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Por que você realmente precisa de uma franquia digital? Como abrir?

ilustração em vetor de franquia digital

A pandemia acelerou a tendência à digitalização de produtos e serviços. Sendo assim, preparamos um texto com tudo que você precisa saber sobre uma franquia digital, tendência no mercado de franchising.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou uma pesquisa de tendências para 2022. Entre elas se destaca a franquia digital, nos mais diversos segmentos.

Além da facilidade de trabalhar pela internet, a franquia digital chama a atenção por não precisar de um ponto físico. Assim, muitas vezes, é possível trabalhar no modelo home office ou home based.

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O que são franquias digitais?

Primeiramente, franquias digitais são aquelas que oferecem produtos e serviços por meio da internet. Sendo assim, não dependem necessariamente de um ponto físico para existir. 

No entanto, a ABF destaca a existência da modalidade fidigital. Neste modelo, existe um espaço físico, mas a marca opera via plataforma digitais, por meio de sites, serviços de entrega ou aplicativos.

Contudo, não pense que franquias digitais estão ligadas apenas a serviços de marketing. Este segmento de franchising possui diversas possibilidades: alimentação, lazer, entretenimento, transportes, beleza e saúde, entre outros.

De modo geral, a franquia virtual funciona de maneira semelhante às demais. Assim, a franqueadora concede os direitos de uso de marca e estabelece taxas a serem pagas, bem como outras obrigações.

Para que as franquias digitais funcionem, é preciso ter um local online para que os produtos e serviços sejam oferecidos. Assim, uma das opções é o uso de um marketplace, outra tendência de mercado para você ficar de olho.

Resumidamente, o marketplace é uma espécie de shopping virtual. Ou seja, ele reúne quem quer comprar com quem quer vender. Assim, pode ser uma boa oportunidade para um franqueado digital.

Franquias digitais possuem um grande apelo com um público mais jovem. Em primeiro lugar, surpreende a quantidade de empreendedores com menos de 30 anos buscando este ramo no franchising. Ademais, por serem digitais, esses modelos de negócio se conectam mais facilmente com as novas gerações.

Desse modo, a franquia digital é um bom negócio independente do ramo de atuação. Este setor é bastante versátil, portanto pode ser adaptado para diferentes áreas de interesse.

Vale também dizer que as franquias digitais seguem a mesma regulamentação das franquias tradicionais. Trata-se da Lei de Franquias, que traz segurança a quem abre seu próprio negócio.

Vantagens de abrir uma franquia digital

Você já sabe que a franquia digital tem características semelhantes à franquia tradicional. No entanto, na modalidade digital, as franquias possuem muitas vantagens e é sobre isso que vamos falar agora.

Além de destacar o setor das franquias digitais, vale lembrar que o setor de franchising em si está em crescimento. Em meio à pandemia, essa atividade se reinventou para continuar atendendo com produtos e serviços diversificados.

Segundo a ABF, de 2020 para 2021, as franquias brasileiras tiveram uma variação positiva de 8,4% em faturamento. Assim, as estimativas para 2022 são prósperas. Veja abaixo quais são os benefícios desse tipo de negócio.

Formato home office ou home based

Em primeiro lugar, uma das características mais atrativas da franquia digital é a possibilidade de home office ou home based. Ou seja, você pode trabalhar de casa sem a necessidade de investir em espaço físico.

O home office é a opção de negócio em que todo o trabalho é feito dentro de casa. Já no home based, a gestão da franquia é feita em casa, mas seu trabalho de prospecção de clientes ou realização dos serviços é feito pessoalmente, onde o consumidor estiver.

Com a pandemia, o modelo de franquias home based cresceu. De acordo com a ABF, no primeiro semestre de 2021, a participação deste modelo de negócio na economia passou de 7,1% para 10,3%.

Esse crescimento durante a pandemia mostra uma tendência. Isso porque, como as franquias podem ser administradas sem um espaço físico, isso reduz significativamente os gastos.

Contudo, antes de investir em um modelo home, garanta que sua casa está equipada para isso. Além de uma boa internet, é importante ter um bom ambiente de trabalho e local para armazenar produtos, caso seja o caso do seu negócio.

O fato de ser home office também evita deslocamentos. Em 2019, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgou que os brasileiros passam 127 minutos por dia no trânsito.

Tanto empreendedores, como consumidores ficam presos no trânsito. Assim, esse tempo prejudica a economia. Com franquias home office, é possível consumir e vender sem sair de casa.

Amplo público-alvo

Entre as vantagens de uma franquia digital, também há a possibilidade de atingir um público diversificado. Isso porque, a internet facilita as compras online e reúne compradores e vendedores.

