O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquia de pet shop: lucre trabalhando com bichinhos de estimação

Acesse uma parte específica do artigo

Um cachorro e um gato sob a coberta. Imagem ilustrativa texto franquia de pet shop

Franquia de pet shop: lucre trabalhando com bichinhos de estimação

Abrir uma franquia de pet shop pode ser a chance que você que ama animais estava esperando para mudar de vida.

Estamos falando de um mercado que oferece diversas oportunidades de crescimento. Para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países com a maior população de pets do mundo. Em outras palavras: imagine o que esse cenário é capaz de gerar para empresários e futuros empresários!

Advertisement

Ainda assim, muitas pessoas podem se questionar: vale a pena abrir uma franquia ou um negócio do zero nesse ramo?

Advertisement
Advertisement

Para ajudar você com essa pergunta, preparamos o texto a seguir com uma apresentação das vantagens do sistema de franchising e, por último, algumas sugestões de marcas de franquias pet. Acompanhe a leitura!

Por que investir em uma franquia de pet shop?

Antes de apresentarmos os motivos para que você abra uma franquia de pet shop, é muito importante entender, de forma breve, como esse modelo de negócio funciona. As franquias são empreendimentos que visam oferecer a um empresário terceiro o direito de explorar comercialmente uma determinada marca.

Seja por meio da oferta de serviços ou produtos, esse empresário tem a possibilidade de crescer profissionalmente em diferentes ramos. Nesse sentido, para que essa parceria gere bons resultados, é muito importante que todas as diretrizes apresentadas na Circular de Oferta de Franquia (COF) sejam seguidas por ambas as partes.

Descritos no documento estão diversas garantias que vão acompanhar o futuro franqueado ao longo da vigência do contrato. Logo, por causa desse acompanhamento e da transferência de know how, as franquias são consideradas o negócio mais seguro do Brasil.

Portanto, para escolher um bom empreendimento, é muito importante que você fique atento a alguns pontos elementares para a abertura do negócio.

Mercado em alta e frequente desenvolvimento

O primeiro ponto que precisamos destacar se relaciona com os números desse mercado. Para se ter uma ideia, de acordo com o Censo Pet feito pelo Instituto Pet Brasil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, foram registrados mais de 139 milhões de bichinhos de estimação em todo o país.

Em 2013, essa população girava em torno de 132,4 milhões, ou seja, houve um aumento de 7 milhões. Dentre os pets mais escolhidos estão os gatos, os cães, as aves e os répteis e pequenos mamíferos, com média geral de aumento chegando a 5,2%. Já a região onde esses animais estão concentrados está a Sudeste, com quase 50%.

Advertisement

Com tantos bichos de estimação compondo as família, certamente ocorreria um boom no número de estabelecimentos especializados. Atualmente, segundo levantamento da Euromonitor International, o Brasil é o segundo maior mercado de produtos pets do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, responsável por 50% do mercado global.

Vale destacar que o Brasil possui apenas 6,4% dessa parcela, mesmo com um número bastante inferior de animais de estimação se comparado com a China, por exemplo. De acordo com a pesquisa, são mais de 460 milhões de pets em terras chinesas.

Como esse mercado se comporta diante da crise é outro ponto que chama atenção. Ainda de acordo com projeção da Euromonitor, o faturamento do segmento, considerando varejo e indústria, foi superior a R$ 35 bilhões em 2019.

Reconhecimento da marca no mercado

Ao analisar diretamente as vantagens de inserção nesse mercado por meio das franquias, um dos pontos de destaque é a possibilidade de atuação na área tendo uma grande marca por trás. Esse é, sem dúvidas, o benefício que torna o sistema de franquias tão vantajoso.

Toda empresa, quando está começando, precisa ganhar a atenção do público. Sem ele, não é possível realizar vendas, oferecer serviços, fechar parcerias etc. Logo, para quem vai começar por conta próprio, o desafio será constante e diversas serão as etapas a serem superadas.

