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Franquia de serviços de limpeza: automotiva e residencial

Pessoa passando aspirador no tapete. Imagem ilustrativa texto franquia de serviços de limpeza

Para quem deseja abrir uma franquia de serviços de limpeza, existe uma variedade de possibilidades no mercado. São diversos nichos à disposição que podem trazer bons resultados financeiros aos franqueados.

Porém, em primeiro lugar, é necessário compreender, brevemente, o conceito de franquia. Esse modelo de negócio é utilizado por marcas que buscam expandir sua área de atuação de maneira prática e rápida. Dessa forma, ela permite que um empresário terceiro explore comercialmente seus produtos e/ou serviços.

Em troca, é necessário, por parte desse empresário, seguir algumas diretrizes que visam garantir a reprodução da cultura da matriz. Ao mesmo tempo, este recebe treinamento e suporte necessário para o desenvolvimento do negócio, algo fundamental para o segmento de “Limpeza e Conservação”. Tudo para manter um padrão de qualidade.

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Sendo assim, para quem deseja conhecer um pouco desse universo, preparamos o texto a seguir com suas vantagens, além de algumas franquias para investir. Acompanhe a leitura.

Como anda o mercado de serviços de limpeza?

Devido à crise sanitária causada pela Covid-19, em 2020, houve um crescimento na procura por esse tipo de serviço. Esse aumento não foi causado somente pelos consumidores, que foram atrás de novas soluções para evitar o contágio, mas sobretudo dos empresários que enxergaram boas possibilidades.

Para se ter uma ideia, de acordo com o levantamento do 3º trimestre de 2020 feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado tem se recuperado com certa tranquilidade, mesmo estando abaixo do faturamento de 2019. A diferença é de apenas 8%.

No final do primeiro semestre, o setor fechou com uma baixa ainda maior, com mais de 30% a menos. A expectativa para o encerramento do ano era das mais promissoras, segundo o levantamento, o que acaba elevando as possibilidades de crescimento.

Serviços nas franquias para limpeza de carros

O cenário é ainda mais favorável para quem deseja ingressar na área atuando com limpeza de carros. Os resultados tendem ser melhor que o esperado. Ainda segundo a ABF, no 3º trimestre de 2020, houve baixa de apenas 7% no resultado das empresas que atuam com “Serviços Automotivos”.

No final dos primeiros seis meses do ano, essa queda era de quase 22%. Vale destacar que 2019 foi um dos melhores períodos para o franchising. Foram, pelo menos, cinco anos de crescimento contínuo.

Analisando os resultados até o momento, mesmo no período de crise, é possível observar uma recuperação do mercado. Seus resultados expressivos mudaram até a confiança empresarial, que segundo a ABF, está acima dos 98%.

Quais os serviços oferecidos por franquias de limpeza residencial?

O leque de serviços oferecidos por uma franqueadora do segmento é grande. São diversas opções que deixam o catálogo bem atrativo para clientes e franqueados. Afinal, quanto mais possibilidades, maiores as chances de se destacar frente aos concorrentes e ter uma rentabilidade mais atrativa.

No geral, você poderá encontrar marcas que contam com diversos serviços caseiros, como limpeza completa por meio de diaristas ou mesmo equipes prontas para atender grandes espaços, como condomínios ou prédios comerciais.

Além disso, há variações tais como franqueadoras de lavanderia, jardinagem ou aquelas voltadas para a conservação de piscinas.

7 opções de franquia de serviços de limpeza para investir

Vemos vários produtos e equipamentos para realização de limpeza: buchas, luvas, panos, escovas, frascos de detergente, desinfetante, amaciante e borrifador (imagem ilustrativa). Texto: franquia de serviço de limpeza.
Existem várias empresas de ponta para quem deseja entrar nesse mercado.

Sabendo das diversas vantagens que abrir uma franquia de serviços de limpeza pode oferecer a você, separamos algumas marcas que demonstram esse potencial.

Todavia, uma última dica que podemos passar antes de você conhecê-las é a seguinte: opte pela empresa que esteja mais alinhada com seus objetivos pessoais. Não deixe as questões econômicas falarem mais alto. Essa pode ser uma decisão muito arriscada.

Afinal, estamos falando de um empreendimento em que será preciso respeitar algumas condições. Não à toa, as franquias são conhecidas como “semi-independentes”. Ou seja, todas as questões relacionadas à gestão serão de sua responsabilidade.

1. Acquazero

A Acquazero nasceu em 2009, na cidade de São Paulo. Desde o início, a marca quis elaborar sua própria tecnologia, reafirmando seu compromisso de ser uma empresa sustentável e ecologicamente amigável. Sendo assim, ela desenvolveu uma técnica em que são necessários apenas 300 ml de água para a limpeza completa de toda parte externa de um veículo.

