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Franquia de restaurante: vale a pena investir no ramo de Alimentação?

casal comendo macarrão num restaurante com vinho e garrafa de vinho ao lado. Imagem ilustrativa texto franquia de restaurante

Abrir uma franquia de restaurante pode ser um grande passo para quem sonha em mudar de vida e é apaixonado por cozinha. É a chance de unir o útil ao agradável e transformar sua carreira profissional. 

Não importa onde você vá, onde esteja, sempre vão existir restaurantes à sua disposição. Afinal, o setor de alimentação é um dos que mais lucra no Brasil.

Mas, mesmo diante dessa concorrência, há espaço e cliente para todo mundo! Especialmente se você optar por abrir uma franquia de restaurante.

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Uma franquia é sua a melhor chance de conseguir bons resultados, retorno financeiro e atenção do público logo nos primeiros meses. No mercado, existem diversas marcas querendo expandir sua atuação.

Para saber as possibilidades disponíveis para investir, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura! 

Quais as vantagens de abrir uma franquia de restaurante?

Apostar em uma franquia de restaurante, para quem gosta do setor alimentício, traz uma variedade de benefícios. São pontos que podem transformar a experiência do empresário e ajudá-lo a realmente mudar de vida.

Porém, antes de falar desses benefícios, é preciso destacar algo importantíssimo: para aproveitá-los realmente, é essencial que você tenha cuidado com sua escolha. 

Nunca opte por um empreendimento ou segmento para atuar considerando apenas os resultados financeiros. Cuidar de uma unidade de franquia exige tempo e dedicação muito maior do que você certamente imagina. Se você optar por entrar em um negócio apenas pelas questões financeiras e deixar de lado suas vontades, as chances de a empresa não funcionar são grandes.

Diante desse cenário, se pergunte se trabalhar com alimentação é realmente o seu desejo. Observe se existe o mínimo de afinidade. 

Assim, você terá uma base mais resistente para enfrentar tudo que vier pela frente. Incluindo acordar todos os dias e se sentir motivado.

Tendo essa dica em mente, chegou o momento de apresentarmos algumas vantagens de abrir a sua franquia de restaurante.  

Potencial do ramo de alimentação

O mercado de alimentação é um dos mais fortes que existem na economia brasileira. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no levantamento do primeiro semestre de 2020 as franquias do segmento registraram o maior faturamento, com quase R$ 11 bilhões. 

Inclusive, esse título de ramo mais rentável vem de anos. No mesmo período, em 2019, houve um resultado superior a R$ 12 bilhões. Mesmo com a queda de 11%, o setor tem conseguido registrar bons resultados sem parar.

Apesar da crise de 2020, as marcas conseguiram se reinventar e passaram a apostar em outras frentes para manter a alta. Um dos principais movimentos foi o de delivery. De acordo com o levantamento feito pela Delivery Much, houve um aumento de 98% no número de pedidos de comida no Brasil. 

No geral, o setor conseguiu crescer mais de 23% no primeiro semestre de 2020. Assim, com base nos números e resultados, fica fácil identificar porque abrir um restaurante é algo tão promissor para quem gosta do ramo. 

Amplo público-alvo

Vários pratos mexicanos expostos sobre a mesa. Imagem ilustrativa texto franquia de restaurante
Mesmo os restaurantes mais nichados, como os mexicanos, possuem um amplo público-alvo.

Outra vantagem que transforma uma franquia de restaurante em algo realmente vantajoso é a amplitude do seu público-alvo. Não importa o tipo de comida que você oferece, sempre haverá clientes para você atender.

Restaurantes podem ser vistos como uma solução para quem busca um lugar para jantar, almoçar, comemorar ou apenas passar o tempo. Não importa a idade ou o tamanho da família, se a comida for boa, você terá público.

Agora, uma questão que precisa ser muito bem avaliada é o caso das comidas típicas, que acabam limitando um pouco mais o seu acesso. Afinal, nem todo mundo gosta de japonês, mexicano, árabe, chinês etc. O mesmo vale para os doces.

Isso quer dizer que não é uma boa abrir esses estabelecimentos e o ideal é o famoso “arroz com feijão”? Não, muito pelo contrário. É apenas uma perspectiva para saber que, na sua localidade, podem existir nichos com maior aceitação do que outros. 

Variedade de produtos para oferecer

Quando falamos em franquia de restaurante, outra coisa que acaba chamando a atenção dos futuros empreendedores é o cardápio variado. Mesmo os estabelecimentos de comida típica oferecem de tudo e mais um pouco para seus clientes. Todos os locais tentam explorar o que há de mais chamativo na culinária. 

São poucas as pessoas que entram em um local decididas do que querem comer. O mais comum é o consumidor chegar, estudar o cardápio e aí sim fazer o pedido. Nessa hora ele vê um pouco como o seu restaurante funciona.

Como resultado, ele poderá voltar no futuro para comer outras coisas, por exemplo. O mesmo vale para as sobremesas, bebidas etc. Essa é uma vantagem que dificilmente você verá em outros segmentos. Nem todos possuem a condição de oferecer tanta variedade assim.

Então, é importante fazer uma visita para conhecer o cardápio antes de escolher qual franquia você vai abrir. Assim como as instalações-padrão do restaurante e o sabor dos pratos. Esses podem ser fatores muito importantes para sua tomada de decisão. 

Reconhecimento da marca pelo usuário

As franquias são empreendimentos que nascem pela necessidade de uma determinada marca expandir sua área de atuação. Para isso, ela utiliza seu know-how para atrair empresários terceiros e permite que eles explorem comercialmente seus serviços ou produtos. 

Dessa forma, o franqueado tem a chance de utilizar a marca e padrões de uma empresa reconhecida no mercado para atrair o público da sua região. Ao mesmo tempo, tem acesso a boas condições de fazer seu negócio funcionar sem grandes problemas, mesmo nos primeiros meses. 

Afinal, a tendência é que os consumidores se mantenham fidelizados a algo que já conhecem. A Zendesk Benchmark apontou que mais de 70% das pessoas se consideram fiéis a pelo menos uma empresa e estão dispostas a pagar mais caro para continuar tendo acesso aos produtos ou serviços. 

Ou seja, ao abrir uma franquia, você conta com uma marca que vai atrair as pessoas, porque ela já atuava antes.

Suportes da franqueadora

homem analisando as contas com um computador, ao lado de uma calculadora e agenda aberta.
O suporte da franqueadora é fundamental para você conseguir manter sua franquia com bons resultados.

Outra grande vantagem de apostar em uma franquia de restaurante é ter acesso ao suporte oferecido pela marca. O sistema de franchising obriga que as franqueadoras ofereçam toda ajuda possível para que seus franqueados, os empresários, consigam desenvolver um bom trabalho. 

Então, você vai poder contar com treinamentos e auxílios para a tomada de decisão, por exemplo. Graças a esse fator, qualquer pessoa tem a condição de se tornar um empresário de sucesso. Basta seguir todas as recomendações e ter as características de um bom empreendedor, como persistência, disposição para aprender, resiliência e dedicação. 

Opções de franquia de restaurante

Dentro das variedades que existem nas franqueadoras de restaurantes, existem alguns modelos de estabelecimentos que podem ser abertos. Cada um possui uma característica e precisa estar alinhado com seu objetivo profissional. Veja abaixo.

Loja física

A franquia de restaurante loja física é a mais tradicional, estabelecimentos que encontramos em centros comerciais ou nas ruas. Nesse espaço, há um ambiente para os clientes se alimentarem por lá e passarem o tempo que acharem necessário. Geralmente, esse tipo de franquia requer quadro de funcionários mais robusto. 

Quiosque

Os quiosques são espaços reduzidos e, normalmente, não têm quase nenhum lugar para o cliente se sentar e aproveitar a refeição. Essa não é uma regra, considerando que há espaços que permitem alguns bancos e meia dúzia de mesas. Mas, pela falta de espaço, o cardápio não costuma ser tão variado quanto o das lojas físicas.

Mas existem grandes vantagens na opção. Entre elas estão o quadro de funcionários reduzido e o baixo custo para abrir e manter o empreendimento. 

Receitas fitness

Para os empresários que buscam trabalhar com alimentação fitness, existem franquiam de restaurante apenas para esse nicho. Elas podem aparecer tanto no formato de loja física e quiosque, que já explicamos, quanto delivery e comida congelada. 

Delivery

Como vimos, a busca por delivery tem crescido a cada ano e a tendência é que isso se mantenha. O sucesso é tamanho que há marcas que oferecem apenas esse serviço. Ou seja, o empresário precisa apenas de uma cozinha para preparar os alimentos e embalagens para fazer a entrega. 

Comida congelada

Outros empreendimentos acabam optando por um serviço cujo franqueado deve apenas entregar a comida congelada para seus clientes. Não há a necessidade de ter um quadro de funcionários, uma grande estrutura ou saber fazer alguma receita. 

Neste caso, a franqueadora entrega as marmitas e o empresário é responsável apenas pela venda e entrega. Apesar da limitação, esse formato oferece as mesmas vantagens que conseguimos identificar ao longo do texto. São diversos fatores que tornam o ramo alimentício atrativo para qualquer empreendedor. 

Porém, para que isso funcione, é muito importante que você goste da área e conheça a fundo a marca em que irá comercializar. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de restaurante e deseja conhecer algumas oportunidades? Confira o nosso artigo “Top 10 opções de franquia de alimentação para você investir”.

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