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Franquia de posto de combustível vale a pena? Saiba aqui

Pessoa abastacendo carro em um posto. Imagem ilustrativa texto franquia de posto de combustível

Você sabe quais as vantagens e benefícios de abrir uma franquia de posto de combustível? Apesar do alto investimento, existem diversas questões que tornam o negócio atrativo.

Apesar de demandar um poder aquisitivo mais alto, abrir um posto de gasolina não é algo impossível. Como tantos outros setores no franchising, você precisa ficar atento a algumas questões importantes para o desenvolvimento do negócio, além de escolher bem a marca.

Atualmente, diversas empresas oferecem o modelo e estão à disposição para quem deseja empreender. Nesse sentido, para apresentar seus benefícios e algumas opções de negócio, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.

Quanto custa abrir uma franquia de posto de combustível?

Para abrir uma franquia de posto de combustível você precisa, antes de mais nada, analisar o valor do investimento. Nele estão inclusos alguns pontos que darão característica ao negócio. A questão, num primeiro momento, está relacionada à localização.

É necessário um espaço mínimo, que pode variar de acordo com a franqueadora. Toda sua estrutura demandará um investimento bem elevado, uma vez que todo posto de gasolina conta com reservatórios abaixo do chão. É por meio deles que o combustível é bombeado.

Desse modo, a preparação do terreno, assim como sua estrutura externa, como o teto, sistema hidráulico, escoamento etc, tem que ser levados em consideração. São pontos que demandam um bom investimento por parte do franqueado.

Além disso, como em qualquer outra franquia, o empresário precisa pensar nos trâmites legais que envolvem esse modelo de negócio. Toda marca irá cobrar a taxa de franquia a partir da assinatura do contrato. Esse valor valida uma série de questões que envolvem o direito comercial da marca.

Por fim, você tem que considerar a formação de um quadro de funcionários com frentistas, supervisores e gerente. Mas esses gastos também têm que estar incorporados ao processo de abertura? Sim, e devem ser incluídos no capital de giro. Esse é outro valor demandado pelas franqueadoras com o intuito de gerar uma reserva financeira.

Ou seja, nos primeiros meses de operação, com fluxo de movimento ainda instável, é necessário ter uma forma de arcar com as despesas. É nesse momento que o capital de giro entra. Porém, ainda que algumas franquias de postos de combustível exijam reserva equivalente a um mês, o ideal é ter para seis meses.

Onde encontrar os valores para abrir a franquia de posto de combustível?

Todas os valores devem constar de forma detalhada na Circular de Oferta de Franquia (COF), menos os custos com a preparação do local. Geralmente, é feito um cálculo médio do que será gasto, mas não é possível definir tudo de antemão.

Sobre a COF, esse documento é de suma importância para a sua jornada como franqueado. Será graças as informações presentes nele que você poderá compreender toda a estrutura do modelo de negócio em questão. Entre os dados estão o histórico da marca, a disposição de taxas, dados de outros franqueados, etc.

Para analisar tudo com cuidado, a Circular deve ser entregue com, pelo menos, 10 dias de antecedência da assinatura do contrato. Caso tenha alguma dificuldade, converse com advogados especialistas em franchising ou procure esclarecer dúvidas com representantes da marca.

Vantagens e desvantagens de abrir franquia de posto de combustível

O caminho para abrir uma franquia de posto de combustível oferece diversas vantagens. Porém, como tudo no mundo dos negócios, também há riscos. A seguir, vamos apresentar alguns pontos, entre vantagens e desvantagens, a fim que o empresário evite problemas.

Vantagens de abrir um posto

Inicialmente, o primeiro ponto positivo que podemos apontar é o gasto da população com combustível. De acordo com estudo da Agência Autoinforme, o brasileiro consome, em média, mil reais por mês com cuidados automotivos. Desse valor, cerca de 30% são destinados para o abastecimento.

Além disso, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o público de um posto de combustível costuma ser bastante fiel. Assim, é possível fechar o mês com resultados bastante significativos.

Bom movimento em vários momentos do dia

A segunda vantagem é a possibilidade de ter um bom movimento a qualquer hora do dia, principalmente se o estabelecimento estiver em uma região de grande circulação.

Os períodos da manhã e da noite, quando as pessoas estão saindo para o trabalho ou voltando para casa, são os mais movimentados.

Boas condições de alta rentabilidade

Se o empresário é o dono terreno, ele não precisará pagar aluguel. Isso vai gerar impactos positivos na sua rentabilidade. Agora, caso seja necessário alugar um espaço, esse valor, se comparado com as perspectivas de ganho do empreendimento, será bem pequeno.

