Abrir uma franquia de perfumaria pode ser algo mais atrativo do que você pensa. Esse é um mercado gigante, com ótimas oportunidades à disposição.
Vivemos em um dos países mais preocupados com a aparência. Não à toa, figuramos entre os cinco maiores consumidores do ramo da beleza e estética do mundo. Apesar disso, muitos empresários deixam de apostar em determinados segmentos por avaliarem mal seu real potencial.
É o que ocorre com o segmento de cosméticos e perfumaria.
Enquanto isso, empreendedores que vislumbram essa oportunidade tendem a ter bons retornos financeiros e um crescimento exponencial, principalmente se grandes marcas estiverem por trás do empreedimento.
Nesse sentido, preparamos o texto a seguir com alguns dados do setor de cosméticos e perfumaria, além de uma lista com as principais franqueadoras do mercado ao final. Acompanhe a leitura!
Acesse uma parte específica do artigo
Vale a pena investir em uma franquia de perfumaria?
Muitas pessoas não fazem ideia do tamanho quando o assunto é o mercado de cosméticos e perfumaria. Ainda que a preocupação com a aparência seja algo constante, sobretudo no Brasil, muitos não vislumbram seu potencial econômico.
Em recente levantamento, a Euromonitor mostra que o Brasil é um dos campões no mundo no consumo de perfumes. Entre os anos 2014 e 2019, esse mercado obteve um crescimento de mais de 10 milhões de dólares, ficando atrás apenas do China.
Os números impressionam quando abrimos o leque para o setor de beleza e cuidados pessoais. Ainda segundo dados da Euromonitor, no Brasil, esse mercado chegou a gerar mais de 30 bilhões de dólares só em 2018.
Dessa forma, o futuro franqueado pode olhar com bons olhos para esse mercado. Estamos falando de empreendimentos cercados de possibilidades.
11 opções de franquias de cosméticos e perfumaria de sucesso
Agora que você sabe das vantagens de apostar no segmento, preparamos uma lista com algumas opções disponíveis no mercado.
1. O Boticário
Uma das principais empresas do ramo, O Boticário possui a maior rede de franquias do Brasil. Atuando no mercado desde 1977, a marca está presente em 99% dos municípios do pais. É reconhecida por seus produtos de qualidade, o que agrada bastante seu público.
Uma das grandes vantagens de atuar com O Boticário é ter acesso a uma enorme linha de produtos para todas os gostos e idades. São mais de 3,7 mil pontos de venda no Brasil e outras 179 ao redor do mundo.
- Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
2. Yes! Cosmetics
A Yes! Cosmetics é uma das novas empresas brasileiras disponíveis para quem busca uma franquia de saúde e beleza. Com 20 anos de história, a marca conta com produtos inovadores e de alta qualidade. O grande destaque vai para os corretivos para sobrancelhas fabricados e vendidos pela marca.
Durante o processo de produção de seus produtos, a Yes! busca utilizar o que há de mais moderno no mercado. Além disso, seus produtos passam por rigorosos testes de qualidade antes de chegar ao consumidor.
- Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
3. Hinode
Muita gente conhece a Hinode por meio de seus representantes comerciais. Mas o que muitos não sabem que ela é uma franquia de perfumaria. Presente no mercado desde o final da década de 1980, a empresa conta com aproximadamente 600 produtos que abrange perfumaria, higiene pessoal, maquiagem e cosméticos.
O franqueado da Hinode terá acesso a um know how de qualidade, capaz de transformar a marca em uma das mais reconhecida em todo o Brasil. São mais de 400 unidades em território nacional, sem contar seus representantes comerciais.
- Investimento inicial: a partir de R$ 249 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
4. Dermage
A linha de cosméticos e perfumaria da Dermage é uma das mais refinadas quando falamos de manipulação de produtos de beleza. A marca é reconhecida por atender, principalmente, demandas específicas de quem precisam de cuidados especiais com a pele.
É importante destacar que todos os produtos oferecidos e vendidos pela Dermage não são testados em animais, possuem bons ativos e são resultados de anos de pesquisa com eficácia comprovada. A marca conta com mais de 60 unidades pelo Brasil.
- Investimento inicial: a partir de R$ 112 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
5. The Body Shop
Franquia de cosméticos naturais e 100% vegetarianos, a The Body Shop é uma marca de origem britânica que atua no mercado brasileiro desde 2016. Sua posição política perante ao mercado não é novidade, uma vez que a empresa é pioneira no ramo, com mais de 30 anos de história.
Para se ter uma ideia da importância da franqueadora no mercado internacional, ela foi uma das primeiras a assinar a Norma de Cosméticos Humanos, em 1997, apoiada pelos principais grupos internacionais de proteção aos animais.
Com tamanho know how e ampla participação no mercado, o franqueado terá grandes oportunidades, caso queira investir.
- Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
6. Mahogany
A Mahogany é uma empresa que chegou ao mercado oferecendo produtos inovadores e com tecnologia de ponta. Por meio de seus canais de distribuição, a marca conseguiu oferecer diversas soluções para seus clientes, se transformando em um empreendimento bastante consistente.
Com sua rede de franquias, a empresa conseguiu ampliar a circulação da marca. São mais de 200, no Brasil e na América Latina, responsáveis por comercializar seus produtos. São fragrâncias para o corpo, cabelo, linhas de maquiagem, entre outras opções.
- Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
- Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 24 mil
- Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses
7. Acqua Aroma
Especializada na aromatização de ambientes, a Acqua Aroma oferece uma diversidade de experiências sensoriais capazes de criar uma harmonia envolvente entre pessoas e os lugares onde elas estão.
Utilizando matéria-prima de qualidade, a empresa fabrica uma variedade de produtos que vão transformar a sala de sua casa em um verdadeiro paraíso relaxante
São cerca de 400 produtos disponíveis para o franqueado entre difusores de varetas, perfume para ambientes e águas perfumadas, sabonetes líquido, renovadores de lençóis, sachês perfumados, entre outras opções.
- Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
8. Beautyline
Criada em 2009, a Beautyline é uma franquia de multimarcas de perfumaria e cosméticos especializada no atendimento a salões de beleza e seus profissionais. A marca ainda oferece um modelo de negócio com o que há de mais moderno, rentável e inovador para o sistema de franquias.
Por meio do seu sistema de trabalho, ela consegue trazer para o franqueado diversos produtos conhecidos pelo consumidor.
Nesse sentido, o empreendimento comercializa mais de 8 mil produtos de marcas como Vult, Dove, Rexona, Maybelline, Amend, Skala, Risquê, Johnson & Johnson, Dolce e Gabbana etc. São diversas possibilidades, inclusive as linhas especiais para serviços profissionais de cabeleireiro e manicure.
- Investimento inicial: a partir de R$ 155 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses
9. Adcos
Criada na década de 1990, a Adcos é uma empresa especializada no oferecimento de soluções eficazes em tratamentos dermocosméticos, ou seja, produtos que possuem ativos e substâncias que podem ser utilizadas em diferentes tipos de tratamento de pele.
Sendo assim, os produtos da marca são pensados e desenvolvidos com todo cuidado e profissionalismo para oferecer o que há de melhor no mercado.
Além disso, a Adcos também busca oferecer soluções para os consumidores em geral. Atualmente, existem produtos para duas linhas, sendo uma para clientes comuns e outra mais profissional.
- Investimento inicial: a partir de R$ 470 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
10. Maybelline
A Maybelline é uma franquia voltada para comercialização de maquiagens e perfumes. A empresa surgiu em 1915, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Devido à qualidade de seus produtos, a marca foi ficando cada vez mais popular em seu país de origem e, logo, passou a ganhar o mundo.
Atualmente, a marca é considerada a maior do segmento, presente em 90 países, possuindo diversos pontos de vendas, como em quiosques, farmácias ou lojas de departamento. No Brasil, são mais de 121 unidades espalhadas por todo o território.
- Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
- Faturamento médio mensal: não informado
- Prazo de retorno: não informado
11. Água de Cheiro
Outra franquia de perfumaria bastante consolidada no Brasil, a Água de Cheiro é uma empresa que oferece para seus empreendedores a oportunidade de atuar com a pioneira em franquias do setor.
Fundada em Belo Horizonte, a empresa, em apenas quatro anos de história, já contava com uma rede de mais de 45 lojas. Como resultado do sucesso, a marca de espalhou pelo Brasil ganhando força e visibilidade.
Com mais de 40 anos de história, oferece produtos de alta qualidade, desde cosméticos até maquiagens, corpo e banho, masculino, feminino e infantil. Atualmente a marca conta com 200 unidades disponíveis no país.
- Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
- Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
- Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
Como vimos, existem diversas vantagens para quem deseja atuar no vasto ramo de cosmética e cuidados pessoais no Brasil. Não à toa, somos uma das populações que mais gasta dinheiro com produtos e procedimentos estéticos.
Sendo assim, o futuro franqueado tem altas chances de lucratividade se quiser seguir por esse caminho.
Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de perfumaria? Continue explorando o site Top Franquias conferindo o artigo “Franquias de beleza: conheça as melhores opções para investir”.
Comentários