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Franquia de serviços: melhores opções para investir com alto lucro

Franquia de Serviços: homem passando flanela sobre o capô de um carro branco

Abrir uma franquia de serviços pode ser uma grande oportunidade para quem busca um empreendimento para mudar de vida. Existem diversas vantagens nesse tipo de atividade que precisam ser observadas pelos futuros empresários. 

Empreender é a chance que muitas pessoas têm para fazer algo que realmente gosta. Mas é preciso tomar muito cuidado na hora de fazer a escolha da atividade que irá prestar. Quando falamos em produtos, é preciso pensar em uma área maior para o estoque. 

Mas quando falamos de serviços em gerais, existem algumas preocupações que não existem, como esse espaço para estocar os produtos. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar como home office em grande parte das empresas nesse sistema de franquias. 

Assim, preparamos o texto a seguir para que você conheça um pouco mais sobre as franquias e as possibilidades de serviços que estão em alta. Acompanhe a leitura. 

O que é uma franquia de serviços?

Uma franquia de serviços é qualquer empreendimento cuja sua finalidade é atender a demanda dos clientes sem o envolvimento de mercadorias.

Ou seja, é um modelo de negócio voltado a questões relacionadas a transporte, refeição, educação, limpeza, salões de estética etc. Para ficar mais fácil de entender, é tudo aquilo que tem a ideia de servir outra pessoa. 

Esta ação pontual se torna uma grande possibilidade para os empresários que buscam crescer com mais facilidade, uma vez que não há a necessidade de investir em uma estrutura maior para realizar os trabalhos.

Sem contar na chance do home office, que no modelo de franquias de serviço se torna mais fácil e acessível. 

Rapidamente precisamos lembrar que o sistema de franchising visa oferecer para o empreendedor o direito de explorar comercialmente uma determinada marca.

Dessa forma, o empreendedor consegue se unir a uma grande empresa, reconhecida pelo público e, assim, ter bons resultados logo nos primeiros meses de operação. 

Vantagens do mercado de serviços no Brasil

Franquia de Serviços: homem fazendo a limpeza de um sofá na casa do cliente
Existem diversos segmentos que você pode optar para começar a empreender

Quando olhamos para o mercado de serviços no Brasil, podemos ver uma chance de atuar em diversos segmentos.

Apesar de ser algo mais específico, todas as áreas oferecem algum tipo de serviço, muito diferente do empresário que decide atuar com produtos, que acaba ficando limitado à sua área de atuação. 

Ao analisarmos o sistema de franquias, os resultados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra o tamanho do potencial desse tipo de operação. Apenas em 2019, as áreas de serviços automotivos, educacionais e outros negócios registraram um faturamento superior a R$ R$ 45 bilhões. 

Número que aproxima aos resultados registrados pelo segmento de Alimentação que, como vimos, tende a caminhar mais para empreendimentos que oferecem serviços e não produtos.

Além disso, existem os outros setores que também possuem bons resultados e que contam com a possibilidade do empresário oferecer um trabalho. 

Dessa forma, fazendo uma análise breve, podemos constatar como serviços oferece grandes oportunidades para o futuro franqueado. Um fator que também favorece muito essa atividade é a capacidade de adquirir público e ainda ter uma carteira de clientes fidelizados.

Quando analisamos produtos, existem diversas empresas que oferecem algo parecido ou melhorado que o seu. Sempre haverá uma briga no mercado para oferecer as melhores projetos aos consumidores. Agora, quando analisamos apenas os serviços, a história muda um pouco de figura. 

As pessoas estão acostumadas com um tipo de serviço e fazer essa desmistificação é algo que requer tempo e paciência. Ou seja, a partir do momento que um cliente se acostuma com aquele processo, uma massagem, por exemplo, para que aconteça uma troca e você perca o cliente, é necessário fazer algo muito fora da curva. 

Tornando, assim, os consumidores mais fáceis de serem atingidos e mantidos sem uma grande variedade e o risco de ficar obsoleto muito rápido. 

Vale a pena investir em uma franquia?

Para entendermos se vale a pena ou não investir em uma franquia de serviço, precisamos explicar brevemente como funciona esse modelo de negócio.

Até aqui vimos que o sistema de franchising permite que um empresário terceiro utilize uma determinada marca para entrar no mercado. 

