NotíciasFranchisingSegmento: Saúde, Beleza e Bem-estar

Franquia Flora Fiora cresce no mercado Mercado DIY; conheça mais sobre esse ramo

Foto de um pote com flores laranjas, um pote com um óleo e um pote com flores brancas. Ao fundo vemos outro pote com flores e um frasco. Imagem ilustrativa para texto Franquia Flora Fiora Mercado DIY.

Franquia Flora Fiora aposta no mercado DIY e se destaca como cosmeteria natural. Entenda mais sobre a franquia e o ramo do DIY.

A tendência do DIY, “Do It Yourself”, ou em português, “Faça você mesmo”, já é uma possibilidade no mercado que ganha cada vez mais espaço no Brasil.

O movimento, que começou nos Estados Unidos, e conta com uma infinidade de vídeos no Youtube, permite que as pessoas façam diversas criações por conta própria.

E no setor de franquias a tendência também possui espaço com produtos que podem ser personalizados pelos clientes.

Esse é o caso da franquia Flora Fiora que investe no mercado DIY com produtos de cosméticos naturais. Acompanhe a leitura e descubra mais a seguir!

Conheça a Franquia Flora Fiora e como ela funciona

A Flora Fiora é uma rede de cosmeteria natural, criada em 2014, por Jessica D’lima, que já buscava empreender desde nova.

A marca nasceu da busca de Jéssica por produtos naturais que poderiam ser utilizados no tratamento do próprio cabelo.

Então, D’lima se dedicou cada vez mais ao mercado de produtos naturais, adquirindo mais conhecimento na área. Logo em seguida, ela resolveu criar um site para vendas on-line.

Porém, inicialmente, Jéssica trabalhava totalmente de casa com um escritório no próprio quarto. Seis meses depois, a empreendedora resolveu investir em um espaço físico no centro de São Paulo.

A princípio, trabalhando com produtos sob encomenda, hoje, os clientes já podem encontrar vários tipo de produto no site, com entregas para todo país.

Quais os produtos e o diferencial da franquia?

A Flora Fiora tem como base oferecer para seus clientes produtos de origem totalmente natural e veganos, livre de petrolatos e ingredientes de origem animal.

Sendo assim, na loja física ou pelo e-commerce, os clientes podem encontrar diversos produtos para cuidados próprios, como óleos vegetais e argilas.

Além disso, a marca oferece vários tipos de manteigas vegetais, óleos essenciais, ceras vegetais e bases cosméticas.

Foto de uma moça trabalhando com materiais em uma mesa de madeira desfocada. É possível ver vários objetos dourados e potes coloridos. Imagem ilustrativa para texto Franquia Flora Fiora Mercado DIY.
Empresas com a Flora Fiora apostam na criatividade e customização dos clientes.

Contudo, o grande diferencial da marca é a possibilidade dos clientes comporem suas próprias criações com seus produtos.

Ou seja, no site são encontrados vários tipos de matérias primas, 100% naturais, que podem compor diferentes cuidados diários, seja no cabelo, pele e unhas.

Dessa forma, os clientes encontram diferentes opções de personalização para chegar em um resultado ideal para cada necessidade.

Assim, para otimizar ainda mais a experiência do cliente, a marca oferece conteúdos gratuitos sobre cosmeteria natural.

A franquia Flora Fiora aposta no mercado DIY e trabalha com e-books, vídeos e receitas que podem ajudar os clientes a entender os produtos e compor seus tratamentos.

O que é o Mercado DIY? 

Se você já passou algum tempo on-line, vagando por redes sociais, provavelmente já deve ter se deparado com algum vídeo ensinando um passo a passo para criar algo.

Essa tendência conhecida por “Faça você mesmo”, ou DIY, é uma boa opção para quem busca criar, transformar, consertar e personalizar várias coisas.

Portanto, com uma oportunidade de mercado cada vez maior, o formato também chegou às franquias, que trabalham com o modelo em diferentes áreas.

