Destaques ★FranchisingSegmento: Moda

Franquia de loja de roupa baratas para investir: é um bom negócio?

Varias roupas expostas em uma arara. Imagem ilustrativa texto franquia de loja de roupa

Uma franquia de loja de roupa é um dos empreendimentos mais atrativos do mercado. Afinal, estamos falando de algo que oferece um ótimo custo-benefício e segurança para desenvolver sua unidade.

Para conseguir expandir e se tornar reconhecida em uma região, estado ou país, muitas empresas optam por entrar no sistema de franchising – que é bem lucrativo, faturando mais de R$ 167 bilhões em 2020.

Em síntese, esse modelo de negócio permite que um empresário terceiro explore comercialmente seus serviços e/ou produtos. Porém, para que isso possa funcionar, é necessário seguir uma série de diretrizes.

Advertisement

Esse sistema é mais barato para a franqueadora, que não precisa se preocupar em gerir mais de uma loja, além dos gastos que envolvem o negócio.

Para o empreendedor de fora, além de saber o quanto será gasto no início do projeto, ele terá a segurança de apostar numa marca conhecida e com um modelo de negócio estruturado.

Nesse sentido, visando explicar melhor as vantagens desse empreendimento, nós preparamos o texto a seguir. Ao final, trazemos algumas opões de franqueadoras para você. Acompanhe a leitura.

Quais as vantagens e desvantagens de investir em uma franquia de moda?

Abrir uma franquia de loja de roupa oferece diversas vantagens para o empresário: auxílio na gestão e tranquilidade para o desenvolvimento do empreendimento são alguns exemplos.

Não à toa, falamos da forma mais segura para empreender do Brasil. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas antes de completar 10 anos.

Em contrapartida, um negócio aberto do zero possui uma taxa de mortalidade cinco vezes maior, considerando o mesmo período.

Entre as vantagens que vamos apresentar, a principal delas, se tratando de uma loja de roupas, está relacionada às coleções. Sabemos que trabalhar com moda demanda certa atenção.

São novas tendências e produtos ligados a cultura pop, novos tecidos, técnicas de confecção… Tudo isso pode se tornar um problema para algumas pessoas.

Seja como for, no caso de uma franquia, esse tipo de preocupação não vai existir. Isso, porque os responsáveis pela criação das coleções são as próprias marcas.

Como resultado, você pode encontrar empresas que lançam duas ou até mais coleções em um ano! Do mesmo modo, outra vantagem que precisa ser levada em consideração são os treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Graças a essas atividades, tanto o franqueador, quanto seus colaboradores, terão uma dimensão maior da cultura da empresa da qual farão parte.

Além disso, o treinamento ajuda na experiência com os clientes, no gerenciamento do empreendimento, burocracias etc. Por fim, todas as franqueadoras prestam suporte que auxiliam os empresários em diversas questões.

Desvantagens de abrir uma franquia

Por outro lado, entre as desvantagens de abrir uma franquia de moda, a principal delas se relaciona com a liberdade para fazer algumas alterações na unidade.

Isso porque todas as lojas precisam seguir o padrão estabelecido pela franqueadora, como a identidade visual da marca, por exemplo.

Essa questão é tão importantes que mesmo a divulgação e o marketing não devem ser feitos sem um alinhamento. Todavia, existe um motivo: ao seguir o padrão, você reforça a confiança na marca.

Em outras palavras, você segue fazendo aquilo que a levou ao sucesso.

13 opções de franquia de loja de roupa para abrir

Vemos uma mulher com um tablet na mão analisando algumas peças de roupa de seu estoque (imagem ilustrativa). Texto: franquia de loja de roupa.
Existem diversas marcas que oferecem boas condições para o franqueado se desenvolver.

Diante das vantagens e desvantagens de abrir uma franquia de loja de roupa, fica claro que o maior beneficiado em toda essa jornada é o empreendedor.

Afinal, seu trabalho será, em síntese, gerir e administrar o negócio sem a necessidade de se preocupar com outras questões além.

Dessa forma, separamos algumas marcas para que você possa conhecer brevemente as opções no mercado e as possibilidades que elas oferecem.

1. Mardelle

Fundada em Betim, na grande Belo Horizonte, a Mardelle é uma marca voltada para moda íntima. O início da sua história se dá quando sua fundadora decide iniciar um empreendimento para ajudar a custear a faculdade.

Com o sucesso e a chegada de um sócio, não demorou muito para a empresa crescer. A parceria deu tão certo que, em poucos meses, era inaugurada a primeira loja física da Mardelle e uma segunda, algum tempo depois.

Nesse meio tempo a empresa deu início ao seu processo de franqueamento. Essa decisão ocorreu no momento em que ambos os empresários decidiram expandir a atuação da marca.

Como resultado, atualmente, são mais de 30 unidades em diversos estados brasileiros. Além disso, a Mardelle foi destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, por ter triplicado seu faturamento.

Uma das grandes vantagens da Mardelle são suas linhas que conseguem atender qualquer público. São elas:

  • Linha feminina: calcinhas e sutiãs;
  • Noite: baby doll, camisolas e pijamas (masculinos, femininos e infantis);
  • Básica masculina: cuecas e sungas;
  • Linha infantil: calcinhas e duas peças (feminina infantil);
  • Linha maternidade: camisolas, bodys e calcinhas para o maior conforto das gestantes e mães em período de amamentação.

Logo, o empresário que se interessar pela franqueadora poderá escolher entre dois modelos de franquias.

Apesar de ambas serem lojas físicas, uma é voltada para ruas movimentadas em bairros e áreas de grande movimentação, enquanto a outra, para shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 206 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Para conhecer tudo sobre a Mardelle, separamos o vídeo a seguir que explica o empreendimento em detalhes. Confira!

2. Mormaii

Voltada para o mundo esportivo, a Mormaii é uma franquia de loja de roupa que atua há mais de 40 anos no mercado.

Focada em ajudar a melhorar a saúde dos consumidores, a marca oferece produtos para qualquer praticante de esporte, do profissional ao amador.

Nesse sentido, é possível encontrar vestuário de qualidade para homens, mulheres, adultos, jovens e crianças.

Sempre atenta às tendências do mercado, a marca busca aprimorar suas tecnologias para continuar oferecendo estilo e conforto aos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 158 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

3. Tip Top

O vestuário infantil também é uma solução para os empresários que buscam algo diferenciado para atuar neste mercado. Sendo assim, criada em 1952, a Tip Top é uma possibilidade.

A marca é conhecida do grande público devido a sua estruturação exclusiva para bebês e crianças.

Para se ter uma ideia do sucesso da franqueadora, são mais de 110 unidades espalhadas por todo o Brasil, mesmo com seu processo de franqueamento tendo começado apenas em 2005.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 365 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses

4. Casa das Cuecas

A Casa das Cuecas é uma franqueadora focada no público masculino que oferece peças exclusivas de underwear e homewear.

Com mais de 50 anos de história, a empresa busca oferecer o que há de mais moderno e confortável para seus consumidores. Vale destacar que a marca comercializa apenas os produtos da UW.

No portfólio da Casa das Cuecas estão também camisetas, bermudas, calças e blusas, sem contar na linha de roupas térmicas e moda praia. Além disso, a marca atende a todos os públicos, do infantil ao plus size.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. New Era

Presente em mais de 125 países, a New Era é uma das marcas mais tradicionais do mundo. Suas lojas são conhecidas por oferecem produtos licenciados das principais ligas esportivas dos Estados Unidos, como de beisebol.

Criada em 1920, em Buffalo, Nova York, a franqueadora é referência em estilo e possui diversas parcerias com marcas consagradas em todo o mundo.

Além disso, a empresa oferece coleções especiais que fogem do tema esportivo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

6. Forum

Para quem busca uma empresa voltada exclusivamente para moda jeans, a Forum é a marca perfeita para a realização do seu sonho de empreendedor.

A franqueadora é considerada uma referência em estilo e comportamento, além de ser a pioneira em jeanswear no Brasil, com sua fundação em 1981.

Voltada tanto para o público masculino e feminino, a marca oferece um negócio mais direcionado às classes A e B.

Como resultado do sucesso e seu comprometimento com o setor, a Forum ganhou diversos prêmios como a empresa mais admirada do segmento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 605 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Quiksilver

Vemos uma praia; coqueiros tombados à direita da imagem. Ao fundo, vemos alguns prédios baixos.
A Quiksilver é uma marca com foco na moda praiana, street e surf.