Caso você esteja interessado em um curso, por exemplo, basta pesquisar em um buscador para encontrar muitas opções. Se achar o que procura, em poucos minutos poderá contratar o serviço.

Além disso, no caso de franquias digitais, o franqueado pode oferecer seus produtos para uma região maior, sem que as pessoas precisem se deslocar até seu espaço físico.

No entanto, a questão do público-alvo precisa ser muito bem avaliada. Isso porque, em alguns casos, o oferecimento de produtos e serviços está restrito a determinada região.

Desse modo, antes de empreender para um público mais amplo, analise a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Nela vão constar todas as informações que o franqueado deve saber e como proceder.

Suporte da franqueadora

Assim como franquias tradicionais, a franquia digital recebe todo suporte da franqueadora. Desse modo, a empresa orienta o franqueado em todas as etapas, para que a implantação do negócio seja um sucesso.

O franqueado conta, por exemplo, com vários treinamentos. Além disso, ele recebe um plano de negócios já consolidado, para saber como organizar as finanças, a administração e a burocracia de sua franquia.

Ademais, um outro suporte que ajuda muito é o de marketing. A franqueadora oferece ferramentas para divulgar e promover o franqueado.

Baixo investimento

De modo geral, franquias digitais possuem investimento de até R$ 105 mil. Por isso, elas são consideradas microfranquias. Mas como a maioria das franquias online é simples, seu custo costuma ser ainda mais baixo.

Além do baixo investimento inicial, não é necessário muito para manter as franquias digitais. Desse modo, o franqueado não precisa de grande valor de reserva.

O baixo investimento atrai muitos empreendedores que buscam uma rápida inserção no mercado de franchising. Atrai ainda quem perdeu o emprego por causa da pandemia e busca novas oportunidades.

Assim, as franquias digitais podem ser uma boa opção para quem quer trabalhar com franchising, mas não tem muitas economias para investir.

casal usando notebook
Uma franquia digital costuma precisar apenas de um notebook e acesso à internet.

A franquia digital pode ainda ser uma boa oportunidade para quem busca renda extra. Alguns modelos de negócio não exigem dedicação exclusiva. Por isso, é possível conciliar a franquia com outras atuações.

De acordo com a ABF, a taxa de Return Over Investment (ROI) de franquias é de 90%. No caso das franquias digitais, esse número significa que você investe menos e, mesmo assim, tem uma chance alta de retorno financeiro.

Como abrir uma franquia digital? 

Em primeiro lugar, antes de abrir uma franquia digital, você precisa saber em que área quer atuar. O mercado de franchising possui uma enorme variedade de franquias digitais nos mais diversos segmentos.

Assim, uma boa opção é pesquisar segmentos que você goste e tenha afinidade. Além disso, comece a se ambientar com o mundo das franquias e leia mais sobre o tema. Aqui no Portal Top Franquias você encontra diversas matérias sobre este universo.

Em seguida, quando já souber o segmento em que quer investir, busque informações sobre a franqueadora. Pesquisa no site e também peça mais informações à empresa.

Quando receber a COF da marca, leia com muita atenção para saber os valores de investimento e entender se as exigências da franqueadora se adaptam ao seu estilo de vida. 

Converse com outros franqueados também, tanto do seu segmento, como de outras áreas. Desse modo, você terá uma noção dos desafios e o que esperar ao empreender.

Além disso, antes de fechar o negócio, você precisa se assegurar de alguns fatores. Caso vá precisar de um financiamento, busque a instituição bancária com antecedência. Ademais, cuide da burocracia, como abertura de CNPJ e outros documentos necessários.

Quando decidir pela franquia que mais combina com seu estilo, feche o contrato. Neste momento, você vai realizar o investimento combinado na COF e vai receber as orientações da franqueadora.

Por se tratar de uma franquia digital, você não vai precisar cuidar de um espaço físico. Contudo, garanta que sua casa ou escritório esteja equipado com tudo que é preciso para dar início aos negócios.

Por fim, o próximo passo será colocar em prática o plano de negócio da franquia e divulgar seu negócio. A franqueadora vai ajudar em tudo isso, prestando suporte.

Conheça abaixo franquias digitais em que vale a pena investir. 

Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos alimentares e produtos fitness da América Latina. Inicialmente, a marca começou a vender sozinha no modelo e-commerce, no ano de 2016.

Já em 2017, a empresa desenvolveu seu negócio para o sistema de franquias. Assim, em menos de um ano, a Brasil Nutri Shop conquistou mais de 200 franqueados.

O modelo de negócio da empresa é totalmente online e home office. Por isso, os franqueados trabalham de casa e não precisam investir em estoque, nem em gastos com a entrega dos produtos.

Atualmente, a empresa trabalha com mais de 60 marcas e a franquia virtual tem um funcionamento simples. A BNS desenvolve um site personalizado para cada franqueado e cadastra os produtos. O franqueado também tem a possibilidade de personalizar o site.

Em seguida, o empreendedor aprende sobre a metodologia de vendas e pode comercializar para todo o país. Quando alguém realiza a compra no site, quem cuida da entrega é a franqueadora.

Por ser um modelo de negócio totalmente digital, não há tempo mínimo de dedicação à franquia.

Assim, a Brasil Nutri Shop é uma boa opção de franquia para quem quer trabalhar de casa ou mesmo conciliar mais de uma função.

Outro diferencial da marca é a consultoria. A BNS oferece consultoria gratuita e capacitação para seus franqueados. Desse modo, a gestão da plataforma e das vendas se torna mais simples.

O tempo estimado desde a assinatura do contrato até o início das atividades é de 30 dias, não sendo necessário ter um CNPJ.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Tempo de Retorno: de 12 a 24 meses

PanMinas

computador em cima da mesa com imagem de franquia
Foto: Divulgação marca.

A PanMinas é uma plataforma de comercialização de produtos para o dia a dia. Por meio de um sistema de e-commerce, usuários pedem utilidades domésticas e recebem em casa com preços acessíveis.

O franqueado PanMinas recebe uma loja online equipada e pronta para vender os produtos. Em seguida, ele cadastra foto e descrição daquilo que vai comercializar.

A franqueadora cuida de todo o estoque e distribuição. Dessa maneira, o franqueado tem menos gastos com o negócio.

As lojas online PanMinas entregam panelas, bacias, bules e outros produtos fabricados em alumínio. 

Cada franqueado possui um domínio próprio do site, o que facilita a divulgação e o marketing. Ademais, os sites também estão configurados para receber diversas formas de pagamento.

É possível ainda fazer parceria com supermercados e mercearias para oferecer os produtos e ter uma renda fixa. Há também uma linha profissional que pode ser vendida a hotéis e restaurantes.

A marca existe desde 2011. Seu modelo totalmente home based permite que os franqueados controlem as vendas de qualquer lugar.

Estima-se que o tempo de dedicação para esta franquia digital seja de três horas por dia. Assim, os franqueados se dedicam a administrar o site e executar estratégias de marketing.

No site, também é possível emitir um relatório das vendas e ter controle do lucro em tempo real. No momento em que o consumidor faz as compras, o franqueado recebe o valor em caixa.

Os interessados podem escolher entre três planos de negócio: varejo; varejo premium e atacado. Apesar de todos os modelos contarem com site, há algumas diferenças de acordo com o modelo escolhido.

  • Investimento Total: a partir de R$ 1 mil
  • Faturamento mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Tempo de Retorno: de 6 a 18 meses

WayBiz

A WayBiz é uma empresa do ramo de marketing digital que já possui 21 anos de existência. O diferencial da marca é oferecer serviços deste segmento para pequenas e médias empresas.

O franqueado é responsável pela prospecção de empresas que precisam de suporte de marketing digital e pela elaboração de um planejamento. Por outro lado, a franqueadora realiza toda a parte de design e anúncios.

Dessa forma, franqueado e franqueadora trabalham de maneira conjunta para fortalecer a presença digital de outras marcas. O modelo de negócios é home office e totalmente online.

Assim, é possível trabalhar remotamente sozinho ou em equipe. Atualmente, a marca conta com 22 franquias espalhadas por todas as regiões do Brasil.

O longo tempo de mercado é um fator que traz segurança para os franqueados. Ademais, a empresa tem se modernizado, investindo em redes sociais, pesquisas no Google, desenvolvimento de websites, consultorias de marketing etc.

Apesar do trabalho ser conjunto, os franqueados contam com flexibilidade de horário, atendimento e precificação dos serviços. Dessa maneira, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo com o consumidor final.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 8,9 mil
  • Faturamento mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Tempo de Retorno: de 3 a 6 meses

Você pode conhecer mais opções de franquias digitais no vídeo que separamos a seguir. Acompanhe!

Apesar das vantagens que apresentamos aqui e todas as opções que sugerimos, sabemos que o momento de decidir qual a melhor franquia nem sempre é simples.

Por isso, selecionamos outro texto que vai ajudar você a escolher o melhor negócio de acordo com o seu perfil (clique aqui).

Agora, se você prefere contar com uma consultoria para fazer sua escolha, recomendamos: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em DEZEMBRO/2021. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

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