O mercado de limpeza conta com diversas marcas para o empreendedor investir. Uma delas é a franquia Ecoville, especializada na venda de produtos de limpeza para os mais variados fins.
A empresa foi fundada em 2007 na cidade de Joinville, em Santa Catarina, pelos irmão Leandro Castelo e Leonardo Castelo. Após dois anos, os fundadores da Ecoville começaram a fazer a venda direta dos produtos.
Então, já são anos de atuação no setor, e falaremos um pouco mais da história da franquia e de seu modelo de negócio. Continue lendo!
Com que a franquia Ecoville trabalha?
A franquia Ecoville é uma loja de produtos de limpeza que conta com um amplo catálogo para os clientes e os franqueados, com mais de 250 produtos.
Por exemplo, a rede de franquias trabalha com a venda de água sanitária, alvejante, amaciantes, produtos para higienização de canil, entre outros.
Do mesmo modo, a rede possui uma ampla linha de produtos voltados para limpeza de carros e outros cuidados, como cera automotiva.
A empresa vende produtos de limpeza, sendo 75% fabricados por ela mesma, o que aumenta a lucratividade para os franqueados, pois elimina intermediários.
Nesse sentido, com um mix variado, a Ecoville consegue atender as demandas de limpeza da casa, bem como de empresas, indústrias, hotéis, entre outros.
Entenda o modelo de negócio da Ecoville
No mercado de franchising desde 2016, a franquia Ecoville conta atualmente com quase 100 unidades da marca pelo Brasil.
A rede trabalha com venda no varejo de produtos de limpeza, bem como no atacado. Ainda, possui modelos de lojas físicas ou sem ponto comercial.
Para o empreendedor que deseja se tornar um franqueado, são três modelos de negócios para investir.
Primeiramente, o empreendedor pode optar pelo modelo Express, sem ponto comercial, focado principalmente na venda direta, de porta em porta.
Nesse sentido, o franqueado conta com auxílio da marca para realizar o marketing da unidade, com materiais de divulgação para captar clientes.
Outra opção da franquia Ecoville é o modelo móvel, onde o franqueado realiza a venda em um carro com a logo da marca.
Assim, o empreendedor pode ampliar sua área de atendimento, utilizando os suportes da franquia, os treinamentos e materiais de divulgação.
Por fim, com um pouco mais de investimento, o empreendedor pode abrir uma unidade no modelo loja física. Com isso, oferecer o amplo mix de produtos em um único local.
Em todos os modelos, os franqueados possuem apoio da franqueadora para a inauguração da unidade, entre outros suportes.
Na Circular de Oferta de Franquia (COF), o empreendedor pode ter uma ideia de como funciona a parceria com a marca. Assim, fica sabendo dos custos de implantação, entre outros detalhes do negócio.
Números do setor de limpeza no Brasil
O segmento de produtos de limpeza é amplo, com opções dos mais variados modelos de negócios para os empreendedores.
O segmento de Limpeza e Conservação se beneficiou do período que exige maior higienização e adaptação dos ambientes domésticos, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Mesmo com uma Economia em crise, por conta das restrições de circulação, o setor de Limpeza e Conservação no franchising foi um dos únicos que teve alta.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), este segmento teve alta de 6,6% no faturamento entre o primeiro trimestre de 2020 para o de 2021.
Além disso, segundo a consultoria de mercado Euromonitor, a venda de produtos de limpeza teve um aumento de 8,5% de 2019 para 2020. Foram mais de R$ 28 bilhões em vendas.
São números atrativos, mostrando a força do setor, que possui redes de franquias com vários modelos e voltadas para nichos de mercado diferentes.
Por exemplo, produtos para limpeza doméstica, para carros, tapetes, áreas externas, entre outros.
Ademais, são modelos de franquias em home office, de vendas diretas, lojas comercias, sem esquecer também das marcas que realizam vendas pela internet.
Além da franquia Ecoville, o segmento conta também com outra marca já conhecida pelos consumidores, que é a Zaplus Car.
Especializada em produtos para carros, é uma das marcas na qual o empreendedor pode investir e se tornar dono do próprio negócio, como mostraremos a seguir.
Zaplus Car: conheça a nova franquia de limpeza no mercado
A Zaplus Car possui anos de atuação no mercado e é uma empresa que conta com um amplo catálogo de produtos de limpeza e outros cuidados para o carro.
Recentemente, a marca entrou para o segmento do franchising, fazendo parte do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings de franquias do Brasil.
A Encontre Sua Franquia possui diversas marcas em seu portfólio, entre elas a Acquazero, uma das maiores franquias de lava jato do Brasil.
Aliás, a Zaplus Car é a fornecedora homologada da franquia Acquazero. Logo, os mais de 400 franqueados da Acquazero compram produtos com a Zaplus. Ao se tornar um franqueado da distribuidora, você será o responsável por fornecer produtos para os franqueados locais da Acquazero.
Então, há um grande potencial de lucro da unidade desde o início, uma vez que as unidades Acquazero estão espalhadas por todo o Brasil.