O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de salgados: negócios no ramo de Alimentação, para você ganhar dinheiro abrindo

Franquia de salgados: negócios no ramo de Alimentação, para você ganhar dinheiro abrindo

Sumário

Investir em uma franquia de salgados pode ser uma forma rentável de entrar para o segmento de Alimentação. Por isso, preparamos este texto para mostrar tudo sobre esse modelo de negócio e como abrir.

Até porque, as franquias de alimentação apresentaram variação positiva. Em 2022, por exemplo, elas cresceram 7,9%, sendo um dos setores mais promissores.

Dessa forma, esses negócios são uma forma mais simples de empreender. Afinal de contas, contam com um plano de negócios pronto para ser colocado em prática.

Além disso, quem investe em franquias pode contar com várias vantagens. Entre elas, treinamentos e capacitações, marketing próprio e muito mais.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Números do ramo de Alimentação no Brasil

Uma franquia de salgados está inserida no segmento de Alimentação. Assim, é importante observar os números desse setor. Para fazer a análise, vamos considerar os números de 2022.

As vendas de abril tiveram um aumento de 74,6%, em relação ao mesmo mês de 2021. Por sua vez, o número de lojas aumentou quase 3%, passando de 7,8 mil para 8,1 mil estabelecimentos. 

No entanto, o ticket médio teve um aumento menos expressivo de 2021 para 2022, de 0,7%, ficando em torno de R$ 37,10.

Esses números dizem respeito ao nicho de Food Service. Ou seja, serviços de alimentação fora de casa, em bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), os canais de food service respondem por 27% das vendas totais da indústria de alimentos no mercado interno. 

Do mesmo modo, 79% dos donos de estabelecimentos estão confiantes com a retomada gradual e parte deles (31%) pretende contratar equipes para atender esse retorno.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Uma franquia de salgados é mesmo para você?

Para se tornar um investidor em franquia de salgados, é importante observar algumas características pessoais. Entre eles, afinidade com a área, capacidade de dedicação e bom relacionamento interpessoal. 

Primeiramente, é preciso ter afinidade com o segmento de alimentação. Afinal de contas, você vai trabalhar com isso e dedicar tempo e dinheiro.

Algumas franquias permitem que você tenha um sócio, assim você pode dividir funções administrativas e até mesmo atuar apenas como investidor.

Mas caso vá investir sozinho, é importante ter capacidades administrativas e gerenciais. Hoje, há muitos cursos e treinamentos que oferecem bagagem para adquirir essa competência.

Além disso, normalmente em uma franquia de salgados, o franqueado cuida da parte administrativa e os colaboradores ficam na cozinha. Por isso, é necessário ter boa liderança.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

O bom relacionamento interpessoal também é inevitável. Afinal de contas, você precisará atender clientes e manter contato com funcionários, fornecedores e a própria franqueadora.

Por outro lado, é correto pensar que o franqueado é um empresário. Porém, ele é um tipo diferente de empreendedor, pois não está sozinho. 

Atrás dele está o franqueador, que antes dele, abriu caminho para encontrar um modelo de negócios de sucesso. Por isso, é importante também estar disposto a seguir as recomendações da marca.

Em seguida, vamos apresentar algumas opções de negócios para quem quer atuar na venda de salgados por meio de uma franquia. Por isso, continue lendo e conheça as melhores alternativas.

Lista de franquias para você abrir e lucrar no ramo de Alimentação

Agora, confira nossa lista de franquia de salgados para quem quer faturar alto com o segmento de Alimentação. Então, considere as marcas que selecionamos de acordo com seu orçamento e seus objetivos.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!
[raio_x]

Como escolher uma franquia de sucesso para investir?

Diante de tantas opções de franquia de salgados, é necessário fazer uma escolha assertiva. Para isso, você pode considerar alguns fatores, como o modelo de negócio e quanto pode se dedicar.

Mas é fundamental escolher um modelo de franquia que ofereça o que você espera para o futuro. Assim, pesquise a fundo sobre a marca, modelos de negócio disponíveis, produtos comercializados e formas de atuação no mercado.

O modelo de negócio de franquias é considerado o mais seguro do Brasil. Mas para isso, as franqueadoras exigem que o empresário siga alguns padrões fundamentais. Eles reforçam a imagem do público e o reconhecimento da marca. 

Por outro lado, cabe à empresa oferecer treinamento e suporte para transferir todo o know-how e expertise. Logo, é importante buscar uma empresa que realmente garanta essa transferência de conhecimento.

Como em qualquer empreendimento, seja do zero ou não, você trabalhará muito mais do que apenas oito horas. Então, há várias funções e análises que você precisará fazer. 

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Porém, se você trabalha na área que gosta e/ou ama, certamente enfrentará desafios e problemas com mais facilidade.

Do mesmo modo, saber qual é o seu real poder de compra e quais são os seus limites de investimento é uma prática fundamental. A princípio, a dica é mapear todos os seus gastos ao longo do mês. 

Então, negocie seus planos de assinatura de TV, telefone, internet etc. Por fim, caso tenha alguma dívida, procure negociá-la com o credor. Assim, você saberá exatamente quanto pode investir e delimitar o valor de investimento da franquia.

Vantagens e desvantagens de atuar com uma franquia

Investir em franquias pode ser muito vantajoso. Mas como em todo negócio, tudo tem dois lados. Desse modo, é preciso considerar também as desvantagens do modelo de negócio.

As vantagens de investir em uma franquia incluem ter a credibilidade de uma marca já consolidada no mercado. Logo, não é preciso criar o negócio do zero.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Ainda, os franqueadores realizam um trabalho constante de inovação. Sendo assim, o franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva da franqueadora, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos.

Por outro lado, as desvantagens incluem pouca flexibilidade e controle sobre o franqueado. Afinal de contas, o sistema de franquias funciona por meio de padrões, sendo preciso ter isso em mente antes de investir.

Passo a passo para investir em uma franquia de Alimentação

Para investir na sua franquia de Alimentação, você pode seguir as seguintes etapas. Em primeiro lugar, entre em contato com a franqueadora.

Assim, aproveite para conversar e tirar as dúvidas. Depois, você receberá mais orientações sobre a assinatura do contrato e pagamento do investimento inicial.

Logo, é hora de cuidar da inauguração e dos treinamentos que você deve fazer. Pronto! Ainda, você pode apreender mais sobre como escolher o melhor negócio com o curso Franquias Sem Ciladas. Acesse clicando aqui!

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Agora você já sabe tudo que precisa sobre uma franquia de salgados e já pode escolher a sua para investir. Desejamos boa sorte.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje