O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Franquia de limpeza automotiva: por que você deve considerar investir

Franquia de limpeza automotiva: por que você deve considerar investir

Sumário

Franquia de limpeza automotiva é uma possibilidade de investimento cheia de oportunidades no mercado de veículos. O segmento é um dos que mais faturam no franchising, só em 2023 chegou a alcançar R$ 7,6 bilhões. Quer saber mais? Leia neste artigo!

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor de franquias como um todo teve um faturamento de R$ 240,6 bilhões. Logo, investir pode ser uma opção promissora para quem quer empreender.

Desse modo, as possibilidades das franquias de serviços automotivos, atendem as expectativas dos apaixonados por carros e que não abrem mão de serviços de manutenção e conservação. Diante desse universo de possibilidades, existem tendências de mercado inovadoras que favorecem o empreendedor.

Portanto, são muitas possibilidades para você que gosta do setor e visa iniciar em um negócio próprio, para lhe ajudar nesse processo de pesquisa criamos esse conteúdo. Continue a leitura!

Como funciona uma franquia de limpeza automotiva?

O serviço de uma franquia de limpeza automotiva é realizado com técnicas e produtos específicos para higienizar e revitalizar o veículo. Além disso, o processo pode ser diferente, pois em algumas opções gasta o mínimo de água possível na execução do trabalho, o que pode ser um dos diferenciais.

Uma limpeza automotiva pode usar uma média de apenas 300 ml de água, diferente de uma lavagem tradicional que chega a gastar 100 vezes mais. Algumas dessas franquias funcionam como opções de negócios que permitem tanto o atendimento em loja quanto em delivery chamadas, também de home office.

Dessa forma, se você escolher trabalhar como delivery, irá até o cliente em casa ou no trabalho, para realizar o serviço no local. Inclusive, nesta opção os valores da operação são menores, pois não há implantação de loja.

Assim, normalmente você trabalha sozinho e não precisa gastar com pagamento de funcionários. Porém, nas lojas físicas a estrutura, lucro e os custos são proporcionais. O que faz valer o investimento.

Existem oportunidades para todo tipo de empreendedor e a franqueadora oferece suporte e treinamento aos franqueados. Nesse sentido, facilita a adequação para padronização do serviço que deve seguir a linha da rede.

Para saber tudo sobre o que a franquia de serviços automotivos que você escolher, leia com bastante atenção a Circular de Oferta de franquias (COF). Isso porque, é o documento enviado logo que fizer contato co a franqueadora escolhida.

Franquia de limpeza automotiva é um bom negócio para investir

Se você ainda tem dúvidas se o setor de franquias automotivas é um ambiente promissor no mercado, vamos reforçar que somente no Brasil a frota de veículos cresceu de forma exponencial. Desse modo, em 2023, chegou a cerca de 120 milhões de carros circulando.

Significa que existe uma grande demanda de veículos que necessitam de cuidados como limpeza, manutenção e conservação. Ou seja, necessidades básicas do dia a dia.

Além disso, ao investir no franchising, você tem maior possibilidade de desenvolvimento, visto que o setor oferece suporte em todas as etapas da franquia. Por exemplo, desde a implantação do negócio a treinamentos específicos.

Outro ponto importante é a marca que você representa, pois a franqueadora tem experiência e o mercado a seu favor. Então, encontrar consumidores se torna uma missão mais fácil.

Logo mais, conheça as marcas de sucesso para trabalhar com carros. Mas antes, confira quanto custa uma franquia de estética automotiva.

Quanto custa uma franquia de estética automotiva?

O valor varia de acordo com o modelo de negócio. Então, quando falamos nos custos de uma franquia, devemos ter prudência na orientação sobre custo. Isso porque, não se considera apenas o investimento inicial, mas todos os valores que devem ser preparados para implantar e começar o negócio.

Essa relação entre custos e investimento deve ser planejada em todo e qualquer empreendimento, independente de ser ou não franquia. A aquisição de uma franquia está ligada a escolha do negócio.

Já mencionamos nesse texto que existem modelos de Loja Física e de Home Office. Portanto, os valores de uma loja vão ser diferentes de um atendimento delivery, no caso de franquias de limpeza automotiva. Entre os gastos que serão avaliados estão:

  • O modelo da franquia (as versões home office costumam ser mais baratas);
  • A localidade no Brasil;
  • O tamanho do espaço da loja física;
  • As taxas extras cobradas pela franqueadora etc.

Entre outros gastos como pagamento de taxas de abertura e manutenção do negócio, se a sua escolha for um ponto físico, os valores de aluguel, gastos com manutenção, tudo isso deve estar alinhado com os custos de capital de giro que deve ser pensado também.

Por isso, é muito importante que você tenha capacidade financeira para investir no empreendimento considerando o capital de giro. Dessa fora, será possível gerir sua empresa nos primeiros meses, até que os resultados comecem a surgir e cubram os gastos iniciais.

Mas não deixe de saber sobre o passo a passo de abertura de uma franquia! Antes mesmo de escolher, pesquise bem os valores de investimento que precisará.

Franquias de sucesso para trabalhar com carros

No dinâmico cenário empresarial, investir em franquias de sucesso voltadas para o setor Automotivo pode ser uma estratégia promissora.

Entre as opções disponíveis, destacam-se marcas renomadas que oferecem oportunidades para você empreender. Ainda, conhecer as franquias líderes nesse segmento é indispensável para embasar uma decisão informada e bem-sucedida.

Sendo assim, a seguir, apresentaremos uma lista abrangente das franquias de sucesso no ramo automotivo, com um ponto de partida promissor para quem busca ingressar nesse mercado competitivo. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Como escolher uma franquia automotiva?

Comece por avaliar seu alinhamento com o mercado e seus interesses pessoais. Considere marcas consolidadas e comprovadamente bem-sucedidas no setor Automotivo.

Ao explorar oportunidades, pesquise e examine tudo sobre a marca para compreender pontos como: as obrigações financeiras, exigências contratuais e mais. Além disso, como já falamos aqui, avalie o suporte oferecido pela franqueadora.

Já o estudo do mercado e a interação com franqueados existentes proporcionam percepções valiosas. Ao seguir essas etapas, é possível tomar uma decisão informada e promissora ao escolher a franquia automotiva que se equilibram com os seus objetivos e competências.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Para quem uma franquia é indicada?

A escolha de uma franquia é indicada para empreendedores em busca de um modelo de negócio comprovado e suporte estruturado.

Portanto, para aqueles que valorizam a segurança de uma marca estabelecida, as franquias oferecem uma entrada mais segura no mundo dos negócios. Indicada também para quem procura minimizar riscos ao contar com um sistema operacional já testado e bem-sucedido.

Além disso, a franquia é uma opção atrativa para investidores que buscam um retorno mais rápido e desejam fazer parte de um mercado específico sem começar do zero. Ou seja, a adequação ao seu perfil empreendedor e a sua afinidade com o setor são fatores determinantes para o sucesso nesse modelo de negócio.

Passo a passo para começar a sua franquia

Entre em contato direto com a marca desejada e estabeleça uma comunicação eficaz. Posteriormente, a análise minuciosa do negócio é importante para compreender sua viabilidade no mercado.

Avaliar a COF, como dito aqui, é uma etapa indispensável, pois fornece informações detalhadas sobre a franqueadora, seus custos e obrigações. Em seguida, é essencial que você planeje suas finanças de maneira criteriosa, considere investimentos iniciais e projeções de retorno.

Na sequência, a negociação com a franqueadora desempenha papel fundamental para estabelecer termos claros e vantajosos.

Uma vez finalizadas as negociações, o próximo passo é concretizar o investimento na franquia. Depois, iniciar a jornada empreendedora. Este passo a passo ajuda você a ter uma entrada sólida no universo das franquias. Isso, além de promover seu sucesso desde o início.

Ao longo do conteúdo você aprendeu por qual motivo vale a pena investir em uma franquia de limpeza automotiva. Ainda, conferiu dicas estratégicas e opções de negócios para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra a sua franquia e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje