O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Franquia de farmácia: saiba mais sobre esse modelo de negócio, opções e se vale a pena investir

Franquia de farmácia: saiba mais sobre esse modelo de negócio, opções e se vale a pena investir

Sumário

Uma franquia de farmácia é uma boa oportunidade de investir em um negócio bastante atrativo que encontra um grande mercado em potencial. Entenda como atuar com este tipo de empreendimento.

O mercado de farmácias teve um faturamento de mais de R$ 152 bilhões em 2021, um aumento de 10,8% em relação ao ano anterior. Isso mostra que o momento é interessante para empreender no setor.

Logo, é comum vermos uma farmácia em diversos pontos dos bairros, sejam com negócios mais completos ou menos robustos. Assim, existe espaço para opções de variados tamanhos de investimento.

Mas antes de investir em uma franquia de farmácia é importante conhecer bem o mercado e as alternativas. Então, confira aqui alguns pontos que você deve se atentar.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE FARMÁCIA. Acesse!

Como abrir uma franquia de farmácia?

O empreendedor pode abrir uma franquia de farmácia de duas maneiras: por conversão ou uma nova farmácia. Assim, tem oportunidades para diferentes perfis de interessados.

Nesse sentido, a maneira mais comum de começar uma franquia deste tipo é investindo em uma marca e começando a sua unidade.

Então, você entra em contato com a franqueadora e demonstra o interesse no negócio da rede.

Em seguida, você começa uma nova farmácia na sua região, com os suportes variados da franqueadora para a montagem da unidade.

Por outro lado, é possível que você já tenha uma farmácia, que iniciou por conta própria, por exemplo. Dessa forma, existe a possibilidade de você ter uma franquia de farmácia por conversão.

Neste modelo, o empreendedor passa a atuar de acordo com a padronização da franquia, alterando sua marca e sua estrutura.

Deve seguir as orientações da franqueadora a partir de agora, mas conta com os suportes.

Depois, você entra para a rede, tem uma marca reconhecida no mercado e fornecedores homologados pela franqueadora.

Isso pode dar ao seu negócio uma maior lucratividade, bem como melhorar sua visibilidade no mercado.

Os dois caminhos são interessantes para o empreendedor e oferecem oportunidade para ganhar dinheiro neste mercado.

Ou seja, o empreendedor iniciante ou aquele que já atua no mercado pode ter uma franquia de farmácia e disponível toda a estrutura que este tipo de modelo de negócio oferece.

Quais as melhores franquias de farmácia?

As melhores franquias de farmácia irão aparecer na lista que apresentamos mais à frente. Porém, queremos explicar um pouco como escolher em qual negócio investir.

Primeiramente, o empreendedor deve analisar a marca em si, conhecer mais sobre a empresa, sua história e o seu momento atual. Entenda se a franquia está sólida e cumpre com os seus deveres.

Nesse sentido, conheça a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Este documento tem informações detalhadas sobre o negócio, os direitos e deveres das partes e os suportes que oferece.

Do mesmo modo, na COF tem o contato de franqueados e ex-franqueados da rede. Converse com eles, entenda como é o dia a dia de uma unidade da franquia e descubra se tem a lucratividade que promete.

Os parceiros da rede podem mostrar de maneira mais real sobre a franquia. Saiba deles como são os fornecedores, se há uma variedade de produtos e como são os custos.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Na hora de selecionar uma franquia de farmácia para investir você deve saber se os produtos com os quais trabalha são bons.

Logo, a marca também deve ter algum diferencial para que possa atrair os consumidores.

Tudo isso facilita a sua escolha, mostrando qual das marcas pode ser mais interessante para empreender neste momento.

A seguir, você poderá conhecer as melhores oportunidades de franquias no setor de  Farmácia. Confira!

Melhores franquias de farmácia para você investir

Conforme dito, é importante conhecer bem a franquia antes de investir. Melhor ainda, para selecionar as melhores é essencial pesquisar o máximo possível.

Conheça, mesmo que seja de maneira superficial diversas redes, entenda como funcionam e o que oferecem.

Depois disso, avalie as redes mais interessantes para o seu perfil e aquelas que oferecem maior potencial de faturamento.

Então, abaixo trouxemos algumas das melhores franquias para você conhecer e quem sabe escolher uma delas para investir. Confira!

[raio_x]

Vale a pena abrir uma franquia de farmácia?

No início foi citado sobre o bom momento do setor de farmácias. Isso porque, o faturamento passou dos R$ 152 bilhões em 2021. Mas é um dos pontos do motivo que vale a pena abrir uma franquia de farmácia.

Além disso, é um tipo de negócio que encontra um amplo potencial de consumidores. Dessa forma, as farmácias cada vez mais oferecem mais do que apenas remédios.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

O cliente consegue encontrar uma grande variedade de produtos, e por isso, essas farmácias são um negócio bastante atrativo.

Nesse sentido, uma das maiores vantagens é que, mesmo em períodos atípicos e desafiadores, como crises econômicas e a própria pandemia, o nicho consegue se manter sólido. Ou seja, sofrendo poucos impactos.

Por contar com produtos essenciais, o mercado farmacêutico foi mais preservado durante a pandemia.

O modelo de franquia também tem a vantagem de ter uma estrutura pronta, fornecedores e uma maneira de atuar. Assim, o empreendedor tem uma forma previamente definida, o que facilita sua vida.

Os suportes da franqueadora também são um diferencial, pois o franqueado tem auxílio para diversas etapas e setores do negócio.

Então, tem ajuda para a escolha do ponto comercial e sua organização, bem como para executar o trabalho de marketing. Seja em um local com maior estrutura ou não.

Enfim, são facilitadores para o empreendedor, seja inexperiente ou que já atue no segmento há mais tempo.

Quem pode abrir uma farmácia?

O perfil do empreendedor para abrir uma franquia de farmácia é de uma pessoa comunicativa e ao mesmo tempo organizada. Portanto, é fundamental gostar de lidar com o público das mais variadas idades.

O franqueado deve ser organizado, para que possa fazer um bom controle de estoque, lidar com a gestão da unidade e com os atendimentos.

Do mesmo modo, é fundamental que o franqueado tenha dedicação ao negócio. Logo, deve estar presente na maior parte do tempo para lidar com problemas e orientar os colaboradores.

Por último, precisa ser uma pessoa que saiba seguir os padrões da franquia e que não tenha problemas com isso. Isso porque, não tem tanta liberdade para criar e deve lidar bem com isso.

O que não pode faltar em uma farmácia?

As farmácias são cada vez mais estabelecimentos com produtos dos mais variados. Primeiramente, é fundamental que uma farmácia tenha uma ampla variedade de remédios de marcas conhecidas.

No catálogo da franquia de farmácia precisa ter muitos produtos para cuidados da saúde que não se restringem apenas a remédios. Por exemplo, cosméticos, itens de higiene pessoal, entre vários outros.

Para aumentar o faturamento e se tornar ainda mais um negócio completo, as farmácias também oferecem diversos tipos de alimentos. Por exemplo, aqueles congelados como os itens de bomboniere.

Quanto mais completa a farmácia, mais se torna um suporte para os consumidores da região. Até porque sabem que encontrarão lá o que precisam.

Este movimento faz parte do desenvolvimento deste tipo de negócio, que vende muito além de remédios.

Tudo isso mostra que investir em uma franquia de farmácia é interessante. O mercado está aquecido e o modelo de franchising simplifica a montagem do negócio.

Por último, é essencial que o empreendedor analise bem as opções antes de investir. Agora que você está por dentro do assunto, comece o seu negócio.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje