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Você irá me agradecer: 7 dicas sobre abrir uma franquia de salão de beleza que você precisa saber

mulher lavando o cabelo em franquia de salão de beleza

O mercado dos cuidados pessoais é um dos que mais cresce no Brasil. Pensando nisso, preparamos sete dicas para quem está pensando em iniciar uma franquia de salão de beleza.

Antes de mais nada, é preciso dizer que o Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo. Os números são de uma pesquisa do Euromonitor International.

Além disso, o mercado de beleza e cuidados pessoais continuou crescendo na pandemia. O site GetNinjas registrou um aumento de 54% de busca por serviços neste setor entre 2019 e 2020, por exemplo. São informações que mostram como pode valer a pena investir no ramo.

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O que você precisa saber para abrir uma franquia de salão de beleza

De antemão, os dados são animadores. Contudo, é preciso levar em conta uma série de fatores antes de entrar de cabeça no mundo das franquias de salão de beleza.

Por isso, preparamos as melhores dicas para ajudar você a tomar a melhor decisão.

1. É preciso entender seu perfil

Primeiramente, trabalhar no segmento de franquia de salão de beleza é sinônimo de estar imerso neste mundo. Assim, é preciso ter afinidade com o universo da beleza, moda e cuidados pessoais.

Além disso, este mercado está em constante atualização. A pesquisa desenvolvida pelo Euromonitor mostrou, por exemplo, que a digitalização e o consumo mais consciente são tendências deste segmento. 

Além disso, a procura por compras por meio do e-commerce cresceu 84,5% no ano de 2020, indicando um crescente destaque dessa área. Ou seja, ter um perfil atualizado e ativo é cada vez mais requerido pelos consumidores.

Por esse motivo, além de entender o seu perfil, é recomendado entender o perfil dos seus consumidores. Por exemplo a mudança de hábitos devido ao isolamento social.

Inclusive porque a pandemia não mudou apenas os hábitos dos consumidores, mas também os produtos e serviços que eles consomem.

Por isso, o interessado nesta área deve atualizar seus conhecimentos e negócios. Logo, a disposição também deve ser uma característica do franqueado de salões de beleza.

2. Uma franquia de salão de beleza terá padrões

mulher fazendo as unhas em franquia de são de beleza
Franquias das mais variadas áreas estão disponíveis para abrir.

Antes de mais nada, vamos compreender o que é um sistema de franquias. Trata-se de um conjunto de unidades voltadas para a venda de serviços e produtos padronizados, cujo objetivo é o crescimento de uma marca em rede.

Sendo assim, a empresa concede direito de comércio a suas franqueadas. Por isso, começar a empreender com uma franquia é uma opção mais simples e segura do que começar do zero.

Contudo, o franqueado deve seguir uma série de normas. Ao entrar em contato com a franqueadora, você vai receber a Circular de Oferta de Franquia (COF) e precisa analisá-la com muita atenção.

Isso porque, é na COF que vão constar todas as informações úteis para o futuro franqueado. Além disso, o documento estabelece direitos e deveres do franqueado, bem como o investimento necessário.

Dessa forma, a franquia de salão de beleza deve oferecer serviços predeterminados e seguir as determinações da franqueadora.

Além disso, existem outros padrões que podem melhorar a imagem do seu negócio. Como uma identidade visual forte, que leve os consumidores a reconhecerem a franquia com mais facilidade. 

3. Franquias têm serviços diversos

Atualmente, as franquias de salão de beleza estão bastante diversificadas. Cada vez mais, nichos específicos de serviços são procurados pelos clientes.

Dados do Euromonitor mostraram que, dentre os serviços de beleza, o cuidado com as unhas é o segundo mais pedido. Em primeiro lugar estão os procedimentos capilares.

De modo geral, uma franquia de salão de beleza oferece tratamentos capilares diversos. Por exemplo: escova, hidratação, coloração e corte.

Um outro serviço comum é a esmalteria. Assim, há opções no mercado de franchising que oferecem serviço de manicure em várias modalidades. Por exemplo, algumas franquias trabalham apenas com cuidados com as unhas, enquanto outras conciliam este e outros serviços.

Além disso, com a expansão deste segmento, novos serviços surgiram, como: alongamento, fibra de vidro, banho de gel, entre outros.

As franquias também oferecem serviços estéticos, como depilação e design de sobrancelhas. Assim, é essencial ter em mente a quantidade de serviços que podem ser oferecidos, pois eles vão determinar a mão de obra e os equipamentos. 

A boa notícia é que cada marca de franquia tem seu modelo predefinido, com serviços específicos. Então, é possível escolher um negócio segundo com o que você quer trabalhar.

4. Atenda a vários públicos

À primeira vista, quando falamos em franquia de salão de beleza, pensamos no público feminino. No entanto, uma pesquisa da Croma Solutions, em 2018, mostrou que 63% dos homens brasileiros assumiram o cuidado com o corpo e o rosto.

Uma outra pesquisa, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), mostra que os homens brasileiros são os segundos que mais consomem cosméticos em todo o mundo.

Os dados revelam que os homens estão mais interessados em produtos e serviços de beleza. Desse modo, é natural que o mercado de franchising esteja mais atento a este nicho.

Além de franquias voltadas especificamente para o público masculino, uma tendência são os estabelecimentos que atendam homens e mulheres. 

Desse modo, a multiplicidade de públicos pode ser um fator diferencial para potencializar os lucros. Vale lembrar ainda que existem franquias de salão de beleza especializadas em outros públicos, como o infantil.

Além disso, há salões especializados em cabelos cacheados, ou em coloração, corte, entre outros. Dessa forma, a escolha dessas opções está diretamente ligada com o seu perfil, citado no primeiro tópico da lista. 

Logo, após conhecer o seu perfil e dos seus consumidores, o caminho para decidir qual franquia escolher fica mais simples. 

5. Existem várias opções de franquia

Com a pandemia, muitos serviços mudaram seu modo de atuação. Até porque, os funcionários precisam ter cuidados redobrados para impedir a propagação do vírus.

Além disso, existem muitas opções de franquias de salão de beleza com foco em diversos segmentos, e que se encaixam para vários perfis de empreendedores.

Para ajudar você a escolher a melhor opção do mercado, fizemos uma lista de cindo franquias. Acompanhe!

Suav

atendente suav fazendo sobrancelhas de cliente
Foto: Divulgação marca.

A maior parte das franquias de salão de beleza tem como foco apenas um serviço. Contudo, há exceções, como a Suav.

Em primeiro lugar, esta é parte do sucesso da marca, que existe desde 2010. Além disso, ela atende sem horário marcado, pois o cliente chega e é atendido rapidamente.

A Suav oferece ambientes aconchegantes e com tecnologia de ponta. Desse modo, os clientes tendem a voltar, pois o espaço atua como um diferencial.

Assim, é possível ser franqueado Suav em três modelos de negócio. Dois deles oferecem Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas, e um deles oferece ainda a Escovaria. Já um terceiro tem em seu catálogo os serviços de Estética e Sobrancelhas.

O perfil do franqueado Suav é de um profissional que busca independência financeira. Por ser um negócio que demanda atenção e tem atendimento flexível, o tempo de dedicação ao negócio é integral.

Mas não é preciso se preocupar, pois os franqueados recebem todo o suporte da Suav! A franqueadora participa de decisões importantes para o negócio, como a escolha do ponto.

Desse modo, o franqueado é acompanhado em todas as etapas de implantação do projeto. Além disso, recebe suporte com marketing e assessoria para divulgar a franquia e conseguir mais clientes.

Atualmente, a marca conta com mais de 30 unidades espalhadas por todo o país. O retorno financeiro excelente chama a atenção.

Para se ter uma ideia, o site Pequenas Empresas & Grandes Negócios destacou o lucro de R$ 3 milhões da rede Suav em um único ano (2017). O portal aponta ainda a flexibilidade de atendimento sem horário marcado.

Para saber mais sobre o caso de sucesso da Suav, assista ao vídeo abaixo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 36 meses

Garagem Estética

Anteriormente, falamos sobre salões que oferecem serviços para homens e mulheres e sua rentabilidade. No entanto, se seu foco é no público masculino, a Garagem Estética pode ser uma boa alternativa.

Além dos serviços tradicionais de manutenção de cabelo e barba, a empresa inova com outras opções. Por exemplo: dia de noivo, atendimento infantil, depilação, massagens, coloração, dentre outros.

Ademais, essa franquia segue também a tendência de outros espaços voltados ao público masculino. Os clientes podem usufruir de jogos, videogames, cerveja e um clima descontraído enquanto esperam pelos serviços.

Assim, o investimento inicial é de R$ 225 mil.

Belle.club

O Belle.club entrou para o ramo de franchising com uma proposta que está em alta: o serviço de assinatura. Ou seja, a empresa oferece um sistema em que o cliente paga um valor por mês e utiliza os serviços quantas vezes quiser.

Assim, a proposta da marca é ir na contramão do sistema de pacotes, que é limitado. Além disso, a franquia tem o objetivo de facilitar rotinas.

Sendo assim, os clientes agendam seus horários por um aplicativo e os serviços gastam até uma hora. Este mercado é conhecido como fast fashion e tem conquistado espaço, sobretudo em cidades grandes.

O investimento inicial é a partir de R$ 200 mil.

Além do Olhar

A proposta de Além do Olhar é ser um ateliê de cílios e sobrancelhas. O projeto existe desde 2014 e tem uma proposta de ser um espaço para mulheres modernas.

Assim, o momento de cuidar da beleza seria uma pausa na rotina. Por isso, a marca oferece um espaço aconchegante e relaxante, para que as clientes se sintam tranquilas.

Além dos serviços já citados, a marca oferece micropigmentação, limpeza de pele, maquiagem e unhas. Os franqueados escolhem entre dois modelos de negócio que se distinguem pelos serviços e pelo tamanho do espaço.

O investimento inicial é a partir de R$ 73,3 mil e o tempo de retorno é de aproximadamente 14 a 28 meses.

Majô Beauty Club

A Majô Beauty Club é uma empresa que oferece serviços estéticos variados. Assim, é possível contratar planos, assinaturas ou optar por atendimento sem hora marcada. 

Além de serviços tradicionais, a franquia oferece estética corporal e depilação. Um dos diferenciais da marca é a possibilidade de compra dos serviços on-line.

Por isso, a franquia é conhecida como um clube de beleza, não apenas um salão. Os franqueados recebem todo treinamento para escolher funcionários e montar o negócio.

O investimento inicial é de a partir de R$ 148 mil e o tempo de retorno é de 28 a 34 meses.

6. Escolha uma boa localização

Agora que você conhece algumas opções de franquias de beleza, é hora de voltar às nossas dicas para abrir um salão de beleza.

A localização é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa. No caso de franquias, contudo, é preciso uma atenção especial, pois há lugares específicos em que elas podem ser instaladas.

Na COF, o futuro franqueado confere as opções de locais que pode escolher para sua franquia. De acordo com o modelo de negócio, por exemplo, pode variar a localização.

Antes de escolher o local, vale a pena realizar um estudo sobre a região. Por exemplo, no caso de já existir um empreendimento do mesmo segmento nas proximidades, pode não ser uma boa opção por causa da concorrência.

O franqueado também pode analisar a localização de acordo com o perfil de público que frequenta. No caso de shoppings, supermercados, galerias e outros, analisar os consumidores pode ser interessante.

Caso o público do seu negócio não seja o mesmo do local que você cogita, talvez seja o momento de buscar outras opções. 

Ao realizar a pesquisa de local, também é importante que o franqueado consulte as condições. O ponto vai ser alugado? Por quanto tempo? Você deve responder essas e outras perguntas relativas ao local que vai sediar seu negócio.

Uma vantagem é que a franqueadora vai oferecer todo o suporte necessário para a escolha do melhor ponto comercial.

Não podemos nos esquecer das tecnologias. Por isso, escolher uma localização também inclui verificar se o local está pronto para atender as necessidades tecnológicas que seu negócio demanda.

Além disso, as mídias sociais auxiliam encontrar serviços pela localização. Assim, essas ferramentas cada vez mais usadas vão facilitar que o usuário encontre seus serviços perto de onde mora.

7. Aproveite os suportes da franqueadora

homem fazendo corte na barbearia
Segmento de salão de beleza pode adotar vários nichos.

Por último, mas não menos importante: aproveite todo o suporte. A franqueadora oferece ao franqueado suporte nas mais diversas áreas.

Em primeiro lugar, ao optar por uma franquia, você parte de um plano de negócios que já existe e está consolidado. Por outro lado, caso fosse criar o seu próprio, demandaria muito mais tempo e investimento em profissionais.

Com um plano de negócio esquematizado em mãos, consolidar a empresa se torna mais fácil. Além disso, antes de formar a sua própria equipe, você tem ao seu dispor um time para ajudar com os desafios do mercado.

A franqueadora, por exemplo, orienta sobre o lugar em que o negócio vai ficar. Assim, você não corre o risco de investir em um local físico e ter prejuízo.

Além disso, a escolha do local é essencial para auxiliar na definição do público-alvo e das estratégias de marketing e crescimento da marca.

As franqueadoras também se colocam à disposição do franqueado para prestar consultoria jurídica e administrativa. Desse modo, mesmo sem experiência no ramo de franchising, ele consegue tocar o seu negócio.

Outro suporte muito útil é o de assessoria de imprensa e marketing. Não é fácil tornar uma empresa conhecida do público. Por isso, o franqueado poderá fazer bom uso do site, redes sociais e aplicativos que a marca possuir.

A franqueadora pode ainda auxiliar com o treinamento e a capacitação dos funcionários. Desse modo, se seu objetivo é abrir uma franquia de salão de beleza, pesquise bem a franqueadora antes e aproveite os benefícios que ela oferece.

Quer iniciar seu negócio, mas ainda está em dúvida? Encontre a franquia perfeita para o seu perfil na nossa matéria clicando aqui.

Já para contar com uma consultoria sobre franquias, você pode acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em DEZEMBRO/2021. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

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