Suporte e treinamentos a disposição

Vem em close a mão de um frentista de posto de gasolina que abastece um carro (imagem ilustrativa). Texto: franquia de posto de combustível.
Todas as franquias oferecem suportes e treinamentos para auxiliar seus profissionais.

O suporte e treinamento são pontos que merecem atenção. Essas duas ações são oferecidas em qualquer segmento e possuem uma grande importância no desenvolvimento de qualquer negócio, principalmente para “empresários de primeira viagem”.

Elas oferecem condições para que todos os envolvidos com o negocio conheçam a marca, seus valores, seus tipos de serviços, informações sobre a clientela etc. Além disso, existem auxílios que orientam o franqueado nas questões administrativas do negócio.

Combustíveis de qualidade

Oferecer produtos de qualidade é pré-requisito para qualquer tipo de empreendimento comprometido com seu público. Nesse sentido, grandes empresas estão preocupadas com a origem da fabricação de seus produtos, em realizar pesquisas e testes etc. Tudo para oferecer o que há de mais eficiente, alinhado às novas demandas ambientais.

Pontos negativos de abrir uma franquia de posto de combustível

Podemos apontar duas situações que necessitam de análise. Inicialmente, o contrato de exclusividade. Isso pode fazer você repensar a ideia de abrir o seu posto ou não. Esse tipo de acordo limita o franqueado em algumas questões, como na estipulação de preços ou migração.

Ou seja, caso você não queira renovar o contrato com a franqueadora, mas ainda deseja se manter no segmento, terá que aguardar alguns anos para abrir outro empreendimento.

Importante destacar que não é permitido alterar os valores dos combustíveis ao longo da sua operação.

3 opções de franquia de posto de combustível para investir

Conhecendo todas as vantagens de entrar nesse tipo de negócio, separamos algumas empresas que podem ajudar você a realizar o sonho de ter a sua franquia de posto de combustível. Importante destacar que, para conhecer os valores, é preciso entrar em contato com as marcas.

1. Ale

A Ale é uma empresa presente em diversos estados brasileiros, com sede no Rio Grande do Norte. São mais de 1,5 mil postos credenciados, se tornando uma grande oportunidade de negócio para qualquer empresário que busca crescer no segmento.

Em seus 20 anos de história, a empresa é considerada a 4º maior em operação. Seu sucesso é fruto da simplicidade, agilidade e proximidade que a Ale tem com seus franqueados. Além disso, a marca busca estreitar a relação com os consumidores por meio de seu atendimento.

Importante lembrar que o franqueado terá acesso a todos os treinamentos e suportes para conseguir colocar em prática as atividades propostas pela franqueadora.

2. Posto Petrobras

A Petrobras é uma das maiores empresas brasileiras que existe. Uma de suas principais vertentes são seus postos de combustível. São mais de 7,7 mil unidades e aproximadamente 22 milhões de m³ de combustível comercializado todo ano.

Com o seu programa de tecnologia para aprimorar sua gasolina, diesel e etanol, a empresa tem conseguido se manter cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Além disso, ainda existe a possibilidade de iniciar outras duas linhas de franquias dentro do seu posto.

A Petrobras oferece a Lubrax, empresa responsável por questões relacionadas ao motor, ou a BR Mania, loja de conveniência da franqueadora.

2.  Postos Ipiranga

Certamente você já ouviu e reconhece o bordão “Pergunta lá no posto Ipiranga”. Reconhecida por diversos motoristas, a marca é uma das maiores redes de combustível do Brasil, oferecendo o que há melhor melhor em produtos e serviços, sem contar nas unidades 24 horas.

Com uma estrutura completa, a empresa trabalha com o conceito de Posto-Loja. Ou seja, é possível alugar o espaço para outras franquias. Caso queira, também é possível abrir alguma das marcas da própria empresa, tais como o Jet Oil, focada no trato do motor, ou a Am/Pm, sua loja de conveniência.

Além disso, os postos Ipiranga auxiliam no ponto de venda e em qual o melhor modelo de franquia para o empresário. Sem contar no apoio para a construção, acompanhamento operacional e um calendário promocional diferenciado alinhado aos seus objetivos.

Nesse sentido, existem diversas opções interessantes para quem deseja atuar em setores relacionados.

Para que você conheça essas opções, separamos o vídeo a seguir com algumas dicas de marcas. Confira!

Abrir um empreendimento desse tipo não é uma das tarefas mais fáceis. É necessário preparar toda uma grande estrutura, ao mesmo tempo em que seu valor de investimento não é dos mais baixos. Porém, ainda existem vantagens que acabam fazendo o negócio valer a pena.

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