Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Prejuízo? Não se você abrir a franquia fitness de alimentação correta


Sarah Soares | 24 jun 2022
Prejuízo? Não se você abrir a franquia fitness de alimentação correta

Para um investidor em busca de uma franquia fitness de alimentação, chegou a hora de conhecer algumas das melhores opções de modelos de franquias disponíveis no mercado!

De acordo com um levantamento, o mercado de alimentação saudável apresentou um crescimento de 98% nos últimos anos. Além disso, o consumo de alimentos saudáveis movimentou mais de R$ 100 bilhões no Brasil, em 2020.

Portanto, a busca por um estilo de vida mais saudável tem atraído diversas pessoas para o mundo fitness. Assim, além da procura por academias, a alimentação saudável está se destacando no mercado.

Advertisement

Mas você pode ter dúvidas se o investimento vale a pena para o seu perfil. Logo, esse e outros fatores são importantes de serem analisados. Acompanhe a leitura para saber mais.

Melhores opções de franquia fitness de alimentação para abrir

As melhores opções de franquia fitness de alimentação para abrir com preços acessíveis, você descobre a seguir.

Mas antes de conhecer as opções de modelo de negócio de franquias fitness disponíveis no mercado, precisamos falar sobre fatores que devem ser analisados na hora de abrir uma franquia.

Sendo assim, vamos começar pela análise do perfil empreendedor. Dessa forma, ao escolher um negócio, as chances de sucesso serão maiores se você gostar dele. Isso porque, quando estamos satisfeitos e motivados, nos dedicamos mais ao empreendimento.

Outro ponto importante para análise é o mercado local. Dessa forma, é preciso verificar se existe demanda e público para o seu produto ou serviço. Caso contrário, você não vai conseguir sucesso com o seu empreendimento.

Então, para saber o que as pessoas pensam sobre a marca, também é interessante realizar uma pesquisa sobre a reputação dela. Nesse sentido, as redes sociais podem ser um bom começo.

Por meio delas, você pode ver se a marca é atuante, antenada e o que o público acha dela. Dessa forma, você saberá como a franqueadora encara e lida com as críticas, vai entender mais sobre o seu funcionamento etc.

Uma mesa com uma tigela de açaí com frutas espalhadas por todo o local. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia fitness alimentação.
Existem muitas opções de franquias fitness.

Por último, estude com calma a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Advertisement
. Esse documento reúne os principais dados sobre o negócio.

Para se ter uma ideia da importância, o documento precisa ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato, de acordo com a Lei de franquia.

Agora que você sabe o que é essencial considerar na hora de adquirir uma franquia fitness de alimentação, separamos algumas opções.

Desse modo, as marcas abaixo atuam em diferentes áreas, mas todas possuem o mesmo objetivo, contribuir para uma alimentação mais saudável da população.

1. RapChef

A RapChef é uma rede de franquias especializada em entrega de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições com um bom valor nutricional e em porções ideais.

Porém, caso opte por se tornar um franqueado da marca, fique tranquilo. Isso porque, o investidor não precisa cozinhar.

Mas é necessário adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas por meio do aplicativo, de forma delivery.

Além disso, se preferir, o franqueado pode ter uma loja física para vender as suas refeições saudáveis. De todo modo, você conta com o suporte da marca para aprender sobre a operação. Depois, o franqueado torna-se o elo entre o cliente consumidor e a fábrica distribuidora.

Caso prefira, não precisa se preocupar com aluguel de espaço ou funcionários, podendo atuar sem a necessidade de ponto comercial.

Portanto, a franquia é bem prática, se destacando como uma boa opção. Por último, o franqueado pode optar pelo acesso ao sistema exclusivo de e-commerce.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

Então, a seguir separamos um vídeo com tudo sobre a franquia fitness para você já começar a planejar o investimento agora mesmo. Confira!

2. Brasil Nutri Shop

Para o investidor que está procurando uma franquia fitness de alimentação, a Brasil Nutri Shop pode ser uma opção de baixo investimento.

Dessa forma, a marca é voltada para a comercialização de um mix de produtos de suplementos alimentares. A empresa foi criada em 2016 e se tornou uma referência no e-commerce do segmento. 

Sendo assim, em 2018, a marca entrou para o setor de franchising e a franqueadora formulou um modelo de negócio para que o empresário não precisasse se preocupar em ter um estoque físico.

Logo, a rede adotou o formato em que cada franqueado possui um site para divulgação e venda dos produtos.

Desse modo, o investidor pode atender em qualquer lugar do Brasil. Por isso, a Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias de suplementos da América Latina.

Nesse sentido, fazer parte do modelo de negócio da franquia é barato e a marca gera um bom retorno financeiro ao franqueado.

Da mesma forma, a franqueadora possui treinamentos e suporte diferenciado para ajudar você a alcançar suas metas.

Por fim, a franquia trabalha com três modelos. O formato é igual para todos, mas eles se diferenciam nos benefícios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

3. Sucão

A Sucão é a franquia de alimentação saudável mais premiada do país. Além disso, a marca é a única do ramo a receber uma nota máxima no Guia de Franquias do Pequena Empresas & Grandes Negócios em 2020 e 2021.

Como dito, a rede coleciona prêmios. Sendo assim, possui o Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 e 2020, além de sete prêmios de “Melhor Suco da Cidade” pela Veja Campinas.

A empresa deseja ser cada vez mais consolidada como a principal referência neste mercado. Logo, pode proporcionar ao seu público um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Inclusive, também acredita no equilíbrio financeiro para negócios saudáveis.

Mulher com top preto fazendo símbolo de força com o braço. Ela esta fazendo suco de laranja. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia fitness alimentação.
A marca Sucão é a franquia de alimentação saudável mais premiada do país.

Nesse sentido, o fluxograma da rede foi elaborado visando facilitar a gestão do negócio e garantir a qualidade dos produtos.

Mas a tecnologia na cozinha central é a responsável por distribuir os insumos de alimentos para todas as unidades. Portanto, esse fato reduz o investimento e gastos com manutenção.

Isso porque, com a tecnologia, não é necessário possuir sistema de gás e exaustão na loja, o que facilita muito o controle da qualidade dos produtos.

Por fim, a marca trabalha com dois tipos principais de negócio: Loja de Shopping e Loja de Rua (com salão). A Sucão está sempre atenta às oportunidades para identificar qual modelo de negócio se encaixa melhor no perfil do seu franqueado.

Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
Prazo de Retorno: de 18 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA

4. Dr. Shape

A Dr. Shape atua há 19 anos no mercado, sendo a maior rede de franquias especializada em suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina.

Mas a empresa é a única do segmento que possui uma clínica de emagrecimento e estética corporal. A marca trabalha com dois modelos de negócio, sendo Franquia de 50m² e Franquia 100m².

Dessa forma, oferece uma variedade atrativa de produtos e serviços, como: artigos esportivos, vestuário fitness, produtos naturais, além de atendimento nutricional, clínica de emagrecimento e estética corporal.

Além disso, a franquia possui uma linha própria que oferece um bom custo-benefício e qualidade ao consumidor. Já para o franqueado, o modelo de negócio é prático e possui boa rentabilidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 192,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

5. Sucos S/A

A Sucos S/A é uma empresa fundada em 2009, em Araçatuba (SP). A marca é uma franquia de alimentação saudável e que oferece uma boa variedade de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais e tapiocas.

Salada de folhas verdes em um prato. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia fitness alimentação.
As saladas fazem parte do cardápio da marca.

A rede conta com modelos de negócios no formato Loja, Container e Quiosque. Atualmente, ela possui mais de 10 unidades, com presença consolidada no interior de São Paulo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 223.290,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

6. Balanceado 

A Balanceado é uma rede de alimentos saudáveis que faz parte desta tendência sustentável mundial. Sendo assim, ela oferece uma alimentação colorida e nutricionalmente adequada.

O processo de adesão à marca é bem simples e conta com sete passos. Dessa forma, o objetivo da empresa é entender se os interessados no negócio possuem o perfil alinhado com seus valores, além de ter o capital necessário para realizar o investimento na franquia.

Advertisement

A equipe da empresa possui sólida experiência em varejo de alimentação. Portanto, o conhecimento de 23 anos de franchising da marca traz informações relevantes para o sucesso dos franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 480 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Kiichi

A Kiichi possui 13 anos de experiência no mercado de alimentação japonesa. O especialista da casa é o renomado Chef Brito, famoso por seus pratos exóticos e inovadores.

Sendo assim, as unidades da marca são padronizadas e possuem decoração temática, salão principal, mezanino e balcão de sushis.

Dessa forma, você pode ter a sua franquia com todo suporte necessário, seja na definição do ponto ou com apoio, como fornecedores homologados, consultoria de campo, gestão financeira, projeto arquitetônico, treinamento e muito mais.

A marca conta com dois formatos de negócio. O primeiro é a Franquia Conversão de Bandeira, um modelo dinâmico Retrofit.

O segundo é a Franquia Full, que é um modelo Salão para investidores, operadores e profissionais da alimentação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de $ 130 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
Tábua com comida japonesa.
A Kiichi possui 13 anos de experiência no mercado.

8. Açaí NoKilo

A marca Açaí NoKilo é uma franquia de açaí com grande crescimento no estado do nordeste. A rede é formada por uma equipe com mais de 10 anos de conhecimento no ramo de gelados comestíveis.

Desse modo, a demanda no consumo de açaí está em crescente expansão no país e a praticidade do sistema self service, possibilita cada vez mais o crescimento do setor.

O Açaí NoKilo é diferenciado pela qualidade dos seus produtos e variedade, além de preços competitivos. A marca pensou em todos os detalhes, como em proporcionar aos seus clientes um ambiente bonito, agradável e prático.

Inclusive, nas lojas, cada mobiliário e produto é posicionado de forma estratégica, tudo para garantir uma experiência de consumo agradável e exclusiva.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Tribbu Fit Food

A Tribbu Fit Food é uma rede de franquias de alimentação saudável que nasceu em 2016. Sendo assim, a marca fabrica e comercializa produtos saudáveis, nutritivos e saborosos.

O modelo de negócios da franquia se encaixa à sua realidade. Logo, tudo é pensado para facilitar a sua vida, a capacidade de investimento, tamanho de loja e variedade de produtos.

A marca trabalha com quatro formatos, o Tribbu Express, Delivery, Quiosque e Loja. Dessa forma, o cardápio atende a estudantes, famílias, atletas, crianças ou idosos, para levar a melhor experiência a todos.

Portanto, são oferecidas combinações de açaí, sorvetes exclusivos, refeições, lanches práticos e gostosos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Antes de tomar a decisão sobre qual a melhor opção de franquia fitness de alimentação do mercado, você deve levar em consideração alguns pontos.

Por exemplo, faça uma pesquisa detalhada sobre cada uma das marcas. Assim, procure entender o modelo de negócio, o público, o tipo de atendimento, serviços, produtos entregues etc.

Mas além disso, é possível entender mais sobre a marca entrando em sites especializados em franchising, como o Portal Top Franquias.

Ao longo do nosso conteúdo, você pôde ver como esse mercado de consumidores que se preocupam com a saúde, oferece boas perspectivas de negócio.

Então, você já está por dentro do assunto sobre abrir uma franquia fitness de alimentação. Porém, se deseja aprender um pouco mais acerca de negócios lucrativos, leia outros artigos como: qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

*Informações publicadas em JUNHO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas