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Tenha alta rentabilidade abrindo sua franquia de lava jato!

Franquia de lava jato: carro sendo limpo em um lava jato a noite

Abrir uma franquia de lava jato pode ser uma boa opção para quem é apaixonado por carros e busca um empreendimento como meio para mudar de vida. Afinal, independente do contexto, sempre vai haver pessoas que desejam cuidar dos seus veículos, deixá-los brilhando, entre outros motivos.

O carro é uma paixão nacional. Está presente em diversas histórias, seja como símbolo de conquista, marcando o início de uma vida famíliar, uma viagem inesquecível etc. Por causa disso, muitas pessoas tratam seus carros com todo o cuidado do mundo, e estão sempre atentos aos empreendimentos que respeitam esse vínculo afetivo entre o dono e seu veículo.

Ou seja, empresários que sonham em trabalhar no setor automotivo, principalmente no ramo da estética, têm grandes chances ao apostarem nesse mercado. Estamos falando de algo crescente e com boas perspectivas de futuro.

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Nesse sentido, preparamos o texto a seguir para apresentar como esse empreendimento pode ser rentável para você, suas vantagens e, ao final, algumas opções de franquias disponíveis. Acompanhe a leitura.

Vale a pena abrir uma franquia de lava jato?

À primeira vista, muitos seriam os motivos e garantias para quem deseja abrir uma franquia de lava jato. Porém, antes de mais nada, é preciso explicar de forma breve como esse modelo de negócio funciona.

Franquias são empreendimentos cujo objetivo é fazer com que uma determinada marca consiga crescer e se expandir no mercado. Para que isso aconteça de uma maneira equilibrada, financeira e estruturalmente falando, a marca autoriza um empresário terceiro a explorar comercialmente seus produtos ou serviços.

Esse empresário, conhecido como franqueado, deverá seguir certas regras e obrigações para que a sua unidade franqueada esteja de acordo com os padrões que tornam a marca reconhecida. Uma maneira de garantir isso, é por meio de treinamentos.

Logo, antes de realizar a assinatura do contrato, a empresa precisa apresentar ao interessado a Circular de Oferta de Franquia (COF). No documento, estarão disponíveis diversas informações importantes para que o empresário possa entender melhor o que lhe espera ao longo da jornada.

Entendendo como esse modelo funciona, apresentamos a seguir as vantagens e os benefícios de se apostar em uma franquia no setor de serviços automotivos.

Mercado em alta

Uma lâmpada acessa ao lado de um ramo de planta sob várias moedas empilhadas na terra (imagem ilustrativa). Franquia de lava jato
Os mercados ligados ao ramo automotivo têm acenado com boas perspectivas, principalmente para os negócios sustentáveis.

Uma das grandes vantagens de se apostar em uma franquia de lava jato é a possibilidade de atuar num mercado em pleno crescimento. De acordo com o Observatório das Metrópoles, existe aproximadamente um carro para cada cidadão no Brasil. Com base nesse relatório, a expectativa é que o mercado cresça ainda mais nos próximos anos.

Algumas das questões que têm se mostrado pertinentes para o crescimento do setor, é o número de vendas de carros usados. Só em setembro de 2020, ano marcado pela crise, houve um crescimento de quase 10% em comparação com 2019. Analisando a diferença entre os meses, se comparado a agosto do mesmo ano, houve um aumento de 11%.

Porém, para que esse mercado continue apontando para cima, é necessário entender os desejos de seus consumidores. Para se ter uma ideia, um estudo feito pela Agência Autoinforme detectou que os proprietários de carros gastam aproximadamente 1 mil reais por mês em serviços.

Apesar de 30% desse valor médio ser direcionado para gastos com combustível, outros 20% vão para manutenção e cuidados para manter o veículo em dia. Entre outros gastos estão os seguros e impostos de circulação, por exemplo.

Ao analisarmos os números das franquias do setor de Serviços Automotivos, podemos observar um cenário bem favorável. Apesar de um primeiro semestre ruim para o comércio em geral, se compararmos o faturamento das unidades nesse período de 2019 com o atual, vemos uma queda de somente 0,5%.

Os dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram um mercado em recuperação, contribuindo para a confiança do empresariado e do consumidor.

Modelos de negócio focados na sustentabilidade

Uma das grandes oportunidades que esse mercado oferece para quem busca mudar de vida, é o viés sustentável. Apesar da existência dos tradicionais lava jatos, como os que estamos habituados a ver nos bairros das principais cidades, existem empreendimentos que buscam consumir cada vez menos água.