Apesar de existirem outros concorrentes na época, todos praticavam um preço alto. Indo na contramão disso, a Acquazero conseguiu alavancar suas vendas e começou a expandir sua atuação para outras regiões brasileiras. Contudo, o grande boom da marca veio entre os anos de 2014 e 2016.

Durante esse período, algumas cidades do país adotaram o rodízio como forma de abastecimento. Logo, muitos consumidores começaram a buscar soluções mais sustentáveis para deixar seus veículos limpos. Como resultado, alinhando bons preços e atendimento de qualidade, não demorou para a Acquazero crescer ainda mais.

Para se ter uma ideia, atualmente, a marca é reconhecida como a maior franquia de Limpeza Ecológica do mundo, com mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil e outros países.

Além da limpeza de veículos em geral, como carros, motos, caminhões, ônibus, a empresa também realiza serviços em barcos e até aviões. Além disso, é possível contratar os serviços da Acquazero para sua residência. São procedimentos para carpetes, tapetes, sofás, cadeiras, janelas etc.

O empresário que deseja montar a sua unidade pode optar pelo modelo home office, de investimento mais baixo, em que o você vai até o cliente e realiza o serviço.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para conhecer tudo sobre a Acquazero e seus modelos de negócio, separamos o vídeo a seguir. Confira!

2. Limpeza com Zelo

Para quem busca uma franquia de serviços de limpeza voltada exclusivamente para residências, a Limpeza com Zelo é uma opção. A marca nasceu no início dos anos 2000 com a ideia de oferecer o que há de melhor nesse tipo de serviço.

Reconhecida como uma das principais do segmento, a empresa conta com 16 unidades no Brasil e outras seis no exterior. Entre seus diferenciais estão a qualificação da mão de obra e a otimização dos recursos necessários para o desenvolvimento do empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses 

3. Doutor Sofá

O Doutor Sofá é uma franquia especializada na limpeza e impermeabilização de estofados. No mercado desde 2013, a empresa conta com um método único. Nesse sentido, focando na expansão nacional, a empresa decidiu iniciar o seu processo junto às franquias, em 2017.

Desde então, são mais de 600 unidades em quase todos os estados brasileiros. Além disso, graças ao seu sistema de gestão, a Doutor Sofá consegue oferecer diversas soluções, como precificação dos serviços e análise do pós-venda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

4. Maria Brasileira

Com um leque de opções para residências e prédios comerciais, a Maria Brasileira é uma das maiores do seu segmento. A franquia de serviços de limpeza conta com um catálogo vasto de procedimentos voltados para conservação, cuidados e limpeza. Dessa forma, o franqueado conta com uma ampla possibilidade de ganhos.

Para se ter uma ideia do sucesso da marca, são mais de 240 cidades atendidas, quase 300 unidades e um milhão de atendimentos, em média, por ano. Do mesmo modo, é importante destacar os prêmios de excelência concedidos à marca pela ABF.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

5. Drywash

Entre as franquias de serviço de limpeza automotiva existe a Drywash. A marca é responsável por realizar diversos procedimentos que vão além da simples lavagem. Em seu catálogo constam serviços de reparação rápida e conservação do veículo em geral.

No mercado desde 1994, a marca possui diversos produtos próprios que garantem a qualidade dos atendimentos. Além do formato de loja física, a Drywash possui suas unidades móveis, em que o empresário vai até o cliente para realizar o serviço.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses

6. Lavô

Dentre as possibilidades do segmento de “Limpeza e Conservação”, existem as empresas voltadas para lavanderia. É o caso da Lavô. A marca, com pouco mais de dois anos de história, oferece o conceito de autosserviço, bastante conhecido nos Estados Unidos.

Apostando em um mercado com cada vez maior, a Lavô oferece um modelo de negócio que funciona 24 horas por dia, sem a necessidade de um quadro de funcionários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

7. DryClean USA   

Por fim, ainda no universo das lavanderias, a DryClean USA surgiu em Miami, ainda na década de 1970. Desde então, a marca cresceu pelo mundo e se tornou referência no segmento. Por aqui, a empresa conta com mais de 200 unidades.

Um dos grandes diferenciais da DryClean USA são seus serviços que não agridem o meio ambiente. Além disso, a empresa possui equipamentos de ponta, capazes de deixar qualquer peça com aspecto novo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 39 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 42 meses

Existem diversas vantagens para quem deseja entrar nesse de segmento. O que não faltam são serviços disponíveis para qualquer empresário. Afinal, estamos falando de uma área com nichos variados, como serviços automotivos, residenciais, e até vestuário.

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