Porém, para que isso possa trazer bons resultados como se espera, é preciso seguir algumas regras. Graças a esses padrões impostos pela franqueadora, a unidade consegue manter o padrão de qualidade que tornaram a empresa reconhecida pelo público, seja nacionalmente ou apenas no estado. 

A forma que as marcas encontram de manter esse controle são os treinamentos e suportes, responsáveis por fazer a transferência de know how e expertises. Todas essas informações estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Apesar das normas que precisam ser seguidas, franquias são consideradas modelos semi-independentes. Ou seja, o franqueado é responsável pelas questões administrativas e de gestão da unidade. 

Outra vantagem desse sistema de negócio é a possibilidade de ter uma ideia mais certa do investimento total que será necessário para tirar o projeto do papel. Como é um empreendimento que existe em outros locais e possui um histórico, o dinheiro necessário é facilmente previsto. 

Para que você possa entender um pouco melhor sobre como funciona as franquias e suas vantagens, separamos o vídeo a seguir para você. Confira. 

9 incríveis opções de franquia de serviços com enorme potencial de lucro

Agora que você conhece um pouco mais sobre como funciona uma franquia de serviços e suas vantagens, separamos alguns modelos de negócio para que você possa optar por aquela que mais chama a sua atenção.

São empreendimentos com boas perspectivas de crescimento e retorno financeiro. 

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa que surgiu em meados de 2009 com o intuito de oferecer um serviço para bater de frente com os tradicionais lava jatos.

A empresa, que surgiu junto com outras do setor, apostou na possibilidade de oferecer para qualquer pessoa a chance de limpar o carro por completo utilizando pouca água, o que não era visto nos concorrentes. 

Assim, com sua própria cera desenvolvida com exclusividade, passou a crescer na cidade de São Paulo, local de origem da marca, e se espalhou pelo Brasil. Devido a crise hídrica entre 2014 e 2016, a Acquazero passou a ser a principal referência quando se trata de lavagem a seco. 

Além dos diversos serviços que ela oferece como higienização interna, vitrificação de pintura, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, entre outros, a marca é reconhecida por utilizar até 300 ml de água para qualquer uma desses trabalhos.

Quantidade de água muito abaixo dos lava rápidos, que consomem 300 litros para lavar apenas a parte externa de um veículo, por exemplo.

O franqueado que se interessar pela Acquazero poderá escolher entre seis modelos de negócio. Três deles são direcionados ao formato home office, onde o empresário vai até o cliente e realiza o que for contratado.

Caso queira um solução para atender mais pessoas, existem outros três formatos de lojas físicas. 

Outra grande vantagem de fazer parte da empresa é o aplicativo exclusivo que a Acquazero oferece para seus franqueados e clientes. Facilitando, assim, o controle dos serviços, o agendamento e os pagamentos. Por fim, vale destacar que a empresa é conhecida por ser a maior rede de franquias de estética automotiva do País.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Franquia de serviços: Homem de terno apertando as mãos de outro rapaz com uma companheira do lado
A Quisto é um bom empreendimento para quem busca serviços ligados a seguradoras

Para quem deseja trabalhar com uma empresa no segmento de corretagem de seguros, a Quisto é uma das melhores opções que existem no mercado.

A empresa que está presente desde a década de 2010, vem se destacando devido às diversas vantagens que é capaz de oferecer a seus franqueados. 

O primeiro destaque vai para a possibilidade de oferecer aproximadamente 90 tipos de serviços diferentes, considerando não apenas seguros, mas também planos de saúde, soluções financeiras e até segurança para os pets dos clientes.

Um leque com variedade de parceiros e que permite o consumidor escolher a que mais lhe agradar. 

Essa decisão também passa pelo software desenvolvido pela Quisto, para que o franqueado possa gerar aproximadamente 20 tipos de orçamentos diferentes. Assim, todo o processo para encontrar aquela empresa que mais se encaixa a necessidade do cliente, fica ainda mais fácil. 

Outra vantagem é com relação às taxas de comissionamento oferecidas pela franqueadora, uma das mais atraentes do mercado. Vale destacar que a Quisto trabalha num formato onde a remuneração é entregue de imediato. 

O futuro franqueado poderá optar por dois modelos de franquias. O formato mais em conta é o home office, bastando apenas acesso a internet e um computador para fazer o trabalho. Sem contar que é a melhor opção para quem deseja ter apenas um complemento de renda, como advogados. 

