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Franquia de sapatos: AS MELHORES opções para trabalhar com calçados

Pés masculino e feminino com sapato e tênis. Imagem ilustrativa texto franquia de sapatos.

Está querendo abrir um negócio voltado para calçados, mas ainda não conhece a possibilidade de ter uma franquia de sapatos? Saiba que uma grande chance pode estar sendo colocada de lado.

Quando uma empresa busca expandir a sua área de atuação, uma das soluções que ela encontra é oferecer uma franquia. Pois, assim, ela permite que você explore comercialmente seus produtos ou serviços.

Graças a esse formato, é possível ter maior tranquilidade para ganhar mercado, público e clientes. Pontos que são fundamentais para uma loja de calçados. Nesse sentido, nós preparamos o texto a seguir.

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Apresentamos uma pequena análise do mercado, o porquê escolher uma franquia, além de algumas opções de negócio. Continue a leitura!

Por que abrir uma franquia de calçados?

A princípio, ao apostar numa franquia de sapatos, você está prestes a entrar num mercado com bons números.

De acordo com o relatório anual apresentado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em 2020, foram mais de 720 milhões de pares produzidos. Ocupamos, assim, o 4º maior mercado do mundo.

Além disso, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento da Moda, onde encontramos as franquias desse nicho, fechou 2020 com um faturamento acima dos R$ 19 bilhões, o 4º maior no geral.

Muito desse resultado se dá pelas vantagens que esse modelo de negócio oferece. Pois as franquias são empreendimentos que permitem você abrir uma empresa, tendo uma marca reconhecida por trás.

Por outro lado, você recebe treinamentos e todo o suporte necessário. Inclusive, antes de fechar negócio, a franqueadora encaminhará para você a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Dessa forma, será possível conhecer mais a fundo todas as características do empreendimento, dados referentes a taxas, pendências, franqueados ativos, bem como membros antigos da rede.

Para conhecer mais sobre as franquias, nós separamos o vídeo a seguir que explica, em detalhes, o funcionamento desse modelo de negócio. Portanto, não deixe de conferir!

Franquias baratas ou investir alto em sapatos?

Antes de tomar essa decisão, é muito importante entender qual é o investimento necessário para o seu desenvolvimento como empresário.

A maior vantagem das franquias é que você sempre consegue encontrar a melhor solução, ou seja, aquela que combina com o seu perfil de empresário.

E mesmo que você tenha a certeza de que esse é o ramo certo, existem diversos nichos de mercado que precisam ser levados em consideração.

Por exemplo, deseja trabalhar apenas com o público feminino, masculino, infantil ou todos eles? Lembre-se ainda que você irá lidar diretamente com pessoas.

Do mesmo modo, é importante ter conhecimento e tranquilidade para seguir na área.

Sendo assim, essa escolha passa inicialmente pelo planejamento, levando em consideração a sua capacidade financeira, tempo para dedicar-se ao negócio e vontade de fazer acontecer.

Existem diversas franquias para você investir, de diferentes tamanhos e formas de acessos.

21 opções de franquia de sapatos para abrir

Agora que você conhece mais sobre o setor e as vantagens de abrir uma franquia de sapatos, separamos uma lista com as principais marcas disponíveis no mercado.

1. Magic Feet

A Magic Feet é uma empresa que trabalha com calçados para o público infantil ou infantojuvenil. São diversos produtos de alta qualidade que fazem toda a diferença na hora de conquistar seus clientes.

Dessa forma, vale destacar que a empresa também conta com acessórios em geral como bolsas, mochilas, meias etc. Sem dúvida estamos falando de uma das principais do ramo.

Com mais de 10 anos de história, a Magic Feet soma uma rede com cerca de 35 unidades espalhadas por todo o Brasil. Sempre levando o que há de melhor e mais atraente para seus pequenos consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 280 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses

2.  ArtWalk

Voltada para o mercado de tênis casual e sneakers, a ArtWalk é uma empresa muito conhecida entre os jovens.

Ela conta com diversas marcas parceiras e tem como principal característica o seu estilo descolado e que, portanto, conversa direto com o tipo de público que a franqueadora quer alcançar.

Apesar do foco em tênis, a ArtWalk também conta com acessórios tipo bonés, camisetas e meias. Quer se tornar um franqueado da marca? Então fique atento, pois só existe a possibilidade de abrir a loja em shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 315 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses

3. Dumond

Vemos três mulheres sentadas em um banco branco expondo seus saltos para propaganda (imagem ilustrativa). Texto: franquia de sapatos.
A Dumond é uma das principais empresas de sapatos para o público feminino.

Para os empresários que querem trabalhar exclusivamente com o público feminino, a Dumond é uma das melhores opções.

No mercado desde 1994, a franquia de sapatos é reconhecida pela qualidade de suas peças. Sempre atualizada e à frente do seu tempo, a empresa oferece uma gama de produtos de alta qualidade. 

Atualmente, são mais de 15 unidades espalhadas pelo Brasil, além das franquias no exterior. Todavia, apesar de seus 25 anos de história, a Dumond faz parte de um grupo que atua nesse mercado há mais de 70.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 365 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 20 e 30 meses

4. Authentic Feet

Voltado para o mercado esportivo, a Authentic Feet é uma empresa que trabalha com calçados para quem gosta de praticar exercícios físicos.

Seja para correr, jogar futebol, basquete, tênis etc., sempre haverá uma boa oportunidade entre os produtos da loja. Sendo assim, não à toa, a empresa é uma referência no mercado.

Como resultado, já são mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil oferecendo o que existe de melhor no universo esportivo. Assim como suas concorrentes, a marca também conta com acessórios e roupas para atrair mais clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 310 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses 

5. Clube Melissa

Certamente estamos falando de uma das marcas mais tradicionais do mercado brasileiro, além de uma grande oportunidade de negócio.

O Clube Melissa é uma oportunidade que você tem de oferecer calçados e acessórios de muita qualidade e com uma marca amplamente reconhecida pelo público.

Para se ter uma ideia do sucesso da franqueadora, são mais de 330 unidades espalhadas pelo Brasil.

Um dos pontos que mais fazem sucesso entre os clientes, além dos calçados, é o ambiente interativo e encantador que ela Melissa constrói em suas unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

6. Bibi

Se o seu foco é trabalhar com o público infantil, apresentamos a Bibi. A marca é reconhecida em todo o Brasil por oferecer calçados e acessórios para crianças desde 1949.

São mais de 70 anos levando o que há de melhor nesse mercado, o que resultou em uma reputação bastante sólida. O sucesso dessa franquia é tamanho, que ela possui cerca de 12 unidades no exterior.

Enquanto isso, no Brasil, atualmente, são 115 espalhadas em 25 estados. Por fim, é importante destacar que a franqueadora atua apenas com crianças entre zero e nove anos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 430 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

7. Sonho dos Pés

Vemos uma mulher em uma poltrona calçando um salto com outras peças ao lado (imagem ilustrativa). Texto: franquia de sapatos.
O Sonho dos Pés é outra opção voltada para o público feminino.

Outra franquia de sapatos especializada no público feminino é a Sonho dos Pés. A empresa está presente no mercado desde o final da década de 1970. Desde então, são quase 130 unidades espalhadas pelo Brasil.

Para quem busca essa oportunidade de negócio, é possível abrir uma unidade física da marca.

Sendo assim, você pode providenciar um ambiente descontraído e agradável, apostar numa arquitetura inovadora e profissionais capacitados para atender o cliente da melhor maneira.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 295 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

8. Lojas Calci

Criada em 2012, a Calci é uma empresa voltada para o varejo de multimarcas para calçados. Natural da cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, a empresa tem conseguido se destacar por todo o estado gaúcho.

Como resultado, já são mais de 20 unidades e o objetivo é conseguir alavancar sua presença por todo o Brasil. Além disso, outro detalhe importante sobre esse empreendimento é a variedade de acessórios que a Calci oferece.

Dessa forma, você tem a opção de atrair ainda mais clientes, trazendo diversos produtos de várias marcas e, assim, criar uma fidelização mais consistente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 277 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

9. Constance

Outra franqueadora voltada para o mercado feminino, a Constance é uma empresa mineira que oferece produtos de alta qualidade.

Nesse sentido, uma das grandes vantagens desse empreendimento é ser uma omnichannel. Ou seja, todas as unidades se comunicam para oferecer a melhor experiência possível aos clientes.

Outro ponto que diferencia a Constance é o seu formato self-shoes. Ou seja, você separa todos os calçados por numeração e seus clientes têm a possibilidade de ir direto ao número exato e escolher o que quiser.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 360 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

10. Pezinho e Cia

A Pezinho e Cia é uma franquia de sapatos voltado para o público infantil que está no mercado desde 2000.

Natural de Goiás, a marca nasceu com o respaldo de uma varejista com mais de 30 anos de história, também voltada para o público infantil. Em outras palavras, ela oferece um know-how de sucesso.

Atualmente, são cerca de 20 unidades espalhadas pelo Brasil. Todas atendem o público infantil e infantojuvenil, oferecendo o que há de melhor. A empresa conta com marcas nacionais e importadas à disposição.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

11. Anacapri

O mercado de calçados femininos oferece uma variedade de marcas para você investir. Cada uma com suas vantagens em comparação com as demais.

É o caso da Anacapri, empresa que oferece diversos produtos e acessórios para as mulheres. Dessa forma, em mais de 15 anos de história, a franqueadora é um sucesso em todo o Brasil.

São mais de 180 unidades levando o que há de melhor, sejam bolsas, rasteiras, tênis ou sapatos. Além disso, a franqueadora conta com o lançamento anual de coleções exclusivas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

12. Los Neto

Mãos com diversos calçados erguendo-os (imagem ilustrativa). Texto: franquia de sapatos.
A Los Neto aparece como grande oportunidade para os interessados na área.

A franquia de sapatos Los Neto é uma varejista que oferece calçados de diversas marcas, nacionais ou internacionais.

Sendo assim, uma das grandes vantagens de ser um dos franqueados da rede é a possibilidade de atuar com diferentes públicos. Não importa se estão em busca de sandália feminina, um chinelo masculino, tênis ou mochilas.

Tudo que o cliente quiser, ele consegue encontrar na Los Neto. Atualmente, a marca capixaba conta com mais de 25 unidades pelo Brasil.

Caso tenha se interessado nesta franquia, você tem a opção de abrir uma loja física em centros ou pontos comerciais de grande movimentação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 414 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

13. Santa Lolla

Para você que busca uma franquia voltada para o público feminino, a Santa Lolla é uma marca que iniciou sua jornada ainda na década de 1990, levando diversas marcas para o seu público.

Porém, devido ao sucesso, ela passou a fabricar as suas próprias peças e se tornou uma referência. Para se ter uma ideia do sucesso, são mais de 140 unidades pelo Brasil recebendo anualmente cinco coleções.

São aproximadamente sete mil novos itens entrando constantemente nas lojas da Santa Lolla. Portanto, novidade é o que não vai faltar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 310 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

14. UsaFlex

Criada em 1998, a UsaFlex é uma empresa gaúcha reconhecida por oferecer calçados fabricados em couro.

Um dos motivos do sucesso da marca, além da qualidade, inovação e conforto, é conseguir trabalhar com diferentes públicos. Não importa se são homens, mulheres ou crianças. A franqueadora tem o que o cliente precisa.

Atualmente, toda a produção da UsaFlex é feita em uma fábrica própria, com produção diária de cerca de 25 mil pares.

Desde 2016 atuando com franchise, a marca possui mais de 200 unidades em operação, inclusive no exterior, com cerca de 10 unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

15. World Tennis

Voltada para a comercialização de tênis, a World Tennis é uma franqueadora com quase 30 anos de história, sendo uma das primeiras especializadas nesse segmento.

Atualmente, ela é considerada a maior rede de distribuição de calçados esportivos de alta performance do país. O sucesso é tamanho, que já são cerca de 230 unidades espalhadas pelo Brasil.

São lojas que podem ser abertas tanto em centros comerciais como shoppings, ou pontos físicos em ruas movimentadas. Tudo vai depender da sua escolha.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 430 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

16. Nunes

Sapato masculino sobre um cinto masculino. Ambos de couro
Busca um empreendimento voltado para o público masculino? a Nunes oferece uma ótima chance.

A franquia de sapatos Nunes nasceu na cidade de Gandú, no interior da Bahia. Desde o seu surgimento, ainda em 1952, a marca tem conseguido se consolidar cada vez mais.

Não à toa, ela é uma das empresas mais importantes do Nordeste. Atendendo mulheres, homens, adultos e crianças, a empresa está numa posição muito competitiva com seus concorrentes.

Uma das frentes de maior destaque para a empresa é o foco em um trabalho sério e responsável. Dessa maneira, ela acredita ser capaz de ajudar pessoas em qualquer feito.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

17. Mr. Cat

A loja de calçados Mr. Cat é uma marca natural do estado de São Paulo que oferece produtos para todos os públicos, não importa se feminino, masculino ou infantojuvenil.

Assim como seus concorrentes, a empresa também oferece acessórios para auxiliar na captação e fidelização de seus clientes.

Com quase 40 anos de história, a franqueadora possui uma rede com mais de 190 unidades espalhadas pelo Brasil.

Deseja abrir uma franquia da Mr. Cat? Então você terá todo o apoio necessário para encontrar o ponto comercial ideal e montar a loja de acordo com o padrão da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 265 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

18. Havaianas

Sem dúvida a Havaianas é uma das marcas brasileiras mais conhecidas em todo o mundo. Mesmo que para muitos ela ofereça apenas chinelos e sandálias, ainda existe a linha de tênis da empresa.

Desde 1962 no mercado, a Havaianas fez e ainda faz parte da vida de muitos brasileiros. Atualmente, ela exporta seus produtos para mais de 120 países em uma rede de cerca de 460 unidades.

Um dos pontos mais interessantes em assumir esse negócio é a possibilidade de não pagar os royalties à franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 245 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

19. Raphaella Booz

Vemos uma mulher sentada sobre um banco na cor branco com um salto rosa combinando com a bolsa.
Com tradição e sofisticação, a Raphaella Booz é um ótimo empreendimento.

A franquia de sapatos femininos Raphaella Booz é uma empresa que está no mercado desde a década de 1960.

Devido a qualidade de seus produtos e com um atendimento de primeira, ela conseguiu se consolidar no mercado sem muitas dificuldades.

Todos os produtos comercializados em suas unidades são fabricados pela franqueadora. Além disso, você terá acesso a diversas coleções ao longo do ano.

Isso sem contar a estrutura diferenciada para proporcionar o melhor conforto possível a seus consumidores. Não à toa, ela é reconhecida pela sofisticação de seus tênis, sandálias, saltos, escarpins, mules etc.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 240 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

20. Carmen Steffens 

Sem dúvida estamos falando de uma das empresas mais tradicionais do ramo de calçados femininos do Brasil. São mais de 25 anos de história, levando a satisfação do cliente sempre em primeiro lugar.

Não à toa, a Carmen Steffens desenvolve produtos únicos, capazes de proporcionar muito conforto. Com mais de 560 lojas em 19 países, a marca se tornou uma das grifes mais conceituadas do Hemisfério Sul.

Cada produto carrega o DNA da empresa, ou seja, luxo e comodidade em sapatos e bolsas. Importante destacar que a empresa também oferece roupas em seu catálogo de produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 370 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado 
  • Prazo de retorno: não informado 

21. Di Pollini

Por fim, voltada com exclusividade para o público masculino, a Di Pollini é uma franquia de sapatos de muito sucesso.

No mercado há mais de 40 anos, com produtos de fabricação própria, a marca é reconhecida pelo seu alto padrão de qualidade e pesquisas para desenvolver coleções diferenciadas no mercado.

Entre as inovações está a palmilha com elevação, produto que consegue aumentar a altura de seu cliente de maneira discreta.

Além disso, a empresa oferece um mix de acessórios em seu catálogo. São produtos como cintos, pastas, mochilas e até pulseiras.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 707,3 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado 
  • Prazo de retorno: não informado 

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco mais sobre como o mercado de calçados oferece boas oportunidades para o seu desenvolvimento.

Além disso, a maneira como uma franquia consegue alavancar o seu empreendimento faz do modelo uma opção bastante interessante.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de sapatos? Então continue com a gente e confira o artigo sobre “Como adquirir uma franquia de forma certa e descomplicada?

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