Para se ter uma ideia, a expectativa é que o consumo de água seja, em média, de 300 litros para que um carro seja totalmente limpo. Por outro lado, alguns empreendimentos trabalham com um valor mil vezes menor e, ainda assim, como resultado, entregam um serviço de extrema qualidade gastando muito menos por isso.

Por mais que pareça algo novo, essas empresas estão no mercado há bastante tempo. Mas, agora, elas estão se beneficiando ainda mais, pois estão alinhadas com as novas tendências do mercado. Segundo a Union + Webster, 87% dos brasileiros preferem produtos ou serviços sustentáveis. Além disso, 70% não se importa de pagar mais caro por isso.

Expertise da marca de franquia

Abrir um empreendimento próprio e do zero oferece alguns riscos para o empresário. São diversas as dificuldades e desafios que devem ser superados para, finalmente, tirar o negócio do papel de maneira viável. Durante muitos meses, esse empresário tende a gastar muito para conseguir desenvolver algo que realmente agrade a um público. 

Essa é uma questão bastante minimizada quando se aposta numa franquia de lava jato. Como vimos, as marcas oferecem treinamentos direcionados para que você tenha acesso a todo o know how e expertise que ela adquiriu durante todo os seus anos de operação. Basta seguir o manual e colher os bons frutos. 

Ou seja, o caminho rumo ao empreendimento dos sonhos é encurtado. A rede, ou seja, a franquia, sabe o que o franqueado precisa e como ele pode superar o obstáculo em questão. Além disso, em grande parte das franqueadoras, o empresário tem acesso ao suporte 24 horas por dia.   

Reconhecimento da marca pelo consumidor

Por fim, outra grande vantagem de se apostar em uma franquia de lava jato é ter acesso a uma marca com um histórico reconhecido pelas pessoas.

Um dos desafios para quem inicia uma jornada do zero é, justamente, convencer o público de que o seu empreendimento é melhor que o dos concorrentes. 

É de conhecimento geral que consumidores dão preferência para serviços e produtos que eles já conheçam e, dificilmente, optem por empresas pouco conhecidas. Todavia, é preciso encontrar um diferencial no mercado, preencher pontos cegos e fazer movimentar o seu negócio. Diante desse cenário, muitos empresários acabam fechando suas portas. 

Mas, quando se leva em conta o modelo de negócio das franquias, o risco é muito menor. Todas as marcas possuem um histórico de reconhecimento, de produtos e serviços que as diferenciam no mercado, em outras palavras, uma clientela fidelizada. 

Saiba como escolher a melhor franquia de lava rápido para abrir

Homem negro e bem-vestido, em frente ao computador, com fones de ouvido, caneta e caderno na mão, estuda (imagem ilustrativa). Franquia de lava jato
É importante ficar atento ao modelo de negócio desejado para que você possa escolher o melhor empreendimento.

O caminho mais fácil para você encontrar a melhor franquia de lava rápido, é pesquisando as opções do mercado. Essa busca deve ser feita de duas maneiras, pois será por meio delas que você vai analisar a opinião dos clientes, a identificação do público com a marca, conhecer outros franqueados etc. 

Primeiramente, é aconselhável que você conheça as redes sociais de cada empresa. Ao encontrar a página da marca, faça um levantamento para descobrir as principais reclamações. Observe se são rotineiras ou apenas esporádicas. Com certeza, todas terão queixas, por isso é tão importante fazer essa analise mais refinada. 

Nesse sentido, outra dica muito importante para conhecer as franqueadoras, é realizar uma pesquisa no site Reclame Aqui, buscando pelo nome da marca em questão. O portal reúne diversas reclamações de clientes, assim como dá a oportunidade para que as empresas respondam e acompanhem as demandas ligadas diretamente a elas. 

Outro ponto que vale destacar é a relação entre os demais franqueados da rede. Na COF, há uma lista com todos os atuais e ex-empresários que atuam ou atuaram na rede nos últimos 24 meses. Entre em contato com eles e converse para ter uma ideia maior sobre tudo o que é oferecido pela franquia. 

Por último, busque e analise a rentabilidade de todas as opções oferecidas. É importante lembrar que essa métrica equivale à capacidade do negócio de “se pagar”. Ou seja, em quanto tempo você irá reaver o dinheiro investido e quando, realmente, começará a obter lucro. 

Qual a rentabilidade média de uma franquia de lava jato?

A rentabilidade média de uma franquia de lava jato gira em torno de 15% e 60%. Esse valor varia, pois existem diversas possibilidades de ganho para o empresário que aposta nesse segmento. 

