Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Franquia de lavagem a seco é um bom negócio? Saiba tudo sobre esse mercado promissor


Amanda Sales | 14 jun 2022
Franquia de lavagem a seco é um bom negócio? Saiba tudo sobre esse mercado promissor

Franquia de lavagem a seco é um bom negócio quando o investimento é feito de forma planejada. Por isso, neste texto você vai conhecer tudo sobre esse tipo de empreendimento.

Mas antes de tudo, essas franquias estão inseridas no setor de serviços automotivos. De acordo com um levantamento, os serviços automotivos tiveram alta de 89% na pandemia.

Assim, a lavagem a seco é apenas um tipo de serviço oferecido nessas redes. Então, com base na alta do mercado, trata-se de um bom negócio.

Advertisement

O que uma franquia de lavagem a seco faz?

As franquias de lavagem a seco geralmente são redes de serviços automotivos. Ou seja, o método não é o único atendimento oferecido pelas unidades, que oferecem outros serviços de estética automotiva. 

Porém, o próprio serviço de lavagem a seco pode servir como um bom marketing para a franquia. Isso acontece, porque as soluções que prezam pela conservação do meio ambiente são cada vez mais procuradas.

Esse fato é uma das mudanças de hábitos que o público passa no decorrer do tempo. Já as mudanças pautam o comportamento dos consumidores e o que se é esperado de uma empresa. 

Assim, uma marca com processos ecológicos e conservação dos recursos naturais traz consigo uma filosofia importante. O que gera mais aderência do consumidor e potencializa a fidelização deles.

Dessa forma, as franquias de lavagem a seco economizam água em seus serviços de limpeza automotiva. Além disso, o processo não sofre de nenhum problema de qualidade, conseguindo entregar um serviço com eficiência, tecnologia e gerando ótimos resultados. 

Logo, o franqueado também oferece outros serviços, potencializando o faturamento da unidade. Por exemplo, a lavagem de carro, higienização interna, revitalização de plásticos, impermeabilização de estofados etc.

O franqueado também poderá contar com os benefícios de trabalhar com uma franquia. Nesse sentido, ele terá um modelo de negócio pronto e bem definido. 

Pessoa usando aspirador para limpar banco de carro. Ilustração do texto sobre franquia de lavagem a seco é um  bom negócio.
Abrir uma franquia com variedade dos serviços aumenta o faturamento.
Advertisement

Do mesmo modo, terá o suporte de profissionais da franqueadora para diversas etapas da franquia, antes e durante as operações diárias. Além de receber treinamentos iniciais e recorrentes para si e seus funcionários. 

Afinal, franquia de lavagem a seco é um bom negócio?

Para saber se a franquia de lavagem a seco é um bom negócio, analisa-se uma série de fatores, por exemplo: mercado, variedade de serviços e suporte da franqueadora.

Então, busque franquias que ofereçam o máximo de praticidade para o seu negócio. Como fornecedores de produtos de estética automotiva, treinamentos, baixo investimento inicial etc.

Confira agora as vantagens que provam que franquia de lavagem a seco é um bom negócio.

Mercado promissor

As franquias de lavagem a seco estão inseridas em mercados promissores. Isso porque, o segmento automotivo, no Brasil, teve mais de 88 mil veículos registrados no começo de 2022. 

Um mercado que mesmo durante a crise está apontando um crescimento em relação ao ano anterior. Outro nicho no qual as franquias de lava rápido estão inseridas é o de empreendimentos sustentáveis.

Como já citado, é um mercado promissor e que está em pleno crescimento entre os consumidores. Pesquisas apontam que boa parte dos clientes estão mais dispostos a comprar serviços sustentáveis.

Já o mercado de franquias também é atrativo para quem quer ter um negócio próprio. Afinal, a taxa de fechamento das unidades é baixa quando comparada com empresas abertas por conta própria. 

Variedade de serviços para oferecer

Outro grande benefício em adquirir uma franquia de lavagem a seco é a variedade de produtos e serviços que podem ser oferecidos pela unidade. Nesse sentido, o serviço de lavagem a seco serve como um chamativo para o ponto comercial, ou atendimento delivery. 

Polimento de farol de um carro preto. Ilustração do texto sobre franquia de lavagem a seco é um bom negócio.
Para quem procura uma rede de franquia para investir, o mercado de Estética Automotiva é segmento em alta.

Então, essa variedade de serviços potencializa a expectativa de faturamento por conta de diversos fatores. Por exemplo, a praticidade e facilidade oferecida para os clientes que podem encontrar todas as suas necessidades atendidas em apenas um local. 

Isso também gera aumento de compras por impulso e potencial fidelização dos clientes. Além disso, muitas pessoas precisam de mais de um serviço, podendo contratar diversos ao mesmo tempo, ou até mesmo contratar de forma recorrente.

A variedade de serviços também abre uma maior margem para o faturamento. Pois, mesmo que alguma solução não seja contratada, o empreendedor não depende apenas dela para comercializar.

Sendo assim, é possível oferecer serviços de lava jatos, estética automotiva no geral, recuperação de partes do veículo e higienização de estofados.

Suporte da franqueadora

O suporte da franqueadora é um grande diferencial para quem deseja ter uma empresa. Isso porque, o investidor pode contar com a ajuda de diversos profissionais nos mais variados aspectos do negócio. Desde antes da inauguração, como após o início das operações.

Por exemplo, suporte na análise do mercado local, escolha do ponto, padronização do espaço, festa de inauguração, contratação de funcionários e treinamentos iniciais. E ainda, o franqueado também pode contar com treinamento recorrentes.

Por fim, terá suporte em assuntos complexos, como em questões de marketing, jurídico e financeiro. Como receber peças prontas e padronizadas, promoções da marca ou ações de marketing local, conteúdo para redes sociais, entre outros. 

Além disso, o franqueado tem a liberdade de tirar suas dúvidas com a franqueadora. Como pedir auxílio e ter acesso a materiais para estudo.

Reconhecimento da marca

Homem realizando polimento de um carro preto. Ilustração do texto sobre franquia de lavagem a seco é um bom negócio.
A franquia reconhecida é considerada uma boa opção, pois oferece o melhor suporte.

O reconhecimento da marca também é um fator para identificar um bom negócio para investir. Assim, uma rede reconhecida e com boa reputação, tanto entre o público como entre os franqueados, pode ser um bom indicativo de um negócio seguro e rentável

Esse fator também serve como marketing que o nome da marca traz, já associando ela a alta qualidade de atendimento, serviços e produtos.

Logo, pode-se analisar esse aspecto com uma pesquisa simples na internet. Em seguida, é possível observar se a empresa tem algum processo jurídico, qual a opinião do público sobre ela, se existem reclamações, se elas são atendidas e resolvidas. 

A Circular Oferta de Franquias (COF) é um documento que também precisa conter o contato de franqueados e ex-franqueados. Desse modo, o empreendedor conversa diretamente com essas pessoas e entende a sua visão sobre o negócio e a franqueadora.

Então, confira algumas opções para investir nesse segmento. Leia, “Franquia de lava rápido: 9 franquias com baixo custo para investir.”

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas