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Franquia de marketing: abra seu negócio investindo a partir de R$ 4 mil

Franquia de marketing: Homem a analisando dados em seu notebook e comparando com relatório impresso no escritório da empresa

Uma franquia de marketing é responsável por ajudar outras empresas a crescer no mercado por meio de campanhas ou estratégias publicitárias. Existem diversas modalidades para esse tipo de empreendimento, do digital ao off-line.

Uma das grandes revoluções que vivemos nos últimos anos foi proporcionada pela internet. Graças a ela, podemos nos conectar com o mundo inteiro, saber coisas que demoravam dias ou até mesmo meses para termos acesso. Com esse impacto na vida como um todo, certamente, as empresas também viriam a incorporar a utilização da ferramenta em suas práticas cotidianas e opções de serviços.

Dessa forma, com o passar do tempo, quem foi deixando de construir um espaço mais efetivo na internet, começou a encontrar grandes problemas para se manter em alta. Mesmo com a publicidade boca a boca sendo, ainda, um marketing eficaz, ter uma estratégia no digital tem se tornado algo cada vez mais necessário.

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Sendo assim, preparamos o texto a seguir para apresentar a você as franquias voltadas para o marketing, contando como elas atuam e suas vantagens. Ao final, preparamos uma lista com algumas marcas do setor. Acompanhe a leitura.

O que uma franquia de marketing faz?

Para quem busca uma franquia de marketing para empreender, é importante se atentar às diversas possibilidades de atuação que esse segmento oferece. Apesar do principal ponto ser o digital, contudo, existem franquias de agência de publicidade que trabalham também no off-line.

Sob o mesmo ponto de vista, essas empresas são responsáveis por atuarem na promoção de outras marcas e ajudá-las a alavancar suas vendas, trazendo resultados mais expressivos. Afinal, por mais que a propaganda boca a boca se faça bastante presente, é necessário pensar em formas diferentes de trazer mais pessoas para o comércio.

O que não é uma tarefa fácil para muitos empresários. Por causa disso, abrir um empreendimento de marketing pode ser fundamental para ajudar no crescimento das empresas da sua região.

Vantagens de abrir uma franquia de marketing

Abrir uma franquia traz diversos benefícios, mas antes, precisamos entender como esse empreendimento funciona. O sistema de franchise permite que um empresário terceiro explore comercialmente uma marca já estruturada no mercado. Assim, a empresa consegue expandir a sua área de atuação.

Para que essa união seja positiva para ambos os lados, franqueador e fraqueado, é preciso seguir algumas regras e padrões impostos pela franqueadora. Assim, independente do lugar em que você estiver, os clientes vão reconhecer a sua loja e consumir os seus produtos ou serviços.

Todas as informações importantes sobre esse modelo de negócio estão presentes no documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele, o empresário terá acesso a dados como o histórico da marca, os valores do negócio, as taxas, pendências judiciais, entre outros tópicos.

Para que você entenda um pouco mais sobre o que são franquias, separamos o vídeo a seguir. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=KN6JUH-RqQA&t=13s

Agora que você tem conhecimento sobre o que é uma franquia, vamos apresentar as principais vantagens de apostar nesse modelo de negócio.

Mercado em alta

O mercado para quem vai empreender em uma franquia de marketing oferece grandes resultados, principalmente, quando analisamos o setor digital. Para se ter uma ideia, durante o primeiro semestre de 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) identificou um grande aumento de vendas por meio do E-commerce e WhatsApp.

Ou seja, um avanço significativo na busca por meios de divulgação e estratégias de marketing via internet. Por exemplo, estima-se que 126 milhões de pessoas estejam conectadas no Brasil, segundo o TIC Domicílios, fazendo com que as oportunidades de negócio para o setor sejam bastante promissoras.

Além disso, a HubSpot, uma das principais empresas do ramo, identificou que 54% dos consumidores sentem a necessidade de ver mais conteúdos de suas empresas preferidas.

Só que, mesmo diante desses números expressivos, apenas 67,3% das empresas no mundo utilizam do serviço de marketing digital. Um público em potencial para você alcançar.

Suporte da franqueadora

Outra vantagem para quem deseja se tornar um franqueado dessa modalidade, é ter acesso ao suporte oferecido pela marca. Graças a esse auxílio, os empresários podem ter maior tranquilidade no desenvolvimento de seus projetos.

Abrir um negócio do zero, na maioria dos casos, traz muitos desafios e problemas para um empresário de primeira viagem. O caminho é árduo e é preciso muita resiliência para fazer com que as coisas funcionem devidamente. Esse quadro, no entanto, é diferente quando se trata das franquias.

Em qualquer situação ou desafio a ser enfrentado, a franqueadora estará pronta para auxiliar o franqueado na resolução de problemas, sempre na expectativa de gerar bons resultados. Essa é uma atividade fundamental para que toda a rede consiga se manter estável.

Franquias majoritariamente home office

Focando na franquia de marketing digital home office, esse modelo proporciona a chance para o empresário trabalhar dentro de casa. Assim, não é necessário acordar muito mais cedo que o necessário, perder tempo se deslocando até o escritório, se estressar com o trânsito etc. Além disso, é uma boa oportunidade para ficar mais perto da família ou das pessoas que você gosta.

Mas, ainda assim, é necessário ficar atendo às rotinas solicitadas pelo trabalho. Por isso é importante criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento das atividades, criar e respeitar os horários fixados para prestação dos serviços. Afinal, é muito tentador estar em casa, perto do sofá, da TV…

Acesso a ferramentas e softwares para o trabalho

Todas as franquias que trabalham com marketing irão oferecer softwares exclusivos para automatização de certas atividades para o franqueado. Na maioria dos casos, não é necessário pagar para ter acesso a essas ferramentas. 

Mas, não é sempre assim. Existem aquelas empresas que vão exigir o pagamento de anuidade ou taxas de instalação dos sistemas. Fique atento a essa questão, pois isso pode acabar alterando o valor do seu investimento. 

Baixo investimento

Por fim, a principal vantagem de se apostar em uma franquia de marketing, é pode gastar pouco e receber muito. Como não é exigido, necessariamente, uma estrutura física, como uma loja, para tirar o projeto do papel, o mercado acaba se tornando acessível para qualquer pessoa. 

É importante frisar que, para esse tipo de empreendimento, é necessário apenas ter acesso a um computador e à internet na hora de executar os serviços. O custo destas microfranquias digitais, portanto, serão apenas para adquirir o direito comercial da marca, os treinamentos e suportes, padrão em qualquer tipo de franquia. 

Quais as melhores franquias de marketing para investir?

Mini carrinho de compras cheio de caixas de papelão lacradas sobre o teclado de um notebook (imagem ilustrativa). Franquia de marketing
Existem diversas opções no mercado para quem busca uma franquia voltada para o marketing.

Sabendo das vantagens de empreender nesse segmento, separamos algumas opções de franquias de marketing digital com valor de até R$ 20 mil.

1. Echosis

A Echosis é uma franquia que trabalha com marketing digital e busca desenvolver campanhas que aumentem a participação de seus clientes no ambiente web. Entre os serviços, o franqueado pode oferecer a criação e o gerenciamento de E-mail Marketing, Mídias Sociais, Geração de Conteúdo, Google Adwords, SEO, Otimização etc. 

Para se tornar um franqueado, não é preciso ter experiência na área, mas apenas vontade e dedicação para fazer o empreendimento decolar.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 14 meses 

2. Hostnet

Para que uma empresa possa ter uma boa participação no ambiente digital, ela precisa ter um local para hospedar o seu site. É nesse sentido que a Hostnet trabalha, ajudando diversas empresas a promover produtos ou serviços por meio da internet. Vale destacar que a marca é uma das pioneiras nesse tipo de empreendimento no Brasil.

Criada em 2001, a empresa já atendeu mais de 50 mil clientes e, desde 2017, tem trabalhado para expandir a sua área de atuação. Desde então, são mais de 20 unidades em todo o país. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

3. SMS Digital

Quando pensamos em serviços de marketing digital, por mais que muitos de nós pense diretamente na web, existem empreendimentos que utilizam de outros meios na hora de divulgar seus clientes e fechar uma venda. É o caso da SMS Digital, a maior rede de franquias digitais voltadas para disparo de mensagens curtas. 

O objetivo da marca é permitir que as empresas desenvolvam campanhas que podem ser enviadas via mensagens de texto convencional – o famoso SMS -, WhatsApp ou até Chatbot. Com quase 15 anos de história, a SMS Digital conta com 55 unidades no Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

4. Acqio

Essa é uma franquia com atuação diferente das demais empresas apresentadas. A Acqio é uma marca que oferece soluções que ajudarão os clientes a alavancarem suas vendas. Como? Por meio da tecnologia dos meios de pagamento como mecanismo para obtenção a grandes resultados. 

Para que o negócio dê certo, o franqueado precisa estar preparado para atuar na área comercial. O papel da franquia será ajudar no desenvolvimento de estratégias que visem patamares cada vez mais altos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

5. Portal da Cidade

O Portal da Cidade é uma franquia de marketing para publicização de serviços regionais. Atuando no ramo de sites e portais exclusivos para notícias de cada uma das localidades em que atua, a franqueadora abre um espaço para a divulgação de notícias, informes, serviços, entre outras produções.

Existe uma variedade de opções para criar publicidade no portal, sendo um atrativo para qualquer empreendimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

Como vimos ao longo do texto, o marketing é uma atividade fundamental para diversas empresas. Quando analisamos a influência da internet nesse cenário, fica ainda mais fácil entender o motivo de tantas empresas procurarem parceiras no ramo. 

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