Fundada no final da década de 1960, a Quiksilver é uma das empresas mais tradicionais do segmento de moda no mundo.

Voltado para roupas, calçados e acessórios para estilos mais despojados como street, praia e surf, a marca se consolidou no cenário nacional.

Fundada na Austrália, a empresa está presente em mais de 100 países e conta com cerca de 600 unidades. No Brasil, a Quiksilver atua há 20 anos e é considerada uma das marcas mais desejadas pelo público.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 370 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

8. Hering Store

Quando pensamos em franquia de loja de roupa, certamente a marca com os dois peixinhos cruzados vem à mente.

A Hering Store é uma das empresas mais antigas do segmento no Brasil, com mais de 140 anos. A marca também está presente em outros países.

Sendo assim, são quase 600 unidades espalhadas pelo mundo, mesmo tendo iniciado suas operações no franchising apenas na década de 1990.

Com estilo casual e produtos com alta qualidade, a Hering está sempre na cabeça dos consumidores brasileiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 585 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses 

9. Caverna do Dino

Outra opção de empreendimento voltado para o público infantil, a Caverna do Dino está presente no mercado desde os anos 2000.

A empresa gaúcha é reconhecida por oferecer produtos de alta qualidade e tecnologia em seu processo de fabricação, o que acaba proporcionando maior conforto para os pequenos.

Nesse sentido, uma das grandes vantagens de atuar com a Caverna do Dino é a estrutura oferecida para quem visita a loja.

Tudo graças ao treinamento oferecido pela franqueadora, que visa proporcionar aos funcionários todo o trato necessário para atender a clientela, resultando na satisfação dos consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 40 meses

10. Jogê Lingerie

Com mais de 50 anos de história, a Jogê é uma franquia de loja de roupas voltada para o segmento de moda íntima.

Logo, uma das grandes vantagens de fazer parte desse empreendimento é ter à disposição, pelo menos, duas coleções por ano, além das linhas contínuas.

Como resultado, a Jogê oferece peças para acompanhar a mulher em diversos momentos da sua vida, seja no dia a dia, em seu noivado ou ao longo da gestação.

Todas as peças são pensadas e desenvolvidas para proporcionar o maior conforto possível. Atualmente, são mais de 24 unidades pelo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 380 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

11. Puket

A Puket é uma marca que tem se destacado no mercado com suas meias, lingeries, homewear, underwear, moda praia e acessórios diversificados oferecidos aos seus consumidores.

Com mais de 30 anos de história, a empresa é uma das grandes referências do segmento, com quase 180 franqueados pelo mundo.

Sendo assim, vale destacar que a empresa busca sempre inovar com coleções criativas, divertidas, irreverentes e cheias de bom humor. Uma das vantagens do negócio é poder atuar com qualquer faixa etária.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 368 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

12. Authentic Feet

Para quem busca uma franquia de loja de roupa fitness, a Authentic Feet é uma das possibilidades.

Apesar de ser mais voltada para calçados, a empresa conta com diversas parceiras responsáveis por manter o estoque de roupas. Nike, Adidas, Reebok, Mizuno, Puma, Under Armour são algumas delas.

Além disso, suas lojas acabam se destacando pelo estilo único e descolado. Com mais de 80 unidades em diversos estados, a franqueadora possui uma equipe dedicada para atendimento aos seus franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 310 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses

13. Valisere

Por último, a empresa de moda íntima Valisere é uma das mais antigas do Brasil. Criada em 1934, a franqueadora é considerada uma das mais importantes do segmento em todo o país.

Desde o início das suas operações como franqueadora, em 2010, a empresa conseguiu ultrapassar o número de 50 unidades.

Conhecida pelo bordão “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, a marca busca atrair diversos públicos, levando sempre em conta a qualidade, conforto e estilo se suas peças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 240 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

3 franquias baratas de roupas se você tem pouco dinheiro

Ao longo do texto, listamos várias franquias de lojas de roupa que podem ser interessantes para quem deseja investir no ramo. Mas claro, todas contam com investimentos mais altos. 

Por isso, a seguir, reunimos algumas dicas de franquias que contam com investimentos mais baratos e que podem ser uma boa opção para quem não pode gastar muito. Continue acompanhando e confira! 

Vemos algumas roupas com ar de brechó penduradas em cabides (imagem ilustrativa).
Algumas opções de franquia de loja de roupa são mais em conta.

TFlow

Uma opção de franquia de loja de roupa barata é a TFlow, marca focada em moda masculina. Com ela, é possível atuar com um mix de produtos como camisetas, bermudas, acessórios, bonés, chinelos e mais. 

A vantagem dessa franquia é que ela conta com um modelo de negócio para venda direta, ou seja, o franqueado não precisa necessariamente apostar na loja física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19.990
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

Mondo Bianco

Já a Mondo Bianco é uma franquia especializada em uniformes. Assim, ela trabalha em parceria com empresas que desejam fabricar seus próprios uniformes. 

A marca opera pelo modelo home based e os franqueados precisam prospectar clientes e fazer visitas para a entrega dos produtos. 

Além disso, a franqueadora oferece suporte completo na gestão e não é necessário manter estoque. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

Brechó Agora é Meu 

Outra opção interessante para quem deseja abrir um negócio com pouco dinheiro é a franquia Brechó Agora é Meu. Com ela, você pode operar em home based no modelo de nanofranquia. 

Sendo assim, a marca trabalha com produtos de grandes marcas por preços mais acessíveis. Logo, há opções de peças para diferentes públicos e gostos no formato de brechó. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 18 meses

Como escolher a melhor franquia de roupa para investir?

Depois de conhecer todas essas dicas, você já sabe como é possível investir em uma franquia de loja de roupa. No entanto, se ainda existe dúvida de como escolher a melhor marca, vamos lhe ajudar agora. 

Antes de fazer qualquer investimento, é ideal que você faça uma pesquisa cuidadosa e conheça as marcas que possui interesse. Só assim você irá descobrir aquele que se encaixa com seu perfil de empreendedor.

Inclusive, busque por uma franquia com a qual se identifique e não pense somente em números de faturamento. Lembre-se que você deverá se dedicar muito e fazer algo que goste é a melhor opção. 

Além disso, não se esqueça de se organizar financeiramente e procurar por aquelas franquias que se encaixam no seu orçamento. 

Então, entre em contato com a marca, tire suas dúvidas e leia a Circular de Oferta de Franquia (COF). Com esse documento, você irá conhecer todos os detalhes sobre o negócio, seus direitos e deveres. 

Mas claro, não deixe de avaliar a reputação da marca no mercado, entender se ela possui credibilidade e verifique se os clientes estão satisfeitos de modo geral. Sua unidade só terá sucesso se estiver atrelada a uma marca de respeito. 

Perfil ideal do franqueado de Moda

Além de conhecer franquia de loja de roupa e como encontrar a melhor opção de investimento, quer entender se você possui um perfil adequado para esse negócio? 

Pois saiba que para se tornar um franqueado, é muito importante que você seja uma pessoa dedicada, capaz de investir boa parte do seu tempo no novo negócio. 

O crescimento de uma unidade depende muito do trabalho do franqueado e a forma como ele está disposto a fazer o negócio crescer. Por isso, ter foco e ser engajado com o trabalho é fundamental. 

Ao mesmo tempo, ao atuar com sua própria unidade, é interessante que você seja uma pessoa versátil, capaz de lidar desde de questões administrativas até as operacionais. 

Nesse sentido, ao trabalhar diretamente com clientes, ser uma pessoa comunicativa e que tenha facilidade com vendas pode ser algo que irá lhe ajudar muito. 

E como estamos falando de moda, gostar do mercado e ter interesse em estar por dentro das novidades também é interessante.

Em síntese, ao longo do texto, você pôde observar as principais vantagens de abrir uma loja de vestuário.

São questões que acabam trazendo mais facilidade para o empresário, diferente do que abrir um empreendimento do zero. É o caso das coleções, que acabam ficando por conta da própria franqueadora.

Gostou do nosso conteúdo e dicas para franquia de loja de roupa? Continue explorando o Top Franquias e leia o artigo “Empreender com franquias e ter sucesso é possível, saiba como!

Abra sua franquia entrando em contato diretamente com a marca que deseja. Se preferir, você também pode contar com uma consultoria especializada no assunto. Basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Franquia Lubrax+: negócio para trabalhar no segmento automotivo (em alta)

Artigo anterior

Franquias de limpeza estão em alta! Veja como ganhar dinheiro

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.