O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Qual a franquia ideal para mim? Entenda como escolher o melhor negócio para você

Acesse uma parte específica do artigo

Imagem de uma mulher com uma blusa branca sentada em frente a um computador com a mão no teclado e uma folha na outra mão. Imagem ilustrativa texto franquia ideal.

Qual a franquia ideal para mim? Entenda como escolher o melhor negócio para você

Antes de investir no mercado de franchising você deve analisar qual a franquia ideal para o seu objetivo. Aqui daremos algumas dicas que podem lhe ajudar nesta importante escolha.

No Brasil , atualmente, já existem mais de 2.800 marcas de franquias atuando no mercado. Ou seja, as opções são variadas, o que dá a chance a você de avaliar muitas oportunidades.

Advertisement

Porém, antes de iniciar um negócio, o empreendedor precisa entender aquilo que melhor se encaixa às suas necessidades. Mas como saber isso? Mostraremos para você o caminho!

Advertisement

Como saber se uma franquia é boa?

Para saber se uma franquia é boa, o empreendedor precisa analisar diversos aspectos do negócio. Cada ponto é importante para escolher uma boa opção entre as várias disponíveis.

Nesse sentido, o interessado deve avaliar a reputação da marca com os clientes. Ou seja, saber se eles estão satisfeitos com os produtos ou serviços da franquia.

Por isso, pesquise na internet, nas redes sociais da franquia. Atualmente, estes espaços são uma forma de comunicação dos clientes com as empresas. Lá eles demonstram sua satisfação ou problemas com a marca.

Do mesmo modo, se possível, seja um destes clientes da franquia para saber mais. Assim, ao se aproximar da rede consegue ver se é com aquilo mesmo que você deseja trabalhar.

Além disso, nesse processo, você deve conversar com os franqueados e ex-franqueados da rede. Saber deles detalhes do dia a dia, como a lucratividade e os suportes da franqueadora.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF) você encontra o contato desses parceiros. Eles podem passar uma visão mais realista da rotina do negócio.

Os franqueados também podem falar se a franqueadora dá os suportes necessários. Esse auxílio é fundamental para o sucesso do negócio. Vai além dos treinamentos e manuais.

Dessa forma, a franqueadora precisa orientar as ações de marketing para que possam ser eficientes e assertivas.

Inclusive, é necessário que ela ofereça também auxílio no contato com fornecedores e parceiros comerciais.

Ou seja, a franquia ideal precisa ter solidez em seu modelo, ser uma empresa atrativa e de potencial. Como você ainda vai começar o seu negócio, aproveite para começar com o pé direito.

Como escolher a franquia ideal para você?

Cada empreendedor tem particularidades e, por isso, a franquia ideal varia de pessoa para pessoa. Para essa escolha, você deve levar em conta alguns dos seus aspectos subjetivos.

O primeiro ponto é entender o que você quer fazer, com que tipo de produto ou serviço quer trabalhar. Pode ser algo que você goste de fazer no seu dia a dia, tenha afinidade ou que queira aprender mais.

Afinal, a melhor franquia é aquela que combina com o seu perfil. O empreendedor deve analisar suas próprias qualidades e como pode aproveitá-las em um negócio.

Por exemplo, se tem facilidade com tecnologia, ou então para se comunicar. Tem pessoas que conseguem cativar o cliente com uma boa conversa. Já outros são melhores com trabalhos manuais.

Outro ponto importante a se analisar é o mercado local. Veja que tipo de negócio tem maior potencial de lucro na região. Avalie as lacunas, produtos ou serviços que estão em falta.

Da mesma forma, conheça o perfil dos consumidores locais, poder aquisitivo, hábitos e gostos. A franquia ideal será um negócio que pode aproveitar todo esse potencial.

Por fim, conheça também a sua realidade financeira. Entenda quanto poderá investir e busque um negócio que caiba no seu orçamento. O empreendedor deve evitar se endividar nesse momento.

Depois de analisar esses pontos, conheça alguns setores em alta sobre os quais falaremos agora.

Segmentos do franchising em que vale a pena investir

São muitos os segmentos em alta no franchising e um deles pode ser a sua oportunidade para ganhar dinheiro. São setores sólidos ou que estão em um viés de crescimento para você aproveitar.

Primeiro, temos o segmento de Alimentação, setor sempre atrativo. É um bom mercado para investir por ter uma grande variedade de negócios para atuar.

Do mesmo modo, existe um amplo público potencial, pois muitos desses produtos são itens de primeira necessidade.

Além disso, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar encontra grande potencial de lucro. Afinal, o setor trabalha com produtos e serviços que ajudam nos cuidados, embelezamento e melhora da qualidade de vida.

Enfim, por todos os motivos citados, 2023 promete bons resultados para esses setores.

Inclusive, o mercado de negócios online, lojas virtuais, delivery e serviços de Educação devem ganhar cada vez mais destaque este ano.

Isso sem falar na retomada do mercado de turismo, que é uma boa notícia para quem gosta desse segmento.

Lista de franquias para considerar abrir em 2023

Para conhecer a franquia ideal é importante pesquisar entre as diversas opções de mercado. Levando em conta os dias que trouxemos, você consegue escolher a melhor oportunidade.

Confira abaixo uma lista com marcas que atuam em diversos nichos de mercado.

...Carregando..

Vale a pena abrir uma franquia?

Com certeza vale a pena abrir uma franquia, pois esse formato de negócio tem muitas vantagens para o empreendedor.

Um dos pontos que fortalecem esse modelo é ter uma marca com um nome no mercado. Ou seja, o empreendedor investe em uma empresa conhecida do público.

Além disso, tem produtos ou serviços já testados e aprovados pelo mercado. Isso diminui as chances de rejeição do seu negócio. Para empreendedores iniciantes é com certeza uma grande vantagem.

Do mesmo modo, o franqueado conta com suportes da franqueadora para a parte de gestão, atendimento e marketing. Ou seja, tem uma orientação para pontos em que poderia haver dúvidas.

A facilidade de implementação também é uma grande vantagem das franquias. Por terem um modelo de negócio pronto, cabe ao empreendedor seguir esse caminho.

Passo a passo para iniciar seu negócio

O primeiro passo para iniciar o seu negócio é escolher o produto ou serviço com o qual vai trabalhar. Ou seja, é necessário avaliar e escolher a forma como será a estrutura do negócio e sua gestão.

Após esse passo, é o momento de buscar fornecedores, fazer a abertura da empresa e ver como será a estrutura do negócio. No formato de franquia, você pula essas etapas, pois elas já estão prontas.

Você precisa também criar uma marca, uma identidade para sua empresa. Planejar os custos e a forma de fazer o marketing.

Enfim, se for investir no modelo de franchising, a franquia ideal irá disponibilizar tudo isso. Ou seja, com uma franquia você pula processos e pode lucrar mais rápido.

Porém, caso opte por começar do zero, tenha cautela e faça um bom planejamento. Por último, mãos à obra e boa sorte!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje