Destaques ★FranchisingSegmento: Saúde, Beleza e Bem-estar

Franquia de perfumaria: saiba em quais investir e ganhar dinheiro

Mulher pegando tampa de um frasco de perfume. Estande com vários frascos diferentes. Imagem ilustrativa texto franquia de perfurmaria.

Abrir uma franquia de perfumaria pode ser algo mais atrativo do que você pensa. Esse é um mercado gigante, com ótimas oportunidades à disposição.

Vivemos em um dos países mais preocupados com a aparência. Não à toa, figuramos entre os cinco maiores consumidores do ramo da beleza e estética do mundo. Apesar disso, muitos empresários deixam de apostar em determinados segmentos por avaliarem mal seu real potencial.

É o que ocorre com o segmento de cosméticos e perfumaria.

Enquanto isso, empreendedores que vislumbram essa oportunidade tendem a ter bons retornos financeiros e um crescimento exponencial, principalmente se grandes marcas estiverem por trás do empreedimento.

Nesse sentido, preparamos o texto a seguir com alguns dados do setor de cosméticos e perfumaria, além de uma lista com as principais franqueadoras do mercado ao final. Acompanhe a leitura!

Vale a pena investir em uma franquia de perfumaria?

Muitas pessoas não fazem ideia do tamanho quando o assunto é o mercado de cosméticos e perfumaria. Ainda que a preocupação com a aparência seja algo constante, sobretudo no Brasil, muitos não vislumbram seu potencial econômico.

Em recente levantamento, a Euromonitor mostra que o Brasil é um dos campões no mundo no consumo de perfumes. Entre os anos 2014 e 2019, esse mercado obteve um crescimento de mais de 10 milhões de dólares, ficando atrás apenas do China.

Os números impressionam quando abrimos o leque para o setor de beleza e cuidados pessoais. Ainda segundo dados da Euromonitor, no Brasil, esse mercado chegou a gerar mais de 30 bilhões de dólares só em 2018.

Dessa forma, o futuro franqueado pode olhar com bons olhos para esse mercado. Estamos falando de empreendimentos cercados de possibilidades.

11 opções de franquias de cosméticos e perfumaria de sucesso

Agora que você sabe das vantagens de apostar no segmento, preparamos uma lista com algumas opções disponíveis no mercado. 

1. O Boticário

Homem muito bem vestido retira frasco de perfume do bolso de seu paletó. Imagem ilustrativa. Texto franquia de perfumaria.
O Boticário é uma das marcas mais tradicionais do ramo da perfumaria e cuidados pessoais.

Uma das principais empresas do ramo, O Boticário possui a maior rede de franquias do Brasil. Atuando no mercado desde 1977, a marca está presente em 99% dos municípios do pais. É reconhecida por seus produtos de qualidade, o que agrada bastante seu público.

Uma das grandes vantagens de atuar com O Boticário é ter acesso a uma enorme linha de produtos para todas os gostos e idades. São mais de 3,7 mil pontos de venda no Brasil e outras 179 ao redor do mundo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. Yes! Cosmetics

A Yes! Cosmetics é uma das novas empresas brasileiras disponíveis para quem busca uma franquia de saúde e beleza. Com 20 anos de história, a marca conta com produtos inovadores e de alta qualidade. O grande destaque vai para os corretivos para sobrancelhas fabricados e vendidos pela marca.

Durante o processo de produção de seus produtos, a Yes! busca utilizar o que há de mais moderno no mercado. Além disso, seus produtos passam por rigorosos testes de qualidade antes de chegar ao consumidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

3. Hinode

Muita gente conhece a Hinode por meio de seus representantes comerciais. Mas o que muitos não sabem que ela é uma franquia de perfumaria. Presente no mercado desde o final da década de 1980, a empresa conta com aproximadamente 600 produtos que abrange perfumaria, higiene pessoal, maquiagem e cosméticos.

O franqueado da Hinode terá acesso a um know how de qualidade, capaz de transformar a marca em uma das mais reconhecida em todo o Brasil. São mais de 400 unidades em território nacional, sem contar seus representantes comerciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 249 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Dermage

A linha de cosméticos e perfumaria da Dermage é uma das mais refinadas quando falamos de manipulação de produtos de beleza. A marca é reconhecida por atender, principalmente, demandas específicas de quem precisam de cuidados especiais com a pele.

É importante destacar que todos os produtos oferecidos e vendidos pela Dermage não são testados em animais, possuem bons ativos e são resultados de anos de pesquisa com eficácia comprovada. A marca conta com mais de 60 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 112 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. The Body Shop

Franquia de cosméticos naturais e 100% vegetarianos, a The Body Shop é uma marca de origem britânica que atua no mercado brasileiro desde 2016. Sua posição política perante ao mercado não é novidade, uma vez que a empresa é pioneira no ramo, com mais de 30 anos de história.

Para se ter uma ideia da importância da franqueadora no mercado internacional, ela foi uma das primeiras a assinar a Norma de Cosméticos Humanos, em 1997, apoiada pelos principais grupos internacionais de proteção aos animais.

Com tamanho know how e ampla participação no mercado, o franqueado terá grandes oportunidades, caso queira investir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6. Mahogany

A Mahogany é uma empresa que chegou ao mercado oferecendo produtos inovadores e com tecnologia de ponta. Por meio de seus canais de distribuição, a marca conseguiu oferecer diversas soluções para seus clientes, se transformando em um empreendimento bastante consistente.

Com sua rede de franquias, a empresa conseguiu ampliar a circulação da marca. São mais de 200, no Brasil e na América Latina, responsáveis por comercializar seus produtos. São fragrâncias para o corpo, cabelo, linhas de maquiagem, entre outras opções.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

7. Acqua Aroma

Frasco de perfume em um fundo azul com flores aromáticas ao lado. Imagem ilustrativa. Texto: franquia de perfumaria
A Acqua Aroma é uma marca especializada em aromatização de ambientes.

Especializada na aromatização de ambientes, a Acqua Aroma oferece uma diversidade de experiências sensoriais capazes de criar uma harmonia envolvente entre pessoas e os lugares onde elas estão.

Utilizando matéria-prima de qualidade, a empresa fabrica uma variedade de produtos que vão transformar a sala de sua casa em um verdadeiro paraíso relaxante

São cerca de 400 produtos disponíveis para o franqueado entre difusores de varetas, perfume para ambientes e águas perfumadas, sabonetes líquido, renovadores de lençóis, sachês perfumados, entre outras opções. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

8. Beautyline

Criada em 2009, a Beautyline é uma franquia de multimarcas de perfumaria e cosméticos especializada no atendimento a salões de beleza e seus profissionais. A marca ainda oferece um modelo de negócio com o que há de mais moderno, rentável e inovador para o sistema de franquias.

Por meio do seu sistema de trabalho, ela consegue trazer para o franqueado diversos produtos conhecidos pelo consumidor.

Nesse sentido, o empreendimento comercializa mais de 8 mil produtos de marcas como Vult, Dove, Rexona, Maybelline, Amend, Skala, Risquê, Johnson & Johnson, Dolce e Gabbana etc. São diversas possibilidades, inclusive as linhas especiais para serviços profissionais de cabeleireiro e manicure.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 155 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses 

9. Adcos

Criada na década de 1990, a Adcos é uma empresa especializada no oferecimento de soluções eficazes em tratamentos dermocosméticos, ou seja, produtos que possuem ativos e substâncias que podem ser utilizadas em diferentes tipos de tratamento de pele.

Sendo assim, os produtos da marca são pensados e desenvolvidos com todo cuidado e profissionalismo para oferecer o que há de melhor no mercado.

Além disso, a Adcos também busca oferecer soluções para os consumidores em geral. Atualmente, existem produtos para duas linhas, sendo uma para clientes comuns e outra mais profissional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 470 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

10. Maybelline

A Maybelline é uma franquia voltada para comercialização de maquiagens e perfumes. A empresa surgiu em 1915, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Devido à qualidade de seus produtos, a marca foi ficando cada vez mais popular em seu país de origem e, logo, passou a ganhar o mundo.

Atualmente, a marca é considerada a maior do segmento, presente em 90 países, possuindo diversos pontos de vendas, como em quiosques, farmácias ou lojas de departamento. No Brasil, são mais de 121 unidades espalhadas por todo o território.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

11.  Água de Cheiro

Outra franquia de perfumaria bastante consolidada no Brasil, a Água de Cheiro é uma empresa que oferece para seus empreendedores a oportunidade de atuar com a pioneira em franquias do setor.

Fundada em Belo Horizonte, a empresa, em apenas quatro anos de história, já contava com uma rede de mais de 45 lojas. Como resultado do sucesso, a marca de espalhou pelo Brasil ganhando força e visibilidade.

Com mais de 40 anos de história, oferece produtos de alta qualidade, desde cosméticos até maquiagens, corpo e banho, masculino, feminino e infantil. Atualmente a marca conta com 200 unidades disponíveis no país. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

Como vimos, existem diversas vantagens para quem deseja atuar no vasto ramo de cosmética e cuidados pessoais no Brasil. Não à toa, somos uma das populações que mais gasta dinheiro com produtos e procedimentos estéticos.

Sendo assim, o futuro franqueado tem altas chances de lucratividade se quiser seguir por esse caminho.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de perfumaria? Continue explorando o site Top Franquias conferindo o artigo “Franquias de beleza: conheça as melhores opções para investir”.

Empreender com franquias e ter sucesso é possível, saiba como!

Artigo anterior

Empreendedores de sucesso em franquias: veja histórias

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.