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Franquia de venda de consórcios: vale a pena abrir esse negócio?

Uma pessoa digitando no computador em uma mesa com uma xícara de café. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia de venda de consórcios.

Abrir uma franquia de venda de consórcios é um bom investimento para o empreendedor. Neste artigo você vai conhecer mais sobre este setor e suas vantagens.

Os negócios com consórcios realizados no Brasil cresceram em 2020 e somaram R$ 163,6 bilhões, o que representou crescimento de 21,5%. Portanto, investir nesse modelo de negócio pode ser uma boa escolha. Acompanhe a leitura deste artigo para saber mais!

O que é uma franquia de venda de consórcios?

Ao abrir uma franquia de venda de consórcios, o empreendedor passa a ter uma relação com as administradoras de consórcios. Dessa forma, são essas empresas que oferecem o consórcio ao cliente, enquanto o franqueado entra com a parte de intermediação da contratação.

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Inclusive, esse é uma das vantagens de uma franquia deste segmento. Isso porque, o franqueado trabalha apenas como uma ponte entre os consumidores e as administradoras de consórcio.

Ou seja, o empreendedor não administra os serviços do consórcio. Sendo assim, o trabalho fica mais simples e barato, já que a operação terá outra empresa responsável.

Vantagens de uma franquia de consórcios

Entre as vantagens de uma franquia de consórcio estão os números do setor, que mostram que o mercado está aquecido.

Desse modo, a possibilidade de trabalho remoto, a simplicidade do negócio, o público e as soluções variadas e também os suporte das franqueadoras contribuem para que essa seja uma oportunidade para investir neste setor.

Confira a seguir mais informações sobre algumas vantagens e descubra se este é o mercado ideal para você!

Números do setor de consórcios

Realizar um investimento nesse tipo de negócio vale a pena pelos números do mercado de consórcios. Inclusive, em 2019 os resultados foram bons, o que demonstra que o segmento já vem apresentando um histórico positivo.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), os consórcios tiveram um aumento de 26% em 2019. Dessa forma, nesse ano, a arrecadação chegou a R$ 121,5 bilhões.

Desse modo, é possível perceber que o ramo de seguros por exemplo, consegue se manter em alta, mesmo em momentos de crise econômica.

A alta dos seguros também é uma consequência de uma maior preocupação com o futuro, que veio com a experiência trazida pela pandemia.

Afinal, a maior parte das pessoas passou a se preocupar mais com a saúde e com a qualidade de vida.

Homem olhando dados no computador.  Imagem ilustrativa do texto sobre franquia de venda de consórcios.
Os números do setor de consórcios são positivos e atrativos.

Ainda temos mais números positivos de mercado. Sendo assim, de acordo com uma entidade do setor, pela primeira vez o número de consorciados passou de 8 milhões em 2021. Em comparação a 2020, os consórcios cresceram 6,9% no Brasil.

Isso demonstra que cada vez mais as pessoas entendem a importância de agir preventivamente, protegendo os seus bens e de sua família. Desse modo, as corretoras de seguros atendem a um grande público. 

Variedade de soluções para vender

Além do consórcio, as franquias costumam oferecer seguros, soluções financeiras, etc. Sendo assim, a grande variedade de serviços oferecidos aumenta o público-alvo do seu negócio próprio.

De modo geral, elas contam com seguros variados, consórcios, empréstimos, crédito consignado e planos de saúde.

Assim, em muitas franquias, o franqueado pode fazer a corretagem de soluções financeiras como da previdência privada e de seguros.

Uma franquia de consórcio e seguros se destaca por um catálogo amplo que conta com uma gama de produtos residenciais, de vida, automóveis, imóveis, empréstimos, entre outros.

Dentro destes existem opções como seguros de carros e bens materiais. Já no caso dos consórcios, são várias soluções financeiras para objetivos diferentes.

Suporte da franqueadora

Outra vantagem de uma franquia é o fato do franqueado poder contar com diversos suportes oferecidos pela franqueadora.

Isso porque, a franqueadora é responsável por formatar o negócio da franquia. Do mesmo modo, a marca pode ceder o seu modelo para os seus franqueados.

Portanto, a franqueadora permite o uso da marca e realiza a transferência de todo o know-how dela.

O franqueado pode ser uma pessoa física ou jurídica. Ele irá adquirir a franquia com o sistema que já foi criado pela franqueadora.

Dessa forma, após fazer o pagamento do valor determinado pela franqueadora, ele terá os direitos de uso da marca.

Sendo assim, ele deve seguir o modelo e padrões delimitados pela franqueadora em troca de todo o conhecimento da marca.

Dessa forma, a franqueadora não só concede todos os treinamentos e o modo de fazer da marca, como um série de suportes para o sucesso do negócio.

Sendo assim, entre esses suportes estão a ajuda na escolha do ponto comercial, apoio em gestão, vendas e até mesmo na parte jurídica.

Vale ressaltar que o investidor pode ter esse apoio da franqueadora em diversos pontos importantes do negócio.

Trabalho simples no negócio

Mulherem reunião online em seu notebook e fazendo anotações ao lado. Imagem ilustrativa do texto sobre franquia de venda de consórcios.
É possível ter uma corretora de seguros em casa.

Outra vantagem de abrir uma franquia de consórcio é a possibilidade de trabalhar no modelo Home Office. Isso porque, muitas franqueadoras permitem abrir uma seguradora sem sair de casa.

O formato home office conta com um investimento inicial menor. Isso porque, não há gastos com padronização do espaço, reformas e manutenções.

Sendo assim, é possível trabalhar com um modelo de negócio simples, onde é necessário ter apenas uma boa internet e um computador.

Além disso, com uma franquia de consórcio de seguros em casa, você pode montar seus próprios horários.

Sem contar que, como falamos, o trabalho do franqueado em uma franquia de consórcio será somente a intermediação entre a administradora e o cliente. Sendo assim, basicamente, a função será a cotação do consórcio.

Outra vantagem de uma franquia de venda de consórcios é a possibilidade de trabalhar com um amplo público-alvo. Isso porque, cada serviço é voltado para uma finalidade.

A segmentação mais simples é entre pessoas físicas e jurídicas. A maior parte das franquias de consórcios e também de seguros apresenta soluções para empresas, profissionais, famílias, entre outros.

Desse modo, esse modelo de negócio dá a possibilidade de atuar com um público variado. Sendo assim, é muito mais fácil fidelizar os clientes.

Afinal de contas, para uma mesma pessoa você pode oferecer seguro de vida, de saúde, para o automóvel e para a residência.

Dessa forma, caso o atendimento seja realizado de forma correta, a tendência é que os clientes se tornem fidelizados.

Agora, confira o texto: “Franquia corretora de seguros home office: trabalhe em casa e lucre” e saiba mais sobre o assunto!

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