trabalhar com estética automotiva e não possui um grande capital de investimento. Trabalhando no formato delivery, o franqueado pode oferecer os serviços de limpeza técnica do motor, enceramento e lavagens.

Tudo isso, sem contar nos treinamentos e suportes disponíveis para começar a ganhar dinheiro, ou seja, todas as condições necessárias para o empresário se destacar frente aos concorrentes. São oferecidos também materiais de marketing e o aplicador Snow Foam, exclusivo da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. DryWash

Vemos uma pessoa fazendo polimento dos faróis de um carro (imagem ilustrativa). Texto: franquia lavagem de veículos a seco.
A DryWash oferece diversos serviços, entre eles, polimento dos faróis.

Uma franquia de lavagem de veículos a seco bastante tradicional, a DryWash tem mais de 15 anos de história. Ao longo da sua existência, milhares de carros foram limpos e reparados pela empresa que sempre prezou pela qualidade e tratamento diferenciado de seus clientes.

Como resultado do sucesso, atualmente, são mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil, variando entre o modelo home based e as lojas físicas. Um dos principais destaques da franqueadora é o comprometimento que ela possui com os melhores processos e soluções de estética automotiva.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

6. Freewet

A Freewet é uma empresa que não utiliza água em seus processos de lavagem. Esse processo fez com que a marca se tornasse uma das mais requisitadas entre os modelos de franquias do segmento. São mais de 80 unidades entre delivery e loja física no Brasil.

A empresa oferece, pelo menos, três modelos de negócios que podem ser escolhidos pelo empresário, variando na estrutura e no tipo de serviço disponível no catálogo. Uma das vantagens de fazer parte da Freewet é a chance de fazer parte de uma empresa referência em limpeza automotiva a seco, além do seu baixo valor de investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Dryjet

A franquia de lavagem de veículos a seco Dry Jet é uma das principais do Brasil. A maior vantagem da franqueadora é conseguir fazer todos os procedimentos sem utilizar água. Dessa forma, a marca consegue se adaptar a qualquer ambiente, sem contar na conservação do meio ambiente, que faz parte dos princípios da empresa.

Todo o processo é feito por meio de uma cera líquida desenvolvida pela franqueadora. O produto consegue envolver a sujeira e removê-la facilmente, sem o risco de danificar a pintura do veículo. Um diferencial desse método é a camada protetora que fica após a aplicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Abrir uma franquia de lavagem de veículos a seco traz diversas vantagens para o empresário. Não só pela chance de fazer parte de um negócio ecologicamente correto, mas pela certeza de ter um negócio realmente rentável e com boas expectativas para o futuro.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de lavagem de veículos a seco? Leia também o artigo “Tenha alta rentabilidade abrindo sua franquia de lava jato!”.

Como montar uma franquia: por onde começar e qual a melhor opção?

Artigo anterior

Modelos de franquias para trabalhar home office em diferentes setores

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.