O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquia de pastel: entenda por que e como investir no negócio

Acesse uma parte específica do artigo

Cesta com pastéis fritos douradinhos. Ilustração do texto sobre franquia de pastel.

Franquia de pastel: entenda por que e como investir no negócio

Investir em uma franquia de pastel é uma forma de abrir um negócio no segmento de Alimentação. Por isso, preparamos este texto com tudo que você precisa saber para empreender nessa área.

Até porque, esse tipo de empreendimento tem tido bons resultado no mercado brasileiro. Em 2022, por exemplo, as franquias do segmento de Alimentação cresceram 7%

Advertisement
.

Do mesmo modo, uma franquia de pastel é um negócio de alimentação rápida, atraindo muitos clientes pela praticidade. Além disso, muitas marcas oferecem o serviço de delivery.

Advertisement

Sem contar que o pastel é um prato amado pelos brasileiros. Assim, essas franquias exploram o alimento de várias formas: grandes, personalizados, porções e muito mais.

Números do mercado de Alimentação no Brasil

Antes de mais nada, é importante observar os números do mercado de Alimentação no Brasil. Assim, vamos focar no Food Service, os serviços relativos ao setor.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, mais empresas declararam lucro do que prejuízo. Após queda de 24% em 2020, o setor cresceu 26% em 2021, com faturamento de R$ 176,3 bilhões. 

Embora, o estudo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que, na base da pirâmide, 80% das empresas ganham menos de R$ 20 mil por mês.

Dos 520 mil estabelecimentos abertos, 85% são Microempreendedores Individuais (MEI). Lidar com dívidas, inflação, aumento de insumos, combustível, energia elétrica, entre outros desafios, foi parte da rotina dos gestores.

Do mesmo modo, uma pesquisa mostrou algumas tendências para o Food Service. As características mais atraentes para o consumidor que frequenta o restaurante são a qualidade da comida, o preço e o atendimento. 

Outros aspectos que merecem destaque são o ambiente (32,63%) e a rapidez no atendimento (22,63%). Em seguida, vêm a apresentação dos alimentos (15,75%) e a proximidade de casa (10,88%).

Será que uma franquia de pastel é mesmo para você?

Para saber se uma franquia de pastel é realmente para você, é importante considerar algumas características. Assim, compare o que a franqueadora deseja e o que você pode oferecer.

No entanto, há competências que você pode desenvolver. Outro ponto importante é ter afinidade com o segmento. Ou seja, é essencial ter interesse pelo setor de Alimentação e pelo modelo de negócio escolhido.

O empreendedor está sempre em busca de novos meios de fazer as coisas de forma inovadora, diferente e melhor. Por isso, precisa conseguir se adaptar, ajustar planos e manter o foco no objetivo.

Do mesmo modo, é importante não desistir diante do primeiro obstáculo. Mas o enfrentar e buscar novas estratégias para atingir seus objetivos.

Por outro lado, é possível adquirir essas habilidades, mas ser empreendedor exige que você saia da sua zona de conforto e corra atrás dos seus objetivos.

Por isso, às vezes pode ser interessante buscar cursos e capacitações. Inclusive, você pode aprender mais sobre esse assunto no curso Franquias Sem Ciladas. Clique aqui e saiba mais

A seguir, vamos apresentar algumas opções de franquia de pastel que são lucrativas. Continue lendo e você não vai se arrepender!

Lista de franquias para você investir no ramo de Alimentação

Conheça agora as melhores opções de franquias de alimentação para investir hoje mesmo. Entre elas, há franquia de pastel, de delivery de comida e muito mais. Continue lendo e analise qual a melhor alternativa para você abrir e ganhar dinheiro!

...Carregando..

Como escolher uma franquia de sucesso para abrir?

Com tantas opções de franquia de pastel, existem muitas dúvidas. No entanto, há alguns passos que você pode seguir, como analisar as informações da franquia e comparar marcas.

Primeiramente, faça uma lista de tudo o que gosta de fazer e do que não gosta. Isso vai lhe ajudar na hora de analisar as propostas de cada franquia. 

Assim, você precisa identificar seu perfil e seus gostos e o que faz mais sentido para a sua realidade. Alguém que gosta muito de cozinhar não vai abrir uma franquia de salão ou uma de varejo. 

Escolher um negócio de acordo com seu estilo de vida e gostos é fundamental para dar certo. Do mesmo modo, é importante planejar de onde vem seu investimento.

Algumas pessoas acabam sacando o dinheiro que ganham com o FGTS após deixarem o antigo emprego. Mas elas se esquecem de que sua principal e às vezes única fonte de renda também acabou. 

Se você não fizer esse planejamento, corre um risco muito alto de ficar sem capital durante o processo de amadurecimento do seu negócio.

Portanto, é necessário fazer uma pesquisa bem detalhada sobre cada franquia que você tem interesse. Depois, compare os negócios para encontrar o mais adequado.

Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia

Como todo modelo de negócio, as franquias apresentam vantagens e desvantagens. Em primeiro lugar, vamos apresentar os pontos positivos desse modelo de negócio.

Com uma marca reconhecida, com presença de unidades em diferentes localidades, as unidades de uma rede de franquias têm maior credibilidade junto ao consumidor final. 

Essa é uma das vantagens do sistema de franquias. Do mesmo modo, o franqueador é obrigado a transferir know-how. Ou seja, compartilhar o conhecimento sobre o negócio. 

Sendo assim, ao ingressar em uma rede, você sempre terá à sua disposição pessoas que vivem a mesma rotina que você. No entanto, há alguns pontos negativos das franquias, uma delas é o pagamento das taxas

Isso porque, ao abrir uma franquia, você deve pagar pelo suporte oferecido pela franqueadora. Na maioria das vezes, esse apoio é cobrado por meio de royalties, que podem ser efetuados de diversas formas. 

Nos modelos tradicionais de franchising, onde você realiza todas as atividades, desde vender, preparar e entregar o produto ou serviço, é preciso ganhar mais do que tem que pagar em royalties.

Além disso, o franqueado deve comprar produtos só de fornecedores homologados pela marca. Se você é franqueado de uma rede e decide sair do negócio e encerrar a franquia, não basta apenas fechar as portas. 

Isso porque, será necessário seguir o que está escrito no contrato de franquia que você assinou. Por isso, é fundamental se planejar muito bem antes de tomar a decisão.

Passo a passo para investir na sua franquia

Para abrir uma franquia você deve, primeiramente, entrar em contato com a franqueadora. Assim, vai receber uma série de documentos sobre a marca, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Então, analise com calma para saber detalhes do negócio e se ele realmente é para você. Só depois, caso tenha certeza, volte a falar com a franqueadora para fechar o negócio.

Dessa forma, você receberá as orientações sobre os próximos passos que incluem a assinatura do contrato e o pagamento das taxas. Pronto! Você já tem sua franquia de pastel.

Então, considere as opções que apresentamos e comece a se planejar!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje