Destaques ★FranchisingSegmento: Alimentação

Franquia DIA: rede de supermercados tem diferentes modelos de negócios

Faixada de uma supermercado Dia. Imagem ilustrativa texto franquia DIA

Para você que sonha em ter um supermercado, a franquia DIA pode ser a responsável por tirar esse projeto do papel e, assim, mudar a sua vida.

Grande parte das pessoas já sonharam em ter um mercado só para elas, com todas aquelas opções à sua disposição etc. Bem, chegou a hora de realizar esse sonho, mas talvez não da maneira como pensava.

Por que não ter o seu próprio varejo? Que tal fazer isso tendo uma marca internacional por trás? É isso que o DIA oferece para você, a chance de ter seu próprio empreendimento varejista e com um know-how de mais de 20 anos.

Advertisement

Preparamos o texto a seguir para que você possa conhecer o empreendimento e ver se ele é realmente atrativo para o que busca. Acompanhe a leitura!

Conheça a franquia DIA

A franquia DIA é a primeira rede de supermercados que atua com esse modelo de negócio. Fundada na Espanha, na cidade de Madrid, em 1979, a marca tem se desenvolvido para se tornar uma referência em todo o mundo.

Atualmente, são mais de 3,74 mil franqueados espalhados também por Portugal, Argentina e Brasil. Sendo no nosso país, com lojas em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Agora, o objetivo é se espalhar ainda mais pelo território nacional.

A busca por esse sucesso e reconhecimento está até no nome. DIA significa Distribuidora Internacional de Alimentos.

Para que o seu trabalho possa ser feito da melhor forma possível, sem nenhum comprometimento, existem seis centros de distribuição no Brasil. Todos com boa localização e oferecendo os produtos exclusivos do DIA.

O caminho que faz da empresa uma das grandes oportunidades de negócio, passa pelo modelo Discount. Muito utilizado no varejo, essa técnica visa entregar o menor preço dos produtos alimentares com a predominância da marca própria.

Além das marcas comercializadas naturalmente, você ainda tem a oportunidade de vender diferentes produtos que carregam o DIA. Assim, é possível ter o preço mais baixo, com qualidade e boas perspectivas de fidelização do cliente.

De acordo com a própria franqueadora, 30% do que é vendido nas unidades são carregam a marca do DIA. Sendo boa parte dos produtos líderes em suas categorias. Atualmente, são mais de mil opções para o cliente.

Essa jornada do Discount acontece em cinco etapas, iniciando pelo preço, passando pelo marketing, logística integrada, redução de custos e a compra inteligente.

Dessa forma, você entra para o mercado com um grande diferencial em comparação com os concorrentes.

Vale a pena abrir um supermercado?

Abrir um supermercado pode ser uma grande oportunidade de negócio, principalmente quando olhamos para franquias como o DIA. Ou seja, que está à frente do seu tempo e visa processos mais simples para você e seus clientes.

Graças à sua política de preço baixo, é possível atender todas as classes sociais de uma cidade ou região. Além disso, seus consumidores conseguem comprar grandes quantidades de produtos por um valor acessível.

Como resultado, a compra do mês tende a ficar mais barata para seus clientes. Resumidamente, podemos dizer que você está prestes a investir num negócio capaz de atender duas frentes, já que o varejo também se faz presente.

Os dados sobre o setor de supermercados se mostram ainda mais favoráveis ao modelo de negócio. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o volume de vendas nos supermercados brasileiros fechou em 2020 com alta de 1,2%.

Lembrando que estamos falando de um período de grave crise sanitária e financeira causada pela pandemia. Assim, vemos uma boa capacidade de recuperação do segmento, considerado um serviço essencial.

Aliado a isso, o estudo feito pela Adyen identificou que o trato do cliente também tem grande impacto no mercado varejista. Estima-se que 90% dos consumidores não compram novamente em um local cuja uma boa experiência eles não tiveram.

Mas quanto a isso, você pode ficar despreocupado. A franquia DIA trabalha, e tem como característica, colocar o cliente sempre em primeiro lugar. Fazendo com que ele tenha uma percepção única com relação à marca.

A grande vantagem é que você poderá entregar isso com tranquilidade, afinal, terá acesso a todo o suporte e auxílio da franqueadora. Dessa forma, conhecerá a fundo a cultura da empresa e todas a sua filosofia de trabalho.

Modelos de negócio da franquia DIA

Vemos um carrinho de compras posicionado em frente ao corredor de produtos em um mercado (imagem ilustrativa).
A franquia DIA permite que você mude a bandeira do seu mercado ou inicie algo do zero.

Para você se tornar um franqueado do DIA, existem duas possibilidades de negócio. Inicialmente, há a troca de bandeira.

Aqui, você pode possuir um varejo por conta própria, que não tenha uma grande operação, e solicitar a junção com a franqueadora.

Assim, você passa a operar com a bandeira DIA e pode adequar o seu local com o padrão visual da empresa. Agora, caso deseje iniciar algo do zero, você pode solicitar o segundo modelo de Ponto Próprio.

Neste caso, você terá toda a ajuda necessária para escolher o ponto perfeito para a operação. Sem contar no trato para levantar a sua loja, considerando obras e reformas necessárias.

Ambos os modelos permitem a você ter um bom retorno financeiro, principalmente devido à política de estoque reduzido e maior giro de produtos. Essa estratégia só funciona por causa da política comercial agressiva.

Sem contar na customização operacional, logística capaz de atender em 24 horas o seu pedido de reposição e a diluição dos custos por fazer parte de uma rede de franquias com produtos de qualidade.

Quanto custa abrir uma franquia DIA?

Os valores para ser dono da sua própria franquia DIA vai depender muito do modelo escolhido.

Certamente, quem possui a estrutura montada e deseja apenas mudar a bandeira terá um gasto bem mais baixo do que quem iniciar do zero.

Dessa forma, os valores vão variar a partir de R$ 365 mil. Lembrando que ainda é preciso levar em consideração as taxas fixas como royalties e de marketing. Essas despesas podem ser consultadas na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Lembrando ainda que a franqueadora possui uma boa rentabilidade. Esse conceito indica o grau de sucesso do investimento e é calculado com base no percentual de remuneração do capital aplicado na sua franquia.

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre uma das principais redes de supermercado do Brasil.

Com mais de 800 lojas, você tem a oportunidade que precisava para levar produtos de alta qualidade e baixo preço para sua cidade ou região.

Gostou de conhecer a franquia DIA, mas ainda está em dúvida se é o melhor investimento para você? Confira o artigo “Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

Franquia Óticas Diniz: negócio vale a pena? Saiba tudo sobre a opção

Artigo anterior

Franquia McDonald’s: como funciona uma das maiores franquias?

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.