Para que uma franquia consiga chegar a esses valores, é necessário analisar diversos pontos, como a estrutura, as possibilidades de ganho e os gastos para manter o negócio funcionando, além do investimento. Em suma, a fórmula utilizada é:

(Lucro líquido / Investimento) x 100

5 franquias de lava jato para você investir agora mesmo!

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse mercado e suas vantagens, vamos apresentar algumas opções de franquias baratas de lava jato para você investir e começar a ter bons resultados. 

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa que surgiu em São Paulo, no ano de 2009. O grande objetivo da marca, naquele momento, era levar um serviço de qualidade, sustentável e destinado a diferentes parcelas da população. Dessa forma, ela optou por entrar no mercado como franquia de lavagem a seco.

Cobrando um preço mais justo que seus concorrentes, a empresa passou a se destacar pela qualidade do serviço, mesmo utilizando apenas 300 ml de água para limpeza completa da parte externa de um veículo. O que, na verdade, deve ser visto como seu principal diferencial.

Tudo isso, só foi possível graças às tecnologias empregadas na prestação dos serviços pela Acquazero.

Da junção de preço justo + serviços de qualidade veio o grande boom da marca, ocorrido entre os anos de 2014 e 2016. Nesse período, o Brasil sofria uma das piores crises hídricas de sua história, fazendo com que grandes cidades da região Sudeste adotassem o rodízio de abastecimento de água.

Nesse meio tempo, a Acquazero cresceu ainda mais e se consolidou como a maior rede de franquias de estética automotiva do país. O sucesso, como resultado, veio acompanhado de novos horizontes.

A marca passou a oferecer serviços para motos, caminhões, ônibus, barcos e até aviões. Hoje, dentre os serviços oferecidos estão opções como limpeza técnica do motor, higienização interna, cristalização de vidros, entre outros.

Quem deseja fazer parte de uma franquia de lava rápido ecológico pode escolher entre os modelos home office ou loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Acquazero, separamos o vídeo a seguir com as principais informações sobre o empreendimento. Confira!

2. Freewet

Uma possibilidade para quem busca uma franquia de lava jato para investir é a Freewet. A empresa conta com diversos serviços voltado para automóveis, tendo como foco principal, a lavagem a seco. A marca busca ser reconhecida no país devido ao seu modelo de negócio sustentável. 

Além disso, tem trabalhado para se tornar uma referência no segmento, promovendo, assim, uma experiência diferenciada aos seus clientes com uma boa infraestrutura. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 2 e 12 meses

3. UltraEco

Criada em 2011, a UltraEco é uma empresa que busca atender preferencialmente veículos pesados, como caminhões e ônibus. O grande destaque da marca é fazer o trabalho sustentável, utilizando água não potável, além de produtos biodegradáveis. Não à toa, passou a ser reconhecida pela qualidade dos seus serviços. 

A UltraEco busca entregar para seus clientes uma experiência única, e permite que o franqueado possa crescer com tranquilidade no seu segmento, sempre prezando pela qualidade, comodidade e segurança. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 18 meses

4. Wash Quality

Conhecida por oferecer um modelo de limpeza delivery, a Wash Quality permite que o franqueado atue em diferentes frentes, seja com serviços de limpeza ligados a sofás ou estofados, até automóveis. Não importa o que o cliente deseja manter limpo, a marca tem a capacidade de deixar tudo com aspecto de novo. 

Utilizando, no máximo, dois litros de água para lavar os carros, a empresa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade. Assim, quem deseja se tornar um franqueado poderá oferecer um serviço mais ecologicamente responsável que os demais lava jatos comuns. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,7 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 3 meses 

5. DryWash

Uma das mais tradicionais do mercado, a DryWash é uma empresa que atua também no setor de lavagem ecológica. No mercado desde a década de 1990, a empresa utiliza um composto químico para realizar os diversos serviços oferecidos em seu catálogo, sempre prezando pelo meio ambiente. 

Um diferencial da marca é a sua loja-escola, onde são oferecidos cursos de capacitação em diversas áreas, como funilaria express, desinfecção, higienização, polimento e proteção de pintura. A marca oferece oportunidades para quem deseja trabalhar no formato home office ou estrutura física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

Abrir um empreendimento no segmento de “Serviços Automotivos” traz grandes vantagens para o empresário. Não é apenas um mercado em crescimento, mesmo diante do cenário de crise, mas, em síntese, uma chance para ter um negócio sustentável, que oferece serviços de qualidade e com um número de adeptos cada vez maior. 

Gostou do nosso conteúdo sobre a rentabilidade e as possibilidades de abrir uma franquia de lava jato? Continue explorando o site Top Franquias para saber mais informações sobre esse modelo de negócio. 

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