NotíciasDestaques ★Segmento: Serviços e outros negócios

Franquia de seguradora: conheça algumas opções para investir

homem sentado no chão, mexendo no computador com gráficos impressos ao lado. Imagem ilustrativa texto franquia de seguradora

Para ser dono de uma franquia de seguradora, é preciso ter em mente que você estará prestes a assumir um empreendimento com boas possibilidades de crescimento. Isso, sem contar na quantidade de serviços que podem ser oferecidos.

Essa variedade não é facilmente vista em outros segmentos. Afinal, em qual segmento você tem a chance de oferecer algo ligado a apartamento, carro, animais de estimação e até celular? Graças a essa diversificação, muitos empresários buscam uma corretora de seguros para chamar de sua.

Uma das possibilidades que existem no mercado são as franquias. Esse sistema permite que um empresário terceiro explore comercialmente serviços e produtos de uma determinada marca. Em troca, ele recebe treinamentos e auxílios para desenvolver seu negócio da melhor forma possível.

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com alguns benefícios de apostar nesse empreendimento, além das opções do mercado. Acompanhe a leitura com a gente.

Por que investir em uma franquia de seguradora?

Abrir uma franquia de seguradora traz alguns benefícios para o empresário. Não é apenas pela variedade de serviços oferecidos, mas também pela estrutura do negócio, além da possibilidade de trabalhar com algo que oferece uma boa margem de lucro.

1. Opção de trabalho home office

Uma das grandes vantagens de apostar em uma franquia de seguradora é conseguir trabalhar de casa. Ou seja, o empresário não precisa se preocupar em montar uma estrutura elaborada de loja física para exercer suas funções. Com apenas um computador e acesso à internet é possível oferecer os serviços.

Além desta, existem outras vantagens de fazer parte desse modelo de negócio. Inicialmente, a possibilidade de montar sua própria agenda mais a tranquilidade de não precisar prestar contas a ninguém são grandes atrativo. Assim, você pode ter um dia mais proveitoso e tranquilo.

Todavia, para para fazer isso sem prejudicar o trabalho, é necessário ter um bom planejamento. Afinal, estará à frente de uma empresa, e todo cuidado é pouco para evitar problemas de gestão. Outro benefício do formato home office é a possibilidade de aproveitar mais a sua família.

Como você estará em casa, sobrará mais tempo para almoçar, comer, conversar e se aproximar das pessoas que lhe cercam. Além disso, você terá a tranquilidade de não precisar acordar muito mais cedo do que o necessário, assim como ficará livre do trânsito.

Por fim, um dos maiores benefícios de abrir uma franquia home office é o seu valor de investimento. Mesmo sendo mais baixo que o habitual, você ainda tem uma rentabilidade maior que os demais modelos. Afinal, não vão existir gastos extras mensais como aluguel, apenas os já previstos pela franqueadora como royalties e/ou fundo de propaganda.

2. Variedade de serviços oferecidos ao consumidor

Outro motivo para você apostar numa franquia de seguradora é a variedade de serviços que ela oferece para seus clientes. Por si só, o mercado de seguros já é bem amplo e conta com diversas soluções que vão de proteção a automóveis, casas, equipamentos eletrônicos, até seguro para pets.

Da mesma forma, existem outras soluções que podem ser entregues por esse tipo de empreendimento, ou seja, consórcios, financiamentos e até linhas de crédito, dependendo da corretora. Ainda existem aquelas que contam com opções de planos de saúde.

Como resultado, esse tipo de empreendimento acaba se tornando uma solução lucrativa para quem deseja mudar de vida ou ter apenas um complemento de renda. Pois você não fica preso a apenas uma seguradora, tem acesso a vários ramos de seguros com uma grande quantidade de serviços.

Por exemplo, um empresário que trabalha representando uma seguradora pode ter um catálogo bom, mas acaba limitando a decisão do cliente, correndo o risco de não fechar negócio. Por outro lado, ao abrir uma corretora de seguros, você permite que o cliente escolha a seguradora com o melhor custo-benefício.

ISso, sem contar na possibilidade de fidelizá-lo, mantendo sua carteira de clientes cada vez mais nutrida e rica. Com o passar do tempo, isso vai resultar em um bom retorno financeiro.

3. Amplo público-alvo para o negócio

Vemos seis blocos de madeira sendo empilhados. Em cada um está grafado um símbolo relacionado ao ramo de seguros. Temos uma família; uma maleta de remédios, indicando saúde; um cofre de porquinho, indicando finanças; um carro; um avião, indicando uma viagem e uma casa (imagem ilustrativa). Texto: franquia de seguradora.
O franqueado tem a chance de oferecer diversos serviços aos clientes, desde que ele faça um estudo sobre o seu público-alvo.

Com tantas variedades, certamente a amplitude do público-alvo não ficaria de fora das razões para apostar nesse tipo de franquia. Diante dos serviços oferecidos, é possível atender qualquer pessoa, sem nenhum esforço ou limitação. Ou seja, você não precisa se preocupar tanto em encontrar o seu cliente ideal.

Além disso, grande parte dos brasileiros sonham em proteger seus bens. Principalmente aqueles que passam anos economizando para a conquista de algo. Um furto, roubo ou perda pode ser o fim do sonho para muita gente.

Para se ter uma ideia de porque os seguros são tão bem-vindos no Brasil, o país ocupa a 126º posição no ranking dos mais seguros do mundo, de acordo com o Instituto para Economia e Paz. No relatório de 2020, foram avaliados 496 países.

Entre os principais fatores que fazem o Brasil ocupar tal posição estão a baixa proteção, segurança nacional e o alto custo econômico da violência. Mesmo diante desse cenário, poucos brasileiros possuem algum tipo de seguro. Porém, esse número tem crescido a cada ano.

4. Suporte da franqueadora ao franqueado

Outra vantagem que precisa ser destacada é o suporte que a franqueadora oferece ao empresário. Graças a esse auxílio, qualquer pessoa, mesmo com pouca ou nenhuma experiência, tem condição de desenvolver uma unidade e se tornar um grande empreendedor.

Por meio do suporte, a marca consegue transmitir sua cultura e seu modus operandi para o franqueado. Além disso, ele vai conhecer todas as boas práticas realizadas pela empresa com o intuito de atrair, manter e cultivar seus clientes.

Outro tipo de ajuda oferecida é com relação a gestão da unidade. Assim, caso você tenha algum problema, é possível entrar em contato com os consultores para conversar e descobrir uma boa solução para fazer o empreendimento crescer.

Agora, caso sua unidade tenha conseguido bons resultados, a franqueadora pode entrar em contato para entender as estratégias que você utilizou. Dessa forma, ela pode compartilha essas informações com os demais franqueados.

Assim, você e toda a rede se fortalecem cada vez mais!

5. Investimento barato para começar a trabalhar

Por fim, a última vantagem de apostar numa franquia de seguradora é o investimento, que costuma ser mais baixo que os demais empreendimentos. Independente de ser um modelo home office ou loja física, o futuro corretor de seguros não precisará desembolsar um valor tão alto quanto se pode esperar.

A maioria das corretoras de seguros permite que o empresário inicie um negócio gastando menos de R$ 90 mil. Ou seja, estamos falando aqui do conceito de microfranquias, que é quando o valor do investimento não pode ser superior a três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita.

Apesar dessa diferença, os benefícios e direitos são os mesmos em comparação com o formato mais tradicional. Todas essas informações estão detalhadas na Circular de Oferta de Franquia (COF). Com relação a estrutura do espaço físico, o empresário precisa se preocupar com os valores de aluguel, reforma, identidade visual do local, salário e bonificação dos colaboradores.

Todavia, mesmo com esses valores, a quantia necessária para tirar o projeto do papel é bem menor que o habitual.

5 opções de franquia de seguradora para abrir e lucrar

A seguir, separamos algumas opções de franquias de corretoras para você investir. Uma dica muito importante nesse momento é estudar com cuidado todas as possibilidades. Analise a COF com atenção, fique atento a todas as diretrizes do negócio e confira se tudo está de acordo com o que você deseja.

E não tenha pressa para fazer isso! De acordo com a Lei de Franquias, o contrato só pode ser assinado 10 dias após o recebimento da Circular. Dessa forma, você tem tempo para analisar as vantagens e as desvantagens do negócio. Em caso de dúvida em relação ao documento, converse com um advogado.

1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto é uma corretora de seguros que está no mercado desde o início de 2010. Desde então, ela tem colecionado franqueados e clientes satisfeitos. Para se ter uma ideia, atualmente, são mais de 100 mil clientes atendidos pelas mais de 100 unidades disponíveis no mercado.

Entre as vantagens de atuar com a franqueadora está a sua parceria com mais de 30 seguradoras do mercado. Golden Cross, Berkley, Amil, Aprol, Azul Seguros, Unimed, Zurich, SulAmérica, Porto Seguro são alguns exemplos. Juntas, elas oferecem um catálogo com cerca de 90 serviços diversificados.

Na Quisto, não são negociados apenas os tradicionais seguros pessoais. Existem também possibilidades para empresas e até soluções financeiras. Assim, o franqueado tem a chance de atuar com algo realmente grande e com boas perspectivas de crescimento ao longo do tempo.

Para trabalhar com tantas opções, a Quisto desenvolveu o seu próprio sistema de gestão. Assim, o franqueado consegue, além de se organizar, gerar mais de 20 orçamentos diferentes para o seu cliente. Dessa forma, ele tem a opção de escolher aquele com o melhor custo-benefício.

Quem se interessar em abrir uma unidade da franqueadora pode optar pelo modelo home office ou uma unidade física. Os modelos se diferem em estrutura e na capacidade de atendimento. Essa variedade funciona como um estimulador para o franqueado continuar crescendo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais a Quisto, nós separamos o vídeo a seguir com mais detalhes sobre esse modelo de negócio. Confira!

2. Seguralta

Outra possibilidade de franquia de seguradora é a Seguralta, uma das mais tradicionais do país. São mais de 50 anos de história oferecendo o que há de melhor para seus clientes. Vale destacar que a empresa conta com serviços de consórcios e previdência privada, além de outras soluções financeiras.

O empresário que escolher a Seguralta tem a possibilidade de fazer parte de uma das maiores redes do Brasil, com mais de 1,3 mil unidades no território nacional e mais de 200 mil clientes atendidos. A empresa pretende iniciar suas operações internacionais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

3. Vida de Ouro

A Vida de Ouro é uma corretora de seguros que tem como característica oferecer qualquer tipo de serviço do ramo. Todavia, sua especialidade são os seguros de vida e previdência privada. Ao longo dos seus 11 anos, a marca conta com quase 100 unidades pelo Brasil.

A empresa tem como objetivo ser reconhecida pela qualidade e eficácia do seu atendimento. Dessa forma, o franqueado precisa ter como característica a desenvoltura e boa capacidade de aprendizagem. Por fim, a Vida de Ouro oferece modelos para loja física e home based.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 9,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

4. É Seguro

Outra opção de franquia de seguradora com bons resultados, a É Seguro oferece diversos serviços. Seu grande diferencial em relação aos concorrentes é a possibilidade do franqueado oferecer máquinas de cartão de crédito e outros meios de pagamento. Além disso, a marca conta com planos funerários.

Com tantos serviços à disposição para trabalhar, certamente um franqueado É Seguro alcançará bons resultados. Não à toa, a empresa possui uma rede com quase 200 unidades espalhadas pelo Brasil. No mercado desde 2006, a franqueadora atua em sete segmentos diferentes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

5. Drs. Protect

Vemos em perspectiva a mão de dois homens. Um deles repassa ao outro três bolos de notas de dinheiro.
A Drs. Protect oferece diversos serviços para PME’s.

Voltada para a saúde econômica das pequenas e médias empresas, a Drs. Protect oferece soluções variadas para ajudar os empresários do ramo. A franqueadora é especialista em encontrar maneiras de aliviar o caixa dos estabelecimentos. Para isso, ela conta com ferramentas financeiras e seguros.

Para se tornar um franqueado da Drs. Protect é importante que o futuro franqueado seja uma pessoa que goste de aprender, resiliente, saiba lidar com as pessoas, seja dinâmico e comunicativo. O principal modelo de negócio da franqueadora é o home office, o que facilita ainda mais seu desenvolvimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

Ao longo do texto, você pôde conferir algumas razões para apostar nesse tipo de franquia. Além do investimento baixo, é possível ter algo realmente atrativo graças à combinação dos serviços oferecidos, necessidade do mercado e público-alvo bem variado. Lembrando que essa união só será perfeita com um bom suporte e apoio da marca.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de seguradora e deseja aprender mais? Separamos o artigo “Como ganhar dinheiro com franquia? Dicas infalíveis!”. Leia!

Modelos de franquias para trabalhar home office em diferentes setores

Artigo anterior

Franquias internacionais: conheça as franquias de sucesso no Brasil

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.