A franquia KFC é uma das mais famosas redes especializadas em frango frito do mundo. Então, fizemos esse texto para apresentar tudo sobre essa rede e mostrar se vale a pena investir nesse negócio.
Até porque, o setor de fast-food mundial faturou cerca de 2,6 trilhões de dólares em 2021. Assim, apresentou um crescimento de 19,4% em relação ao ano anterior.
Logo, a franquia KFC pode ser uma oportunidade de aproveitar esse segmento lucrativo. Do mesmo modo, a rede é uma das mais valiosas do mundo, o que pode ser uma vantagem competitiva.
O que é a franquia KFC?
A franquia KFC, abreviação de Kentucky Fried Chicken, é uma rede de restaurantes fast-food estadunidense. A marca, conhecida por usar a antiga receita de frango frito do Kentucky, foi criada em 1939. Atualmente, pertence à PepsiCo.
O seu criador começou a servir frango frito durante a Grande Depressão, em um posto de gasolina. Mais tarde, a marca se transformou em um restaurante e motel, que tinha os viajantes como público-alvo.
Dessa forma, o dono da marca descobriu como servir uma comida gostosa e reconfortante, preparando o frango frito da sua infância. Inclusive, por dez anos, essa receita foi aperfeiçoada, até que, em 1940, chegou à versão final.
Por conta de todo o sucesso, o KFC foi conquistando cada vez mais pessoas e precisou expandir. Então, o nome foi patenteado, e a marca começou a buscar franqueados. Assim, em 1952, surge o primeiro franqueado.
Já em 1957, a marca teve a ideia de servir frango frito em baldes, com uma embalagem que vinha com o ícone da marca. Assim, com o sucesso, o fundador da marca recebeu uma oferta irrecusável. Então, em 1964, o KFC foi vendido.
Apesar disso, o criador da empresa continuou presente como embaixador da marca. Inclusive, se tornou conhecido como o criador da receita inigualável de um frango crocante por fora e suculento por dentro.
Desse modo, o KFC virou sucesso em todo o mundo e é servido para milhões e milhões de pessoas diariamente.
O que a franquia KFC oferece?
A rede de franquias KFC oferece como seu principal diferencial o frango frito feito com uma receita secreta. Além disso, os restaurantes servem outros acompanhamentos, como a salada coleslaw, bolos e maçarocas de milho.
Os restaurantes da rede também oferecem outras iguarias, como frango com pipocas, tartes, tiras de frango e sobremesas. Apesar de nem tudo ser servido em todos os restaurantes da rede.
Do mesmo modo, existem algumas receitas e elementos nos menus que são inovações de lojas regionais.
Por exemplo, em Singapura, foi introduzido, em 1977, o Colonel Burguer; em 1990, o frango picante e estaladiço. Em 1993, foi a vez do Zinger Burgers.
Já em 2007, a rede KFC anunciou sua nova criação, o Fish Snacker. O sanduíche continha um pedaço de peixe retangular, servido em um pequeno pão.
Desse modo, é possível encontrar uma ampla variedade de produtos, com combos e box para todos os tamanhos de fome. A seguir, você vai saber mais sobre os valores da rede.
Preço da franquia KFC
Para se tornar um franqueado do KFC Court, com restaurantes de 60 m², sem assentos privativos, o franqueado deve pagar R$ 1,9 milhão. O modelo é ideal para shoppings e centros comerciais.
Dessa forma, o investimento inclui despesas como taxa de franquia. Há três modelos de lojas no total. Primeiro, a Express, em shoppings, com área mínima de 60 m² e mezanino, e uma frente mínima de 5 m.
Também tem o modelo on-line, com lojas de rua ou áreas comerciais, com uma área mínima de 180 m² e uma frente mínima de 8 m.
Por fim, a opção FSDT, em lojas de rua e locais com grande fluxo de carros, com destino de volta para casa. O terreno precisa ser de 1000 m², com 15 a 30 vagas e drive-thru.
Faturamento da franquia de frango frito
O faturamento médio da franquia KFC é de R$ 250 mil. No entanto, esse valor pode variar conforme o modelo de negócio e outros fatores relacionados. Por exemplo, economia local, administração da unidade, entre outros.
Além disso, a franquia é muito bem avaliada no mercado. Dessa forma, seu valor é estimado em 5.994,00 bilhões de dólares.
Logo, a rede passou a ocupar o número 64 no ranking de marcas mais valiosas do mundo. Assim, pode-se perceber que a rede tem um faturamento elevado.
Perfil de franqueado ideal da franquia
O perfil de franqueado ideal para a franquia do KFC é de pessoas que demonstrem habilidades administrativas e gerenciais.
Além disso, é preciso ser alguém com noções financeiras. Afinal, é necessário ter capacidade para conduzir um negócio sob o sistema da marca.
Do mesmo modo, é preciso ter experiência anterior no gerenciamento e administração de negócios de varejo. Bem como capacidade de investimento e vontade de crescer.
Conhecimento do mercado de atuação e facilidade de lidar com pessoas e seguir processos também são diferenciais.
Além disso, a marca recomenda que seus franqueados estejam envolvidos com o dia a dia da operação da franquia de alimentação. Ou então nomear um gerente com a responsabilidade de representar o franqueado.
Como ser um franqueado KFC?
Para ser um franqueado da rede KFC são necessários alguns passos básicos que fazem parte do processo. O primeiro deles é realizar o cadastro no site da marca.
Depois, o candidato irá preencher a ficha de pré-qualificação com maiores informações sobre o seu perfil e interesse.
Com a aprovação da ficha, você vai passar por uma videoconferência para entrevista e apresentação do projeto de franquias da marca. Logo após, vem a validação da documentação jurídica e financeira.
Assim, a diretoria aprova e você pode assinar o contrato. Pronto, você já pode ter seu negócio de sucesso!
Vantagens de abrir uma franquia KFC
Há diversas vantagens em abrir uma franquia KFC. Afinal, é uma rede renomada, com sucesso em todo o mundo e aprovada pelo público. Assim, o empreendedor terá uma marca forte, conhecida e altamente rentável.
Há também o suporte para franqueados, gerentes e empregados das lojas KFC. Assim, a franqueadora pode oferecer treinamento para franqueados em centros de treinamento da franqueadora.
O treinamento ajuda no gerenciamento dos restaurantes e oferece instruções úteis em relação à operação dos restaurantes.
Esses treinamentos asseguram que os gerentes de cada restaurante aprendam tudo sobre o negócio. No final, eles recebem uma certificação para o cargo.
Cuidados importantes para abrir sua franquia
Existem certos cuidados importantes e indispensáveis para abrir sua franquia. Assim, é possível fazer uma escolha segura e que atenda às expectativas e capacidades de cada investidor. Primeiro, você deve fazer uma boa pesquisa com as opções possíveis e desejadas de franquias.
Com essas opções, é a hora de fazer uma comparação entre as franquias desejadas e analisar com cuidado e detalhamento. Desse modo, é possível fazer várias pesquisas, como a satisfação dos clientes e franqueados em relação à marca.
Além de conferir a Circular Oferta de Franquias com todas as suas especificações. Como, por exemplo, direitos e deveres de ambas as partes, valores de investimento, tempo de retorno, entre outros.
Você também precisa analisar o valor do investimento e fazer um planejamento financeiro.
Bem como entender bem as regras e padrões, pois o modelo de negócio está pronto para ser seguido. Assim, é indispensável para o sucesso do negócio a dedicação do investidor e acompanhamento das operações diárias.
Gostou de saber mais sobre a franquia KFC? Então, assista ao vídeo abaixo e conheça outras redes de frango frito.
Por fim, conheça esse outro negócio do setor de alimentação: Franquia Cream Berry: alta rentabilidade no ramo de açaí! Leia!
*Informações publicadas em AGOSTO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.