Outra possibilidade é a loja física, onde é necessário uma estrutura maior e um quadro de funcionários para atender a demanda, que tende a ser muito maior. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. Rede Autoriza

A Rede Autoriza é uma empresa que está no mercado desde 2007, mas que iniciou  a expansão por franquias em 2019. Em pouco menos de um ano, a marca conseguiu atingir aproximadamente oito unidades, ganhando ainda mais destaque no mercado. 

Os trabalhos que o franqueado poderá oferecer ao seu cliente é na atuação das intermediações de produtos financeiros e a concessão de crédito para pessoas físicas.

Além disso, a Rede Autoriza oferece treinamentos para os franqueados, que não precisam ter experiência para atuar na área. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,4 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

4. Park Idiomas

Outra empresa que oferece boas possibilidades para quem busca franquia de serviços, a Park Idiomas é uma das referências no ensino de línguas.

Desde 1996 no mercado, a empresa possui reconhecimento em diversas regiões do país, se tornando uma das marcas que mais se expandem. 

Dessa forma, se busca a oportunidade de oferecer ensino para qualquer pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, com uma metodologia própria e com boas projeções para o futuro, talvez a Park Idiomas possa atender sua necessidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

5. Supera 

Homem levantando a mão durante uma aula
A Supera é um empreendimento para conseguir estimular o cérebro de pessoas com diferentes faixas etárias

Ainda na área de educação, a rede Supera – Ginástica para o Cérebro traz a oportunidade do franqueado atuar em outras frentes.

O objetivo da empresa é criar treinamentos e capacitações para atender diversas pessoas, independentemente da faixa etária, e prepará-las para enfrentar os desafios do dia a dia. 

Para que o sucesso possa acontecer, a Supera desenvolveu metodologias próprias capazes de desenvolver diversas frentes como autoconfiança, autoestima, disciplina, conceitos de planejamento pessoal, relacionamento, inteligência financeira e diversas outras atividades. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 178,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

6. Kumon

Nossa última possibilidade de franquia de serviços voltado para ensino, o Kumon é uma das empresas mais tradicionais do Brasil.

Criada na década de 1950, a marca é reconhecida por oferecer diversas soluções para o ensino de matemática, se espalhando por todo o Brasil e tendo uma rede com aproximadamente 1,5 mil unidades. 

Apesar de ser conhecida na área das exatas, O Kumon também conta com ensinos dedicados ao portugues, lógica e inglês. Presente em 55 países, é com certeza uma das marcas mais atrativas do setor. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40,8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

7. Só Multas

Criada ainda em 2014, a Só Multas trouxe para o mercado um serviço especializado em resolver problemas relacionados ao trânsito, outra boa opção para uma franquia de serviços.

São diversos problemas que ocorrem como multas, pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), despesas para resolver pendências e até recursos para evitar a penalização. 

É por meio dessas frentes, que a Só Multas atua. Permitindo que o franqueado possa trabalhar de casa, oferecendo soluções para seus clientes de maneira fácil, prática e com qualidade. Não à toa, a empresa é a maior do segmento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

8. RH On-line

Nem todas as empresas possuem uma área de Recursos Humanos tão funcional, quanto o necessário.
Dessa forma, podem acontecer problemas que levariam o empreendimento ao fechamento, por exemplo. É olhando para essa frente, que o RH On-line entra e atua. A proposta é ajudar esses empreendimento a se desenvolverem com segurança. 

São diversos serviços que buscam criar e viabilizar esse setor. O franqueado pode atuar tanto de maneira home office, quanto ter o seu espaço físico para atender os clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses

9. Soluttion 

A Soluttion é uma empresa que trabalha oferecendo projetos residenciais, comerciais, industriais ou produção rural que atuem com energia solar fotovoltaica.

Trazendo, assim, para esses locais, um sistema mais sustentável. Entre as grandes vantagens deste empreendimento, está a possibilidade de trabalhar em um modelo em plena expansão. 

Além dos painéis, a Soluttion oferece consultoria para seus clientes identificarem suas necessidades e escolherem o projeto que melhor atende a demanda. No mercado de franquias desde 2016, a empresa busca alinhar a tecnologia com eficiência energética. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Como vimos ao longo do texto, abrir uma franquia de serviços tende a ser um empreendimento com boas perspectivas de crescimento. Favorecendo, assim, os empresários que desejam ter um negócio próprio o quanto antes. 

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