Seja com cosméticos, no casa da franquia Flora Fiora, que aposta no modelo DIY, ou no setor de alimentos, de reparos domésticos ou até decoração de eventos.

Em todos os casos, temos clientes que aproveitam os serviços e produtos oferecidos por essas franquias para incrementar algo próprio.

Ou seja, atualmente, são encontradas vários modelos de franquias que aproveitam essa tendência para se colocar no mercado.

Sendo assim, essa é uma boa possibilidade de investimento para quem quer ter um negócio próprio, recebendo o amparo certo da franqueadora.

Além disso, temos um mercado cada vez mais valorizado, uma vez que o público está sempre em busca por experiências personalizadas.

Dicas para quem quer investir em uma franquia DIY

Já por dentro de como funciona uma franquia que trabalha no formato “Faça você mesmo”, você também precisa ficar atento para alguns detalhes.

Moça de roupa florida mexendo um computador prata. Vemos uma mesa de madeira, com xícara de café ao lado e uma janela no lado. Imagem ilustrativa para texto Franquia Flora Fiora Mercado DIY.
É preciso ter certos cuidados para escolher a marca certa ao investir em uma franquia.

Faça um planejamento financeiro 

Para investir em uma franquia, assim como para trabalhar com qualquer outro negócio, é importante que você tenha um bom planejamento financeiro.

Por isso, pesquise bem em qual negócio deseja investir e qual o valor será necessário para começar a sua unidade.

Em seguida, aposte em uma boa organização para que você tenha controle sobre todo os seus gastos e lucros. Esse planejamento é importante tanto antes, mas também durante a execução do negócio.

Ao colocar todos os pontos necessários em um controle mensal, você conseguirá desenvolver sua franquia com tranquilidade.

Conheça as marcas disponíveis no mercado 

Antes de pensar em lucros e no retorno, é importante que você conheça a marca com a qual deseja trabalhar.

Afinal, ao investir em um negócio, você se tornará responsável por ele e isso tomará boa parte do seu tempo.

Dessa forma, é importante que você avalie todas as opções disponíveis no mercado e busque por aquela que mais se adere ao seu perfil.

Em síntese, avalie as oportunidades do mercado e conheça a marca a fundo. É bom investir em uma marca já consolidada e com boas chances de crescimento.

Consulte o Circular de Oferta de Franquia 

Ao escolher uma marca ideal para apostar, um passo importante que você deve seguir é consultar a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Neste documento, você irá encontrar vários dados sobre o balanço financeiro da marca, suas diretrizes, suportes oferecidos, taxas cobradas, entre outros pontos.

Ao abrir uma franquia, é preciso que você tenha cuidado, já que será um investimento grande e que se tornará seu negócio.

Portanto, você deve analisar todas as informações disponíveis com muita atenção, e verificar se todas estão de acordo com aquilo que você busca.

Converse com outros franqueados 

Um outra dica que pode ser bem útil para você que está começando a investir, é conversar com outras pessoas que já trabalham com a franquia, ou seja, os franqueados.

Você pode, por exemplo, saber quem são eles por meio da COF que citamos acima. Dessa forma, você pode entrar em contato para tirar algumas dúvidas.

Afinal, é justamente com quem tem uma experiência prática na área que você consegue entender mais sobre como pode ser a sua experiência.

Por isso, aproveite esse momento de busca inicial para conversar com pessoas, saber suas opiniões e colocar todos os pontos notados em uma balança de avaliação.

Franquia Flora Fiora

  • Valor de investimento inicial: R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 38 mil 
  • Prazo do retorno do investimento: 24 meses

Se este post foi útil, continue nos acompanhando para mais informações! Você pode gostar do post completo sobre o que é uma rede de franquias e se vale a pena fazer parte. Confira! 

Franquia Doutor Sofá aposta em expansão no Nordeste. Vale a pena investir no setor de limpeza?

Artigo anterior

Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.