Advertisement

Por outro lado, no mundo do franchising, a perspectiva é diferente. Ainda que as pessoas na sua região não conheçam a empresa em questão, você estará apoiado por uma marca com história. Ou seja, ela está há anos no mercado e sabe o que precisa ser feito para conquistar a confiança das pessoas.

Em suma, essa é a chance perfeita para quem deseja empreender, mas não tem muita experiência e deseja mudar de vida.

Suporte prestado pela franqueadora

Homem negro assina contrato acompanhado de uma agente de negócios (imagem ilustrativa). Texto: franquia de pet shop
Um estágio importante, antes de se tornar franqueado, é ter acesso a todo o suporte oferecido pela marca.

Outro ponto que precisa ser destacado, quando falamos de montar um pet shop, mas também de outras oportunidades em geral, é com relação ao suporte oferecido. As marcas, para que possam expandir sua área de atuação sem o risco de perder seus clientes, oferecem diferentes auxílios para seus franqueados. 

A princípio, assim que o contrato é fechado, o empresário passa a contar com os treinamentos que apresentarão toda a filosofia da empresa e as questões relacionadas a marca. Essas abordagens são fundamentais para o desenvolvimento e entendimento do negócio.

Além disso, os funcionários contratados passam por atividades semelhantes, tudo para capacitá-los no atendimento ou mesmo na resolução de pendências e possíveis problemas. Todos esses treinamentos estarão disponíveis a qualquer momento, via suporte.

Advertisement

Por isso, as franquias também oferecem os tradicionais canais de suporte para o franqueado. Dessa forma, caso seja identificado que algo não está indo bem, é possível entrar em contato diretamente com a franqueadora para pedir ajuda resultando, assim, em soluções rápidas e inteligentes.

Variedade de serviços oferecidos

O plano de negócios também é ponto chave e chama bastante atenção quando falamos de franquias. Esses empreendimentos, devido ao seu histórico, já entendem quais produtos e serviços fazem mais sucesso entre seus consumidores. Assim, o franqueado não precisa se preocupar com nada além de realizar uma boa gestão do negócio.

Essa situação se diferencia completamente de quando você decide abrir um investimento por conta própria. Nesse caso, seria preciso recorrer a pesquisas e testes para compreender as necessidades do público e, só aí, lançar algo diferenciado para chamar atenção dos consumidores.

Esse é um processo que demanda tempo e dedicação. Nem todos os empresários estão dispostos ou se sentem seguros a ponto de dar um passo tão importante como esse sozinhos. Contudo, no sistema de franquias, todo isso fica por conta da franqueadora. Sua única responsabilidade será oferecer os serviços e produtos definidos pela marca.

Importante lembrar que qualquer modificação precisa ser apresentada e autorizada pela franqueadora. Caso contrário, podem ocorrer problemas contratuais.

Advertisement

Amplo público-alvo para o negócio

Por fim, conforme vimos até aqui, empreender no mercado dos animais de estimação pode gerar resultados promissores. Contando a variedade de espécies e as possibilidade de serviços, mas principalmente, pelo seu vasto público.

Com isso, o franqueado, tendo uma grande marca no seu encalço, contará com um leque ainda maior de possibilidades e, como resultado, terá faturamentos ainda melhores, se comparado com demais segmentos.

Logo, para que você conheça um pouco mais sobre as vantagens de apostar em uma franquia de pet shop, separamos um vídeo explicativo sobre o sistema. Confira! 

Opções de franquia veterinária ou de pet shop para você abrir

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de empreender no setor, separamos algumas opções de franquia de pet shop quiosque ou não para facilitar sua busca.

Seja como for, não esqueça de considerar seus objetivos profissionais, o tipo de serviço ou produto que deseja oferecer e se essa é realmente a área em que você sonha empreender.

Advertisement
...Carregando..

Abrir um pet shop pode gerar muitos resultado para o empresário que gosta da área. Para que o trabalho seja um sucesso, principalmente para quem está começando, sem dúvida, o franchising é a melhor opção.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de pet shop? Deseja aprender mais sobre esse mercado? Confira o nosso conteúdo “9 MELHORES IDEIAS de negócios em alta que tendem a crescer.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje