O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Alimentação » Franquia de massas: conheça opções lucrativas

Franquia de massas: conheça opções lucrativas

Sumário

Já pensou em investir em uma franquia de massas ou de pizzas variadas? Saiba tudo sobre o assunto neste conteúdo!

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor de franquias faturou R$ 240,6 bilhões. Sendo assim, embarcar nesse mercado pode ser interessante para quem deseja investir e ganhar dinheiro.

Se tem um tipo de negócio sucesso no franchising são os empreendimentos voltados para o segmento de Alimentação. Uma franquia de massas, por exemplo, pode ser uma boa opção de investimento.

Tanto é verdade que as massas estão entre as mais consumidas entre os brasileiros. Pesquisas apontam que a culinária italiana está entre as preferidas no nosso país. As vantagens são muitas. Continue a leitura!

Quais são os dados do segmento de Alimentação?

Entre os 11 segmentos do franchising, o setor de Alimentação tem um destaque bem significativo em relação aos demais.

O mercado é influenciado pelo interesse de consumo dos clientes, que estão sempre em busca de opções fáceis e mais acessíveis de alimentação.

Até porque, o dia a dia corrido e os afazeres de casa e do trabalho levam as pessoas a optarem por alternativas rápidas e práticas. Como o delivery ou a alimentação fora de casa. Tanto é que as pesquisas mostram que cerca de 1/3 dos rendimentos dos brasileiros é investido em comer fora de casa.

É assim que o segmento de Alimentação do franchising se destaca. Segundo a dados da ABF, em 2023, o setor faturou R$ 46,9 bilhões.

Ou seja, 17,3% de crescimento comparado com 2022. Portanto, são oportunidades de franquia de massas, fast food, comida saudável e diversas outras que permitem que você ofereça opções bem atrativas para o consumidor.

As tendências de crescimento do setor indicam que as formas de atendimento aos clientes vêm se diversificando, assim como se ampliam os formatos de franquias. É possível atuar em um formato tradicional de restaurante, em franquia de quiosque, delivery e mais.

Mas vale lembrar que esse também é o segmento que menos sofre com crises financeiras. Isso porque, mesmo com instabilidades, refeições, lanches e outros produtos alimentícios sempre estarão em consumo.

Por isso, se o seu objetivo é investir em franquias de alimentação, esse certamente será um terreno fértil para seu negócio crescer e gerar bons resultados.

Por que as franquias de massa são um sucesso?

Inevitavelmente quando se procura uma praça de alimentação de shopping ou um local para degustar algo saboroso, logo nos deparamos com pelo menos uma opção de franquias de massas.

Muito comum entre elas, as pizzarias e restaurantes estão por toda parte, justamente pelo seu potencial de procura no ambiente, atratividade dos preços e variedade de opções.

Os clientes encontram alternativas de alimentos mais simples e práticos, como as pizzas vendidas em fatias. Assim como uma variedade de alimentos mais completos, como os restaurantes que trabalham com macarrão e permitem que os clientes escolham os ingredientes que incrementarão a receita, por exemplo.

Existem várias razões que favorecem o ambiente promissor das franquias de massas no Brasil. Entre elas está a boa receptividade dos consumidores pelas massas.

Outro aspecto positivo é o valor dos produtos. Basicamente são preços mais em conta, sendo possível comer uma pizza ou uma massa bem caprichada por valores que cabem no bolso da maioria dos consumidores.

Do mesmo modo, outra vantagem competitiva é que são opções de preparo rápido, que atendem aos consumidores mais apressados entre um compromisso e outro.

Dessa forma, razões não faltam para que o sucesso desse tipo de negócio seja facilmente identificado por quem busca empreender no ramo de Alimentação no franchising. Certamente essa será uma boa escolha.

Valor de investimento em uma franquia de massas

Existem unidades de franquia bem acessíveis, as quais chamamos de franquias baratas. Nesses modelos, é comum que o franqueado atue em uma unidade com estrutura mais enxuta. Na maioria das vezes, o atendimento ocorre apenas por delivery.

Ao mesmo tempo, há as opções de franquias mais completas, instaladas em pontos comerciais robustos. Neste caso, é importante contar com um bom capital de investimento para equipar a unidade, contratar funcionários, atender os clientes no local etc.

Portanto, os valores são bem variados, o que permite uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores.

Mas o que vale ser analisado, além do capital para aquisição, é a estrutura da unidade e as taxas que precisarão serem pagas por você ao longo do franqueamento. Essas informações são facilmente identificadas na leitura da Circular de Oferta de Franquia (COF).

A COF é entregue aos candidatos a franqueados, que têm dez dias para estudar o documento antes de assinar o contrato de franquia. Assim, nela estão detalhados todos os valores e outras informações relativas ao investimento e a sua atuação como futuro franqueado.

Por isso, estude o documento com calma e só assine o contrato de franquia se estiver de acordo com todas as informações. A seguir, apresentamos opções de franquias do setor de Alimentação para investir e lucrar.

Melhores franquias de massas e Alimentação para abrir

Descubra as melhores franquias de massas e alimentação para abrir e conquiste seu espaço no mercado. Com opções diversificadas, essas franquias oferecem uma receita de sucesso para empreendedores.

Por meio de uma análise cuidadosa, listamos marcas que se destacam pela qualidade, inovação e aceitação do público.

Então, prepare-se para explorar negócios que vão além do sabor, proporcionando experiências gastronômicas únicas. Não perca a chance de investir em um setor em constante crescimento. Conheça agora as principais oportunidades. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Perfil ideal para trabalhar com franquia de massas

Para trabalhar com uma franquia de massas, o investidor precisa ser muito organizado. Isso porque, antes mesmo de adquirir a franquia, será necessário se ajustar para fazer os investimentos e mudanças necessárias. 

Além disso, é importante estar confortável com atividades da gestão e administração de um negócio, já que, como franqueado, você terá que conduzir o negócio. 

Por fazer parte de uma franquia, você também precisa estar disposto a seguir os padrões de qualidade estabelecidos. Logo, é necessário se dedicar aos treinamentos para adquirir o know-how da marca. 

Ao se tratar de um tipo de negócio que lida com pessoas a todo momento, você deve conseguir ter boas relações. Afinal de contas, terá que lidar com uma equipe, fornecedores e clientes. 

Mas claro, não podemos esquecer que um requisito muito importante é o interesse pelo ramo de alimentação e, especificamente, massas. Como franqueado, gostar e se identificar com o negócio escolhido é um passo importante para ter bom desempenho no dia a dia. 

Passo a passo para abrir uma franquia

Primeiramente, estabeleça contato direto com a marca desejada. Em seguida, realize uma análise criteriosa do negócio, compreenda seus pontos fortes e desafios.

Como dito, a avaliação da COF é indispensável, porque fornece informações para a tomada de decisão. Já sobre a parte financeira, um planejamento deve ser feito. Depois, ao negociar com a franqueadora, é possível alinhar expectativas e condições.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Por fim, ao seguir esse passo a passo, você estará preparado para iniciar uma franquia de forma segura e eficaz.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre a franquia de massa e que vale a pena investir no setor de Alimentação. Ainda, conheceu opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje