Destaques ★FranchisingSegmento: Serviços e outros negócios

Franquia de financeira: 5 opções que valem a pena investir

Homem contando moedas e separando em um pote. Com calculadora e papeis ajudando na anotação. Imagem ilustrativa texto franquia de financeira

Para você que sonha em abrir o seu próprio negócio, uma das melhores possibilidades do mercado é, sem dúvida, uma franquia de financeira.

Isso decorre por causa de alguns fatores que são característicos do ramo. Podemos citar, por exemplo, o valor inicial de investimento, que é mais baixo, fazendo com que esse tipo de negócio seja atrativo para qualquer empresário.

Afinal, falamos de um negócio que oferece condições diferenciadas, em relação a outros empreendimentos, e de um mercado com grandes perspectivas de crescimento.

Dessa forma, para que você conheça um pouco mais sobre as franquia do ramo financeiro e suas vantagens, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura.

Quais as vantagens de investir em uma franquia de financeira?

De acordo com um levantamento feito pela Agência Brasil, quase 60% dos brasileiros não dedicam tempo para o controle financeiro. Como resultado, o número de inadimplentes sobe. Só em 2019, houve um registro de 63,8 milhões de pessoas.

Diante desse cenário, cada vez mais pessoas saem em busca de soluções financeiras para conseguir reverter a situação.

Mas esse mercado não se constitui apenas de pessoas em má situação financeira. Também falamos daquelas que procuram meios para comprar uma casa própria, um carro, realizar o casamento dos sonhos, investir em equipamentos etc.

Tendo isso em vista, vamos apresentar algumas vantagens para o franqueado que deseja ter a sua própria franquia de financeira.

Investimento inicial baixo

A primeira grande vantagem de quem busca esse tipo de negócio é poder apostar em um empreendimento cujo investimento inicial é menor. Na maioria dos casos, o empresário precisa arcar apenas com as taxas referentes a aquisição e à manutenção da franquia.

Isso acontece pois a maioria das franqueadoras trabalha com o modelo home office. Nesse modelo de franquia barata, é necessário apenas ter acesso a um computador e à internet para que o franqueado possa executar todas as atividades do seu empreendimento.

Com o passar do tempo, acompanhado do sucesso do negócio, o franqueado pode, se desejar, começar a pensar em expandir sua área de atuação por meio de lojas físicas. Aqui, o valor de investimento é um pouco maior.

Afinal, juntamente com o espaço físico virão outros gastos, como aluguel do espaço, reformas ou um possível quadro de funcionários, entre outros. Vale ressaltar que não falamos de edificações monumentais, mas da adoção do modelo padrão de loja estabelecido pela franqueadora.

Por contar com uma estrutura simples, as franquias de serviços financeiros, principalmente no modelo home office, são ótimas opções para quem busca um complemento na renda.

Amplo público-alvo para o negócio

A formação de um público consumidor é fator fundamental para a consistência de um empreendimento. Como vimos na introdução deste conteúdo, cada vez mais pessoas procuram solucionar seus problemas financeiros. No entanto, em muitos casos, recorrer aos bancos pode não ser a melhor das opções.

Nesse sentido, é possível perceber um grande potencial de mercado para o futuro franqueado. Dados fornecidos pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que o uso do cartão de crédito se tornou prática mais frequente entre os consumidores. Um total de 17% utiliza esse meio como forma para pagamento de dívidas.

Inseridos nesse percentual também estão os que utilizam cheque especial ou recorrem aos empréstimos. É importante notar que são esses os principais fatores que contribuem para a inadimplência dos consumidores no país (28,1%).

Sendo assim, o leque de possibilidades para quem deseja abrir uma franquia de financeira é bem grande. Claro, ninguém deseja a elevação desse números. Em todo caso, para que isso não ocorra, uma parcela dessas pessoas precisarão recorrer aos serviços financeiros para conseguir quitar suas pendências.

Em contrapartida, podemos imaginar um outro cenário, com um número de pessoas que realizam empréstimos para compra de carros, casas ou a realização de viagens, e que também contribui para a estimativa de público.

Marca da empresa reconhecida no mercado

Dois homens com vestimenta social em um espaço de negócios conversam e analisam, juntos, um documento. Imagem ilustrativa. Texto franquia de financeira
Ter o apoio de uma marca reconhecida no mercado é fundamental para o sucesso com as franquias.

Outra grande vantagem para quem deseja atuar no ramo de franquia de financeira é o respaldo oferecido por grandes marcas reconhecidas no mercado. Sendo assim, o empresário ganha uma espécie de “carta de recomendação” proveniente do histórico da empresa e da sua relação com a clientela.

Isso significa que o empreendedor vai aproveitar de todo o know how que levou a franqueadora ao sucesso. Isso gera empatia e mais confiança para o novo empresário, resultando em excelentes condições de trabalho. Além disso, logo nos primeiros meses de atuação, será possível obter um bom número de novos clientes.

Essa situação dificilmente ocorreria a quem tenta abrir um negócio por conta própria. Afinal, estamos falando de conquistar as pessoas do zero, de ser melhor que os concorrentes que atuam no mercado há bastante tempo.

Essa expertise da franqueadora também pode ser aproveitada na relação com seus parceiros. Grande parte delas atua conjuntamente a grandes instituições financeiras. São parcerias que permitem, por exemplo, uma flexibilização dos juros ou condições especiais de pagamento, entre outras possibilidades.

Portanto, o caminho para quem deseja se tornar um franqueado é encurtado à medida que seus riscos se mantêm bastante reduzidos, conforme mostra um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Tudo isso aumenta as chances de sucesso do empreendimento!

Suporte oferecido pela franqueadora

Mais uma grande vantagem de apostar em uma franquia de financeira está na relação com o suporte oferecido. Dessa maneira, as franqueadoras podem auxiliar de diferentes formas no desenvolvimento dos negócios dos franqueados, ou seja, uma caminhada conjunta rumo aos melhores resultados.

Afinal, é assim que franquias funcionam. Esses empreendimentos crescem, à medida que suas unidades também vão obtendo sucesso, em uma rede de negócios promissora. Imagine você, dono de uma marca com diversos franqueados, enfrentando dificuldades para se manter estável? Essa situação pode gerar graves problemas, resultando, até mesmo, na falência da matriz.

Para que isso não aconteça, as franqueadoras oferecem treinamentos para que você possa seguir os padrões de atendimento estabelecidos pela marca. Além disso, também por meio do suporte, o empresário tem acesso a procedimentos e às diretrizes que fazem o empreendimento caminhar.

Por isso, é crucial contar com uma equipe de suporte completa. Esses profissionais estão sempre disponíveis para que o franqueado possa consultar, tirar dúvidas e solucionar desafios diários. Com o suporte oferecido pela franqueadora, ela busca manter a estabilidade dos negócios.

Alta rentabilidade do negócio

Uma franquia financeira barata é capaz de gerar uma boa rentabilidade. Há toda uma economia gerada pela ausência de uma estrutura física enquanto a oferta/demanda de serviço permanece. Além disso, as comissões ofertadas são bastante atrativas para que o franqueado tenha bons resultados financeiros. 

Lembrando, a rentabilidade é o valor que mede o tempo necessário para que o negócio retome com valor investido nele. Essas e outras informações podem ser consultadas na Circular de Oferta de Franquia (COF).

5 opções de franquia de financeira para você considerar abrir

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens de atuar nesse mercado, separamos algumas das melhores franquias de serviços financeiros para ajudar você na sua busca. Não deixe de procurar pelos detalhes daquelas que mais chamarem sua atenção.

1. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto nasceu em Belo Horizonte, no ano de 2012. Desde a sua fundação, a empresa busca levar um negócio diferenciado para o mercado, proporcionando a seus franqueados uma experiência única. Sendo assim, não demorou muito para que ela se tornasse uma referência.

Apesar de ser conhecida como Correta de Seguros, a Quisto não atua exclusivamente no ramo. São aproximadamente 90 tipos de serviços oferecidos. Entre eles estão soluções financeiras, como consórcios, previdência privada e garantia judicial, além dos planos de saúde, dental, entre outros.

Uma das vantagens desse empreendimento é a possibilidade de trabalhar com o software desenvolvido pela empresa, capaz de gerar mais de 20 orçamentos diferentes. Assim, o empreendedor consegue ofertar uma ampla visão de custo-benefício a seus clientes.

Vale destacar que, quem optar pela franqueadora, poderá escolher entre os modelos home office, ótimo para quem busca uma renda extra, ou loja física. Cada modelo precisa ser analisado cuidadosamente, levando em conta o seu perfil como empresário.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Quisto, separamos o vídeo a seguir que explica cada detalhe do empreendimento. Confira! 

https://www.youtube.com/watch?v=hSng99O0MxY&t=156s

2. Ceopag

A Ceopag é uma empresa que oferece meios de pagamentos para negócios, ou seja, as famosas “maquininhas de cartão”. Uma das grande vantagens da marca é a sua taxa para os pagamentos feitos, uma das melhores do mercado.

Sendo assim, o franqueado interessado terá a chance de atuar em uma empresa com 20 anos de experiência, que soma quase 350 unidades em 21 estados brasileiros. Caberá a você apenas prospectar, cadastrar e atender as empresas que quiserem se tornar parceiras da Ceopag.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

3. Vazoli

Retornando ao ramo de serviços financeiros para o público geral, a Vazoli é uma das opções mais tradicionais do mercado. Ainda que some apenas 12 anos de existência, a empresa conta com know how consolidado e vasto reconhecimento do público.

Entre os serviços oferecidos estão o empréstimo consignado, pessoal, crédito imobiliário, financiamento e consórcios em geral. 

Atualmente, a franqueadora conta com uma rede aproximada de 100 unidades que tem se expandido cada vez mais mais. Com um modelo de negócio seguro e transparente, o empresário pode esperar por um negócio de alta rentabilidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

4. Stone

Uma das empresas de maior sucesso na área, e uma franquia de financeira para empresas, a Stone tem se destacado. Seu principal foco está na prospecção e nas formas de pagamentos para empresários e seus negócios. Assim, com sua “maquininha”, ela oferece uma das melhores condições do mercado. 

A Stone busca por franqueados que estejam dispostos a estimular o desenvolvimento do comércio de suas regiões, levando o que há de melhor em serviços financeiros para lojistas. Essa é uma grande oportunidade de fazer parte de uma rede com 80 unidades espalhadas pelo Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses 

5. Secredi

Voltada para serviços financeiros de crédito consignado, financiamentos e crédito pessoal, a Secredi é uma das grandes oportunidades do mercado. A empresa conta com mais de 100 unidades pelo Brasil e oferece um know how diferenciado para seus franqueados, gerando boas possibilidades de crescimento. 

A marca conta com parceiros homologados e credenciados, prontos para ofertarem as melhores condições para seus clientes. O franqueado que se interessar pela Secredi poderá optar pelo modelo home office ou loja física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 32 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de financeira e deseja conhecer mais sobre esse mercado? Continue navegando em nosso site Top Franquias e conheça outras oportunidades. 

Entenda como funciona uma fusão de franquias e suas vantagens

Artigo anterior

Top 10 franquias de sucesso: inspire-se para começar seu negócio próprio

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.